Como utilizar uma madeira ecológica?

Home Madeiras Como utilizar uma madeira ecológica?

Madeira ecológica é aquela oriunda de reflorestamento e de práticas sustentáveis. Pode ser aplicada em várias estruturas e até mesmo em decks, dependendo da intenção.

As madeiras mais utilizadas são o eucalipto e o pinus porque se tratadas oferecem grande durabilidade e menor manutenção. Existem vários tipos de madeira ecológica: Plástica, WPC e PVC.

A Plástica é mais industrializada vinda do aproveitamento de resíduos plásticos e fibras, como a casca de arroz, é usada mais nos pisos que sofrem mais com variações do tempo.

Os decks oferecem um mínimo de manutenção. A WPC é também industrializada e surge do aproveitamento de pó de serradeira, principalmente da indústria de móveis.

Também é usado o polietileno vindo dos plásticos tais como embalagens de fraldas, sacolinhas de supermercados, farmácias, comércio em geral, ou seja,aqueles mais utilizados no nosso dia-a-dia.

A madeira plástica sintética é produzida pelo processo de lixo reciclável de forma sustentável, sendo muito mais resistente, correta e prática.

Este tipo de madeira ajuda a respeitar a natureza, protegendo o meio ambiente e evitando que as florestas sejam desmatadas, sendo assim uma solução totalmente ecológica. A intenção é que seja uma alternativa para muitos fins.

Como ser utilizado em bancos de jardins e praças, cadeiras, decks de piscinas, suportes  e pisos, cachepots, haste para guarda-sol, enfim para tudo o que for usado principalmente ao ar livre, mas que aparentam a madeira natural.

Esse tipo de madeira é uma alternativa para que não haja o desmatamento de florestas tão exploradas nos últimos tempos.

O meio ambiente também é protegido, pois, com a transformação do lixo reciclado ele se torna menos poluído.

Portanto, a natureza recebe menos impacto destrutivo causado pela maioria dos homens.

Como utilizar a madeira ecológica?

A madeira plástica pode ser usada em diversas ocasiões tanto em reforma como em decorações.

As reformas podem ser utilizadas em estruturas que se desgastaram com a ação do tempo.

São muito úteis em bancos de jardins, floreiras, cachepots, normalmente se encontram em volta das piscinas.

Os próprios decks podem ser tanto usados nas piscinas como também em áreas abertas de jardins.

A madeira ecológica está sendo bem utilizada nos projetos de arquitetura por ser um produto flexível e versátil, aparentando a madeira natural porém requerendo menos cuidados.

Ela é usada para várias finalidades, as mesmas que podiam ser feitas com a madeira natural, sendo assim pode ser utilizada em revestimentos tanto internos como externos.

Pode servir para revestir paredes e pisos, na produção de móveis e para decoração.

Nesta podem ser feitas tampas para pias, painéis para as paredes, enormes cachepots que podem ser encontrados decorando corredores de shoppings, prateleiras e estantes, revestimento de paredes

Peças de designers também podem ser feitas com esse tipo de madeira, além de cercas, telhados, portas e janelas até casas construídas com madeira como casas de campo entre outras.

Vantagens da madeira ecológica:

●      A madeira ecológica além de possibilitar a criação de novos empregos pelos centros de reciclagem, por reutilizar várias matérias-primas, ainda impede que resíduos plásticos sejam jogados fora.

●      Dessa forma, não poluem tanto o meio ambiente e a proliferação de Carbono (CO2).

●      Evita que água limpa seja desperdiçada uma vez que toda água envolvida no seu processo, seja totalmente reutilizada.

●      Sua aplicação é mais rápida e fácil uma vez que é um material mais leve, facilitando seu manuseio e podendo ser empilhada e assim, não soltando farpas.

●      Quanto à cor, pode facilmente ser alcançada pela pintura manual ou uso de pigmentos da cor natural da madeira.

●      Ela é impermeável. Como é mais resistente à variação do tempo, não aparecerão rachaduras.

●      Não precisa ser envernizada, pois, não enferrujam já que não absorvem unidades.

●      Não necessitam de aplicações de produtos contra cupins ou fungos, pois é um material muito resistente a eles.

●      Pode oferecer efeito térmico e colocando camadas a mais servem para gerar uma boa acústica.

●      Não sofre ressecamento com o passar do tempo, não empena, nem se deteriora, pois não envelhece.

●      Quanto a sua durabilidade, pode ultrapassar 50 anos.

●      A sua manutenção é fácil, pois não precisa ser contínua.

●      Sua limpeza é bem simples, usando-se apenas água e sabão.

●      Instalação semelhante a das madeiras naturais, utilizando pregos, parafuso e furadeira.

●      Oferece muita resistência e facilita a mão-de-obra.

●      A principal vantagem é auxiliar a evitar o desmatamento de árvores nativas principalmente brasileiras.

●      Reaproveitar materiais descartados na natureza que levariam muito mais tempo para se decomporem.

Desvantagens de uma madeira ecológica.

Não existem muitas desvantagens. Em primeiro lugar, na hora de comprar o preço pode até estar mais alto, porém, a longo prazo, acaba compensando por sua manutenção ser mais baixa.

A madeira natural contém ranhuras e deformações próprias desse tipo de madeira. Na madeira plástica isso não é possível de ser encontrado.

A madeira plástica só é utilizada em pequenas estruturas, desse modo, não pode ser aplicada em estruturas maiores como prédios, por exemplo.

Por ser lisa e escorregadia se recomenda que haja mais cuidado em projetos que sejam feitos em áreas externas.

Esse tipo de madeira já é cortada previamente dificultando os menores cortes, porém nada que não possa ser resolvido. Só acarreta mais trabalho na pessoa que for aplicar.

Dependendo do ajuste será preciso fazer alguns cortes para se ter a medida correta, o que na madeira plástica essa correção não será possível atrasando a obra.

Para o cliente que desejar encontrar as tonalidades e texturas idênticas a madeira natural será praticamente impossível.

A madeira plástica por depender de coleta e tecnologia para ser feita, o seu custo passa a ser elevado.

Devido ter pouca resistência e compressão não pode ser utilizada em construção pesada e uso de vigas. Não pode ser usada em coberturas.

Madeira ecológica para decks.

Deck ecológico é constituído de aparências e mecanismos semelhantes à madeira convencional e benefícios do plástico. Conhecido como deck plástico.

Tem todos os benefícios da madeira natural pois é possível cortar, serrar, parafusar ou pregar.

Para se utilizar em decks, essas madeiras devem ser feitas com encaixes laterais, permitindo que os parafusos que foram fixados não fiquem à vista, tendo assim melhor estética e também segurança.

Existe o modelo palanque cujos cantos são arredondados, podem ser usados na aplicação, acabamento e estrutura, barroteamento para deck.

Há os que precisam de mão-de-obra na sua montagem. Para esse tipo as lojas oferecem o planejamento e instalação. São mais demorados na sua confecção,

Existem os módulos que são construídos por peças que se encaixam umas nas outras de modo perfeito.

A linha de decks ecológicos é formada por madeira plástica manipulada, sendo que necessitam de um planejamento, como medidas e mais assistência para a sua construção.

Possui diversas escolhas de cores, medidas e texturas. Pode ser madeira plástica maciça, muito parecida com a natural, tendo várias opções de acabamento e fixação por ser maciça.

Há ainda o deck modular que é de fácil limpeza, podendo haver trocas de peças permitindo fazer mudanças. Sua instalação é mais econômica pois pode ser feita pelo próprio consumidor.

Ele é permeável por possuir hastes por onde a água pode ser escoada. Não empena, não racha e não solta farpas. Além de imune às pragas, fungos,cupins e mofo.

São encontrados em vários modelos, medidas e cores. São muito resistentes ao tempo e podem ser colocados por cima de pisos já existentes.

Resistentes também ao tráfego, são removíveis podendo ser usados em casas alugadas pois podem facilmente serem transportados para outros lugares.

Madeira Ecológica para fachada.

A madeira plástica está tendo mais procura para instalação em residências e comércios, possibilitando um menor custo com a manutenção.

Valorizam a aparência, pois suas cores são vibrantes com um brilho no acabamento.

As empresas que querem padronizar as suas fachadas buscam cada vez mais esse tipo de revestimento.

Trazem menos problemas na sua manutenção por serem mais resistentes ao sol, chuvas e outras ações do tempo devido terem uma camada de produtos garantindo a durabilidade.

Possuem réguas com cores, texturas, espessuras e tamanhos variados. Os tamanhos podem ser adquiridos nessas réguas sem precisar encomendar por serem personalizados.

A fixação é muito simples, pois é feita utilizando-se parafusos, pinador ou rebite.

A mais usada é encapsulada apresentando vários tamanhos, formatos, texturas e cores. Trazem também um aspecto de sofisticação.

A sua fixação é feita por parafusos, podendo-se optar por deixá-las ou não aparentes.

Pode ser fixado ainda por baixo quando for possível ou utilizar tapa furos plásticos, quer dizer que, esses parafusos podem ser cobertos com essas peças.

Onde comprar madeiras ecológicas?

Há muitos aspectos a serem considerados. Um deles é o que se refere à parte artesanal e exclusividade. A matéria-prima que será usada na confecção para diferentes fins.

Outro fator a ser levado em consideração é a qualidade do material que é usado na composição dessa madeira para que realmente atenda a todas as finalidades a que ela se propõe.

Esta madeira ecológica ou plástica poderá ser encontrada em fornecedores especializados na venda de madeiras. Nas principais lojas do ramo onde são vendidos vários artigos para construção.

São encontradas principalmente nas principais cidades do país onde essas lojas tenham filiais ou mesmo se informem se existem as locais.

Na capital e na Grande São Paulo, por exemplo, essa madeira pode ser facilmente encontrada.

Considerações finais sobre madeira ecológica.

Esse tipo de madeira é bem procurado por sua manutenção ser fácil, por ser durável e, principalmente, por não agredir ao meio ambiente.

São muito maiores os números de vantagens do que desvantagens para se utilizar esse tipo de madeira.

Além de resistente à pragas, incluindo cupins, ainda podem fazer parte de várias construções leves.

Todos os materiais podem ter muito estilo, pois apresentam variadas cores, texturas, espessuras, tamanhos, além de brilho no acabamento.

A durabilidade e resistência a ações do tempo é um fator a ser considerado.

A limpeza também é bem facilitada, pois basta ter água e sabão.

Quanto às desvantagens apenas não podem ser usadas em grandes obras e o custo pode ser um pouco maior porém a longo prazo, por não ter desgaste essa diferença fica praticamente nula.

Pode ser usada em decks, fachadas, peças artesanais, móveis, porém não é recomendável que seja usada para fazer vigas.

A madeira ecológica pode ser encontrada facilmente nas grandes e pequenas lojas de construção e em sites como mercado livre, por exemplo.

 
×