Os decks tem um local especial no coração de quem aprecia uma arquitetura sofisticada e aconchegante. Decks trazem muito glamour para áreas externas e muito mais vida para varandas, jardins, piscinas e passagens.
Hoje iremos falar sobre madeira para deck e como cuidar de seu deck para ele durar muito mais tempo.
Utilizar a madeira para constituir um deck é uma forma de deixar o ambiente ainda mais aconchegante e com a beleza que apenas as madeiras proporcionam. Você irá descobrir agora quais são as principais características que uma madeira deve ter para ser utilizada na construção de decks.
Confira o conteúdo preparado especialmente para você saber as melhores opções para construir decks, utilizando os materiais certos.
Qual é a melhor Madeira para Deck?
Os decks são construídos majoritariamente para fazerem parte de áreas externas de casas, restaurantes, hotéis e diversos outros locais. Isso significa que a madeira utilizada na construção de um deck deve possuir características específicas para resistir a diversos fatores que irão influenciar a durabilidade da madeira.
É comum que os decks sejam construídos próximos a piscinas, o que certamente irá fazer com que a madeira tenha contato direto com a água. Por isso é de extrema importância escolher a madeira adequada para o deck, pois dessa forma você evita inchamentos e demais deformidades causadas pelo uso inadequado e não apropriado da madeira para determinado ambiente.
Mas afinal, quais são as características que a madeira para deck deve ter para resistir ao contato direto com a água e demais intempéries que poderão ocorrer no ambiente?
A resposta para essa questão está, inclusive, presente na própria pergunta: madeiras resistentes! Por madeiras resistentes entendemos as espécies de madeiras que possuem maior dureza, pois possuem propriedades naturais que são resistentes à água.
Isso significa que existem algumas espécies de madeiras que mesmo antes de terem acabamentos específicos e impermeabilizantes já são, por natureza, madeiras que resistem fortemente a umidade, ação do sol, chuvas e outros tipos de intempéries.
Escolher a madeira adequada para cada ambiente é essencial para garantir a maior durabilidade das características físicas, mecânicas e decorativas da madeira. A manutenção é necessária e muito importante, mas escolher a madeira ideal pode deixar o ambiente muito mais adequado ao seu uso, bem como garantir a resistência a situações adversas que ocorrem no dia a dia.
Vamos agora descobrir quais são os tipos de madeira para deck que podem ser utilizados para garantir maior durabilidade nesses ambientes.
Madeira Ipê
A madeira Ipê possui alta resistência à intempéries e uma alta durabilidade. Não é por acaso que Ipê em Tupi significa “casca dura”. A madeira Ipê pode ser utilizada para os mais variados tipos de projetos dada a sua resistência e características versáteis para os mais variados tipos de ambientes.
É pouco lustrosa e por suas ótimas características duráveis pode ser usada desde a construção de pontes à escadas, rodapés e forros. É uma madeira que não possui cheiro característico, o que é ideal para pessoas que se incomodam com cheiro natural da madeira.
Ela pode ainda ser aplicada para portas, janelas, instrumentos musicais, assoalhos, pisos e claro, decks. Os decks feitos com a madeira ipê apresentam uma coloração mais escura com tons mais amarronzados.
Madeira Cumaru
A madeira cumaru se caracteriza pela sua grande durabilidade e resistência à intempéries, ou seja, locais com alta exposição às diferentes condições climáticas. Esse tipo de madeira possui alta densidade e sem nenhum tipo de tratamento já se caracteriza como uma ótima opção para ambientes úmidos ou que terão contato direto com água.
A madeira cumaru pode ser utilizada para compor decks, assoalhos, pergolados, escadas, mesas, móveis de ambientes externos, etc. Ela possui um formato padronizado, sem muitas variações de cores entre as peças e fica com uma tonalidade mais escura depois de aplicado o verniz ou outro tipo de acabamento.
Por ser naturalmente muito resistente, a madeira cumaru pode ser um pouco complicada para manusear, lixar e cortar, porém é uma das mais indicadas para os trabalhos que precisam de alta resistência à água, como a constituição de decks.
Portanto vale a pena investir nesse tipo de madeira para preservar um ambiente por muito mais tempo.
Madeira Tatajuba
A tatajuba é a madeira proveniente da árvore de nome científico Bagassa guianensis, que pode chegar de 15 a 25 metros de altura. Possui uma durabilidade natural muito alta e pode ser tratada para potencializar ainda mais sua durabilidade em contato com a umidade.
É uma madeira de densidade pesada cerca de 830 kg/m³, utilizada majoritariamente em ambientes exteriores, possui um alto brilho nas superfícies e uma textura média. Também é uma madeira indicada para quem prefere não sentir o cheiro natural da madeira. Embora seja uma madeira bem dura e resistente. ela é mais fácil de ser trabalhada com as ferramentas manuais e mecânicas. Muito utilizada para fazer móveis comuns, assoalhos, decks, vigas, rodapés, estacas e outras aplicações.
Madeira Itaúba
A madeira itaúba é bem dura, pesada e possui alta densidade. Mesmo que seja um pouco difícil trabalhar com esse tipo de madeira, ela é uma ótima opção para constituir decks. Possui alta durabilidade, um cheiro leve e tonalidades mais amareladas que com o passar do tempo pode tornar-se mais escura tendendo ao marrom.
Ela é ideal para pessoas que querem fugir do clássico deck de madeira de tons mais escuros, trazendo ares de um ambiente mais “clean”. Sua textura é média e uniforme o que deixa a estética muito agradável.
A madeira itaúba pode apresentar tonalidades diferentes em cada peça, o que deixa a coloração do espaço mais heterogênea.
Exemplo de deck de Madeira Itaúba
A Importância do Tratamento para Deck de Madeira!
Mesmo que a madeira para deck possua características naturais de resistência a ambientes úmidos, é imprescindível, independente do tipo de madeira escolhida, que ela passe por tratamentos específicos.
Dessa forma é possível garantir que, com a manutenção correta, o deck dure por muito mais tempo, evitando o ressecamento e outros tipos de ações prejudiciais para a longevidade da madeira.
Como os decks ficam em áreas externas é ainda mais importante protegê-los das ações das intempéries. É possível aplicar duas formas de acabamento que auxiliam a manter a madeira para deck mais conservada: trata-se do verniz e stein.
O verniz age criando uma espécie de proteção impermeável à madeira.
O ponto positivo da utilização do verniz, é que é um material é de fácil aplicação, pode dar mais brilho a madeira, se assim for preferido, e ainda possui opções de coloração para madeira.
O ponto negativo de usar verniz para proteger os decks é que a sua manutenção é muito mais trabalhosa, já que o verniz precisa ser totalmente lixado antes de ser aplicado novamente.
A outra opção é utilizar um produto que se chama Stein. O stein é o mais indicado para o acabamento de deck de madeira, pois sua manutenção não necessita do lixamento de toda a área.
O stein penetra na madeira aumentando ainda mais a impermeabilidade e ainda conta com ações anti-fungo.
Verniz para Deck de Madeira
Utilizando o seu Deck de Madeira!
Agora que você conhece opções ideais de madeira para deck é só aproveitar as opções de decoração e ambientação que o deck proporciona. O deck é um ambiente muito agradável e se bem conservado pode ser um ótimo local para área de lazer e descanso.
É bom lembrar também que utilizar madeira para deck é a melhor opção para evitar queimaduras nas solas dos pés em dias muito quentes. As madeiras demoram muito mais a ficarem em uma temperatura acima do suportado para andar descalço.
Um ambiente de lazer, que muitas vezes possui piscinas em sua volta, e no qual diversas pessoas podem deixar os sapatos de lado, não deve ser constituído de um material que esquente muito. Por isso se você está pensando em construir um deck, a madeira é realmente uma das melhores opções.
As plantas também são uma ótima opção para deixar o ambiente ainda mais aconchegante. As cores da madeira contrastam com todas as tonalidades dos verdes das plantas, deixando o ambiente ainda mais belo e confortável.