A escolha das portas que serão usadas na sua casa é uma parte muito importante do processo de construção ou reforma, as portas são as responsáveis pela divisão dos ambientes e também pela segurança da casa.
Com tantas opções no mercado fica mais difícil saber qual a melhor escolha para cada ambiente, uma dessas opções é a porta balcão, ela é muito utilizada em ambientes que tem ligação com varandas e sacadas.
Sua principal característica é a presença de “folhas”, essas folhas são as partes que compõem a porta, são duas folhas fixas e duas folhas móveis.
Conheça mais sobre a porta balcão
Normalmente a porta balcão é feita de madeira maciça na parte voltada para a área externa e de vidro na parte voltada para a área interna.
Isso é feito para que a madeira de a segurança e resistência contra a ação do vento, chuva e sol e a parte de vidro permita a entrada de claridade mesmo com a porta fechada e mantenha a integração entre os espaços.
Exemplo de uma porta balção de madeira com verniz escuro
Por ser composta de partes independentes esse tipo de porta permite que você escolha qual a porcentagem de luz ou de contato entre os ambientes.
As folhas da porta que são feitas de madeira normalmente são feitas de madeira inteiriça e podem conter alguns trabalhos no material, já a parte de vidro pode ser feita com vidro inteiro, que ocupa todo o espaço ou com pequenos vidros que formam pequenos retângulos em meio a molduras de madeira.
Quais são os tipos de aberturas?
As portas balcão também tem diferentes possibilidades de abertura, cada tipo pode ser mais indicado para um tipo diferente de espaço e ajuda a otimizar a organização do ambiente.
Correr
Esse é o modelo mais tradicional de sistema de abertura para portas balcão, é composta por um batente e nesse batente são fixadas as folhas, existem duas folhas fixas e duas folhas móveis que vão permitir o acesso entre os ambientes.
Nesse modelo também podem ser usadas portas balcão com apenas uma folha fixa e uma folha móvel, essa é a melhor opção para espaços que são pequenos mas que precisam de uma integração entre ambientes.
Exemplo de uma porta balcão de correr
Dobradiça
Nessa opção de porta balcão existem duas portas convencionais que se encontram no meio do espaço de junção dos ambientes, elas são independentes mas têm ligação na hora de fechar o espaço e fornecer segurança.
Esse modelo não tem partes fixas e por isso concede maior integração entre os espaços e permite maior movimentação entre ambientes.
As portas balcão com dobradiças precisam ser usadas em ambientes maiores que possibilitem a abertura das folhas sem dificuldades, é mais indicada para uso em varandas e não sanadas pois pode atrapalhar o fluxo.
Exemplo de uma porta balcão de abrir na dobradiça
Sanfonada
Essa é a opção que conta com 4 folhas móveis interligadas em duplas, é uma boa opção para quem deseja maior interação entre os ambientes mas não tem muito espaço para as portas com dobradiças.
Nesse modelo as folhas se abrem em conjunto e se dobram diminuindo pela metade o espaço destinado para a porta, podem ser facilmente utilizadas em sacadas maiores onde espaço disponível dentro do ambiente.
A porta sanfonada uni a porta com dobradiças e a porta de correr, ela permite a escolha do quanto deseja de fluxo com o ambiente externo e o momento de uso de cada possibilidade, dando mais autonomia para cada pessoa.
Porta Balcão com abertura Sanfonada (Pantográfica)
Escolha dos materiais: como funciona?
Por se tratar de um modelo de porta mais utilizado para interação entre ambientes internos e ambientes externos o material das portas precisa ser de qualidade e fornecer segurança à toda a casa.
Por isso a madeira se torna a melhor opção, ela tem maior resistência contra a ação do sol, ventos e até da chuva e ainda contra invasores. Outra qualidade da madeira é a possibilidade de bloqueio total da luz externo e da visibilidade entre os espaços.
Agora você já sabe onde e como utilizar a porta balcão!
As portas balcão são usadas normalmente em ambientes de descontração e devem ser pensadas para ser parte da decoração, elas permitem maior interação oferecem a sensação de continuidade nos espaços.
Dentro das opções disponíveis é fácil escolher aquela que mais se encaixa na seu gosto e no espaço disponível.