As estantes de madeira são funcionais, como você já deve imaginar, mas elas vão muito além disso.
Têm a capacidade de compor ambientes como ninguém e se você quer estilo em sua casa, uma boa estante pode ajudar.
Difícil é escolher dentre tantas possibilidades, pois há diversos modelos e cada qual se adequa melhor a um tipo de ambiente e estilo do cômodo.
Podem ser fixas ou móveis, mas, independente disso, não costumam ser móveis rapidamente descartáveis, então a escolha deve ser feita com cautela para que não haja arrependimentos!
O que é uma Estante de Madeira?
Bem, não há muitos segredos quando estamos falando de estantes de madeira. Normalmente elas são móveis que não apresentam gavetas ou compartimentos “privados”, apenas prateleiras.
Tudo acaba ficando exposto, então é um móvel que você precisa programar muito bem o quesito decoração, caso contrário pode parecer que o ambiente é bagunçado ou pesado.
Elas podem ser encontradas em diversos tamanhos e, com toda a certeza, as estantes de madeira são as queridinhas do mercado.
Isso porque elas são atemporais e trazem requinte a qualquer ambiente, mesmo quando são encontradas em sua forma mais rústica.
Quer conhecer um pouco melhor dos modelos? Acompanhe.
Modelos de Estantes de Madeira
Se você tiver criatividade ou um bom design de móveis, com toda a certeza notará que existe uma série de possibilidades quando estamos falando de estantes de madeira.
Cada ambiente possui o seu estilo e uma boa estante consegue não somente ornar com toda a decoração, mas também fazer parte dela. O melhor de tudo isso é que esta combinação tem um viés muito funcional.
Aqui nós trouxemos alguns tipos de modelo de estante para você se inspirar a escolha:
Estante convencional para livros
A primeira opção é, obviamente, as estantes de madeira clássica para livros. Ela é composta por várias partes horizontais cortadas por blocos verticais (às vezes há apenas um bloco vertical com várias tábuas).
Normalmente os nichos são do mesmo tamanho e direção, mas hoje em dia é possível encontrar estantes para livros um pouco mais ousadas.
Esse tipo de estante cai muito bem em quartos, salas de estudos ou até mesmo em uma sala de jantar. É um modelo clássico atemporal.
Estante suspensa
Pulando de algo bem tradicional para algo bem diferente, temos a estante suspensa. Ela fica presa no teto do cômodo, ficando um espaço vazio até o chão.
É realmente um modelo poderoso e que promove um charme sem igual, trazendo modernidade e sobriedade ao ambiente.
Estande de vários nichos
Você também pode optar por uma estante um pouco “improvisada”, vamos assim dizer. Caso não tenha um estante convencional ou até mesmo quer uma pegada mais moderna, os nichos são boas opções.
Eles podem ser variados, de diferentes cores ou tamanhos.
Também se comportam como estantes e para alguns ambientes é parte fundamental para a decoração.
Está muito na moda, por exemplo, estantes de madeira de nichos hexagonais.
Ficam muito bem no quarto e são ótimos para complementar com mais decoração.
Estante com pegada industrial
Tudo com estilo industrial está bem na moda, inclusive as estantes de madeira.
Este modelo costuma apresentar placas de madeira para fazer as bases e estruturas de metal para dar suporte.
É ideal para escritórios ou para quem está em busca de uma pegada bem clean no cômodo.
Modelo clean feito com tábuas
Outro modelo bem tradicional é a estante feita somente com tábuas. Você, inclusive, pode fazer uma estante dessas com bastante facilidade. Basta instalar as tábuas em uma parede e pronto!
Você pode colocar as prateleiras somente na horizontal formando uma grande placa ou pode intercalar as posições, isso fica a seu critério.
Também é interessante usar essas prateleiras para colocar próximo ou em cima de TV, dando maior possibilidade de decoração no momento.
Estande de jardim
Se você é daquelas pessoas que ama uma planta como decoração, então as estantes de madeira de jardim irão impressionar você.
Elas podem possuir o design que desejar, sendo as prateleiras – pelo menos a maioria delas – vasos alongados de plantas.
Você pode fazer uma decoração incrível mesclando algumas plantas e outros objetos. Lembre-se de sempre verificar se a planta que você pretende colocar na estante é adequada para onde irá colocar o móvel.
Como assim? Veja bem, as plantas são muito particulares e cada qual gosta de um nível de sol – bem como de água. Sendo assim, plantas que ficam dentro de casa são diferentes de plantas que ficam ao ar livre.
Estante com vazado no meio
Outra possibilidade é construir uma estante em forma de U invertido (mas com as quinas quadradas). O meio pode ser para você colocar algo (como uma TV) ou simplesmente uma passagem.
Nesses últimos casos, a estante deve ser bem robusta para servir como um divisor de ambientes.
Estante de madeira para divisória
E falando em divisão de ambientes, as estantes de madeira também podem ser usadas para separar um ou mais cômodos.
É ideal para ambientes pequenos, pois elas podem ser vazadas e isso dá a impressão de que os cômodos são maiores do que realmente são.
Modelo de pallet
Se você quer algo bem rústico, então pode apostar em estantes de paletes. Eles podem ser ajustados em sua forma natural ou depois de um tratamento.
Nesta última opção os paletes são lixados e envernizados. É ótimo para trazer um pouco mais de delicadeza para o móvel.
Se você é daquele tipo de pessoa que sempre gosta de mudança, então você pode deixá-los soltos para mudar a configuração de vez em quando.
Estante em formato de escada
As estantes de madeira também podem ser em formato de escada. Esse modelo combina tanto com o interior quanto com o exterior da casa.
É, na verdade, bem simples, composto por quatro vigas de madeira e estantes na horizontal. É uma modelo bem clean e moderna ao mesmo tempo.
Como preservar a estante feita em madeira
A madeira é um material muito durável e resistente, entretanto, para que isso realmente se concretize é preciso tomar os devidos cuidados com as estantes de madeira.
A primeira coisa que devemos pontuar é a respeito de onde será colocado o móvel. Para sua máxima durabilidade é recomendável em ambientes fechados, onde não haja incidência forte de luz o dia todo.
Além disso, a limpeza no móvel deve ser feita sempre, mas apenas com um pano seco para tirar a poeira.
Não passe panos molhados ou com produtos químicos, isso pode comprometer a superfície do material.
Esse tipo de manutenção deve ser feito sempre. Outro ponto para cuidar da sua estante é a manutenção periódica.
De tempos em tempos é importante passar verniz ou outros produtos nas estantes de madeira. Isso irá garantir que a superfície se mantenha tratada, preservando a peça por mais anos e anos.
Não molhe a estante e tome muito cuidado para lavar o chão do cômodo em que ela se encontra.
Muitas pessoas não tomam o devido cuidado e a base das estantes começa a se deteriorar por conta da água.
Como escolher madeira de qualidade
Além de todos os cuidados que você já vai ter com a estante depois de adquiri-la, é de suma importância que a compra seja feita de forma consciente.
De nada adianta todos os cuidados com as estantes de madeira se a madeira não for adequada (ou se o tratamento que deram nela não possibilita que o material seja efetivamente resistente e durável).
A primeira coisa que você deve questionar ao fornecedor é a respeito da legalidade da madeira. Infelizmente ainda há muito mercado de madeira ilegal e não devemos compactuar com isso de maneira algum.
A etapa de extração também é de suma importância, garantindo que as toras estejam devidamente íntegras. A subsequente secagem da madeira é uma etapa cuidadosa e o padrão de qualidade deve ser seguido à risca.
Depois, há a etapa de confeccionarem as peças e também lixá-las. Sabe aquela madeira bem lisinha?
Ela foi lixada de forma adequada!
Os últimos passos consistem em selar e envernizar a madeira, processo importantíssimo para garantir que a peça não sofra com intemperismo antes da hora.
As manutenções periódicas irão garantir que a madeira continue resistindo à ação do tempo ou ao intemperismo biológico (fungos, cupins, dentre outros).
E tudo isso deve ser reforçado com um ótimo custo x benefício do produto. O fornecedor de madeira tem peso importante na sua decisão, então pense bastante antes de optar por um produto ou não.
E se você for comprar um móvel pronto e não pretende planejá-lo, todas essas dicas também se aplicam a você.
Isso irá garantir uma compra certeira de uma belíssima estante de madeira com preço justo no mercado.
E você, já conseguiu decidir qual das estantes de madeira irá escolher para personalizar o seu ambiente?
Não se esqueça de pensar no seu espaço antes de adquirir uma delas.