Usadas com consciência, as estruturas de madeiras são práticas e visualmente muito agradáveis, sendo amplamente utilizadas em construções em todo o mundo desde a era mais primitiva.
Mas foi só recentemente que a madeira foi reconhecida como um material moderno para construções, isso porque a madeira em seu estado natural, também tem suas características negativas.
A madeira tratada traz vários aspectos positivos quando comparadas a outras, sendo durabilidade, custo-benefício, etc. A seguir você pode saber mais sobre esse assunto e quais são as vantagens de optar por uma madeira tratada.
O que é uma madeira tratada
A madeira tratada é ecologicamente correta, ou seja, é extraída de acordo com os parâmetros da lei e não é utilizada a madeira nativa, o que fere nosso ecossistema. Elas obedecem o curto ciclo de renovação e reflorestamento renovável.
Sendo uma madeira tratada pinus ou eucalipto, ela tem várias utilizações para o meio rural e urbano, tendo seu espaço em construções civis, e a cada vez que é utilizada, significa que a madeira nativa foi poupada, e que nossas florestas naturais seguem intocadas, e essa uma vantagem muito relevante pra qualquer um que tenha consciência ambiental.
A madeira tratada tem seu valor principalmente na sua durabilidade, após o processo de tratamento, pode ter vida útil superior a 20 anos, enquanto uma madeira sem tratamento dura em média 3 anos, ou seja, é muita economia em substituição e contratação de mão de obra.
Segue os principais benefícios de utilizar madeira tratada:
- Ela tem alta durabilidade e proteção contra pragas, como cupins e apodrecimento
- Após tratamento adequado, essa madeira estará pronta para receber pintura e qualquer outro tipo de acabamento
- Pode ser manuseada de diversas formas
- Não necessita de manutenção
- Ela não precisa de cuidados extras contra fungos e insetos, único cuidado necessário é acerca de mudanças climáticas
- Proporciona mais eficiência tanto em obras, quanto no campo
- Ela não apresenta riscos ou danos ao meio ambiente, pessoas e animais
Madeira tratada ou madeira nativa
Um dos principais aspectos para se utilizar da madeira tratada é o de consciência ecológica, já que evita o desmatamento de um ecossistema muito rico e que sofre muito quando utilizado incorretamente. Os acessos para se alcançar a árvore adulta deixa diversas marcas, sem contar que a derrubada acaba levando outras várias árvores vizinhas.
As árvores que são nativas possuem um ciclo bem lento de crescimento, algumas vezes dependem de centenas de anos, além da distância dos centros consumidores, que costuma ser bem grande, o que se traduz em queima elevada de combustíveis no transporte.
A durabilidade da madeira nativa pode ser questionada, já que a estrutura fisiológica apresenta 30% de alburno, que é a parte mais clara e mole, e que pode proporcionar cupim e fungos, o que afeta diretamente a vida útil onde é utilizada.
A madeira ecológica por sua vez, tem centros de reflorestamento mais perto de centros consumidores, monitoramento anti incêndio, e também conta com mão de obra treinada e bem remunerada, é certificada por órgãos responsáveis e se adequa a todos os outros parâmetros necessários, sendo legalmente habilitada.
A madeira tratada pode ter um custo até 50% menor do que a nativa, se considerar que a nativa venha de procedência legal.
Madeira tratada autoclave
Como já dizemos, a madeira sempre foi amplamente utilizada em construções, mas ainda há quem seja resistente a essa aplicação, alegando que a madeira não oferece durabilidade.
Atualmente contamos com várias formas de tratamento para que esse aspecto da madeira seja driblado, o que contribui muito para a expectativa de vida útil desse material.
Uma dessas formas é o tratamento por autoclave, que basicamente constitui de um processo tecnológico para incorporar química à madeira, o que permite que ela seja impregnada com inseticidas e fungicidas que têm ação comprovada.
No estado natural da madeira, ela pode sofrer com o ataque de vários agentes que contribuem para uma curta vida útil, sendo físicos, químicos ou biológicos, mas eles podem ser evitados com o devido tratamento, assim, prevenindo a rápida deterioração do material.
O tratamento mais comum e eficiente é o autoclave, onde a madeira é protegida de agentes xilofagos com agentes químicos, ou seja, ela é protegida contra o apodrecimento, fungos e insetos.
As etapas do tratamento em autoclave
- A madeira é colocada na autoclave, enquanto o tanque de armazenamento é abastecido com uma solução imunizante
- O vácuo retira todo o ar e umidade das células da madeira
- Ainda com a ação do vácuo, a solução de agentes imunizantes é colocada na autoclave
- Nesse momento há alta pressão devido ao vácuo, a solução vai impregnar nas células da madeira, a tratando
- A solução imunizante volta para o tanque de armazenamento
- O vácuo no final do processo auxilia a retirada de excesso da solução imunizante que fica na superfície da madeira
Depois de todo esse processo, ela pode ser utilizada até mesmo em contato direto com o solo, antes de ser tratada, a madeira que tem essa utilização tem vida útil de um a dois anos apenas.
Madeira tratada Pinus
O pinus tratado nada mais é do que a madeira pinus que passa pelo procedimento de autoclave, a fim de dar mais durabilidade e qualidade para a peça.
O pinus autoclavado pode ter inúmeras utilizações, como a montagem de cercas, decks, bancos, sendo muito utilizado em áreas externas, nas construções mais rústicas e até mesmo telhados. Ele é sempre uma ótima opção para o paisagismo e peças de decoração em geral.
A madeira tratada pinus pode ser vendida de várias formas, como tábuas, caibros, vigas ou pranchas, assim como peças finalizadas, como decks, assoalhos, forros e painéis.
3 vantagens de se utilizar a madeira tratada pinus:
- Resistência: toda a madeira que passa pelo procedimento de autoclave se torna muito mais durável, sendo resistente a efeitos do tempo, assim como de agentes que aceleram a deterioração da madeira
- Versatilidade: o pinus tratado ou o pinus autoclavado é muito versátil, tendo várias utilizações tanto para ambientes internos como externos. É comum ver pinus na decoração, no caso de mesas, bancos, aparadores e demais móveis, como também é muito utilizado em decks, cercas e assoalhos
- Acabamento: a madeira pinus tem uma cor natural que remete muito ao estilo rústico, mas após autoclavado, é possível a utilização de tintas e demais alterações para que você não fique preso ao estilo natural da peça, assim o acabamento pode tomar a forma que você queira, e ser facilmente adequado a diversos ambientes.
Madeira tratada pinus não é tudo igual!
No Brasil contamos com diversos tipos de madeira pinus, e muitas delas são utilizadas para tratamento em autoclave, o que não quer dizer que todas contam com a mesma qualidade.
É importante estar por dentro de todos os tipos e ter alguém de confiança para ter acesso à madeira tratada pinus de qualidade.
Madeira tratada para deck
Cada vez mais, a madeira tratada é utilizada para decks, substituindo com excelência as madeiras de lei. O tratamento é feito igual aos outros já citados, ou seja, passa pelo processo de vácuo-pressão em autoclaves, juntamente com conservantes que penetra nas fibras da madeira e protege contra qualquer efeito do tempo e de fungos, insetos e outras pragas.
A procura de madeira tratada para deck vem crescendo muito, por ser uma opção que é muito mais barata e ainda oferece muita qualidade. Arquitetos, paisagistas, decoradores e instaladores em geral já se renderam à madeira tratada porque ela oferece durabilidade superior até mesmo às madeiras de primeira linha.
As madeiras tratadas para deck também são advindas de reflorestamento certificado pelo Ibama, o que confere sustentabilidade para qualquer projeto.
A aparência é um diferencial por si só, a madeira tratada deixa o deck com uma coloração bem clara, uma das preferidas nessa utilização é o pinus, que também tem um desenho característico.
O preço da madeira tratada pinus também costuma ser bem inferior do que outros tipos de madeira, barateando o processo sem deixar de entregar qualidade e bom gosto, a diferença pode chegar a 50%! É a melhor opção para quem busca um acabamento de primeira com ótimo custo-benefício
Madeira tratada para cerca
Dependendo de onde você mora e das suas necessidades, é possível que você precise de uma madeira tratada para cerca.
Os benefícios da madeira tratada já estão muito claros, mas se tornam ainda mais importantes porque a madeira da cerca tem contato direto com o solo, aumentando a deterioração, uma madeira comum pode durar somente de um a dois anos, enquanto a madeira devidamente tratada dura em alguns casos, até mais de 20 anos.
A madeira tratada para cerca pode ser fabricada então para uso definitivo, ou seja, uma cerca com uso de longo prazo, como também cerca temporária.
É importante saber se você quer algo de longa durabilidade ou somente temporário, já que a cerca definitiva pode ter as valas preenchidas por concreto para fixação, o que é ótimo a longo prazo, mas a remoção pode se tornar bem trabalhosa.
Cercas definitivas auxiliam muito na demarcação de terreno, já as temporárias são muito utilizadas em jardins e são vistas até mesmo no perímetro urbano.
Independente do seu uso, a madeira tratada para cerca tem durabilidade alta e pode ser tranquilamente utilizada em campos e na cidade, com as mais variadas funções, inclusive estéticas.
Envernizar a madeira também pode trazer mais durabilidade em décadas!
Uma das mais utilizadas para este fim é a madeira tratada de eucalipto, assim como qualquer outra, ela cumpre todos os requisitos para ser uma madeira sustentável e eco-friendly.
Madeira tratada eucalipto
A madeira tratada eucalipto é outra que vem tendo grande aceitação na construção civil e paisagismo no geral, tendo uso em cercas, perfilados, telhado, quiosques, diversas estruturas e jardinagem.
Principalmente pelo avanço da consciência social, e como um modo de preservar nossas florestas, hoje estamos muito mais atentos a esse tipo de material nas construções.
O tratamento da madeira traz muitos benefícios quanto a durabilidade, e ao escolher a madeira tratada eucalipto, você tem algumas outras vantagens, como:
- Madeira limpa e seca, ela é livre de odores e óleos que são característicos de outros tipos
- Não afeta nenhum outro componente na sua aplicação
- Custo-benefício, essa madeira costuma ser bem mais barata do que outros tipos
- A madeira tratada é proveniente de florestas plantadas, ou seja, inibe a ação de derrubadas predatórias.
- É uma opção sustentável porque ela cresce em curto prazo, assim como demanda pouca energia
- Permite vários tipos de acabamentos
Madeira tratada é prejudicial?
A madeira tratada em si não oferece nenhum risco ambiental, nem mesmo para pessoas em suas condições normais de utilização, mas em caso de queima de madeira tratada, pode haver a liberação de agentes químicos prejudiciais, da mesma forma que ao cortar ou lixar é indicado o uso de EPIs. Ou seja, não é uma madeira indicada para fabricação de tábuas de corte, tonéis, churrasqueiras e etc.
Caso haja a má utilização, pode provocar irritação respiratória ou ocular, e alguns outros sintomas sistêmicos.
Onde comprar madeira tratada?
Madeira tratada é facilmente achada em lojas físicas ou pela internet, mas o mais recomendado é escolher um profissional de confiança caso você não saiba como escolher uma madeira tratada de qualidade.