Porta De Madeira Com Batente

Home Portas Porta De Madeira Com Batente

A porta de madeira com batente é algo que vemos em quase todas as construções, mas você já parou para pensar na importância deste acessório ou até mesmo deu atenção para ele na hora de comprar a porta?

Quando se resolve fazer uma casa tudo deve estar devidamente alinhado e caprichado, afinal, provavelmente será o ambiente onde você vai morar por anos e anos.

Cada detalhe conta, então você também deve anotar todas as informações pertinentes quando o assunto é porta e batente. Uma escolha pode fazer muita diferença em sua casa ou apartamento, então seja sábio na hora de comprar.

O que é uma porta de madeira com batente?

A porta de madeira com batente contém aquela estrutura que fica no buraco da parede, onde tem o buraco de tranca e encosta a porta.

A estrutura é bem simples no que diz respeito ao design, sendo constituída por 3 ou mais tábuas.

Serão apenas três tábuas se o batente não cobrir um pouco para fora da região da porta (o que é extremamente comum e presente na maioria das casas).

Ele é feito do mesmo material que a porta, de modo a ficar com o mesmo aspecto. É algo muito comum nas construções, mas você deve olhar para os detalhes se deseja um cômodo perfeito.

A porta de madeira com batente não é exclusividade, podendo a porta ser de metal e ainda assim levar o batente.

É muito comum, inclusive, que algumas portas de vidro levem batentes de madeira para complementar a estética.

E se a porta não tiver batente? Bem, nesses casos ela fica direto no concreto da parede. Algumas casas são feitas desta maneira, mas mais por uma falta de orçamento do que por algum conceito estético.

Porta de Madeira com Batente

Porque é interessante comprar a porta já com o Batente?

Mas, no final das contas, por que a porta de madeira com batente é realmente mais interessante do que os modelos mais clean?

Na verdade, o batente não deixa o visual mais pesado e nem menos clean, muito pelo contrário. Ele faz uma perfeita transição entre a porta e as paredes, independente das cores que elas estejam.

Mas não é somente este o benefício que uma porta de madeira com batente pode proporcionar, veja em detalhes:

Melhora o preço uma vez que você compra um KIT

Quando você adquire o kit de Porta + Batente acabará adquirindo algo de melhor custo x benefício.

Então, no final das contas, investir em um batente além da porta não será algo extremamente considerável no orçamento final da casa. Considere, sim, ter esse gasto a menos.

Menos etapas na obra

Apesar de parecer que dá mais trabalho instalar o batente, na verdade promove maior praticidade na obra, principalmente se é um local cheio de portar.

Estética

Uma porta de madeira com batente, como já falamos ao decorrer deste artigo, é muito mais bonita esteticamente do que quando não há essa estrutura. Então, se você deseja uma casa bonita e harmoniosa, não se esqueça de apostar no batente.

Sustentação

É claro que não são os batentes que irão sustentar toda a estrutura da casa, mas com certeza a madeira dá um suporte a mais.

Quando o batente é bem instalado, as chances de rachaduras acima da porta diminuem. Sendo assim, é até uma forma de preservar ainda mais a sua casa.

Acústica

Optando pela madeira adequada é possível construir um sistema que evite a entrada e saída de som.

Porta com Batente

Tipos de Porta de Madeira com Batente

Não são todas as madeiras que podem ser utilizadas para fazer batente, sendo imprescindível escolher uma espécie que cumpra com a função. Dentre as opções do mercado, as mais comuns são:

Batente Angelim

A madeira de Angelim apresenta boa durabilidade e alta resistência, dois parâmetros fundamentais para móveis e estruturas de madeira.

Além disso, possui bom acabamento e seu custo x benefício é bem interessante.

Em relação às suas características físicas, traz um tom castanho-amarelado e avermelhado. Combina bastante com locais internos.

Batente Peroba

A madeira Peroba apresenta boa vida útil e tem boa resistência a fungos e cupins.

Com o devido tratamento ela apresenta bons resultados, além de uma estética muito agradável para diversos ambientes.

Batente Tamarindo

Outra opção é o batente Tamarindo, o qual também apresenta particularidades muito interessantes para ser usado de batente.

Porta Interna com Batente Branco

Onde comprar uma porta de madeira com batente?

Agora, depois de tudo o que foi dito, onde comprar uma porta de madeira com batente?

Bem, há diversas possibilidades no mercado, como:

Madeireira

No caso das madeireiras, normalmente esses locais vendem para as lojas de material de construção.

Em muitos casos elas oferecem um valor bem em conta, pois você estará comprando diretamente com o fabricante.

Loja de Materiais de Construção

As lojas de materiais de construção, principalmente as maiores, também trabalham com a venda de porta de madeira com batente.

A depender da loja pode ficar um pouco mais caro.

Carpintaria e Marcenaria

As marcenarias e as carpintarias costumam ser os locais com maior diversidade de produtos e que atende a todos os públicos.

As portas possuem um tamanho padrão, mas não necessariamente ele será o desejado por você.

Esses locais podem fazer portas, batentes, janelas e outras estruturas com medidas personalizadas.

Porta Interna com Batente Branco

Pode pintar a Porta e o Batente de Branco?

Muito provavelmente você já viu algum batente branco em algum cômodo (ou pode já haver até mesmo em sua casa), mas será que isso é recomendado?

Bem, na verdade, não há problema algum em pintar a porta de madeira com batente – seja de branco ou de qualquer outra cor.

É mais uma questão de estética. Entretanto, a depender do visual da casa, a madeira em sua forma natural sempre acaba sendo mais atraente, pois promove elegância, sofisticação e, claro, é um material atemporal.

Mas, obviamente, é você quem irá escolher a forma de instalar a sua porta. Entretanto, se você deseja que o modelo seja pintado, há algumas dicas a respeito.

Primeiramente, é melhor pintar as portas e batentes antes da instalação. Isso porque ficará muito complicado e difícil pintar com a porta já instalada, onde provavelmente a qualidade da pintura irá cair.

Outro ponto importante é a respeito da tinta. Adquira um material que seja adequado para passar em madeira e lembre-se: o barato pode sair caro.

Na hora de escolher a tinta, prefira pagar um pouco mais em um material de maior qualidade, pois isso irá garantir proteção e durabilidade para a sua porta. No final das contas a economia acaba sendo muito maior.

Antes de pintar também é importante que a superfície da porta esteja apta para isso, ou seja, devidamente lixada e limpa.

Caso você esteja pintando a porta, então o trabalho acaba sendo um pouco maior, pois será necessário lixar bem para passar a outra demão de tinta.

Deixe secar bem e pronto: sua porta de madeira com batente pintada de branco já pode ser instalada.

Como escolher a madeira?

Há uma diversidade de espécies de madeira que podem ser escolhidas – anteriormente citamos apenas algumas delas – e, além disso, também é preciso saber escolher o seu fornecedor.

Veja alguns parâmetros que você deve se atentar na hora de comprar a sua madeira (seja para a porta ou qualquer outra estrutura/móvel):

  • Resistência Mecânica

O primeiro ponto é a resistência mecânica. Na hora de comprar a madeira certifique-se de que a espécie possui alta resistência.

Para aumentar esse quesito, dê preferência para portas de madeira maciça. Além de mais resistentes, a questão da acústica também é muito melhor.

  • Resistência aos fungos e cupins

A resistência não deve ser apenas mecânica, mas, também, para cupins e fungos. Isso decai consideravelmente a durabilidade de todos os materiais feitos em madeira.

  • Durabilidade

De modo geral, a porta, bem como os batentes, devem ser duráveis. A necessidade de manutenção, para ser mais prático, também não deve ser muito recorrente.

  • Cor

A cor fica a critério de cada um, mas não deixa de ser interessante pensar bastante a respeito. Veja qual a tonalidade desejada e encontre a melhor opção de madeira de acordo com a tonalidade desejada.

  • Madeira Certificada

É fundamental que a madeira seja devidamente certificada, ou seja, que seja madeira legal.

Infelizmente, o Brasil ainda sofre com muito desmatamento ilegal – e os resultados disso são extremamente negativos, como você já deve saber.

A melhor maneira de não colaborar com esse desmatamento é não adquirir madeira ilegal.

Por isso, sempre compre de fornecedores qualificados e que garantem a legalidade da madeira através de certificados.

Porta Madeira com Batente

Como preservar a porta de madeira com batente

Por mais que você faça a escolha certa da porta de madeira com batente, é fundamental que você faça a manutenção na madeira para aumentar a durabilidade do material.

Não é nada extremamente complexo e você mesmo pode fazer os procedimentos, mas, se preferir, também pode chamar um profissional para fazer a manutenção em todas as estruturas e móveis de madeira em sua casa.

A manutenção varia do tipo de madeira e, também, do quanto de exposição ela tem ao decorrer do dia (madeiras que ficam em locais externos precisam de maior manutenção, por exemplo).

De tempos em tempos é necessário lixar o material e, depois, passar produtos como selantes e vernizes.

Isso não somente aumenta a durabilidade da madeira, mas também deixa o material com cara de novo novamente.

Apesar de ser um material natural, a madeira dura por anos e anos quando bem cuidada, por isso acaba sendo um investimento muito interessante para qualquer tipo de casa.

Considerando que a porta de madeira com batente é atemporal e combina com qualquer estilo, essa durabilidade é ótima, pois não haverá a necessidade de mudança por conta da estética.

Enfim, resumindo tudo o que foi dito, o batente agrega muito no conjunto da porta e não pesa tanto no orçamento, tendo um ótimo custo x benefício.

Não se esqueça de pesquisar muito bem as características da madeira que irá comprar e, claro, escolha um fornecedor de madeira legal.

A porta de madeira com batente terá alta durabilidade se tiver os devidos cuidados, então mantenha a manutenção em dia. E, por último, não se esqueça de verificar as medidas da porta.

Artigos Relacionados

 
×