Para muitos, um dos melhores momentos em casa é estar no sofá assistindo sua série de televisão favorita com seus entes queridos. Por isso, na hora de escolher o sofá de madeira é preciso cuidado.
O calor trazido por esta acolhedora peça central da sala de estar e o vínculo que você constrói permanecerão sempre inigualáveis. Seja mobiliando um novo apartamento ou substituindo seu sofá antigo, é vital escolher o sofá certo que resistirá ao teste do tempo.
O sofá de madeira é sofisticado e transmite um ar aconchegante. Este artigo mostrará os diferentes tipos de conjuntos de sofás de madeira disponíveis no mercado e também como escolher um para sua casa.
Modelos de sofá de madeira disponíveis no mercado
A escolha do sofá de madeira ideal depende muito do gosto pessoal e da escolha de decoração. Mas existem alguns estilos clássicos que são consagrados no mercado:
Sofá convencional
O sofá de madeira convencional é aquele que é mais comum, tradicional em boa parte das casas dos brasileiros. Ele possui assento e encosto fixo mas a altura, profundidade e demais características podem variar
Pode ser encontrado em dois, três, cinco lugares e embora seja mais em incomum, também há versões maiores. Em alguns casos podem ser comprados em conjuntos com versão de dois e uma de três lugares, por exemplo.
Isso antes era algo bastante comum, mas hoje não é mais uma regra e com a redução no tamanho de casas e apartamentos, o mais corriqueiro é que eles sejam vendidos separadamente.
Sofá modular
O sofá de madeira de base modular é sem dúvida uma das opções mais versáteis no mercado.
As peças que compõem os assentos são soltas, como “blocos” que são encaixados e permitem a passagem em portas e lugares estreitos, além de serem mais fáceis de adaptar a depender do tamanho do ambiente.
Sofá com chaise
O nome é diferente, mas com certeza esse é um modelo que você já deve ter se esbarrado por aí. Ele possui um dos assentos mais alongados, mas nesse caso ele é fixo e por isso pede ambientes com mais espaço disponível.
É perfeito para uma acomodação mais confortável, sem perder o estilo clássico e atemporal. O assento mais alongado permite conforto para leitura, ver TV, ou simplesmente tirar um cochilo.
Sofá de canto
O sofá de canto exala sofisticação, mas definitivamente não é recomendado para qualquer ambiente. Estes sofás possuem formato em L e são muito confortáveis e espaçosos.
Ideal para salas e locais maiores, este sofá de madeira ajuda a preencher os espaços e normalmente pode acomodar de cinco a dez pessoas tranquilamente, mas é preciso cuidado redobrado com o tamanho.
Além disso, se você mora de aluguel ou está sempre de mudança, pense bem antes de optar por um desses, como o sofá é um investimento que pode durar décadas, vale ter cautela.
Sofá retrátil
O sofá de madeira retrátil é um coringa e perfeito para ambientes que querem conforto sem perder nenhum espaço extra, o que o torna ideal para apartamentos e ambientes mais compactos..
Neste modelo os assentos são retráteis e podem ser “puxados” para ganharem algum comprimento a mais. Assim, você pode manter eles retraídos durante o dia e apenas expandir quando for utilizá-lo de fato.
Sofá retrô
O sofá de madeira retrô é um modelo atemporal, clássico e impossível de não se apaixonar. Ele traz características marcantes de décadas anteriores e comumente possuem os tradicionais pés no estilo palito.
A madeira aqui ganha ainda mais destaque e cai muito bem para a confecção deste tipo de móvel de forma geral, podendo ser entalhada com detalhes intrincados e robustos.
Sofá cama
Este é um modelo que dispensa maiores explicações, não é mesmo? O sofá cama é uma opção para quem gosta de receber visitas mas não possui um quarto de hóspedes ou simplesmente precisa de um local adicional para as visitas.
Estes sofás são dobráveis e podem passar despercebidos, como uma peça tradicional até serem abertos e revelarem seu tamanho completo.
Como escolher o sofá de madeira mais adequado
O sofá de madeira agrega beleza, versatilidade e integridade estrutural. Você sempre encontrará uma unidade adequada que funcionará como uma peça central Mas além do design existem outros critérios importantes a serem considerados ao adquirir um novo sofá. Podemos destacar:
Tamanho do seu espaço
Uma regra de ouro que você deve sempre ter em mente é medir seu espaço. O tamanho do seu sofá deve complementar as medidas do seu ambiente e suas necessidades.
Também é importante manter uma margem entre os móveis para ter espaço suficiente para caminhar pela sala de estar.
Escolha o tipo de madeira
Uma das coisas mais importantes a observar ao comprar um sofá de madeira é o tipo de madeira utilizado na confecção
Embora a madeira seja conhecida por suas características robustas, nem todas as variedades são iguais, especialmente em termos de aparência. Alguns tipos de madeira são mais duráveis do que outros, possuem texturas diferentes e a cor pode ter tons claros mais escuros.
Os tipos de madeira mais populares usados para criar sofás são teca, carvalho, bordo, seringueira, nogueira, mogno e acácia.
Madeira Teca
Este tipo de madeira é apreciado por muitos compradores de móveis e utilizada na confecção de sofá de madeira devido à sua durabilidade e resistência às intempéries.
A teca tem a capacidade de reter as propriedades do óleo que protegem a madeira do desgaste.
Carvalho
Uma das madeiras duras mais populares usadas para criar móveis, o carvalho vem em diferentes tons, do marrom claro, avermelhado ao branco e cinza. Como a teca, esta madeira também é conhecida por sua durabilidade sem precedentes.
Bordo
Se você deseja um acabamento liso e limpo para o seu sofá de madeira, o bordo é uma ótima escolha para você. Esta madeira é conhecida por sua sensação pesada e qualidade durável. Ele também traz uma sensação de calor para qualquer espaço com sua beleza natural.
Seringueira
Procurando um tipo de madeira de baixo custo e eficiente para seus móveis? A madeira de borracha é um material bastante versátil que muitos fabricantes de móveis usam para criar móveis leves, confiáveis e mais acessíveis do que variedades anteriores.
Mogno
Outra variedade de madeira escura é o mogno. Esta madeira escura aproxima-se do vermelho e do castanho médio. Enquanto outros tipos de madeira apresentam um visual clean, o mogno apresenta textura natural e detalhes ornamentados, dando um ar rústico e industrial à sua sala de estar.
Material dos assentos
A vida útil média dos sofás é de 7 a 15 anos, dependendo da qualidade do mobiliário e do estilo de vida e uso, mas uma das vantagens de optar pelo sofá de madeira é a possibilidade de alterar o estofado sempre que quiser mudar a decoração. Algumas opções de materiais de estofado são:
Couro
As opções em couro verdadeiro ou mesmo couro ecológico conferem um ar mais sóbrio ao móvel é ideal para aqueles que gostam de uma decoração com mais sofisticação.
Embora o couro ofereça o benefício de ser uma material fácil de limpar, o que protege o sofá em caso de derramamento de líquido e acidentes similares, ele também exige cuidados especiais.
Entre estes cuidados inclui-se a limpeza periódica e a hidratação do material para que não fique ressecado e perca suas características originais.
Veludo
O veludo é outro material que também combina bastante com sofá de madeira, especialmente em locais mais frios. O material brilhante a depender da cor pode chamar bastante atenção no ambiente e ser um ótimo artifício para aplicar na decoração.
Linho
O linho é um material confeccionado totalmente em algodão, o que lhe confere a característica de ser respirável, resistente e muito sofisticado. Mas também possui suas desvantagens, como ser mais fácil de amassar ou de aparecerem marcas do tempo no tecido.
Suede
O suede é um dos tecidos mais utilizados atualmente para almofadas, estofados e sofás. Pode conferir um ar mais moderno ao sofá de madeira, mesmo que o design do corpo seja mais clássico, formando uma mistura muito interessante.
Possui um brilho similar ao do veludo, mas menos intenso. É um tecido sintético, muito confortável e gostoso ao toque e que é resistente ao amassado, além de ter ótimo custo benefício.
Cor
Outro ponto importante ao escolher o sofá de madeira é a cor do estofado, esse simples detalhe pode mudar totalmente a identidade do móvel e fazer com que ele combine ou não com o ambiente.
A cor depende muito do gosto pessoal mas de modo geral pode-se dizer que cores básicas como branco, cinza, bege, marrom ou azul marinho são tradicionais e combinam com quase todos os estilos de decoração.
Já as cores mais vibrantes como vermelho, rosa, roxo, lilás podem ficar lindas desde que sejam combinadas com outros elementos do ambiente, especialmente se o sofá for o ponto focal da decoração.
Preço
O preço é um fator normalmente decisivo para muitos consumidores e o sofá de madeira realmente pode exigir um investimento relativamente alto, mas é importante ter cuidado para que ele não seja o único item a pesar na escolha.
Muitos fatores podem elevar ou diminuir o preço, como o tipo de madeira, revestimento, design e qualidade na confecção. Por isso, o preço é importante, mas também é preciso avaliar a qualidade geral da peça.
Pode ser mais benéfico investir um pouco mais em um móvel de qualidade superior a optar por um sofá de madeira de qualidade inferior e que vai exigir manutenção, troca ou reparos muito em breve.
Escolha seu sofá de madeira com cuidado!
É possível encontrar opções de sofá de madeira em uma ampla gama de tamanhos, cores e padrões. Você pode escolher um conjunto de sofás que se camuflique com a decoração da sua casa ou que seja ele mesmo o centro da sua decoração.
Pense sempre nas características do móvel e como ele ficaria em seu ambiente antes de efetivar a compra. Ele combina com o estilo dos outros móveis? A cor está alinhada com a paleta do ambiente?
Independentemente do estilo que você escolher, ou da linha de decoração que decidir seguir, é certo que existe um sofá de madeira perfeito para você e para a sua família!