O que é a Madeira Umburana

Home Madeiras O que é a Madeira Umburana

A Umburana é uma árvore que é nativa do sertão do nordeste, pertencente às famílias da fabáceas e faboideae. Também é muito conhecida popularmente como amburana, cumaru-do-ceará, camaru-das-catingas, cumaru-de-cheiro, imburana, cerejeira, cerejeira rajada e amburana acreana.

Não existe diferença entre as plantas, seus diversos nomes ocorrem por conta das regiões que são encontradas. A relação da população local, onde a planta é encontrada, aprofunda suas relações fazendo com que tenha essa variedade de nomes.

A espécie amburana acreana encontra-se ameaçada de extinção, devido a exploração desenfreada e a destruição dos ecossistemas em que elas vivem,

Suas espécies produzem madeira com as mesmas características. São encontradas na região amazônica, na caatinga e florestas pluviais. Muito comuns desde a região Nordeste, até o estado de São Paulo. Com ocorrências em Goiás, Mato Grosso e na Argentina.

Seu uso vai desde a produção de móveis finos, a perfumaria, uso em bebidas alcoólicas e ainda serve de matéria-prima na produção de medicamentos fitoterápicos.

Mesmo sendo chamada também de cerejeira, a umburana não produz cereja.

Ela tem chamado bastante atenção em outros países, por conta dos seus aromas e sabores complexos. Que remetem ao adocicado, sem deixar a característica amadeirada. 

Por conta da sua riqueza de sensações, a madeira umburana tende a liberar um toque mais aveludado às bebidas, reduzindo a acidez e o gosto do álcool. Combinando-se muito bem com blends, aumentando a complexibilidade da bebida.

Características gerais da Madeira Umburana

É uma madeira considerada muito nobre, tem uma cor castanho amarelado-claro. Pode possuir também alguns traços (estrias) mais escuros. Tem um aroma característico que lembra a baunilha, e sabor adocicado.

Essa madeira é um pouco pesada, mas é facilmente cortada de texturas e brilhos moderados.

Sua durabilidade natural é mediana, mas recebendo o tratamento correto, pode durar muito tempo. E passa a ter muita resistência contra organismos vivos e ações do tempo.

A madeira umburana é muito fácil de ser manuseada e usinada, o que é uma garantia de uso para diversos fins.

Quanto à flexão, sua resistência quando verde está em cerca de 68,3 MPa, e quando a 15% de umidade está em 88,5 MPa. Limite de proporcionalidade e módulo de elasticidade da madeira verde, 29,9 MPa e 9277 MPa respectivamente.

Quanto à sua compressão paralela às fibras, a resistência quando verde está a 32,3 MPa e com 15% de umidade 47,4 MPa. Seu coeficiente de influência de umidade em cerca de 3,4%. E seu limite de proporcionalidade e módulo de elasticidade da madeira quando verde é de 26,6 MPa e 10670 MPa respectivamente.

A árvore da Umburana possui ramos e troncos lisos e de cor vinho ou amarronzados, sendo muito indicada para ornamentação. Seu tronco geralmente possui proporções de 40 a 80 centímetros, revestidos por uma casca da mesma tonalidade.

Suas folhas possuem de 10 a 15 centímetros de comprimento e flores esbranquiçadas. E a árvore completamente crescida pode chegar a 35 metros de altura.

A planta floresce entre abril e junho, com a árvore completamente sem suas folhas. A maturidade dos seus frutos tem início em agosto juntamente com as novas folhagens, e segue até setembro. 

Essa espécie é super indicada para o reflorestamento ambiental, arborização, paisagismos ou até mesmo plantios domésticos. No reflorestamento ela se adapta muito bem aos locais degradados.

Se tratando de arborização urbana ou doméstica, deve-se observar o espaço que irá ser plantada. Pois pode danificar calçadas e fiações elétricas.

Suas mudas são feitas por sementes, pois tem vitalidade superior a três meses. Desde que não sejam armazenadas em temperatura ambiente.

Aplicações com a Madeira Umburana

Como já foi dito anteriormente, o uso da madeira umburana engloba muitos setores devido a sua versatilidade. Veremos alguns usos dela aqui:

  • Uso medicinal:

Muito popularmente conhecida no Norte e Nordeste do Brasil, a madeira umburana é muito aromática e balsâmica, e contém efeitos positivos no aparelho digestivo.

Há também indicações para o tratamento de doenças no sistema respiratório. Serve como broncodilatador, analgésico, anti inflamatório e antireumático.

Pesquisas recentes apontaram possíveis efeitos antiedematogênicos, porém, seu uso ainda requer muitos cuidados. Pois pode apresentar efeitos tóxicos.

  • Uso no setor de bebidas:

A sua aplicação na maturação de cervejas ainda é muito recente, mas já traz um resultado positivo. Está ligado às cervejas artesanais, com isso alguns tipos de cervejas combinam bastante com os aromas e sabores liberados pela madeira umburana.

Leva à cerveja, sabores que lembram o coco, pimenta, baunilha e canela.

Seu uso para o envelhecimento da cachaça é feito desde pequenos a grandes produtores. A madeira umburana é um ótimo produto para confecção de barris de envelhecimento.

Além da cachaça, outras bebidas também são envelhecidas em barris de umburana, como o whisky, run, vinho, entre outras.

  • Uso na Construção Civil

Na Construção Civil, a madeira umburana é utilizada como estacas externas, revestimentos de portas, em forros, lambris e painéis.

  • Uso na produção de móveis

A produção de móveis com a madeira umburana tem atingido um patamar elevado. Os móveis produzidos com essa madeira, são de alta qualidade e são móveis finos, como: Estantes; Mesas e cadeiras; Armários; Bases para sofás e poltronas. Há também a produção de outros móveis de decoração.

Nesses projetos ainda é possível a união da madeira umburana com vidros e metais, trazendo mais destaque para a peça.

  • Outros usos

A madeira umburana também é bastante utilizada na confecção de lâminas decorativas, convés de embarcações, esculturas, tanoaria(fabricação de vasilhames de madeira), laterais e fundo do violão flamenco e na marcenaria em geral.

O problema da ameaça de extinção da madeira umburana

Mesmo com a sua distribuição bem ampliada, a madeira umburana corre sérios riscos de entrar em extinção. Anteriormente, a sua exploração era feita junto com o mogno, hoje o corte já é específico.

Com isso, se não houver uma implementação de ações que reduzem o desmatamento ilegal, em breve a planta deixará de existir.

A Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária vem estudando maneiras de acelerar os protocolos para produção de mudas da Umburana. É importante conhecer as influências da árvore com o ambiente e tentar conservar a diversidade genética da espécie.

O passo seguinte é estruturar os componentes com valores medicinais, presente em todos os compostos da árvore, nas sementes e cascas do tronco a partir das plantas presentes no Nordeste.

Os compostos que existem nas sementes e cascas da umburana, como a cumarina, isocampférídico e o ambrurosídio A, contém efeitos antiinflamatórios, antioxidantes e broncodilatadores, são os princípios ativos da árvore.

Em outra seção da pesquisa, a Embrapa estuda como produzir mais mudas através de pequenas partes da planta, a empresa almeja alcançar de 5 a 6 mudas. Com isso, num primeiro momento tem a necessidade de conter a exploração inadequada, e coleta extrativista.

Também tem a intenção de atender as demandas por parte das indústrias que utilizam a madeira umburana nas suas mais diversas produções.

Em 2011 a Embrapa criou um banco de germoplasma, instalado em Petrolina. Que conta com sementes coletadas na própria cidade, também em Juazeiro e em Lagoa Grande.

É uma espécie que precisa de monitoramento ininterrupto e ações que visem a preservação nativa. Além de estímulo para estudos mais profundos e de plantios que ajudem na manutenção do recurso natural.

A Embrapa faz orientações a respeito do plantio da madeira umburana, com a intenção de reverter o quadro de risco de extinção. Existe a possibilidade de extrair as sementes diretamente das árvores, dando preferência às sementes em melhores condições.

Que podem ser armazenadas em sacos de papel, desde que não ultrapassem o tempo de 3 meses. Pois podem perder suas propriedades.

A orientação é fazer o plantio em tubos plásticos ou nos próprios sacos de papel, com um bom substrato arenoso, areia e solo. Deve fazer irrigação diária, e deixar a estrutura reservada por dois meses.

O próximo passo é adaptar a planta às condições do local que vai ser plantada definitivamente, o que a empresa chama de pleno sol. Consiste em deixar a planta por no mínimo 7 horas por dia no sol.

As umburanas estarão prontas para seu plantio de forma definitiva depois de 90 dias. Lembrando que o local a ser utilizado para a realização da plantação, deve ser bem escolhido a fim de evitar danos estruturais em alguma edificação próxima.

Onde encontrar?

A madeira umburana é nativa do Brasil, mas não é uma espécie que ocorre somente em uma área do país. Ela pode ser encontrada no Norte do país, mais especificamente no Tocantins.

No Nordeste, nos estados da Bahia, Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte. Na região centro-oeste, nos estados do Mato Grosso do Sul e Goiás. E na região Sudeste, nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

O cultivo da madeira umburana pode ser feito em regiões com alta taxa de precipitação média anual, de 440mmm a 2.000mm, com boa distribuição das chuvas e períodos de seca de até 9 meses.

O solo deve ter uma boa distribuição de argila, e serem profundos. De preferência em refúgios arbóreos da Caatinga. 

Quanto ao seu crescimento, é observado que não é benéfico para a madeira umburana a queda natural dos galhos. É necessário realizar podas a fim de conduzir o bom crescimento da planta.

Qual é o valor?

O valor médio da madeira umburana varia de acordo com a região e produtor, é encontrada em todo tipo de madeireira. Por isso é necessário buscar fornecedores de qualidade e que não trabalhem com produtos ilegais.

Este fornecedor deve estar certificado pelo órgão de fiscalização ambiental, o IBAMA, garantindo que esta madeira não tenha sido fruto de exploração ilegal.

Seja para a produção de móveis, produção de cachaças e cervejas artesanais, itens de decoração ou uso medicinal, a madeira umburana cumprirá seu papel como madeira de boa qualidade. Sempre procurando preservar o meio ambiente, utilizando seus recursos com sabedoria e moderação. E sempre que possível, fazer o replantio. É uma das melhores formas que temos para agradecer a natureza, pelo que ela nos proporciona.

Artigos Relacionados

 
×