A madeira ipê provém desta árvore que é tão comum no clima do Brasil. Reconhecida por suas flores amarelas, rosas, roxas e brancas, a espécie tem muita utilidade na construção cível.
A árvore está inserida no gênero denominado Tabebuia, o qual possui mais de 70 espécies diferentes. A origem do seu nome é tupi, significando “casca dura”, uma característica evidente da espécie.
Além de ter uma casca resistente, toda a madeira proveniente dessa espécie possui ótimas características e, por isso, é tão requerida na construção civil (em forma de portas, janelas, decks, pilares, dentre outras utilidades).
Quais são as características da Madeira Ipê?
A madeira ipê é reconhecida nacionalmente e internacionalmente por algumas características únicas desta espécie de madeira.
Desta forma, ela se tornou a principal madeira de exportação para outros países sendo amplamente utilizada nos Estados Unidos e em vários países da Europa.
As principais características na Madeira Ipê são:
- Alta resistência e durabilidade à intempéries (chuva e sol);
- Possuí uma tonalidade escura e uniforme;
- Alta resistência contra fungos e cupins;
- É uma madeira que não possui cheiro;
- É uma madeira com tons escuros marcantes;
- É uma espécie de madeira versátil que pode ser utilizada nos mais variados tipos de projetos;
- Possui um ótimo acabamento final e alto valor agregado;
- Ótima opção de madeira para áreas molhadas, exemplo: deck de piscina.
Devido a sua resistência e durabilidade, a madeira ipê é amplamente utilizada em decks.
Onde a Madeira Ipê pode ser utilizada?
A madeira ipê tem uma série de aplicabilidades, como já dito anteriormente.
O maior motivo para isso são suas propriedades mecânicas (principalmente a resistência) e, também, por ser uma madeira praticamente imune contra fungos e cupins.
Além disso, quando esta madeira é exposta em ambientes externos apresenta uma grande resistência ao apodrecimento. Esse é um dos fatores de maior insatisfação quando o assunto é madeira.
Em relação às suas questões físicas, esta madeira possui uma alta densidade e dureza (é mais difícil ser riscada do que madeiras provenientes de outras espécies de árvores).
Consequentemente, é muito utilizada como matéria prima de portas, janelas, pisos e até mesmo instrumentos musicais.
Em relação às suas características estéticas, a madeira ipê apresenta uma coloração oliva-escuro, podendo apresentar tons mais amarronzados. Ou seja, possui tonalidades mais escuras.
Além disso, seu interior é uniforme e isso agrega ainda mais valor. Em relação ao brilho, é praticamente ausente.
Exemplo de uma Porta Pivotante de Madeira Ipê
Outro detalhe importante são as questões organolépticas: a madeira de ipê quase não apresenta cheiro. Após a secagem muitas espécies ainda apresentam um cheiro relativamente forte, que pode desagradar muitas pessoas.
Trabalhar com esse material, no entanto, dá um pouco de trabalho. Sua alta densidade dificulta a trabalhabilidade dos marceneiros e as ferramentas perdem o corte mais rapidamente.
Apesar disso, a madeira mostra bons resultados quando lixada, proporcionando uma superfície lisa e homogênea. A melhor forma de trabalhar essa madeira é com parafusos, por isso as portas e janelas são boas opções.
Em algumas situações a madeira ipê é confundida com a proveniente da árvore Cumaru. Entretanto, esta última é um pouco mais clara e apresenta um odor mais particular, semelhante à especiaria canela.
Exemplo de uma janela de madeira ipê
Como escolher a Madeira Ipê?
A madeira ipê é uma ótima espécie, entretanto, de nada adianta escolher um tipo de madeira muito recomendado se o produto não for feito de maneira correta.
A escolha do fornecedor (seja de portas, janelas, pisos, móveis, dentre outras aplicações) deve ser feita de forma minuciosa e considerar, no mínimo, as seguintes questões:
- Verificar se a extração de madeira é feita de forma legal;
- Avaliar se fornecedor usa das melhores metodologias para secar o material;
- Descobrir se todos os tratamentos necessários são feitos;
- Avaliar as questões estéticas de cada peça;
- Se o transporte é feito de maneira segura para não danificar o produto.
Exemplo de um Deck de Madeira Ipê
Quais os tratamentos que devem ser feitos na Madeira Ipê?
A madeira ipê por si só é um ótimo material para ser usado em construções civil por questões já elencadas aqui. Entretanto, nenhuma madeira pode ser usada apenas após o processo de secagem.
Para conferir melhores propriedades e, também, otimizar as já existentes, é fundamental que o material passe por diversos tratamentos. Até mesmo as peças consideradas mais rústicas são trabalhadas com diversas técnicas.
Caso o contrário, qualquer produto feito em madeira apresentaria uma durabilidade reduzida. A madeira nunca deixará de ser parte de uma espécie vegetal e tem grande tendência em apodrecer ou se tornar hospedeira para cupins e fungos caso não seja devidamente tratada.
Dito isso, é fundamental que seja feita uma avaliação minuciosa dos procedimentos realizados antes de obter o produto final. Somente dessa forma será possível descobrir se a madeira atenderá todas as expectativas.
O primeiro procedimento que deve ser realizado e verificado é o de secagem. Há duas formas de isso ocorrer:
- secagem da madeira em estufa
- secagem da madeira ao ar livre.
O ideal é que as técnicas sejam combinadas para conferir à madeira as melhores características possíveis.
A estufa é utilizada para uma secagem mais rápida da madeira.
Estando o material livre de qualquer umidade, é a hora de lixar a superfície. Uma lixa não é o suficiente, sendo preciso aumentar gradualmente o número para que a superfície fique lisa e homogênea.
Alguns produtos também são necessários, como selantes, verniz e tintura. O selante de madeira é fundamenta e é aplicado antes de qualquer outro produto. Ele fechará os poros da madeira, conferirá maior resistência (mecânica e biológica) e também agregará questões estéticas.
Tanto o verniz quanto a tinta são utilizados de acordo com o gosto do fornecedor. O verniz pode alterar a cor da madeira, conferir brilho ou opacidade, mas, também, é uma forma de proteger a madeira.
O verniz vai trazer vida e proteção para a Madeira Ipê
Portas e Janelas de Madeira de Ipê
Dentre todos os materiais feitos com madeira ipê as portas e janelas ganham seu devido destaque.
Primeiramente, o material é muito denso e isso traz uma característica bem interessante: é ótimo para barrar o som. Uma casa com uma acústica ruim é realmente péssimo e o ipê pode ajudar nessa questão.
As características estéticas da madeira conferem às portas e janelas um ar rústico, mas que também é elegante e sofisticado ao mesmo tempo. Essa, inclusive, é uma tendência que veio para ficar.
Como há a possibilidade de trabalhar as tonalidades da madeira com o verniz, também é possível encontrar portas e janelas em diversas cores.
Exemplo de Portas e Janelas e Madeira Ipê
Madeira Ipê ou Madeira Cumaru? Qual escolher?
Por ser espécies de madeira similares tanto no quesito durabilidade e resistência quanto no quesito tonalidade sempre surge a dúvida? Qual espécie de madeira devo escolher? Madeira Cumaru ou Madeira Ipê?
A nossa resposta para esta dúvida é simples: Qualquer uma das 2 Madeiras!
Caso você escolha uma destas duas espécies de madeira, pode ter certeza que estará muito bem servido sendo que ambas são hoje consideras uma das 3 melhores madeiras no Brasil no quesito durabilidade e até mesmo beleza.
Gostou deste artigo? Ficou alguma dúvida?
Caso tenha alguma dúvida pode nos enviar uma mensagem por email ou WhatsApp: (31) 98413-0075