Maneiras de utilizar o painel ripado branco

Home Decoração Maneiras de utilizar o painel ripado branco

Está cada vez mais comum e se tornando uma maneira de decorar ambientes de forma simples e rápida, o painel ripado branco não é somente utilizado para TVs como muita gente pensa. 

É super versátil e combina com vários estilos de decorações, não somente em casas e apartamentos, mas também prédios comerciais, entre outros. Sua formação são tiras de madeiras cumpridas que podem formar diferentes desenhos. 

Essas peças são utilizadas para decorar as paredes dos mais variados ambientes de um imóvel, deixando a decoração ainda mais versátil mesmo que tenha pouco ou muito espaço disponível para ser utilizado. 

Onde usar o painel ripado branco?

Muitas pessoas utilizam mais a parede, para decorar ou mudar um pouco o ambiente. O que muitos ainda não imaginam é que essa é uma boa maneira de esconder também as fiações, ou imperfeições da parede.

No escritório, por exemplo, ele pode ser utilizado na mesa de trabalho escondendo todos os fios do computador e impressora, ou ser apenas um jeito simples de cobrir aquela parede que você não gosta mas ainda não pode reformar. 

O painel ripado branco também pode ser utilizado em móveis para fazer um complemento, algumas pessoas colocam na cozinha para fazer divisória de bancadas e ambientes também.

Os painéis não são limitados apenas para ambientes domésticos, como já citamos anteriormente, também podem ser utilizados em espaços corporativos, paredes de recepções, bancadas de escritórios, entre outros. 

Painel ripado e suas vantagens:

Formatos

As possibilidades de um painel ripado branco em diferentes formatos são muitas, você pode usar a criatividade para que ele possa combinar com o ambiente ou estilo de imóvel, por exemplo. 

Os formatos na maioria das vezes vão depender da disponibilidade do espaço, o painel pode ser fabricado de diferentes formas como na horizontal, vertical, diagonal e até brincar com curvas. 

Iluminação

As cores são bons refletores de luminosidade principalmente durante o dia, a cor branca por exemplo deixa o ambiente mais claro e vivo, já outras cores como o marrom leva um ar de tranquilidade e mais sofisticação para o ambiente. 

É muito comum o uso de fitas de led em um painel ripado branco principalmente em ambientes que necessitam de mais claridade como a cozinha e banheiro, já as lâmpadas amarelas podem se adaptar em quartos e salas deixando mais calmo.

Decoração

Pode ir da mais clássica e sofisticada usando outros itens para fazer a composição como objetos decorativos dos mais variados: quadros, esculturas, vasos de plantas, entre outros. 

Basta usar a criatividade e inovar dependendo do ambiente, como por exemplo: salas de estar combinam mais com quadros, banheiros podem ser utilizados vasos de plantas.

Uniformidade 

O exemplo mais comum é usar o painel para camuflar portas de um cômodo para outro, fazendo com que o ambiente seja mais uniforme com o painel ripado branco principalmente para quem quer um ambiente limpo sem muitas informações. 

Esses painéis ripados são mais utilizados em salas de estar, por exemplo, de maneira com que o lavabo fique camuflado e seja usado pelas visitas, algumas pessoas utilizam alguma decoração para deixar sinalizado que ali existe uma porta.

Divisórias

Sabe quando é necessário criar outro ambiente mas não é possível construir uma parede ou realizar reformas? Usar o painel ripado para esse tipo de divisão da super certo. 

Um bom exemplo é a cozinha conjugada com a sala, mas você quer deixar os ambientes separados de alguma forma. Basta utilizar o painel ripado branco da melhor maneira que desejar e fazer a composição de alguns itens de decoração. 

Visual

Outra maneira de utilizar o painel ripado é para dar a impressão de que o espaço está mais amplo, isso ocorre de maneira simples, basta utilizar da melhor maneira o sentido em que as réguas serão disponibilizadas.

Na horizontal, por exemplo, a impressão é que o ambiente está mais profundo e maior. Mas se for colocado na vertical a impressão que passa é o pé direito mais alto do ambiente. 

Tipos de painel ripado

Pode-se dizer que uma das únicas diferenças do painel ripado branco (ou independente da cor) é o espaçamento entre uma ripa de madeira e outra. Os espaçamentos são disponibilizados de acordo com o ambiente. 

Podemos usar o exemplo de uma área externa: o recomendado é um espaçamento maior para que não haja tanto acúmulo de poeira e sujeira, caso o contrário a necessidade de uma manutenção para a limpeza será maior. 

Mas se tem como intenção esconder fios como já falamos anteriormente, a melhor forma são as ripas com um menor espaçamento, ou quase nenhum. Isso porque a limpeza pode ser ainda mais fácil apenas com um espanador ou aspirador de pó.

Elementos que combinam com o painel ripado

A madeira combina com praticamente todos os tipos de matéria prima, principalmente o vidro e ferro, mas também os mais rústicos como as pedras e cerâmicas. 

O painel ripado branco pode combinar super bem com elementos naturais, dentre eles pedras como granito e mármore são os favoritos entre os decoradores, as plantas também são sempre bem-vindas para não deixar o “branco tão branco”.

Tipos de madeira para o painel ripado

As madeiras conhecidas como imbuia e cumaru são as mais indicadas para esse tipo de móvel, ou qualquer outra que seja bem resistente e de boa qualidade, principalmente se for pendurar elementos como TVs. 

Mas você também pode utilizar outras madeiras como: 

Madeira de Ipê:

Conhecida por sua resistência é usada para diversas fabricações, inclusive o painel ripado branco, seu ponto principal é a durabilidade, ou seja, possui mais resistência entre os fungos.

Resiste aos eventos naturais como chuvas e sol se for utilizada em ambientes externos sendo forte contra cupins e o apodrecimento. Possui uma boa coloração que dispensa o uso de tintas. 

Madeira de Itaúba: 

Sua resistência e durabilidade faz com que seja uma das mais recomendadas também para todos os tipos de itens feitos com madeira, principalmente para áreas externas e eventos naturais como chuvas e sol, até mesmo os cupins.

A coloração também pode variar muito, de início possui um tom esverdeado que com o tempo pode ir clareando e até mesmo migrar para o marrom, descartando o uso de tinta na maioria dos casos, mas pode ser utilizada para fabricar um painel ripado branco

Madeira de Garapeira:

É uma madeira muito mais pesada em relação às outras citadas, portanto exige um pouco mais de cuidado, por isso a recomendação é não utilizar em paredes, mas sim para dividir ambientes.

Pode se dar bem com diferentes tintas, além de possuir uma boa durabilidade e resistência também ao clima e tempo, mesmo assim os cuidados não são descartados. 

Madeira maciça: 

Essa madeira é conhecida também por conter um bom isolamento acústico e térmico super recomendado para um painel ripado branco principalmente para quartos e sala de estar. Mas você pode fazer combinações para compor os ambientes.

Também é muito boa para enfrentar os eventos naturais sem deixar que sua estrutura e qualidade sejam afetadas, além de ser uma boa opção principalmente para utilizar diferentes cores de tintas. 

Pode ter certeza que o ambiente terá uma cara nova com essa madeira compondo vários itens de decoração, já que ela pode ser usada para fabricação de sofás, mesas, janelas e portas, e o que mais imaginar. 

O MDF pode ser utilizado para fazer um painel ripado?

Sim mas não recomendamos muito, até porque essa madeira é muito mais frágil para fazer um painel ripado branco, isso porque as suas bordas podem acabar prejudicando o acabamento do painel. 

Outro problema muito comum do MDF é que ele não resiste muito a umidade, principalmente se a sua ideia é utilizar em ambientes que são úmidos e molhados como por exemplo o banheiro.

Mas se a intenção é apenas fazer uma pequena decoração ou colocar o painel ripado em um ambiente como por exemplo, uma cabeceira da cama, sendo bem estruturado ele pode sim ser utilizado. 

Então se é você que está indo fazer o painel ripado branco, certifique-se de pelo menos utilizar um verniz de boa qualidade após aplicar a tinta adequadamente seguindo as instruções da embalagem. 

Os tipos de verniz e para que são indicados:

Se está indo comprar o painel ripado já pronto ou pretende fazer você mesmo, dentre os materiais necessários também é importante saber sobre o verniz para que você mesmo possa fazer a manutenção de acordo com os anos.

  1. O verniz marítimo possui diferentes versões como brilhante e fosco, se dá super bem principalmente com madeiras que serão expostas a chuvas por ser o mesmo verniz usado em embarcações.
  2. Verniz tingido é indicado para quem deseja proteger mas também dar uma tonalidade diferente a madeira, então não é indicado para um painel ripado branco mas sabemos que alguns tipos de madeiras vão perdendo a tonalidade com o passar do tempo.
  3. Verniz stain é bastante utilizado para aumentar ainda mais a durabilidade e resistência dos itens fabricados com madeira, deixa mais resistente principalmente quando são expostos à luz solar. 

Vantagens e desvantagens de usar o painel ripado

Vantagens: 

A versatilidade como você pôde ver ao longo desse artigo é o ponto principal de utilizar um painel ripado branco para decorar ou destacar diferentes ambientes sem exigir muitos detalhes.

Podem ser encontrados ou fabricados de diferentes formatos, além disso você também tem a opção de ter uma totalmente personalizada e com estilo único, basta encontrar uma empresa especializada para a fabricação. 

Desvantagens:

A manutenção com frequência também pode ser um fator negativo, como já dissemos anteriormente todo cuidado é válido, não somente com o material no momento da limpeza, principalmente por ser da cor branca.

Por isso é muito importante avaliar todos os recursos  e os ambientes que serão utilizados o painel ripado branco, afinal são pontos importantes mas que fazem total diferença quando bem pensados.

São itens de decoração que podem ser simples mas ao mesmo tempo fazem total diferença em um ambiente, principalmente se a intenção é só modificar os detalhes sem necessidade de ter obras.

Vale a pena procurar deixar tudo nos detalhes que fazem sentido, como por exemplo, mas tenha sempre cuidado para não deixar o ambiente com uma decoração que não faça sentido e deixar o painel ripado branco parecido com uma clínica de saúde por exemplo. 

Artigos Relacionados

 
×