O que é uma Madeira Rosa?

Home Madeiras   O que é uma Madeira Rosa?

A madeira rosa porta essa grande fama bastante peculiar por deter um tom rosa médio com raios cinza juntamente com o rosa e no formato irregular que promove mais naturalidade ao local.

Esse perfil de madeira porta uma cor muito ilustre, que varia do róseo-amarelado ao vermelho rosado. Em geral, sua parte externa é lisa, opaca e regular e possui manchas de textura fina.

Por deter uma cor diferenciada a madeira rosa é uma das admiráveis preferências para o revestimento de chão e paredes, tal sejam internas como externas, muros, acesso a garagens e fachadas.

Porta uma aderência que é antiderrapante e de fácil instalação e manutenção. A opção ideal para que você possa valorizar o seu projeto.

Por se tratar de um material natural, a sua coloração e dimensões poderão sofrer alterações.

A madeira rosa é uma madeira nobre, pois é bastante resistente e possui um acabamento bastante fino.

Por esse motivo ela é usada no Brasil por muitos séculos e é bastante valorizada no comércio interior e exterior. Confira abaixo as características que essa madeira possui, a variedade de aplicações e o toque único que ela poderá dar ao seu projeto.

Madeira Peroba Rosa

A madeira rosa peroba é retirada da árvore multi-neurônio Aspidosperma e pode atingir uma altura de 30 metros.

Elas estão distribuídas nos estados de todas as regiões do Brasil, bem como na Argentina e no Paraguai. A peroba rosa também pode ser chamada de peroba amarga ou selvagem.

A peroba rosa tem de 8 a 30 metros de altura e 40 a 70 cm de diâmetro. Tem madeira dura, durável, e tem a cor típica do nome: rosa, mas também pode ter uma tonalidade laranja.

É bastante utilizada na fabricação de tacos e carrocerias, construção civil, decorações requintadas e móveis, formando um estilo rústico mas requintado.

A madeira de peroba rosa é considerada pesada, densa, dura e compacta, com moderada resistência a cupins, mas um pouco menos resistente a fungos. Portanto, precisa ser processada para obter um bom acabamento.

Este tipo de madeira é fácil de manusear e colar. Suas características permitem que a peroba rosa seja empregada em inúmeros usos como construção civil pesada ( caibros, vigas e dormentes ferroviários), janelas, portas, batentes, tábuas de assoalho, venezianas, embalagens e móveis rústicos.

Mesa de Peroba RosaEssa madeira é bastante resistente, possui uma ótima durabilidade e porta uma coloração muito atraente e elegante.

A peroba rosa é uma das espécies mais nobres de madeiras existentes e é por esse motivo que é usada em pisos e demais produtos. Quem está à procura de beleza e durabilidade, confie na madeira peroba rosa como opção.

Esta matéria prima também poderá ser combinada com outros materiais, como o metal e o vidro. Esta espécie é altamente fácil de ser trabalhada e de fácil aplicação.

Se tratando de decoração, suas marcas e ranhuras são consideradas importantíssimas e muitas pessoas a procuram exatamente por causa delas, sendo que podem ser encontradas em diversas intensidades e formas.

Quando referimos a uma tábua de madeira peroba rosa, com uma textura rústica, por exemplo, queremos dizer que as suas ranhuras são evidentes, e ganham destaque trazendo um aspecto natural à madeira.

De forma contrária a isto, existem tábuas mais uniformes, que possuem uma textura um pouco mais lisa, com menor quantidade de detalhes e marcas.

Um aspecto importante e que não poderá ser esquecido é que as particularidades da peroba rosa de demolição são bastante naturais, ou seja, são provocadas pela exposição a condições de clima e pelo tempo, não podendo assim ser reproduzida pelo homem.

Esta árvore, que também é conhecida como amargoso, peroba-amarela ou peroba-rajada, mas preste atenção, não confunda essa matéria prima com a cupiúba pode ser chamada também de peroba do norte.

Madeira Peroba Rosa

Madeira Roxinho

Já pensou em contar com uma madeira diferente, com estética apurada e com muita resistência? Assim podemos resumir um pouco sobre as particularidades da madeira roxinho.

Uma ótima madeira que pode ser utilizada na utilização de porteiras, decks, assoalhos, dentre tantas outras finalidades, essa a madeira, a roxinho é bastante rígida, o que poderá algumas vezes ser um pouco mais difícil com o trabalho manual. Entretanto, isso não compromete o seu uso e nem a sua qualidade.

A origem desta matéria prima remete a um tipo de árvore que é presente na América do Sul e Central, o que compreende desde o Brasil até o território do México.

Poderá ser encontrada com os mais variados nomes, como: Pau-multo, Roxinho-pororoca, Coataquiça, Pau-roxo, Amarante, etc.

O que mais chama a atenção nessa madeira é sua cor púrpura, uma particularidade única que faz dessa matéria prima, de fato, única e valorizada.

Um detalhe importante  para trabalhar com ela de forma correta, é que devido sua grande densidade, no momento do uso de parafusos e pregos, deve-se realizar a prévia perfuração da madeira roxa, evitando assim que ela adquira rachaduras.

Ela também é muito resistente às pragas e fungos, possui ótima resistência e até mesmo quando envelhece mantém sua incrível beleza.

Devido sua grande versatilidade, permite uma enorme variedade de aplicações, algumas são: Móveis, instrumentos musicais como baixos e guitarras, pisos criando assim uma decoração luxuosa e elegante, decks, tacos de bilhar, dormentes, escadas, postes, vigas, caibros, adornos e esquadrias em trabalhos feitos de marcenaria fina, dentre muitos outros.

Todas as espécies que trazem o fornecimento da madeira roxinho possuem o mesmo valor no comércio, e por suas semelhanças, a  sua aplicação também é bastante similar entre todas  elas.

São nativas do Brasil e poderão ser encontradas em países vizinhos e da América Latina, como Colômbia, Suriname e  Bolívia.

A madeira roxinho também é bastante conhecida como pau-roxo, roxinho-pororoca, guarabu, pau-mulato, entre outros nomes. Seus nomes mais populares variam em função do local onde ocorrem e da espécie à qual estamos nos referindo.

Madeira Roxinho

Características da madeira roxinho

Assim que ela é cortada, a madeira roxinho na verdade possui uma coloração castanho-escuro, porém em pouco tempo ela recebe o tom roxo intenso ou de violeta púrpura.

A sua exposição ao ar é o que faz com que a madeira roxa  mude sua cor.

Trata-se de uma espécie muito interessante para inúmeras aplicações, porque ela é bastante resistente ao possível ataque de xilófagos terrestres, como os cupins, carunchos e alguns besouros.

Todavia, ela não apresenta grande resistência aos marinhos.

A madeira roxinho é bem pesada e bastante dura, poderá ser bem trabalhada, visto que ela aceita a colagem e adquire um bom acabamento.

Entretanto, ela exsuda uma resina quando é levemente aquecida, o que torna o trabalho que é realizado com máquinas um pouco mais difícil.
Madeira Roxinho

 Aplicações da madeira roxinho

Por sua resistência e beleza, a madeira roxinho porta várias aplicabilidades. Ela é perfeita tanto para o uso de forma mais grosseira, como dormentes, postes, vigas e caibros, como também poderá ser utilizada para aquelas que são mais artísticas e delicadas, como peças de mobília e tacos de bilhar.

Como pode ser realizado um bom acabamento, ela também é bastante utilizada para peças torneadas em adornos e esquadrias, na marcenaria fina e muito utilizada também em pisos.

Essa última aplicação citada da madeira roxinho resulta num revestimento muito belo e bastante  resistente.

Quem olha os produtos confeccionados com a madeira roxinho pode chegar a acreditar que ela foi pintada de forma artificial e isso pelo simples fato de que essa madeira possui uma cor diferenciada e que foge completamente  ao padrão com o qual estamos acostumados.

Um piso de madeira roxinho, quando envernizado, tem um aspecto diferente e repleto de personalidade, que torna o local  único em função do tom diferenciado dessa madeira.

Ela parece ser mergulhada em um determinado tipo de corante,entretanto é apenas o seu tom natural mesmo.

 Aplicações da madeira rosa

Em função das suas inúmeras qualidades a madeira rosa é usada para muitas finalidades.

Por ser resistente e densa, como já dissemos antes, poderá ser aplicada também em estruturas externas e internas, como madeiramento para telhado, pisos, vigas, decks, etc.

Além de tudo isso, o seu acabamento único dá um toque especial em móveis de decoração interna. Essa madeira possui uma beleza única!

Poderá ser usada também em uma mesa rústica com toda a sua beleza e a diferença de coloração e particularidades dessa madeira traz um aconchego natural para o ambiente e uma finalização fosca poderá completar uma incrível mesa de jantar.

Além de todo esse efeito rústico, a madeira rosa também poderá ser utilizada para criar uma decoração luxuosa e muito elegante, como uma bancada feita com uma peça inteiriça desta matéria prima, podendo ter um acabamento brilhante e com a coloração da madeira rosa não há olhos que não saltem!

Aplicações de uma Madeira Rosa

Bancada de madeira rosa

Esse material poderá também ser utilizado na construção de móveis contemporâneos, combinando com a elegância de um estofado, por exemplo. Temos a combinação perfeita.

Madeiramento para telhado com madeira rosa

Outra vantagem desse material é que poderá ser usado na estrutura de sua obra. Pelo fato da peroba ser altamente densa e resistente, ela é uma ótima no momento da construção de telhados e vigas mais pesadas.

Preço da Madeira Rosa

 Essa matéria prima pode ser difícil de ser encontrada em determinadas medidas, visto que o seu cultivo e extração da espécie é controlada. Por esse motivo o preço da madeira rosa poderá variar muito de forma que dependa de medidas para que o seu projeto exija.

 Onde comprar a madeira rosa?

Como é um grande investimento, você deverá estudar o histórico de empresas antes de realizar a sua compra.

Antes de já efetuar a compra, conheça o que seu projeto e o que ele precisará, busque também ter uma ideia de qual espécie de madeira será mais adequada para as suas necessidades e a partir de então, realize a escolha de fontes de madeira de qualidade em marcenarias/carpintaria de confiança, não deixe de realizar muitas pesquisas em websites de madeireiras.

Artigos Relacionados

 
×