Espécies de madeira vermelha!

Home Madeiras Espécies de madeira vermelha!

Canjarana é o nome da árvore de onde vem a madeira vermelha.

É uma madeira muito requisitada por sua resistência às pragas, muito usada também na estrutura de móveis.

O nome científico é Cabrálea Canjerana. Cabrálea por causa de Pedro Álvares Cabral e cajarana que vem do tupi guarani significando cajá falso.

É possível cultivá-la em qualquer solo, porém prefere os úmidos, ondulados ou planos e profundos de drenagem lenta.

As aves e os mamíferos gostam muito de seus pequenos frutos, por isso precisa sempre ser cultivada para não acabar a espécie. Do suco dos frutos também pode ser feito inseticidas.

Também é muito importante, pois aguenta bem lugares inundados. Por isso preferem plantá-las em várias regiões.

Madeira Vermelha

Essa madeira tem uma cor avermelhada muito valiosa na construção civil por ser muito resistente ao ataque de pragas como cupins.

Sua árvore é considerada de grande porte. Sua casca é acinzentada e pouco fibrosa

Além da construção civil é empregada com muita frequência nas marcenarias para fim estruturais de móveis, pode ser usada ainda para ornamentos.

Existem muitos tipos de madeira vermelha, serão apresentados doze deles:

  • Cedrinho vermelho,
  • Aroeira,
  • Carvalho,
  • Cedro,
  • Nogueira,
  • Mogno,
  • Angelim,
  • Peroba do norte,
  • Pau ferro,
  • Jacarandá,
  • Cabreúva – vermelha,
  • Jatobá.

Todas trazendo um visual de sofisticação e aconchego.

Principais espécies de madeira vermelha

Foram apresentados doze tipos de madeira vermelha, a seguir confira as características de cada uma delas.

Cedinho vermelho

A madeira cedrinho tem uma cor castanha avermelhada. É leve, portanto muito fácil de se trabalhar e seu acabamento contém brilho. É utilizado também para a parte interna dos móveis.

Apesar de não ser tão resistente após um tratamento, isso pode mudar e sua duração pode ser longa. É usada na construção civil, geralmente em forros, esquadrias e ripas que são estruturas internas.

Aroeira

Lisa e rosada. Usada em ripas, construção de vigas, assoalhos, cercas e decks. Se quiser dar para seus móveis um acabamento bonito pode ser usado também.

Carvalho

Além do vermelho, tem-se também a opção do branco, resistente à umidade, muito procurado para móveis estilosos.

Cedro

Também resistente à umidade, bem requisitado para construções de banheiras de hidromassagem, geralmente ao ar livre, possui um odor bem característico forte bom para afugentar os insetos.

 Nogueira

Utilização versátil muito usada em portas, móveis, pisos e é também bastante resistente.

Mogno

Sua cor varia do marrom avermelhado ao marrom rosado. Sua peculiaridade é escurecer com o tempo.

Muito durável e de manuseio fácil tem um brilho próprio. É muito usada para acabamento de móveis finos, ambientes internos, adornos e detalhes.

Na construção civil leve é usada entre outras em esquadrias, janelas, porta e revestimentos internos.

Angelim

A sua cor varia do castanho – amarelado ao castanho – avermelhado e não possui brilho. É muito resistente e com grande durabilidade.

Também é aplicada na construção civil em portas, janelas, assoalhos e na construção de móveis com infinitas opções.

Peroba do Norte

É mais conhecida como copaíba, é encontrada mais em Mato Grosso. Sua cor é castanho avermelhado sem brilho possui cheiro forte depois de tratado fica excelente.

É dura e pesada tornando o trabalho nela mais fácil. Resistente a cupins, fungos e usados em construção civil, decks, pontes, telhados e assoalhos.

Praticamente substituiu a peroba rosa que atualmente é encontrada como madeira de demolição. A madeira peroba do norte tem o mesmo efeito da peroba rosa, porém com custo menor.

Pau ferro

Seu nome vem por causa de sua resistência que é bem dura. Sua cor é muito bonita variando do castanho – avermelhado ao marrom escuro.

Como já foi dito, é muito resistente ao ataque também de fungos, oferecendo um ótimo acabamento.

É utilizado na construção civil principalmente em caibros, vigas e esquadrias como também em assoalhos, instrumentos musicais como pianos e violões entre outras utilidades.

Jacarandá

É originária da Mata Atlântica, é tida como a mais valiosa do Brasil. Até a sua árvore é usada para paisagismo. É considerada madeira de lei, explorada desde os tempos antigos na época colonial.

É protegida pelas leis ambientais por ser considerada rara. Sua cor varia do marrom – escuro, ao vermelho e podendo chegar até o marrom – rosado.

É utilizada em assoalhos, instrumentos musicais, portas entre outros, mas seu uso principal é para a fabricação de móveis passando um conceito de luxo e sofisticação.

Casa com Madeira Vermelha

Cabreúva – vermelha

De cor castanha indo até o castanho – avermelhado, podendo apresentar finas listras. Sua superfície é áspera, possui um brilho irregular.

É uma madeira pesada e de textura média. Apresenta moderada dificuldade para ser manuseada, porém, com bom acabamento final.

É usada em construção civil e naval como também em pontes, carrocerias, cruzetas, assoalhos, cabos de ferramentas entre outras formas de uso.

Jatobá

Apresenta tom avermelhado, levando elegância e beleza ao ambiente em que se encontra. Por ser de fácil manuseio, é empregada na construção civil e para acabamento interno.

Porém destaca-se na confecção de móveis por suas peças resistirem por muito tempo. Também é usada em pisos internos, trazendo muita sofisticação ao ambiente.

Madeira vermelha para telhado

As madeiras utilizadas para telhados devem ser resistentes, porém leves e adequadas para cada tipo de telhado.

As madeiras vermelhas para aplicações em telhados dependem das características que cada um oferece.

Portanto, relacionamos algumas delas:

  • Peroba do Norte,
  • Angico vermelho,
  • Eucalipto vermelho,

Peroba do Norte

Muito procurada na construção de telhados por ser de fácil manuseio, necessitando de pré – furo por ser dura. Um fator muito importante dessa madeira é ser resistente a cupins.

Angico Vermelho

É de manuseio mais difícil e por serem muito duras, podem cegar as ferramentas que serão utilizadas. Mesmo assim, ainda é uma ótima opção.

Eucalipto vermelho

É preciso atenção na hora da compra. Essa só deverá ser efetuada se ele estiver seco, tratado e armazenado em estufa, pois está sujeito a rachaduras e deformações durante o processamento da secagem.

Se não estiver completamente seco pode trazer muitos problemas para o telhado. Uma vantagem muito boa é o seu preço, mas com um detalhe ele não é resistente a cupins.

Angelim

É uma madeira muito boa para telhados por ser resistente, muito durável e não possuir brilho.

Madeira vermelha natural

As madeiras vermelhas apresentam texturas, colorações, fibras, resistências e durabilidades diferentes.

Dessa forma serão mostradas algumas dessas espécies nesses diferentes aspectos:

  • Angelim,
  • Jacarandá,
  • Mogno,
  • Canjarana,
  • Araribá

Berço de Madeira Vermelha

Angelim

Apresenta uma coloração castanha – avermelhada – clara. É irregular. É uma madeira dura, de aspecto fibroso e sua textura é grosseira.

Bem resistente ao ataque de cupins e fungos. É muito usada para escadas, construção civil, construção naval, decoração de interiores e exteriores, entre outros.

Jacarandá

Sua cor é vermelha escura, possui textura média. É de muita durabilidade e resistente ao ataque de fungos e cupins.

De difícil manuseio, mas apresentando uma superfície bem plana. Excelente para furação, torneamento e lixamento.

Mogno

Apresenta madeira densa, pesada, com uma ótima resistência ao ataque de cupins e fungos. Tem excelente qualidade, sua cor varia de marrom – acobreada até vermelho escuro.

Não é tão resistente ao sol e à umidade. Tem peso específico e resistência mecânica média.

Fácil manuseio. Possui superfície brilhante e textura média, lisa e uniforme, não possuindo nenhum cheiro característico.

Canjarana

Sua árvore é de grande porte, a casca de seu caule é cinzenta escura, de espessura levemente fendilhada e com pouca fibra.

A madeira tem cor que vai de castanho a castanho – amarelado ou vermelho escuro. É uniforme com superfície brilhante e irregular.

Textura média com cheiro agradável e suave, se tornando imperceptível quando estiver seca.

Madeira de massa específica média. Sua durabilidade natural é de média a alta.

Araribá vermelho

Sua árvore é de grande porte podendo chegar a trinta metros de altura. Tem casca lisa, sendo de cor cinzenta. A madeira arariba é de cor parda – avermelhada – rosada.

Podendo ou não ter estrias e manchas avermelhadas. Sua superfície é lisa. Possui longa duração. É compacta e de textura média. Ao ser cortada, seu odor é agradável.

Madeira vermelha onde comprar?

Podem ser encontradas em diversas madeireiras, localizadas em todo o território nacional, lojas de materiais de construção como Leroy Merlin, Mercado Extra (supermercado), Casas Bahia, entre outras.

Acabamentos utilizados em madeira vermelha

Para realçar as cores da madeira, os acabamentos feitos em óleo são bem recomendados, pois destaca bem as características da madeira sem alterar a cor e textura.

Esses óleos são feitos com produtos naturais, portanto não afetam a madeira de modo prejudicial.

Por serem de superfícies porosas, as madeiras adaptam – se a qualquer temperatura dos ambientes em que estão localizadas.

Portanto, podem absorver tudo que for colocado nelas, desde óleo, sujeira e até produtos químicos.

Sem receber um acabamento adequado, a madeira pode sofrer ressecamentos, rachaduras, perder a sua cor e deteriorar – se.

Quando expostas a mudanças rápidas como muita umidade e calor, podem acabar dilatando e apodrecendo.

É importante então, o acabamento adequado para aumentar a durabilidade da madeira e conservar suas características.

Os acabamentos podem variar de acordo com os países em que são produzidos.

Alguns dos tipos de acabamento mais utilizados são:

  • Vernizes,
  • Stain ou impregnantes.

Exemplo de Madeira Vermelha

Vernizes

Para a proteção e embelezar, esse tipo é muito usado. Criam uma película transparente que veda os poros da madeira. Ele é produzido à base de óleos secantes e resinas sintéticas.

Podem ser encontrados muitos tipos no mercado, entre eles o verniz marítimo usado para lugares que sofrem a ação da água e o poliuretano, também resistente à água e a umidade.

Existem ainda os que protegem contra raios ultravioletas, muito usados para estruturas exteriores. Outros tipos podem alterar a cor da madeira por terem tingidores.

A aplicação de verniz é imensa. São aplicadas em fachadas residenciais e comerciais, esquadrilhas e peças internas.

É importante saber que quando o verniz foi se soltando da peça, é preciso lixá-la e aplicar o produto novamente.

Stain ou impregnantes

Agem de forma oposta ao verniz. Diferente deste ele entra na madeira.

A importância da madeira vermelha

A madeira vermelha é muito importante para construção de móveis e construção civil.

Existem vários tipos, pode-se escolher qual melhor se adapta ao objetivo de cada utilização dela.

As cores são bonitas e vibrantes, muitas delas possuem brilho próprio dando um acabamento perfeito para seus móveis.

A madeira vermelha e seus variados tipos influenciam muito em cada trabalho feito, seja de móveis, construção ou acabamentos.

Artigos Relacionados

 
×