A escolha do assoalho é uma das partes mais importantes na construção de uma casa, apartamento ou qualquer outro ambiente. Isso porque o piso sempre acaba ganhando muito destaque e ele pode tanto agregar positivamente ao ambiente como negativamente.
Há diversos pisos disponíveis no mercado e as porcelanas ou porcelanatos são muito requeridos. De fato, essas opções têm uma variedade imensa de pisos e muitos são elegantes e sofisticados, no entanto, nenhum traz o charme de um piso de madeira.
A madeira é um material atemporal, que traz ao ambiente um ar mais natural e rústico, sem penar na elegância e sofisticação (muito pelo contrário, a madeira é uma matéria prima altamente valiosa e luxuosa).
5 Tipos de Assoalho para a sua Casa ou Apartamento
O assoalho de madeira possui diversas variações, cada qual com as suas particularidades. Conhecer um pouco mais de cada um deles irá ajudar a escolher o piso ideal.
Multistrato
Esse tipo de piso é constituído por pequenas plaquetas de madeira maciça dispostas de forma cruzada. As cores podem variar, mas é comum que sejam iguais.
A trama cruzada é muito interessante por traz mais estabilidade, o que evita o empenamento da madeira.
Exemplo de um Piso Multistrato IndusParquet
Multiestruturado
A estruturada multiestruturada é feita com laminas que se cruzam entre si. Essa base, por sua vez, é revestida com madeira mais nobre e ainda costuma receber algumas camadas de verniz.
Tem como vantagem a alta resistência e o brilho, o que acaba agregando valor ao material.
Multilaminado
O assoalho multilaminado também é composto por uma base de madeiras mais “inferiores”, mas recebe o acabamento de uma madeira nobre menos grossa.
Exemplo de um piso multilaminado instalado
Maciço
O piso feito de madeira maciça é constituído por grandes placas de madeira, tendo grande resistência, mas o valor pode ser um pouco mais alto.
Exemplo de um Assoalho de Madeira Cumaru
Deck
O deck é uma cobertura destinada às áreas externas. É feito com peças de madeira maciça e costumam receber muitas camadas de verniz para suportar os agentes externos (sol, chuva, umidade, poeira, etc.).
Exemplo de um Deck de Madeira
Como escolher o tipo de Madeira para Assoalho?
Assim como há uma variação no tipo de assoalho, há também a variação da escolha da madeira.
Há muitas possibilidades e cada uma tem as suas respectivas características, principalmente no quesito coloração. Em geral, as espécies mais utilizadas são:
Essas espécies são comumente utilizadas devidas suas características de dureza. Quanto maior a dureza do material, menores são as chances de ele riscar.
Como o piso tem contato direto com os móveis e sempre há a queda de objetos pesados, contar um essa propriedade é fundamental. Além disso, a resistência contra ataques biológicos também deve ser considerada.
A madeira não deixa de ser um elemento natural e mesmo depois de extraída se torna muito susceptível a abrigar cupins ou fungos.
Entretanto, há espécies cuja chance de sofrer com esses organismos é maior, estas devem ser evitadas na fabricação de pisos, portas, janelas ou qualquer outra coisa de madeira.
Os tipos de madeira para assoalho que foram citados anteriormente têm uma probabilidade muito menor de sofrer com esses problemas, por isso são grandes candidatos.
Exemplo de Assoalho de Madeira Ipê – Uma das madeiras mais resistentes para piso!
Quais são os cuidados que devem ser tomados?
Apesar de os pisos de madeira serem lindos, eles não podem ser colocados em qualquer cômodo da casa.
Áreas externas, banheiros e até mesmo cozinha não são bons locais para serem instalados (salvo o deck para a área externa).
Isso porque as placas de madeira são altamente prejudicadas pela umidade. O assoalho de madeira combina muito com os quartos, sala, sala de jogos, biblioteca e salões, por exemplo.
Mesmo estando em um ambiente seco, ainda é necessário tomar diversos cuidados com o piso.
A limpeza constante do assoalho garante sua beleza por mais tempo
Quanto mais cuidadosa for a manutenção, mais eles irão durar no seu mais perfeito estado.
O lado positivo é que cuidar dos pisos de madeira é, muitas vezes, mais fácil do que qualquer outro tipo de material.
O ideal é passar uma vassoura de cerdas para tirar a poeira e, depois, passar um pano levemente umedecido para limpar a área.
Se o piso começar a se demonstrar muito opaco, é possível passar uma camada de verniz (após fazer o tratamento com lixas na madeira), mas a periodicidade desse procedimento é relativamente baixa (desde que as recomendações sejam seguidas).
Em hipótese alguma é recomendado lavar o piso com água e sabão ou com qualquer outro produto. Isso deixará a madeira úmida e muito susceptível a embolorar, apodrecer e espanar.
Alguns cuidados devem ser tomados quando for realizada a limpeza do assoalho3
A instalação é um passo muito importante!
Mesmo que seja escolhida a madeira mais nobre e de uma madeireira de qualidade, nada irá adiantar se a instalação do assoalho não for feita de forma correta.
Apesar de ser uma operação relativamente simples, as placas devem ser colocadas com muito cuidado, caso contrário todo o resultado pode ficar comprometido.
Além de desníveis no piso, quando as placas não são bem fixadas podem começar a soltar em pouco tempo. Dessa forma, é fundamental contar por bons profissionais para tal serviço.
Assoalho de Madeira requer uma boa instalação para garantir a sua durabilidade!
Como garantir que a Madeira é de Qualidade?
Para garantir que a madeira do piso seja de qualidade, é preciso se atentar a duas questões: certificação da madeira e operações de tratamento.
A primeira questão deve ser avaliada pelo comprometimento ambiental. Muita madeira hoje em dia é extraída fora da lei, então é importante adquirir o material que tenha as devidas certificações.
Sobre os procedimentos feitos na madeira, todos eles devem ser realizados com alto padrão de qualidade.
Secar e lixar a peça de forma adequada, por exemplo, são operações extremamente importantes que afetam o resultado final.
Além disso, o tratamento com substância adequadas (como SELADOR e VERNIZ) é fundamental para garantir a durabilidade e questões estéticas do piso.