O que é uma madeira aparelhada

Home Madeiras O que é uma madeira aparelhada

A madeira aparelhada é aquela serrada através de uma máquina chamada galopa, que tem como objetivo retirar todas as rebarbas, melhorando sua superfície.

Depois disso, deve ser lixada para que se torne lisa e fina para ter um acabamento melhor, com a finalidade de ser valorizada no mercado.

Dependendo de para qual uso será utilizada a madeira pode ser não aparelhada, nesse caso servirá em lugares em que ela não esteja aparente, por exemplo, em telhado.

São encontradas no comércio madeireiro, mas o consumidor precisa ficar atento onde oferecem qualidade e garantia.

São vendidos sem acabamento nenhum, isto é, na sua forma bruta.

Deve-se lembrar de que as madeiras aparelhadas só podem ser usadas em áreas expostas como coberturas de lavanderias, garagens, áreas de serviços, por exemplo.

Também podem ser usadas em telhados, porém considerando o tipo de cobertura a ser utilizada. Se for aparente pode usar a aparelhada, porém se for embutida poderá ser com madeira bruta.

Nas tábuas de madeira aparelhada a coloração deverá ser feita por um profissional qualificado para evitar danos nas peças.

Como aparelhar madeira?

Madeiras aparelhadas podem ser chamadas de madeiras aplainadas. É uma madeira dura que resiste ao tempo e aos ataques de cupins e fungos.

Elas recebem um processo chamado aplainagem, ou seja, suas superfícies ficam planas e sem farpas.

Essas superfícies estão preparadas para receberem tintas e verniz.

É usada principalmente para prateleiras, móveis, decks, vigas de madeira para construções e podem ser usadas também em telhados.

É perfeita para quem usa um ótimo acabamento por ser serrada na máquina galopa, que a deixa bem lisa e pronta para ganhar acabamento atendendo as exigências de um designer.

Pode ser usada também a madeira bruta para confeccionar prateleiras. Essas serão por um custo bem mais baixo, porém contendo imperfeições próprias das madeiras.

É ótimo para prateleiras utilizadas em construções para guardar ferramentas entre outras coisas.

Na construção de móveis, ela é ideal por ser uma solução sustentável, com muita durabilidade e um ótimo custo-benefício em longo prazo.

As vigas de madeira aparelhada possuem uma superfície lisa devido ao acabamento dado a ela.

Esse tipo de madeira utilizada para a construção tem um papel importante uma vez que servirá de sustentação de componentes.

A ripa de madeira aparelhada obtém um resultado estético porque é usada para a criação de estruturas que suportarão outros materiais que serão expostos ao público.

A base de sustentação do telhado utiliza essa madeira em quiosques de praia ou varandas entrelaçando-as.

Por possuir ótima resistência, um bom visual é usado em decks de piscinas.

Podem receber um tratamento com um produto chamado CCA, que contribui para que suas fibras não se separem, funcionam também como inseticidas e fungicidas.

A madeira de demolição também pode ser aparelhada tendo uma imensa utilização.

Outra utilização de madeiras aparelhadas é em pergolados que precisam ter um acabamento perfeito pois ficam expostos para valorizar sua aparência.

Essas madeiras para pergolados podem ser encontradas em fornecedores que garantam a procedência de áreas reflorestadas.

Essas instalações só podem ser feitas por profissionais experientes que forneçam vernizes de qualidade.

Essas madeiras são indicadas para construção de móveis, porque a madeira empregada tem que possuir uma excelente superfície para que não interfira na qualidade do móvel.

Os tipos de madeiras mais usados são:

  • Ipê,
  • Pinus,
  • Itaúba,
  • Angelim,
  • cupiúba,

O fabricante precisa garantir a proteção contra umidade e cupins.

Na aplicação dessas madeiras, o profissional precisa ter cuidado para não manchar a superfície, nem riscar o acabamento, para não danificar as peças.

Na hora de fazer uma reforma e levantar os custos dos materiais de construção, seja online ou presencial, é normal que surjam dúvidas e isso pode gerar muitas complicações futuras.

Para que isto não ocorra é preciso contratar um profissional para fazer as medições certas e assim ter uma base do que pode ser feito.

Uma das complicações pode ser a escolha do tipo de madeira. Cada lugar da construção ou reforma da casa requer uma atenção exclusiva e dedicada.

Isto quer dizer que é preciso conhecer os materiais que podem ser usados nos ambientes internos e os que devem ser utilizados nos ambientes externos. É nesse ponto que a madeira aparelhada faz o seu papal.

Cada espaço precisa de um tratamento adequado de acordo com a planta ou o projeto.

Isto também vale para as madeiras que são divididas em dois tipos:

  • a madeira comum, que não recebe tratamento nenhum, apresentada na sua forma rústica,
  • a madeira aparelhada que recebe acabamentos internos e externos, sendo necessário o uso de verniz. Indicada também onde o acabamento será feito na própria madeira.

Detalhes sobre uma madeira aparelhada.

A madeira aparelhada já vem com um acabamento feito na madeireira. Por isso a escolha deve ser feita de acordo com o projeto planejado. Isto facilitará na escolha da madeira ideal.

Sempre lembrando que essa madeira já vem lixada e corrigida, devendo ser usada em ambientes que requerem mais delicadeza.

Já a madeira comum ou bruta deverá ir para lugares em que não fique exposta, assim, por exemplo, abaixo do telhado.

Este tipo de madeira não recebe nenhum acabamento, pois não é preciso uma vez que ficará escondido, ou seja, todas as imperfeições, buracos e farpas estarão lá, mas não serão visíveis.

Onde usam a madeira aparelhada?

A madeira aparelhada pode ser usada em vários lugares, Vai depender do planejamento do arquiteto ou onde a pessoa usar sua criatividade podendo ser em garagem, áreas abertas, quiosques, áreas de lazer,

Podem ser usadas em qualquer lugar onde essa madeira possa ser apreciada por sua beleza e sofisticação.

A escolha da madeira também deverá ser de acordo com as condições financeiras, mas não abrindo mão do bom visual.

Uma maneira de poder aplicar madeira que tenham mais visuais é economizando nos lugares em que se possa usar a madeira comum ou bruta, por isso deve haver um bom planejamento.

A matéria bruta ou não aparelhada pode ser utilizada, como já foi dito, nas construções de vários tipos de peças feitas com essa madeira.

Podem ser caibros que são retangulares usados principalmente em estruturas de telhados ficando abaixo de ripas.

Vigas e vigotas também são retangulares e usadas na construção de telhados, elas que suportam o peso dos telhados.

Ripas e ripões são colocados acima do caibro e suportam as telhas. São peças com o mesmo formato das anteriores e são para estruturas de telhados também.

Antes de existir o concreto esse tipo de madeira era usada em construção pesada como pontes, nos dormentes e escoras de estradas e ferrovias entre outras mais.

Hoje é utilizado para vários estágios de uma construção, servindo como formas de concreto, escoras de lajes e estruturas de telhados.

Vantagens das madeiras aparelhadas

Uma das maiores vantagens é a beleza e o acabamento final, podendo ser utilizadas em áreas onde fiquem expostas.

São usadas também em decoração, indústria moveleira e construções.

Não apresentam mais farpas, sendo lisas, podendo ser usadas sem preocupações.

Podem ser usadas em garagens, telhado de varanda, obras abertas, quiosques, áreas de festas ou lazer.

Outra vantagem é que pode ser escolhido um tipo de madeira que mais lhe agrade para se tornar aparelhado.

 Madeira aparelhada para telhado.

As madeiras para serem usadas em estruturas aparentes deverão ser aparelhadas, por isso elas têm um acréscimo no preço em relação às brutas.

A maior parte dos clientes tem preferência pela madeira aparelhada por acharem que o telhado ficará sem imperfeição.

O tipo de telhado é que determina o tipo de madeira a ser utilizada.

As telhas de concreto são mais pesadas do que as de fibrocimento. Então se forem usar telhas de concreto a estrutura terá que ser mais resistente precisando de peças de madeiras maiores e mais pesadas.

O envernizamento do telhado quando a madeira ficar aparente não é obrigatório, mas profissionais de construção indicam essa opção para que a madeira fique mais bonita.

Onde comprar madeira aparelhada?

Para a compra de madeiras atualmente é obrigatório que os comerciantes de madeiras apresentem o certificado de procedência da madeira por causa das questões ambientais.

Se o consumidor comprar madeira ilegal estará cometendo um crime.

É prudente então exigir documentos provando que as exigências foram cumpridas.

Baseada na sua origem a madeira bruta usada na construção recebe duas classificações: As madeiras legalizadas e as certificadas.

As madeiras legalizadas são retiradas das matas, mas autorizadas pelos órgãos ambientais.

A madeira certificada é a que recebe um certificado de inspeção de que a mesma não causou nenhum imposto ambiental, podendo ser até rastreada.

Os tipos de madeiras encontradas numa construção vai depender do preço.

Existe a maçaranduba, uma das utilizadas pela sua resistência a cupins e por serem fortes. Pode ser confundida com a Paraju, porém essa possui uma cor mais avermelhada.

Em caso de dúvida na hora da compra é bom pedir ajuda a um profissional, como engenheiro ou arquiteto.

Existem ainda outras opções: a Garapeira e a Guajará.

A Garapeira é utilizada para ficar aparente como em varandas e garagens. Mas neste caso tem que ser madeira aparelhada.

O Guajará é indicado para telhados mais leves.

Na compra devem ser evitadas as peças muito sujas, empenadas, ou seja, que apresentem muitos defeitos, pois mesmo a madeira bruta sem condições normais podem causar problemas quando forem utilizadas.

Podem ser encontradas com comerciantes que vendem este tipo de madeira, em sites como mercado livre e OLX devem ser encontradas também, quando já forem aparelhadas, claro.

Madeiras aparelhadas, considerações finais.

Madeiras aparelhadas são aquelas cortadas na galopa. Podendo receber verniz e tintas para um melhor acabamento.

As brutas são mais baratas, porém podem ter farpas e imperfeições.

Quando não estiverem aparentes podem ser usadas, as brutas, mas quando forem usadas em áreas que ficam expostas, o ideal é usar aparelhada por seu melhor acabamento.

É possível comprá-las de acordo com o planejamento do que se quer construir. Podem ser usadas para telhados, pois são resistentes ao tempo e a pragas como cupins e fungos.

Existem compradores que preferem usar as madeiras aparelhadas também para construção de telhados, mas os profissionais como engenheiros e arquitetos não recomendam.

O preço nesse caso vai ser alterado, pois a madeira aparelhada tem um custo maior, influenciando no orçamento planejado para o projeto.

A madeira aparelhada tem muito valor por proporcionar beleza e sofisticação ao ambiente em que for utilizada.

 
×