Bancada De Madeira

Home Decoração Bancada De Madeira

A Bancada De Madeira é um móvel atemporal e nunca sai de moda, mas, atualmente, elas estão ainda mais como tendência por conta da pegada mais rústica que está em alta.

Com toda a certeza é um tipo de móvel que agrega em casa e vai muito além das questões funcionais. Um cômodo simples fica super charmoso se há uma bela bancada feita em madeira.

E se você ainda está na dúvida se é a melhor opção, aqui nós iremos te dar várias dicas de como colocar esse móvel em diferentes cômodos.

Além disso, outras recomendações que não podem faltar se você tem móveis de madeira.

Bancada de Madeira Moderna

Quais as madeiras para a bancada de madeira

Bem, antes de qualquer coisa é importante que você avalie sobre os tipos de bancada de madeira quanto ao material.

De modo geral, esse móvel deve ser feito com uma madeira bem resistente (em questão de mecânica e, também, ao intemperismo). Isso porque normalmente ela fica em cozinhas e outros lugares que podem molhar.

É muito comum lavar o chão da cozinha, por exemplo, e se a bancada não for de um material que não estrague, isso pode prejudicar a base. A maioria das bancadas é feita de madeira tipo ipê, peroba, massaranduba e jatobá.

Mas, claro, há outras variações que também se encaixam para esse propósito. Se o seu objetivo é colocar em áreas externas, certifique-se de que a madeira realmente aguente sol, umidade e água.

A bancada de madeira também deve estar devidamente tratada. Mesmo que ela fique no interior da casa é importante que os devidos produtos impermeabilizadores sejam passados.

Onde a bancada de madeira vai bem?

Agora, onde será que a bancada de madeira combina? Bem, como há vários tipos de bancada você praticamente pode colocá-la em qualquer cômodo da casa! Veja as principais ideias:

  • Banheiro

Uma grande tendência dos banheiros (principalmente lavabos) é colocar uma bancada simples com aquele modelo de cuba que fica acima da superfície.

É super moderno e bem clean. Combine com uma torneira alta e bem elegante. Você irá gastar pouco e terá um banheiro super elegante.

  • Cozinha

As bancadas na cozinha podem ser de diversas formas, inclusive para separar a sala (a chamada cozinha americana).

Outra possibilidade é fazer uma bancada de madeira como uma ilha. É uma forma de aumentar as possibilidades de pessoas cozinharem juntas.

É importante que a madeira esteja muito bem tratada no caso da cozinha, pois é comum cair líquidos (até mesmo quentes) e a rotina de limpeza é maior.

A manutenção acaba sendo maior nesses casos também.

Bancada de Madeira para Cozinha

  • Sala

As bancadas podem ficar na sala de forma mais discreta (pequenas, para colocar algumas decorações) ou até mesmo para colocar a TV e afins.

  • Quarto

Já nos quartos elas podem ser como uma mesa de estudos. Está muito em alta um ambiente mais clean, então as mesas de trabalhos mais comuns são bancadas feitas com pés de metal. Traz uma pegada industrial bem bacana.

Também podem servir como penteadeiras. Não deixam o ambiente pesado e são super úteis.

  • Área externa

E, claro, a bancada de madeira combina muito bem com as áreas externas. Nesses casos elas costumam ser mais rústicas e de madeiras mais grossas. São ótimas para combinar com o “cantinho do churrasco”.

Com toda a certeza esse móvel faz a diferença em casa. Quando não há gavetas e semelhantes, o valor acaba saindo mais em conta do que muitos imaginam, pois, não exige muita trabalhabilidade.

Vantagens de bancadas de Madeira

As vantagens de uma bancada de madeira são claras: elegância, sofisticação e durabilidade. Mas, claro, para isso é preciso se assegurar de que a madeira escolhida seja realmente de qualidade.

E como saber isso? Claro que cada tipo de aplicação possui as espécies mais indicadas, mas ainda há outras questões que você deve avaliar para ter certeza de que está fazendo um bom negócio.

A qualidade de uma madeira não se dá somente pela espécie de árvore escolhida, mas por todo o trabalho que tiveram com a peça desde a sua extração.

Para começar, é de suma importância que a extração seja feita de maneira legal. Por isso, sempre exija da sua madeireira os devidos certificados, caso contrário você estará corroborando com o desmatamento ilegal.

Além disso, a secagem das peças deve ser feita de forma adequada. Cada tipo de madeira tem as suas particularidades e a umidade das toras deve ser retirada no ponto ideal.

Tipos de Bancada de Madeira

O corte e lixamento da madeira também devem ser muito cuidadosos, de forma que a peça fique homogênea e lisa. A trabalhabilidade é outro ponto importante, mesmo que o seu objetivo seja encontrar uma madeira mais rústica.

Depois, o tratamento é um passo fundamental! A bancada de madeira pode ser resistente por natureza, mas se não passar os devidos selantes e vernizes a durabilidade/resistência irão decair muitos.

Por tudo isso, é muito importante que você faça bem a sua escolha antes de comprar um móvel ou viga de madeira. Sempre busque por negócios que tenham credibilidade no mercado.

Como preservar mais as bancada de madeira

Voltando um pouco para a bancada de madeira, é preciso que você mesmo tome os seus cuidados para que a peça dure o máximo possível.

Sempre evite molhar e na hora de limpar opte por um pano úmido sem nenhum produto (água é suficiente).

Se houver a necessidade de estar muito úmido para limpar a superfície, não se esqueça de passar um pano seco depois.

Conservação de uma Bancada de Madeira

De tempos em tempos é necessário fazer uma “reforma” na superfície, sendo preciso lixar e passar os devidos produtos (selante, primer, tinta, verniz…). Isso aumenta a durabilidade e mantém o móvel com cara de novo.

Quanto menos exposta à peça ficar, maior será o intervalo para essa manutenção.

Enfim, há muito sobre o que você pensar sobre as bancadas de madeira. Escolha o cômodo, o estilo e, claro, sempre adquira um material de qualidade para evitar futuras dores de cabeça.

Artigos Relacionados

 
×