Tinta Para Madeira

Home Verniz Tinta Para Madeira

Conhecer os tipos de tinta para madeira é fundamental para que você saiba qual é a diferença de cada um deles e como isso irá interferir no seu produto final. Esses pequenos detalhes fazem mais a diferença do que imagina!

Além disso, entender como escolher uma madeira e como fazer a manutenção das peças também é de suma importância, pois você preserva a estética dos móveis e ainda economiza com as manutenções mais espaçadas.

Quer saber como escolher a tinta para pintar os móveis ou vigas da sua casa? Conheça um pouquinho sobre o assunto agora e já comece a planejar os materiais que você irá precisar.

Tinta para Madeira

Tipos de tinta para madeira

De modo geral existem 4 tipos de tinta para madeira. Como já dito anteriormente, o resultado de cada uma delas é distinto, pois os acabamentos e funções são um pouco diferentes.

  • Tinta látex

Essa tinta é à base de água e um uso super comum é em peças de artesanatos. Também é indicada para os móveis que não ficam expostos ao intemperismo (sol, chuva, umidade e afins).

Ela traz um acabamento muito bonito, mas como você pode imaginar ela não é resistente ao sol, então tome cuidado.

  • Tinta acrílica

Quando estamos falando de melhor fixação, com certeza é a tinta acrílica. Além desse ótimo benefício, ela também é impermeável (ou seja, pode molhar sem estragar a madeira).

Sendo assim, é uma das opções de tinta para você que está pensando em pintar móveis ou vigas que ficarão na área externa.

  • Tinta esmalte sintético

Esta tinta para madeira tem fácil aplicação, podendo ser usados pincéis, rolos, pistolas ou trinchas. Também é impermeável e uma boa escolha para áreas internas ou externas.

O esmalte sintético pode ser encontrado em versões acetinadas, brilhantes e até mesmo foscas.

  • Tinta laca nitrocelulose

A maior característica dessa tinta é a fixação fácil e secagem rápida. Sua pintura pode ser feita com pistolas ou compressores e encontra-se nas opções de fosca ou brilhante no mercado.

Então, basicamente, antes de escolher a sua tinta para madeira avalie onde a peça irá ficar e ao que ela estará sujeita (umidade, sol, chuva). Além disso, também é preciso escolher pelo efeito estético.

Como pintar madeira

E que tal um pouquinho de parte prática?

Depois de escolher a tinta para madeira você mesmo pode tentar pintar. É claro que muitos escolhem contratar um profissional, mas não é nada impossível fazer por si mesmo.

Lixamento da Madeira

Acompanhe agora um passo a passo para você mesmo fazer a renovação das suas peças de madeira:

  • Materiais
  • Tinta
  • Rolo de pintura
  • Primer para a base
  • Lixa para madeira nº 100 e 180
  • Pano para limpeza
  • Massa para reparos em madeira
  • Pincel com cerdas macias
  • Jornal
  • Verniz
  • Máscara, luvas e equipamento de proteção
  • Passo a passo

O primeiro passo para passar a tinta para madeira é lixar a superfície. Comece com a lixa mais grossa e, depois, faça o acabamento com a lixa mais fina.

A massa para madeira é ideal para quando há buracos ou fissuras, de modo que a superfície fique nivelada. Depois de estar seca, passe um pano úmido para limpar tudo e espere secar.

Depois, passe o primer para proteger a camada de tinta que está por vir (isso ajuda na fixação e durabilidade). Estando seco, passe a segunda demão e, então, lixe um pouco para tirar o excesso.

Estando tudo seco, passe a tinta para madeira com o pincel (sempre no mesmo sentido). Espere secar e passe outra demão. Nas áreas maiores você pode usar o rolo para facilitar. Depois, para finalizar, aplique o verniz.

Pintando a Madeira

Pintar com pulverizador

Uma opção que você tem é pintar com o pulverizador, pois é bem mais rápido e prático. Entretanto, é preciso se atentar, pois também é necessário um pouco de prática.

O equipamento também altera o resultado, então é importante que ele seja de boa qualidade para que a peça efetivamente fique como o esperado.

E, claro, o pulverizador é melhor para peças maiores. Pequenas peças podem ser pintadas com pincéis, por exemplo.

A qualidade da madeira interfere?

Saber da qualidade da madeira também é muito importante. Na hora de passar a tinta para madeira isso pode interferir na fixação e, consequentemente, no resultado final.

Entretanto, o maior motivo de uma madeira de qualidade fica na questão da durabilidade e resistência (mecânica e, também, ao intemperismo).

Uma madeira de má qualidade pode deformar, dar muito cupim e com toda a certeza vai exigir mais manutenção. Sendo assim, é muito melhor pagar um valor um pouco mais alto pelo material de qualidade.

A durabilidade vai compensar o investimento e a questão da estética também irá atender às suas expectativas.

E o que envolve a qualidade de uma madeira? Bem, na verdade há vários pontos que fazem a madeira ser de qualidade ou não.

Obviamente, a espécie da árvore é determinante, mas todos os procedimentos envolvendo o tratamento da madeira interferem.

Como ela foi extraída, modo de secagem, como ela foi lixada e coisas do gênero são determinantes para assegurar que você está comprando uma peça de qualidade.

Pintando a Madeira com Verniz

Quais são os cuidados após pintar?

E, no final, quais seriam os cuidados com a tinta para madeira? É importante que a madeira esteja bem tratada antes de passar as mãos e, claro, você deve ficar atento ao tipo de tinta.

Se ela não for própria para ambientes externos, por exemplo, deixe os móveis dentro de casa, pois rapidamente a tintura pode estragar se você não seguir esses passos.

Na hora de limpar, um pano levemente umedecido somente com água já é o suficiente para bons resultados. Depois você ainda pode passar um pano seco para garantir que não fique muita umidade.

Enfim, há muitas possibilidades quando falamos de tinta para madeira. É preciso que você escolha um bom material (madeira e tinta) e siga as recomendações para que a cobertura dure o máximo possível.

Artigos Relacionados

 
×