Escolher um portão de madeira de correr deve ser executado com calma, afinal não contam só o design. Vamos te mostrar os modelos mais indicados e dicas de como escolher levando em consideração a segurança para o ambiente:
Existem diferentes tipos com os mais diversos materiais, por isso escolher o portão que dará acesso a sua área externa e imóvel pode exigir o máximo da sua atenção e tempo, afinal é um elemento que garante a segurança do imóvel.
Além de ser uma alternativa que mostra beleza deixando o ambiente mais rústico e clássico, fatores devem considerar a escolha através de sua resistência até mesmo de eventos naturais como chuva e sol.
Alguns modelos de portão de madeira de correr:
São muito procurados pois tem como inspirações as casas de diferentes países internacionais ou que sempre vemos em filmes e séries, por isso é de extrema importância a qualidade para ter mais durabilidade e segurança:
Portão madeira com tela:
Esse modelo é muito simples mas não deixa de lado a elegância, mesmo sendo de fácil acesso você pode fazer a combinação com uma porta de área externa para manter a segurança do local.
Portão de madeira automático:
Uma boa opção para um portão de madeira de correr automático pela simplicidade e agilidade sem deixar de lado o rústico, modelos mais pesados tendem a ser automáticos para melhor segurança.
Portão de madeira manual:
O modelo mais simples é destinado para quem quer economia de energia já que não necessita do motor para ser automatizado, além de ser o mais barato para manter a manutenção com frequência.
Portão de madeira para garagem:
É o que mais existe disponibilidade no mercado e o mais procurado também, afinal é mais simples e mesmo sendo manual oferece muita segurança também, além da economia de espaço.
Cuidados com o portão de madeira de correr:
É muito importante preservar a qualidade com uma boa madeira e os produtos corretos, afinal exposição a longos períodos de sol e chuva requer uma atenção especial para manter a qualidade.
Então o primeiro passo é escolher a madeira ideal para que seja usada na área externa com um melhor aproveitamento e vamos falar sobre a madeira específica ao longo do artigo.
O verniz é o material e produto mais importante para manter a qualidade do portão de madeira de correr, mas não com exclusividade para portões, janelas e portas também exigem esse cuidado.
Alguns cuidados podem fazer total diferença, veja alguns deles a seguir:
- Faça uma verificação mensalmente da qualidade do portão e dos trilhos, as fechaduras também não podem ficar de fora nessa etapa e nem os motores dos portões automáticos.
- Os produtos específicos devem ser usados corretamente e com frequência de acordo com a instrução na embalagem, cada madeira possui um tipo diferente de verniz então procure o correto.
- Evite jogar somente água para realizar a limpeza do portão de madeira de correr, assim como o verniz existem produtos específicos se estiver afim de garantir a qualidade principalmente dos ferros.
Como realizar a limpeza adequadamente?
Muitas pessoas já procuram empresas específicas que realizam a manutenção e limpeza, mas sabemos que não é uma opção viável para todo mundo. Então a limpeza deve ser leve e sem muitos materiais de limpeza.
Você pode utilizar espanadores, aspirador de pó e até mesmo uma vassoura para retirar folhas, teia de aranha e poeiras que podem ficar nos espaços do portão de madeira de correr.
Uma boa opção também é água morna com uma pequena quantidade de sabão neutro, aplicando com a esponja macia apenas nos lugares que estiverem mais sujos, evite fazer essa limpeza no portão inteiro.
Para finalizar basta verificar se não ficou resquícios de sabão e retirar com um pano úmido sem jogar água, afinal em dias chuvosos ele vai receber uma grande quantidade que pode danificar infelizmente.
Como escolher corretamente a madeira adequada para o portão?
Assim como escolher o portão externo para o imóvel, a escolha do portão de madeira de correr não depende só do design. Mas sim da madeira com uma boa qualidade e que combina melhor com a fachada.
Portão de ipê:
Essa madeira pode ser a mais procurada para produzir esse tipo de portão, principalmente tendo a durabilidade como ponto principal. É a mesma madeira utilizada para construir embarcações e possui resistência contra fungos.
Resiste também aos cupins e apodrecimento pelo forte contato com chuva e sol o ano inteiro, além de possuir uma coloração natural que dispensa em alguns casos o uso de tinta.
Portão de peroba:
Outra boa opção para um portão de madeira de correr, pois além de ser bastante resistente possui um acabamento fino. É uma madeira bastante valorizada internacionalmente, por isso o preço pode ser alto em comparação com outros.
A qualidade mostra que além de ser utilizada na indústria para fabricar portões, também pode ser utilizada para construir telhados. Suas cores podem variar entre marrom e rosa amarronzado, mas pode ser pintado também.
Portão de itaúba:
Tem seu lugar e é bastante valorizada também por sua resistência e durabilidade contra eventos naturais e cupins, mas não significa que deve deixar de lado os cuidados anualmente.
A cor desse portão de madeira de correr pode variar, de início é um tom muito parecido com amarelo esverdeado, mas com o passar do tempo a tonalidade marrom toma conta de toda a madeira.
Portão de garapeira:
Comparando as outras é uma madeira muito mais pesada e resistente, por isso indicamos que nesse caso seja um portão automático. É fácil de ser manuseada e muito procurada pela engenharia civil.
Por ter uma enorme durabilidade, o seu estado pode ser preservado por longos anos desde que realize a limpeza adequadamente. Além disso, se adequa a diversas tintas, sendo usada também para fabricação de sofás.
Portão de pinho-do-pará:
Essa última madeira também é muito apreciada na construção civil pois é pouco afetada pelos eventos naturais além de ser bastante resistente e econômica, afinal não necessita de muita manutenção sendo um portão de madeira de correr.
As suas cores também podem variar de acordo com o tempo, mas também podem receber tintas para modificar a cor. Mas infelizmente essa madeira corre risco de extição e está se tornando ilegal além de ser a mais cara da lista.
Os tipos de verniz e para que são indicados:
Sabendo do material necessário e qual a madeira mais recomendada para o seu portão, também é importante saber sobre o verniz para que você mesmo possa fazer a manutenção de acordo com os anos.
- O verniz marítimo é ideal para qualquer tipo de portão de madeira de correr e seu acabamento pode variar entre fosco e brilhante. Sua secagem é rápida além de possuir um bom acabamento e se adaptar ao clima.
- Verniz tingido é mais procurado para dar uma cor diferente para a madeira, podendo transformar a madeira sem coloração em diferentes tons de marrom dependendo da quantidade de vezes que aplicar.
- Verniz stain é bastante utilizado se o foco é aumentar a durabilidade e resistência da madeira, principalmente aquelas que serão expostas a sol e chuva praticamente o ano inteiro.
O que é um portão de madeira?
Todos sabemos que a madeira é um material nobre e que com o passar dos anos evolui o leque de opções de portas, janelas e outros elementos que compõem um imóvel, por isso ficou cada vez mais comum o uso de portão de madeira de correr.
Esses portões não necessariamente podem ser utilizados apenas em casas, podem ser uma boa opção para sítios, chácaras, fazendas, até mesmo empresas e comércios mais afastados da cidade e que requerem uma decoração mais rústica.
E está cada vez mais comum a escolha dos portões de madeira para combinar com a porta externa também, afinal não é legal colocar diferentes tipos para deixar confuso a fachada.
Por isso, no início deste artigo dissemos que não se deve levar em consideração apenas o estilo da porta, a segurança e a durabilidade são os principais critérios para escolher um bom portão de madeira de correr.
Os portões assim como as portas podem possuir outros elementos em sua composição na madeira, então se certifique do que está comprando para evitar problemas futuros.
Madeira maciça:
Consideramos um dos melhores e mais indicados materiais para confeccionar portas e portões de madeira, principalmente se for a entrada de um imóvel. Isso porque ela é muito resistente e vamos te explicar a seguir:
Os fatores considerados eventos naturais como muita exposição ao sol e chuva podem fazer com que a madeira fique manchada ou tenha outros problemas. Afinal ninguém quer pagar caro em um portão de madeira de correr e ter prejuízos.
Por isso a segurança fica em primeiro lugar e é o maior critério para escolher uma porta de madeira, é claro que também deve combinar com o ambiente para ter um melhor aproveitamento do espaço.
Portas e portões de madeira maciça garantem também isolamento acústico e térmico, mas esses modelos exigem um pouco mais de cuidado e mais frequência na manutenção com aplicação dos produtos adequados.
Vantagens e desvantagens de um portão de madeira de correr:
Vantagens:
A versatilidade como você pôde ver ao longo desse artigo é o ponto principal de um portão de madeira, existem diferentes modelos com diversas madeiras e que são indicadas para cada caso.
Os modelos para escolher são vários então de certa forma pode ser fácil a escolha: basta avaliar todos os critérios que citamos acima para que você veja qual a sua situação e escolha o correto.
Dependendo da matéria prima, outra vantagem é a cor, você pode pintar com o material adequado para que combine melhor com a fachada do imóvel, além de poder mudar e retocar quando quiser um portão de madeira de correr.
Desvantagens:
O preço infelizmente pode ser muito elevado considerando a madeira, o tamanho que será o portão e o estado, principalmente se tratando de madeiras nobres ou que estão ficando cada vez mais difícil de se encontrar.
A manutenção com frequência também pode ser um fator negativo, como já dissemos anteriormente é necessário equipamentos e materiais de limpeza específicos para garantir a qualidade.
Então se você está decidindo colocar um portão de madeira de correr no seu imóvel, analise todos os pontos para decidir qual a melhor situação no seu caso especificamente.