Conheça As Vantagens Da Janela Colonial

Home Janelas Conheça As Vantagens Da Janela Colonial
Janela Colonial de Madeira

A janela colonial é um modelo muito encontrado em casa de campo ou residências que buscam um ar mais colonial e rústico, mas sem pecar no quesito, elegância e sofisticação.

Há muitos modelos de janelas, cada qual tem as suas próprias características e particularidades, consequentemente, cada uma é mais adequada para determinado cômodo ou situação.

É por isso que é preciso conhecer um pouco mais desse ramo da construção civil. Uma janela pode ser linda e agradar o dono da casa em questões estéticas, mas, no final, pode não ser funcional para o cômodo escolhido.

Quem está procurando o modelo ideal de janela pode começar conhecendo as janelas coloniais, que podem ser feitas em diversos tipos de madeira.

O que é uma Janela Colonial?

Sobre a especificação da janela colonial é preciso salientar um ponto: ela na possui um modelo específico, tornando a sua definição um pouco complicada e, talvez, pouco precisa.

O “colonial” faz referência ao período do Brasil Colonial, então já é possível imaginar qual é o estilo dessas janelas (ou portas). É algo mais rústico, mas não necessariamente simples.

Apesar de a definição abranger muitos modelos, ainda há características marcantes nessas janelas. Uma das particularidades icônicas dessas peças é o formato arredondado na parte superior da janela, por exemplo.

Além de uma questão de estética, optar pelo formato oval na parte de cima faz com que entre maior quantidade de luz no cômodo (no Brasil Colônia isso era fundamental).

Janela Colonial Antiga
Exemplo de Janela Colonial em um casarão histórico na cidade de São João Del Rey/MG.

Em relação ao material utilizado para a janela colonial, obviamente que na época de seu auge o modelo era feito em madeira. Entretanto, ainda hoje elas são produzidas na sua grande maioria desse mesmo material.

É possível encontrar esse tipo de janela feita em metal, entretanto, todo o charme do modelo acaba indo embora.

O “colonial” remete aos tempos antigos e a madeira faz parte do estilo.

Além do mais, portas e janelas feitas em madeiras são mais resistentes, elegantes e sofisticadas.

Tipos de Janela Colonial

Há três tipos principais da janela colonial: redonda, retangular e quadrada.

  • Janela Redonda

A janela redonda é uma ótima alternativa para quem deseja muita luminosidade no ambiente. Além disso, ela também proporciona grande entrada e troca de ar, tornando-se ideal para regiões mais quentes.

  • Janela Retangular

Esse modelo é muito conhecido e cai bem em qualquer cômodo, principalmente por se adequar a grandes ou pequenas dimensões. Apesar do nome, ela também possui o arco circular na parte de cima.

  • Janela Quadrada

A janela colonial quadrada tem todos os lados do mesmo tamanho, com a parte de cima também redonda. Não costuma ser tão utilizada quanto a retangular, mas ainda assim é encontrada em muitas casas.

Tipos de Janela Colonial
Os principais tipos de janela colonial são com a parte superior Arqueada.

Quais as vantagens da Janela Colonial?

As vantagens da janela colonial são muitas e quem optar por elas em sua casa ou sítio não vai se arrepender.

  • Elegância e sofisticação

Quando o assunto é elegância e sofisticação é praticamente impossível não citar as janelas coloniais feitas em madeira. Aliás, todas as janelas produzidas nesse material trazem um charme a mais ao ambiente.

  • Ar rústico ao ambiente

Janelas de madeira no estilo colonial ainda proporcionam um ar mais rústico ao ambiente, por isso combina tanto com casas de campo. Mas isso não quer dizer que ela seja simplória, pois combina perfeitamente com uma decoração super moderna.

  • Material resistente

A madeira é um material muito resistente e durável. Entretanto, para que isso seja verdade é preciso escolher – e muito bem – a procedência do material. Optar por uma madeireira de renome é essencial.

Janela Vidro e Veneziana Colonial
Janela Vidro e Veneziana Colonial

  • Combina mais com vidros do que o metal

A maioria das janelas tem vidros. A combinação de madeira e vidro é muito mais elegante do que vidro e metal, quanto a isso não restam dúvidas.

O vidro cai muito bem com o modelo colonial e trará ao ambiente muita sofisticação.

  • Fica bem em diversas cores

É comum que as janelas sejam pintadas. Podem aparecer nas mais diversas cores, isso depende da decoração e das cores da casa.

  • Ideal para ambientes que exigem claridade

Como já dito anteriormente, a janela colonial é ideal para quem deseja uma casa com muita claridade. A luz natural também traz outro benefício: economia com energia elétrica.
Janela Vidro Panorâmico Colonial
Janela Vidro Panorâmico Colonial – Mais Claridade ao Ambiente

Como escolher o Modelo de Janela?

A escolha da janela depende muito do ambiente em que ela será colocada, sendo necessário pensar nesse ponto.

Cômodos como cozinha e sala exigem bastante luz, então a janela retangular e quadrada podem ser usadas em grandes dimensões, por exemplo.

Nos quartos, é interessante optar pelas janelas que tenham as folhas em madeira para que seja possível fechá-las e deixar o quarto escuro.

Por outro lado, uma janela redonda pequena cai muito melhor no banheiro.
Janela Colonial para Banheiro
Janela Colonial para Banheiro

Qual a Madeira Ideal para uma Janela Colonial?

Sabemos da importância de saber escolher uma madeireira que ofereça uma qualidade e durabilidade.

Uma janela não pode ser apenas bonita à primeira vista, pois essa beleza pode se perder rapidamente caso o material não tenha sido trabalhado de forma correta.

Há duas coisas muito importantes que o consumidor deve se atentar antes de fazer uma compra:

  • se a extração da madeira foi feita de formas legais e possui as devidas certificações;
  • se todos os tratamentos foram feitos de maneira correta;

A extração é apenas o primeiro passo da construção de uma janela, porta ou qualquer outro tipo de produto confeccionado em madeira. A secagem, lixamento e o tratamento com produtos também são passos fundamentais.

A secagem, por exemplo, pode ser feita de duas maneiras: ao ar livre e dentro da estufa. O ideal é que ambas as técnicas sejam combinadas para que a tora fique com a porcentagem ideal de umidade.

Quando ela começa a ser trabalhada, a superfície deve ser lixada várias vezes – com lixas diferentes – para garantir um contato liso e uniforme. Além disso, produtos como selante, verniz e tinta devem ser aplicados corretamente.

A Carpintaria Rezende garante que todos os esses procedimentos sejam realizados com maestria, produzindo a melhor e mais bonita janela colonial, nos mais diversos modelos e em tamanhos personalizados.

Artigos Relacionados

 
×