Qual o tipo de Madeira Ideal para sua casa?
Na hora de comprar sua porta ou janela de madeira, surge algumas dúvidas como: qual é a madeira que vamos utilizar na obra?
Vamos escolher uma MADEIRA CLARA ou MADEIRA ESCURA? Madeira mais lisa (uniforme) ou com veios?
Essa madeira vai resistir no tempo?
É muito comum se perguntar sobre o assunto, já que a madeira é um material muito diverso, com centenas de opções disponíveis e requer alguns cuidados.
Fizemos este artigo com o objetivo de orientar os leitores sobre as principais diferenças entre duas das principais madeiras utilizadas em PORTAS E JANELAS DE MADEIRA.
Confira logo abaixo!
Tipos de Madeira utilizadas em Esquadrias
O tipo de madeira utilizado na fabricação de ESQUADRIAS DE MADEIRA (portas e janelas) depende muito da região onde encontra-se à fábrica deste tipo de produto.
Na região sul por exemplo, as principais madeiras utilizadas são:
- MADEIRA CEDRO
- MADEIRA PEROBA
- MADEIRA ITAÚBA
Já na região sudeste, geralmente as principais madeiras utilizadas são:
Todas as madeiras citadas acima são provenientes da região norte do país e são as espécies mais utilizadas na fabricação de produtos de madeira como:
- PORTAS DE MADEIRA
- JANELAS DE MADEIRA
- PISO DE MADEIRA
- DECK PARA PISCINA
- FORRO DE MADEIRA
- PERGOLADO
- MESA DE MADEIRA
Esses são alguns exemplos de produtos de madeira maciça!
Caminhão com Pranchas e Tábuas de Madeira Cumaru
Em outros casos, algumas empresas preferem fabricar as esquadrias com madeiras típicas da sua própria região utilizando um processo de reflorestamento.
A madeira geralmente mais utilizada para este processo é o (eucalipto tratado – lyptus).
Madeira Cumaru e Angelim. Qual a diferença?
Na região onde localiza-se a empresa Carpintaria Rezende, mais conhecida como região do Alto Paraopeba em Minas Gerais, predomina-se dois principais tipos de madeira na fabricação de portas, JANELAS e outros produtos de madeira: o Angelim e Cumaru.
1 – Madeira Cumaru
A MADEIRA CUMARU é uma madeira com tonalidade escura, uniforme (sem manchas) e sua principal vantagem em relação a várias outras espécies de madeira é que o cumarú é uma madeira extremamente resistente ao tempo, ou seja, pode ficar exposta à chuva e sol, desde que esteja bem seca e realizada uma proteção com um bom verniz.
Exemplo de uma peça em Madeira Cumaru
Esta espécie de madeira é proveniente do norte do país e em alguns locais ela é também chamada de Ipê Champagne.
Além de ser utilizada em esquadrias de madeira, também é amplamente utilizada em deck de piscina e embarcações devido a sua resistência a água.
Exemplo de um deck em Madeira Cumaru
Outra característica marcante da Madeira Cumaru é a sua cor natural (marrom chocolate).
Esta tonalidade escura e uniforme traz a esta espécie de madeira uma beleza singular.
A combinação de uma madeira nobre e resistente ao tempo faz com que a Madeira Cumaru seja uma das espécies mais procuradas para fabricação de PORTAS PIVOTANTES.
Exemplo de uma PORTA PIVOTANTE em Madeira Cumaru
2 – Madeira Angelim
A MADEIRA ANGELIM também é uma ótima opção e possui um perfeito acabamento.
Ela é uma madeira com tonalidade clara e avermelhada e que possui algumas manchas naturais característica desta espécie de madeira, o que para a maioria dos nossos clientes deixa a madeira com um charme natural.
Peça em Madeira Angelim
Outra característica marcante que podemos destacar na Madeira Angelim é a sua durabilidade. Ou seja, é uma madeira que não estraga com o passar dos anos e raramente sofre ataques de pragas como cupins.
Exemplo de uma janela em Madeira Angelim Pedra
A principal vantagem da Madeira Angelim em relação a outras espécies de madeira com certeza é o seu custo benefício.
Por ser uma madeira de excelente qualidade, com ótima durabilidade e com preço bem acessível no mercado, a Madeira Angelim tornou-se hoje a madeira mais utilizada na fabricação de produtos de madeira estando presente em quase todo o Brasil.
Exemplo de uma Porta em Angelim Pedra
FIQUE ATENTO!
O ANGELIM É UMA ESPÉCIE DE MADEIRA QUE NÃO DEVE SER UTILIZADA EM AMBIENTES EXPOSTOS A CHUVA E SOL.
Qual madeira devo escolher? Cumaru ou Angelim?
Tudo depende de como é a sua obra, o seu gosto pessoal por determinada espécie de madeira e quais as características específicas do local onde vai ser instalada a sua esquadria de madeira.
– Caso sua porta ou janela de madeira seja instalada em um local onde ela fique exposta a chuva e sol, recomendamos uma madeira resistente ao tempo, neste caso a opção ideal é a MADEIRA CUMARU.
– Caso você tenha um beiral na casa ou qualquer outra proteção eficaz contra a exposição da porta ou janela de madeira a chuva e sol, você pode utilizar a MADEIRA ANGELIM.
Por ser uma madeira com preço inferior, você estará economizando no valor total da obra.
Abaixo um exemplo de um mesmo modelo de porta na Madeira Angelim e Cumaru.
Posso colocar duas espécies diferentes de madeira na casa?
Você também pode optar por colocar duas espécies diferentes de madeira na casa. Por exemplo:
Você pode decidir utilizar nas PORTAS INTERNAS DA CASA (quartos e banheiros) a Madeira Angelim uma vez que estes locais são cobertos e protegidos da ação do sol enquanto na área externa da casa como a PORTA DA ENTRADA PRINCIPAL e JANELAS você pode optar pela Madeira Cumaru uma vez que é uma espécie resistente ao tempo.
Mas e a tonalidade (cor) entre as madeiras? Elas não vão ficar diferentes?
A resposta é sim. Porém, com a evolução e QUALIDADE DOS VERNIZES atuais, você consegue facilmente aproximar a tonalidade de duas espécies diferentes de madeira em um mesmo tom.
Ou seja, na madeira Angelim que é uma madeira naturalmente mais clara, você pode utilizar um verniz mais escuro enquanto na Madeira Cumaru você pode utilizar um verniz natural.
A importância da Secagem da Madeira
Independente do tipo de madeira que vai ser utilizada na fabricação da porta ou janela, é de extrema importância o cliente verificar se a empresa possui um processo de SECAGEM DA MADEIRA e se essa madeira é proveniente de um manejo sustentável, ou seja, de ÁREAS DE REFLORESTAMENTO.
Processo de Secagem de Madeira em Estufa
A etapa de secagem da madeira é um processo fundamental na qualidade do produto final.
Uma madeira seca, geralmente apresenta um teor de umidade abaixo de 12%.
Madeiras com teor de umidade acima de 20% são consideradas úmidas e tipicamente chamadas de “madeira verde” no jargão popular.
Uma madeira com teor de umidade alto possui grande tendência a problemas como empenamento e variação da sua dimensionalidade. Além disso, ela tem maior prospecção a ataques de fungos e insetos.
Precisando de Portas e Janelas de Madeira Maciça?
A Carpintaria Rezende é uma empresa com tradição na fabricação e venda de portas e janelas de madeira.
Utilizamos as melhores matérias primas do mercado, profissionais especializados e constante controle de qualidade em cada etapa da fabricação.
Caso tenha interesse em comprar a sua porta ou janela de madeira maciça, não deixe de entrar em contato conosco!