Como escolher a Janela Ideal para o Quarto?

Home Janelas Como escolher a Janela Ideal para o Quarto?

A janela para quarto é muito mais do que uma entrada e saída de ar e luz, faz parte da decoração e a escolha deve ser feita com cautela para que o resultado final atenda todas as expectativas.

Além dos modelos – visto por uma questão estética – cada janela tem as suas particularidades, encaixando-se mais em determinados ambientes e, também, varia de acordo com o gosto de cada pessoa.

As janelas de quarto, por exemplo, devem levar muito em consideração a questão da luminosidade, pois o quarto deve ser bem claro durante o dia, porém o mais escuro possível durante a noite.

Janela para quarto: Janela de abrir

Com toda a certeza essa é a janela para quarto mais comum e comumente aparece em todos os dormitórios. Ela é pode ser composta por quatro ou duas folhas, dependendo do seu desenho.

Quando é composta por quatro, duas delas ficam fixadas e as outras duas – ligadas as primeiras – se abrem. Já aquela com apenas duas folhas são pregadas diretamente nas dobradiças.

Há também a opção de quatro folhas, onde duas são de madeira e as outras duas de vidro, sendo possível regular melhor o índice de luminosidade que entra no quarto.

Ela costuma ter medidas padrões, pois dimensioná-la em grandes ou pequenos tamanhos pode ser antiestético.


Exemplo de janela vidro e veneziana de abrir

Janela de correr

A janela de correr é uma opção muito interessante de janela para quarto. O mecanismo dela é muito simples, movimentando-se apenas na horizontal, podendo ter uma ou duas folhas móveis.

Aqui, ela pode aparecer de formas variadas, com duas folhas de madeira ou uma de vidro. Esta última opção permite que entre maior luminosidade no quarto (o que pode ser um ponto positivo ou negativo).

Para escurecer totalmente o ambiente, é recomendado combinar com uma cortina blackout, por exemplo.

Ela também é interessante porque economiza espaço, já que a janela abre e fecha somente com o movimento horizontal.

Janela Vidro Panorâmico de Correr
Exemplo de janela de correr com vidro Panorâmico

Janela veneziana

Assim como a janela de abrir, a janela no estilo veneziana se abre e fecha na horizontal.

A diferença é que ela possui mais folhas e o encontro delas fica no centro da janela.

Janela de Madeira com Veneziana
Janela de Madeira Vidro e Veneziana

Pode ser desenvolvida apenas com folhas de madeira ou uma janela de vidro por cima. Para quartos, essa última opção é interessante para controlar a entrada de luminosidade.

Essa janela dispensa o uso de cortinas e também é muito econômica em questões de espaço. Pode ter uma largura maior, mas sua altura pode se tornar um pouco limitada.

Janela com Veneziana
Exemplo de Janela com Veneziana

Janela Sanfonada

Esta janela para quarto é muito semelhante à veneziana em questão de luminosidade, entretanto, ela não se abre horizontalmente. Assim como as janelas convencionais, ela se abre para fora.

Aparece em sua maioria com folhas de madeira e folhas de vidro. São ótimas opções para os quatros e, também, nos mais diversos cômodos de uma casa, não sendo muito recomendado apenas para o banheiro.

Costumam ter pouquíssimos problemas com manutenção ao decorrer do tempo, pois são fixadas em dobradiças e não apresentam o problema de emperramento (o que pode vir a acontecer em janelas que se abrem horizontalmente).
Janela Modelo Pantográfica
Exemplo de janela modelo camarão para Quarto

Janela para quarto: janela guilhotina

Talvez o nome do modelo não seja muito agradável, mas é adequado devido o seu sistema de abertura. Ao contrário de todas as outras janelas, a janela guilhotina se abre na vertical.

Há, no mínimo, duas folhas, onde uma é fixada na metade de cima da janela e a outra, móvel, fica na parte de baixo. Para quartos, normalmente há uma folha de vidro para controlar a luminosidade.

A parte de baixo, quando erguida, fica presa às travas. É um modelo interessante e assim como o de correr não ocupa o menor espaço, entretanto, seu uso deve ser um pouco mais cauteloso.

Não é indicado para quartos de crianças, visto que é necessário um pouco de força para levantá-la (principalmente quando feita em madeira, que é um material mais pesado).
Janela Guilhotina
Exemplo de Janela Guilhotina

Janela pivotante

A janela pivotante não é um dos modelos mais requisitados quando o assunto é janela para quarto, pois ela trabalha muito com a luminosidade (sendo ótima para o dia, mas nem tanto para a noite).

Entretanto, ela traz um “que” de modernidade único. Pessoas que gostam de acordar cedo e não se incomodam com a luz invadindo o quarto podem optar por essa janela.

Elas têm um mecanismo muito simples: seu eixo fica no meio e a janela gira e torno dele. É muito comum esse mecanismo aparecer nas portas de entrada das casas, por exemplo.

Costumam ter mais altura do que largura, dando ao quarto uma impressão de que é mais alto também.

Janela Pivotante Quarto
A Janela com Abertura Pivotante também pode ser utilizada no Quarto.

Janela bay window

A janela bay window tem a mesma perspectiva da janela pivontante, não sendo muito utilizada em quartos, mas, sim, nas janelas para sala. Ela costuma aparecer inteiramente de vidro, composta por três faces.

Mas ao contrário de qualquer outra janela, ela é colocada além da parede, para o lado de fora. Ou seja, há um espaço, que pode servir até mesmo para sentar e observar o que há de fora (ótimo para quartos que têm uma bela vista).

Apesar da claridade, essa janela aceita cortinas, sendo uma ótima opção para evitar acordar com os raios de sol.

Janela Bay Window
Exemplo de Janela Bay Window

Como escolher a melhor janela para quarto

Como já foi possível notar, a escolha da janela para quarto depende do gosto da própria pessoa, do estilo arquitetônico da casa e questões espaciais. Após levar tudo isso em consideração, é fundamental escolher uma janela de qualidade.

A janela, apesar de apresentar mecanismos simples, é muito susceptível à emperrar, coisa que é evitada quando feita com madeira de qualidade. O tratamento prévio é fundamental para que o material mantenha suas características.

Como as janelas sempre tem contato com o exterior, tratamento com selante, verniz e/ou tinta devem ser realizados para garantir a durabilidade e conservação do material.

Para encontrar os melhores modelos de janela para quarto, feitos com minuciosos padrões de qualidade, a seção de Produtos da Carpintaria Rezende apresenta várias opções, em diversos materiais e cores

Artigos Relacionados

 
×