O que é uma Porta Compensado?

Home Portas O que é uma Porta Compensado?

As portas são elementos fundamentais de qualquer construção e, quando mal escolhidas, costumam dar dor de cabeça para proprietários e moradores do local.

Isso porque há materiais específicos para cada tipo de lugar e a porta adequada depende de diversos fatores como exposição ao sol, chuva, área interna ou externa, entre outros elementos que precisam ser cuidadosamente avaliados antes da escolha do material da porta.

Muitas pessoas desconhecem a possibilidade do uso de compensados também para portas, por isso preparamos um texto contendo as principais informações para que você saiba o que é uma porta de compensado.

O que é Compensado?

O compensado nada mais é do que uma fabricação que se utiliza de chapas de madeira sobrepostas que recebem forte pressão. Esse processo de fabricação visa garantir maior resistência e é ideal quando se pretende produzir, em madeira, objetos de grande dimensão e com maior homogeneidade que a madeira pura.

Para fabricação do compensado são utilizadas finas placas de um material chamado entalhe de madeira, que também é conhecido como contraplacado. Essas camadas de placas são coladas umas nas outras recebendo forte pressão.

Em geral, a produção dos compensados é feita a partir de colas bastante fortes, calor e pressão alta, o que faz com que o compensado seja considerado um material mesclado de madeira e resina, exatamente por causa da quantidade e qualidade da cola, que também garantem durabilidade ao material.

Tipos de Compensado

Para saber o que é uma porta de compensado, é importante conhecer os diversos tipos de compensado disponíveis no mercado da construção civil. Em um mesmo projetos podem ser encontrados materiais de diversos tipos, entre os principais:

  • Compensados de uso permanente

Esse tipo de material é geralmente indicado para a produção de paredes secas, divisórias em madeira e contra pisos, mas também podem ser encontrados na fabricação de portas e janelas e em edificações de diversas estruturas, já que são tipos bastante duráveis de compensado.

Esse é um dos tipos que são mais utilizados na fabricação de porta de compensado.

O compensado de uso permanente é também encontrado em mezaninos, decks e varandas feitas em madeira, já que a durabilidade que garantem faz desse material o ideal para esse tipo de estrutura.

  • Compensados de uso temporário

Esse tipo de material compensado é utilizado temporariamente em locais que geralmente exigem sua retirada mais rápida. Podem ou não ser reutilizados dependendo da durabilidade e do tipo de produto.

São compensados utilizados em formas de concreto e em tapumes que são utilizados para fechamento de obras em canteiros, além de serem muito aplicados em bandejas de proteção de obras.

Existe um tipo de compensado de uso temporário, chamado de compensado plastificado, que costuma ser usado inclusive para as formas de concreto aparente de obras. Nas estruturas de construção, como depósitos, alojamentos e outros mais rústicos o compensado desse tipo também é muito utilizado.

Materiais de Produção dos Compensados

Quem deseja saber o que é uma porta de compensado certamente já ouviu falar em material feito de MDF, que é um dos tipos mais comuns de compensado, no entanto, não é o único.

Os principais tipos utilizados em obras e produção de materiais para construção civil são MDF, MDP e OSB. Saiba as diferenças entre eles:

  • OSB

As placas de OSB são materiais bastante utilizados na fabricação de móveis e outras estruturas internas. São ideais para produção de móveis feitos sob medida e outros objetos personalizados, já que seu custo é menor do que outros tipos de madeira.

O OSB também possui ampla utilização na construção civil e sua sigla traduzida significa Painel de Tiras de Madeira Orientada, já que é produzido a partir de tiras de madeira coladas. Como se utiliza de muitas tiras, o material é considerado altamente resistente e durável.

Esse tipo de compensado é utilizado em paredes, tetos, barracões e grandes tapumes, mas também em embalagens desmontáveis de grande porte e decoração.

Seu uso para produção de móveis é bem mais recente e uma de suas vantagens é que pode ser reciclado, sendo considerado um produto ecológico.

  • MDF

O MDF é um tipo de compensado fabricado em madeira natural com resina sintética. A madeira para produção do MDF é processada antes da colagem, formando uma polpa de madeira que só depois é transformada nas lâminas que serão coladas.

O MDF é um dos tipos mais comuns e conhecidos de compensado e as madeiras que são utilizadas para sua fabricação variam entre pinho e até bambu. Uma curiosidade é que é possível utilizar mescla de materiais para produção do MDF, como papel reciclado.

Apesar de não ser reciclável, o MDF é considerado um material ecológico porque as resinas utilizadas para sua fabricação não são tóxicas e não agridem o ambiente quando descartadas.

A única restrição do MDF é que ele não é resistente à água, portanto não deve ser utilizado em estruturas externas ou materiais que fiquem em contato com umidade, em áreas de serviço ou banheiros.

É um dos materiais que podem ser utilizados na fabricação de porta de compensado.

  • MDP

Esse tipo de material é fabricado a partir de três camadas, uma grossa que fica na parte central do material e duas peças finas de madeira que ficam na extremidade, prensando o material do meio.

Esse tipo de material, assim como o MDF, possui alta resistência e durabilidade, sendo muito difícil que deformam ou empenham, como é comum em alguns materiais feitos em madeira. Portanto, o MDP é uma das alternativas para a produção de porta de compensado.

Uma das vantagens da utilização desse material para a produção de móveis é que eles apresentam facilidade para montagem e desmontagem. São ideais para produção de peças mais planas, como guarda-roupas, armários, além das portas de compensado.

  • Aglomerado

Esse tipo de compensado surgiu no final da Segunda Guerra, com a necessidade de materiais alternativos e atualmente é muito utilizado na fabricação de móveis. O aglomerado, como o nome diz, é fabricado a partir de partículas moídas de madeira que depois recebem resina.

Possui boa resistência à luz e à umidade e é um dos tipos de compensado de custo mais acessível entre os disponíveis no mercado.

Portas de Compensado

A grande vantagem do uso das portas de compensado em relação a outros materiais, incluindo a madeira maciça é sua durabilidade e resistência, já que é possível encontrar portas de compensado fabricadas de forma a resistir inclusive à umidade.

O compensado é um material tão resistente que é utilizado, inclusive para fabricação de embarcações, sendo chamado de compensado naval nesses casos.

Mas todo cuidado é pouco quando se pretende escolher portas de compensado de alta qualidade! Exatamente por se tratar de uma multiplicidade de materiais e compostos, o compensado precisa ser adquirido em lojas e carpintarias de excelente qualidade.

Uma ótima sugestão é procurar os produtos da Carpintaria Rezende, que possui experiência e tradição de mais de 35 anos na fabricação de produtos em madeira.

Além de portas de compensado é possível encontrar em seu catálogo, janelas e outros produtos, além da possibilidade de personalizar seu projeto. Acesse o site hoje mesmo e fique por dentro de todas as novidades em madeira e produtos feitos em compensados!

Artigos Relacionados

 
×