O piso de madeira é um fator importante para a valorização de qualquer imóvel, trazendo um ambiente muito mais aconchegante, mais familiar. Mais do que aconchego o piso de madeira enobrece o ambiente.
Veja, aqui os tipos de piso de madeira que você pode colocar em sua residência para que ela se torne mais acolhedora:
1. Piso de madeira maciça
O piso de madeira maciça é o assoalho, também chamado de tábua corrida, embora esse nome seja menos conhecido.
As tábuas de piso de madeira maciça são instaladas com parafusos ou pregos fixados no contrapiso, sendo depois lixados e sintecados para ter melhor aparência.
O piso de madeira maciça tem a grande vantagem de poder ser restaurado e lixado quando se tornar necessário, podendo ter grande durabilidade, embora seja necessário manter alguns cuidados, principalmente com relação a arranhões.
Trata-se de um material mais caro, mas enobrecedor para o ambiente.
Assoalho de madeira maciça Ipê
2. Piso de madeira pronto
O piso de madeira pronto é o mesmo tipo do piso de assoalho, tendo a diferença principal de vir pronto para sua instalação, sem necessidade do acabamento, já que está lixado e em vernizado.
Basta pregar as tábuas no chão, deixando pronto para suo, tendo uma instalação fácil e rápida e apresentando a mesma aparência de um piso de assoalho.
Sendo mais prático e mais rápido, o piso de madeira pronto tem um custo mais alto do que o assoalho, com uma pequena desvantagem: como o acabamento não é feito no local, o nivelamento não fica tão perfeito quanto o piso de madeira maciça.
Piso pronto de madeira
3. Piso de madeira estruturado
No piso de madeira estruturado, as réguas do piso são fabricadas com fibra de madeira, tornando o piso mais flexível e com menos riscos de empenamento ou de rachaduras do que no piso de madeira maciça. Sua instalação também é bem mais prática, já que tem uma capa de poucos milímetros de madeira.
Dependendo do tipo de madeira escolhida, o piso de madeira estruturado pode variar de preço, embora seja geralmente mais caro do que o assoalho comum.
No entanto, apresenta a desvantagem de ser um piso mais fino, não podendo ser restaurado muitas vezes, exigindo que se tenha mais cuidado com sua manutenção.
4. Piso laminado de madeira
O piso laminado é, atualmente, o mais utilizado em residências que preferem a madeira no chão.
Uma diferença primordial nesse tipo de piso, é que o preço pode ser bem menor do que o piso de madeira maciça, podendo custar apenas um terço daquele.
O piso laminado é fabricado em HDF, ou seja, um MDF mais forte e concentrado, mas apresenta a mesma aparência de madeira maciça, imitando com precisão através da impressão gráfica nas lâminas que, depois, recebem uma camada impermeável.
A grande vantagem no piso laminado de madeira é o seu preço de instalação, muito mais barato do que o assoalho ou o piso estruturado, além da praticidade na instalação.
Ele pode ser aplicado sobre um chão de cerâmica, no caso de uma reforma na casa, ou ainda em porcelanato.
Da mesma maneira, também pode ser instalado na construção de uma nova residência, sobre piso de concreto, sem maiores complicações ou quebradeiras.
Durante seu uso, o piso laminado mostra-se mais resistente contra riscos e arranhões do que os pisos de madeira maciça, embora sejam necessários cuidados com a manutenção, uma vez que ele não pode ser restaurado ou lixado.
Assim, depois que estiver desgastado, a única forma de restaurar o piso é trocá-lo.
A vida útil do piso laminado é bem menor do que a madeira maciça, mas, mesmo com essa desvantagem, é um piso aconchegante e acolhedor para residências.
Piso Laminado
5. Piso de madeira vinílico
O piso de madeira vinílico, na verdade, não é um piso de madeira, e sim de réguas feitas de PVC que imitam a madeira.
Embora não tenha a mesma origem que a madeira, ainda assim é um piso de alta qualidade, imitando a madeira com perfeição, nos mínimos detalhes, apresentando também muita resistência contra a umidade.
Se esta for a opção para o piso da residência, no entanto, é preciso saber escolher, já que os pisos de madeira vinílicos de régua imitam melhor a madeira do que os pisos em formato de manta, que mostram claramente serem fabricados em plástico.
A maior vantagem desse tipo de piso é que é impermeável, apresentando durabilidade e preços mais vantajosos do que os pisos de madeira tradicional, mas possui a desvantagem de não poder ser restaurado.
Quando estiver apresentando desgaste, a única solução é substituí-lo.
Piso Vinílico