Se está a procura de inspirações para mudar a decoração deixando o ambiente da casa mais rústico, separamos algumas idéias que podem combinar com o que você procura sobre luminárias de madeira:
Com o passar dos anos, utilizar a madeira em diversos itens de decoração está cada vez mais presente, independente se decide gastar menos com os objetos decorativos ou até mesmo optar por algo diferente do comum.
Separamos alguns dos modelos mais procurados na internet e que podem se adaptar em diferentes cômodos sendo em casa, apartamento, sítios, fazendas ou até mesmo um ponto comercial.
Luminárias de madeira: saiba quais os tipos
Luminárias rústicas:
Uma ótima opção para luminárias de madeira, principalmente porque deixa um toque mais clássico. Combina também com casas de campo, a mesa também pode ser de madeira se decidir colocar em uma sala de jantar.
Mas é importante manter cuidado para não pesar o ambiente com madeiras muito grossas, ainda mais se o espaço disponível for pequeno. Procure equilibrar com outros objetos de decoração também.
Luminárias artesanais:
Nessa opção você pode ter vários modelos disponíveis dos mais variados formatos, basta usar a criatividade. Para decorar quartos pode ser até em um formato que combine com a temática.
As luminárias de madeira podem dar um contraste super especial e inovador, afinal luminárias não são apenas de teto ou parede. Colocar na mesa é um jeito versátil de decorar e deixar menor a claridade.
Luminárias de paredes:
Com toda certeza o modelo mais clássico que você pode encontrar procurando na internet, por ela ser versátil possibilita o uso em diversos ambientes sem depender do visual.
Pode combinar com muitas formas de decoração, a lâmpada costuma ficar mais exposta, então se procura por luminárias de madeira com o foco em uma boa iluminação, esse modelo é o mais indicado.
Luminárias de teto:
Esse é o famoso modelo industrial, a junção entre madeiras rústicas e ferros que podem deixar o ambiente ainda mais estiloso mas não com aparência de velho por conter madeiras de diferentes formatos e texturas.
Os formatos podem variar muito entre as luminárias de madeira, portanto recomendamos estudar bem o ambiente para saber qual o formato combina melhor com o cômodo desejado.
Luminária decorativa
Como o próprio nome já diz, esse modelo serve mais para decorar do que iluminar. Normalmente encontradas em formatos diferenciados na intenção de ser mais chamativo.
Muito usada na sala de estar, por exemplo, pode ser a peça chave de uma boa decoração ou até mesmo ser mais discreta, basta combinar com o ambiente e ser algo do seu gosto.
Como escolher a lâmpada certa para a luminárias de madeira
A iluminação com certeza é o ponto forte para uma boa decoração, afinal não adianta usar as luminárias de madeira para combinar com o ambiente mas não ter a claridade ideal.
Podemos dizer que diferentes cenários são criados com apenas um item: a luminária, pois além de iluminar ela serve para destacar outros objetos e transmitir diferentes sensações.
Eficiência das lâmpadas:
Que toda lâmpada emite calor é algo fácil de entender, por isso a sua escolha e posicionamento no ambiente são fundamentais e podem variar de acordo com o cômodo da casa.
Independente se for utilizar as luminárias de madeira ou não, recomendamos as lâmpadas de led. Elas emitem menos calor além de serem reconhecidas como boas fontes de economia de energia.
Cores das lâmpadas:
Luzes amarelas são mais indicadas para transmitir sensações de calma e aconchego, por exemplo, muito usadas em salas e quartos para deixar o ambiente um pouco mais escuro sem deixar de ser iluminado.
Já as luzes brancas iluminam bem mais, e estão normalmente escaladas para cozinhas, banheiros e escritórios, por exemplo, deixando o ambiente mais vivo quando se trata de lugares mais agitados.
Mas você também pode optar por fazer a junção dos dois tipos de lâmpadas usando as luminárias de madeira. Por exemplo: usar a branca enquanto estiver realizando uma ação e a amarela quando precisar de um ambiente mais calmo.
Como realizar a limpeza das luminárias?
Se são aquelas que exigem um pouco mais de cuidado e/ou esforço pelo tamanho, principalmente se for um ponto comercial você pode optar por chamar um serviço especializado para realizar toda a limpeza.
Já que a madeira é um material que exige sempre cuidado, em casa você pode realizar a limpeza com um espanador, aspirador de pó, entre outras coisas apenas para remover a poeira e teias de aranha.
Outra opção para realizar as limpezas de luminárias de madeira é uma esponja com um pouco de sabão neutro principalmente se a sujeira estiver grudada ou for de difícil remoção, com a finalização de um pano seco para remover a umidade.
Tenha cuidado com a água principalmente com as luminárias que são usadas no chão ou até mesmo áreas externas. A madeira é um material muito resistente mas dependendo do tipo pode ser mais fácil de estragar.
Tipos de madeira para luminárias:
As luminárias não estão presentes apenas em casas e apartamentos, podem ser usadas em prédios comerciais, lojas de diferentes setores, restaurantes, e até mesmo imóveis que ficam no campo como pousadas e fazendas.
Madeira de Ipê:
Conhecida por sua resistência é usada para diversas fabricações incluindo as luminárias de madeira, seu ponto principal é a durabilidade, ou seja, possui mais resistência entre os fungos.
Resiste aos eventos naturais como chuvas e sol se for utilizada em ambientes externos sendo forte contra cupins e o apodrecimento. Possui uma boa coloração que dispensa o uso de tintas.
Madeira de Peroba:
Conhecida por sua forte resistência e acabamento fino, é uma madeira bastante valorizada internacionalmente, por isso o preço pode ser alto em comparação com outros.
Pode ser uma boa opção para utilizar em luminárias de madeira principalmente pelas suas colorações naturais como marrom e rosa amarronzado, mas recebe muito bem diferentes tintas.
Madeira de Itaúba:
Sua resistência e durabilidade faz com que seja uma das mais recomendadas também para todos os tipos de itens feitos com madeira, principalmente para áreas externas e eventos naturais como chuvas e sol, até mesmo os cupins.
A coloração também pode variar muito, de início possui um tom esverdeado que com o tempo pode ir clareando e até mesmo migrar para o marrom, descartando o uso de tinta na maioria dos casos.
Madeira de Garapeira:
É uma madeira muito mais pesada em relação às outras citadas, portanto exige um pouco mais de cuidado e atenção principalmente se for utilizada em luminárias de madeira para tetos.
Pode se dar bem com diferentes tintas, além de possuir uma boa durabilidade e resistência também ao clima e tempo, mesmo assim os cuidados não são descartados.
Madeira maciça:
Essa madeira é conhecida também por conter um bom isolamento acústico e térmico mesmo não sendo necessários para luminárias. Mas você pode fazer combinações para compor os ambientes.
Também é muito boa para enfrentar os eventos naturais sem deixar que sua estrutura e qualidade sejam afetadas, além de ser uma boa opção principalmente para utilizar diferentes cores de tintas.
Pode ter certeza que o ambiente terá uma cara nova com essa madeira compondo vários itens de decoração, já que ela pode ser usada para fabricação de sofás, mesas, janelas e portas, e o que mais imaginar.
Por exemplo, se decidir fazer uma sala rústica, alguns itens como as luminárias de madeira podem combinar com o sofá também amadeirado, ou com outros itens de decoração. Basta usar a criatividade.
Os tipos de verniz e para que são indicados – luminárias de madeira
Sabendo do material necessário e qual a madeira mais recomendada para as luminárias, também é importante saber sobre o verniz para que você mesmo possa fazer a manutenção de acordo com os anos.
- O verniz marítimo possui diferentes versões como brilhante e fosco, se dá super bem principalmente com madeiras que serão expostas a chuvas por ser o mesmo verniz usado em embarcações.
- Verniz tingido é indicado para quem deseja proteger mas também dar uma tonalidade diferente a madeira, principalmente as luminárias de madeira, sabemos que alguns tipos de madeiras vão perdendo a tonalidade com o passar do tempo.
- Verniz stain é bastante utilizado para aumentar ainda mais a durabilidade e resistência dos itens fabricados com madeira, deixa mais resistente principalmente quando são expostos à luz solar.
Vantagens e desvantagens de usar luminárias de madeira
Vantagens:
A versatilidade como você pôde ver ao longo desse artigo é o ponto principal de utilizar as luminárias de diferentes maneiras, existem diferentes modelos com diversas madeiras e que são indicadas para cada caso.
Os modelos são diversos e vão desde tamanhos e formatos diferentes, o peso também influencia muito então tome cuidado se está a procura de uma luminária de teto. Os cuidados com a resistência e durabilidade são redobrados.
As luminárias de madeiras podem ser encontradas de diferentes formatos, além disso você também tem a opção de ter uma totalmente personalizada e com estilo único, basta encontrar uma empresa especializada para a fabricação.
Desvantagens -luminárias de madeira
O preço infelizmente pode ser muito elevado considerando a madeira, pois vários critérios são avaliados nesse momento como: o tipo de madeira, o tamanho e formato da luminária e onde ela ficará.
A manutenção com frequência também pode ser um fator negativo, como já dissemos anteriormente todo cuidado é válido, não somente com o material no momento da limpeza.
Vamos usar o exemplo de uma luminária de madeira de teto: é muito importante a manutenção para saber se está fixa corretamente para evitar qualquer tipo de problemas como acidentes ou danificações no teto por conta do peso.
Por isso é muito importante avaliar todos os recursos para ter luminárias de madeira, afinal são pontos importantes mas que fazem total diferença quando bem pensados.
São itens de decoração que podem ser simples mas ao mesmo tempo fazem total diferença em um ambiente, principalmente se a intenção é só modificar os detalhes sem necessidade de ter obras.
Vale a pena procurar deixar tudo nos detalhes que fazem sentido, como por exemplo, ter luminárias de madeira para combinar com a cor das paredes, móveis, entre outros.