A Madeira Teca tem se tornado cada vez mais famosa no universo de fabricação de moveis e objetos decorativos. Os motivos para isso são diversos, a começar por sua excelente qualidade, que acaba chamando bastante atenção dos fabricantes!
É importante ressaltar que o uso da Madeira Teca para construções humanas data de muitos anos.
Alguns estudos e pesquisas apontam que o uso desse material pode ter acontecido até mesmo durante a existência da antiga babilônia.
Muitos arquivos nos mostram que uma das utilizações mais comuns era para a fabricação de embarcações. Isso graças, principalmente, a sua altíssima qualidade e durabilidade, incluindo uma alta resistência aos danos causados pela umidade.
Exemplo de um barco fabricado em Madeira Teca.
Mas, até nos dias de hoje ela é extremamente apreciada. É o tipo de madeira que se enquadra no que chamamos de “sofisticada”, e cuja utilização acaba por valorizar bastante os objetos e peças.
Conhecer bem a madeira é uma das coisas mais importantes na hora de fazer a escolha pela matéria-prima.
Afinal de contas, isso vai impactar diretamente na qualidade do produto final, e até mesmo em seu valor de venda.
Afinal, de onde vem a Madeira Teca?
A Madeira Teca é proveniente de uma árvore conhecida como Tectona grandis. A sua ocorrência se dá principalmente em florestas localizadas na região asiática do planeta.
É possível encontrar essa árvore com facilidade em locais como Índia e Japão.
Curiosidades Sobre a Árvore Da Teca
Anteriormente, falamos sobre como a Madeira Teca é originária de uma espécie que surgiu na Ásia. Porém, ainda não falamos a respeito dessa árvore, que possui algumas características bem curiosas.
A primeira é com relação ao seu tamanho. A Tectona grandis pode chegar até a exorbitante 50 metros de altura!
Portanto, é uma árvore de grande porte. A sua circunferência chega a 2,5 metros de diâmetro, o que nos mostra que também possui troncos largos!
Exemplo de uma Árvore Tectona grandis
É muito comum que essas árvores se adaptem melhor aos ambientes tropicais. Isso porque ela se desenvolve apenas quando está em contato direto com a luz do sol!
No entanto, existe uma demanda muito grande de Madeira Teca entre os países europeus!
Nesse continente, o grande exportador é a Alemanha, que entra na lista ao lado de países como Austrália, Dinamarca, Emirados Árabes, Estados Unidos, bem espalhados entre outras regiões do mundo.
Existe Madeira Teca no Brasil?
Mas, a popularidade dessa madeira fez com que a sua fabricação se expandisse para além do continente asiático.
Hoje, é possível encontrar esse material sendo fabricado no Brasil!
As plantações da Tectona grandis acontecem principalmente no estado do Mato Grosso e em parte da região norte. Nesse caso, o plantio tem finalidade especificamente comercial, ou seja, para extração da madeira.
- Madeira Nobre:
Um dos “títulos” recebidos pela Madeira Teca é o de ser uma madeira nobre. Isso quer dizer que esse material possui uma altíssima resistência às ações do tempo, seja a exposição do sol ou a exposição da água.
Pranchas de Madeira Teca Brasileira
Madeira Teca cortada em tábuas, catalogada e pronta para ser beneficiada
Aspectos Físicos – Entenda Como É Essa Madeira!
Agora que você já sabe um pouco mais a respeito da história da Madeira Teca, chegou a hora de falarmos mais sobre os seus aspectos físicos.
Com certeza a beleza dessa madeira é um de seus grandes atrativos para os fabricantes de objetos e moveis.
Ela é caracterizada por uma cor muito particular, um marrom com toques acobreados.
Exemplo de um Assoalho de Madeira Teca
Mas, quando exposta ao relento ela pode mudar levemente a sua tonalidade, tornando-se ainda mais escura.
- Resistência aos insetos:
Outra característica muito típica e atraente da Madeira Teca é que se trata de um material com alta resistência ao que diz respeito ao ataque de pragas como cupins e outros insetos.
Cuba Fabricada em Madeira Teca
Essa característica está diretamente relacionada a um elemento natural produzido por essa madeira, o tectoquinona.
Ele funciona mais ou menos como uma espécie de inseticida, que impede a proliferação de pragas.
Já a sua clara resistência a umidade e os efeitos nocivos do clima está ligada a outro elemento natural encontrado em sua formação, que é o caucho.
Podemos explicar como sendo uma espécie de látex, que reveste o interior, impermeabilizando a Madeira Teca.
Já a rigidez e a dureza que podem ser sentidas ao toque dessa madeira estão ligadas ao elemento Sílica, presente em abundância também. Mais um dos contribuintes para que a Teca seja uma queridinha dos marceneiros.
Portas de Entrada fabricadas em Madeira Teca – Portas com Alta Durabilidade!
Móveis De Luxo e Sofisticação estão relacionados à Madeira Teca!
Quem é leigo nesse assunto pode até achar que “madeira é tudo igual”, mas não é bem assim.
Na verdade, existem diferenças cruciais entre as madeiras, e a Madeira Teca é justamente uma das que se destaca graças a sua altíssima qualidade.
Isso contribui para que seja comumente utilizada na criação de peças de luxo, móveis sofisticados e extremamente elegantes.
Apesar de sua resistência e todas as características já citadas, existe um benefício que fecha com chave de ouro os detalhes a respeito da Madeira Teca: se trata de um material leve.
Isso mesmo! Apesar de sua dureza e resistência, ela é muito leve, o que torna ainda mais vantajosa a criação de móveis com essa matéria. Afinal, eles serão mais fáceis de manusear, movimentar e etc.
Exemplo de uma sofisticada mesa com tampo de madeira Teca
A Madeira Teca É Cara?
Depois de obter todas essas informações a respeito da Madeira Teca você deve estar pensando que ela é extremamente cara ou inacessível.
No entanto, é importante pensar que se trata de um material de qualidade extrema!
Com certeza objetos feitos a partir da Madeira Teca podem apresentar valores mais altos do que aqueles confeccionados a partir de outros materiais de menor durabilidade.
Deck de Madeira, fabricado em Madeira Teca
No entanto, pense bem: comprar um móvel de qualidade por um custo mais alto pode ser muito mais interessante do que comprar algo descartável, e que precise ser trocado ou demande de manutenções frequentes.
No fim das contas, o que deve ser considerado é o custo benefício, ou seja, as vantagens de se investir um pouco mais para obter algo mais durável, bonito e qualificado.
Agora você já sabe absolutamente tudo sobre a Madeira Teca! E como pode ver, é um material que justifica o investimento, e que pode ser usado para a confecção de peças e objetos lindos e muito qualificados.