Cercas De Madeira

Home Outros Cercas De Madeira

As cercas de madeira são uma das formas mais antigas de delimitar território. O que antes era apenas algo funcional, hoje acaba se tornando até mais decorativo (mas, claro, acaba sendo uma forma de unir o útil ao agradável).

Se você está pensando em colocar uma cerca na área externa da sua casa, aqui nós lhe daremos várias dicas de caráter técnico e, também, nos quesitos de decoração.

Deixe sua casa encantadora e extremamente charmosa com essas dicas que estão por vir!

Então, já comece a anotar e a pensar onde que as cercas darão aquele toque especial para a sua construção.

Cercas de Madeira

Cercas de madeira: quais as melhores madeiras

A primeira coisa que devemos nos atentar sobre o assunto cercas de madeira é em relação ao tipo de madeira. Na grande maioria das vezes a cerca fica no lado externo da casa.

Claro que em algumas ocasiões ela até poderá ficar do lado de dentro, mas realmente é um cenário mais raro. E por que isso faz tanta diferença? Quando a madeira fica exposta ao intemperismo físico e biológico é necessário se atentar.

O que seria esse intemperismo? O intemperismo físico está relacionado mais às condições climáticas, como sol, chuva, umidade, grandes variações de temperatura do lado externo da casa e assim por diante.

Já o intemperismo biológico é a questão das pragas (que acaba sendo potencializado quando a madeira fica do lado externo). Dito tudo isso, a madeira que fica do lado externo precisa ser mais resistente nessas questões.

Caso contrário ela rapidamente irá se deteriorar. Então, no momento de escolher as cercas de madeira é fundamental que você fique de olho na espécie de madeira que foi utilizada.

Para te dar um norte, aqui vão as principais espécies de madeira que se dão bem com ambientes externos:

  • Cumaru
  • Ipê
  • Tatajuba
  • Maçaranduba
  • Pau-amarelo
  • Muiracatiara
  • Cedro

Cerca de Madeira no Campo

Como cuidar da madeira

A escolha adequada das cercas de madeira é o primeiro passo, porém não o único para que as vigas se mantenham em boas condições.

É muito importante que você faça as devidas manutenções nas cercas de tempos em tempos para garantir que ela não deteriore e estrague antes do tempo.

Aliás, se você optar por uma boa madeira maciça e tomar os devidos cuidados, muito provavelmente essa cerca ficará com cara de nova por anos e anos (talvez você nunca precise trocar).

Bem, a periodicidade depende do clima da sua região. Quanto mais umidade, maiores são os cuidados, pois é uma condição que estraga a madeira.

Para aumentar a durabilidade das cercas de madeira é preciso lixá-la de tempos em tempos e aplicar os devidos produtos impermeabilizantes e de proteção.

Mantendo essa rotina você será surpreendido de como as vigas se mantêm bonitas por tanto tempo!

Pode pintar a cerca de madeira?

Quando falamos em cercas de madeira há dois estilos principais: a madeira natural, somente tratada com produtos transparentes (dá aquele ar mais rústico, porém muito sofisticado) ou quando as vigas estão pintadas de branco.

Com toda a certeza você já viu lindas fotos de cerquinhas pintadas de branco e enfeitadas com flores bem coloridas (a planta Primavera, inclusive, combina perfeitamente com essa imagem).

Pintando Cerca de Madeira

Tudo isso para dizer que: se você desejar personalizar as suas cercas você também pode fazer isso! Mas, atenção, assim como a escolha da madeira, a escolha da tinta também deve levar em consideração o ambiente externo.

Algumas tintas não são adequadas para ficarem expostas ao sol e chuva, então escolha um tipo de tinta que seja resistente nessas ocasiões.

E da mesma forma que você precisa fazer a manutenção da madeira em si, você também terá que fazer a manutenção da tinta. Nesses casos, normalmente os intervalos de manutenção acabam sendo um pouco menores.

Usos e dicas para as cercas de madeira

Agora, que tal algumas ideias para você usar as cercas de madeira dentro de casa?

Quando pensamos em cercas já a imaginamos na frente de uma casa com um portãozinho, não é mesmo? Mas há outras opções que você pode seguir:

  • Horta

Que tal fazer uma hortinha dentro da sua casa? Além de econômico, sustentável e saudável, conseguirá transformar o cantinho em algo extremamente charmoso. Aqui, uma cerca baixa pintada de branco dará O charme.

  • Área de pets

Você também pode fazer um cercadinho para os seus pets no quintal. Tente fazer uma área que dê para eles circularem. Aqui, a melhor opção é deixar a madeira sem pintar.

  • Área infantil

As cercas de madeira também podem delimitar uma área para as crianças brincarem. Nesse caso, é importante que a cerca esteja sem pontas para que não haja acidente.

  • Divisão entre chácaras ou casas de condomínio

Se você tem uma chácara ou mora em condomínio, por que não substituir os muros por cercas? Aproveite para enfeitar com bastantes flores.

Cerca de Madeira Maciça

Como escolher a madeira ideal

Demos alguns exemplos de cercas de madeira que você pode escolher e já explicamos que você deve ficar de olho se a viga é feita de alguma espécie que pode ficar na área externa.

Mas isso não é suficiente. Todo o processo de extração da madeira até que ela chegue à sua casa deve ser de extrema qualidade.

Os padrões devem ser seguidos para que você efetivamente tenha um material resistente e durável. E como adquirir isso? Bem, a forma mais segura é optando por uma madeireira que tenha renome no mercado.

Escolha uma madeira certificada

E, para finalizar as dicas de escolha das cercas de madeira, é de suma importância que você adquira madeira certificada.

O Brasil é um país onde a prática de extração ilegal de madeira é muito comum.

Para você não corroborar com esse crime é preciso exigir do fornecedor os devidos certificados que provem a legalidade da madeira.

Feito isso e seguindo as outras dicas, com certeza as cercas de madeira durarão muito tempo e você ainda terá em sua casa um charme sem igual! Lembre-se de que a combinação com flores cai muito bem!

Artigos Relacionados

 
×