Quais são as Principais Espécies de Madeira Brasileira?

Home Madeiras Quais são as Principais Espécies de Madeira Brasileira?

O Brasil é um país muito rico em diversidade, que carrega um grande fauna e flora em todas as suas regiões, demonstrando a riqueza de seus recursos naturais. Veja aqui as Principais Espécies de Madeira Brasileira

Mas, quando o assunto é madeira, podemos contar com inúmeras espécies, que podem ser perfeitas para compor uma construção de móveis ou de uma casa dos sonhos.

Continue lendo a seguir e conheça as principais espécies de madeira brasileira e como esta linda diversidade pode trazer benefícios na hora de escolher os materiais para sua construção.

Espécies de Madeira Brasileira

Qual a madeira Ideal?

Antes mesmo de procurar a madeira ideal para sua construção, é preciso sempre buscar por materiais que possuam o selo do FSC, o orgao responsável pelo Conselho Brasileiro de Manejo Florestal.

Dessa forma, você consegue se assegurar que sua compra será feita com consciência, sem prejudicar o meio ambiente e contribuir de forma efetiva com o desmatamento.

Isso pode ser feito em uma carpintaria ou madeireira de qualidade e, para que isto seja possível, é preciso fazer uma pesquisa e buscar pelo melhor atendimento, afim de buscar um material com segurança e garantia.

Quais são as principais Espécies de Madeira?

Confira a seguir as principais espécies de madeira brasileira e quais são as suas formas mais comuns de utilização, para deixar sua construção ainda mais linda e com muito bom gosto:

  • Angelim-pedra

A madeira chamada de Angelim-pedra, pode ser chamada pelo seu nome cientifico Hymenolobium e, entre suas principais característica, esta madeira consegue chamar atenção pela sua tonalidade de amarelado claro.

Além disso, sua aparência é fibrosa, principalmente devido a grande presença de linhas vasculares e sua e textura áspera.

Esta espécie é também conhecida por não ter brilho e odor.

A Angelim-pedra é uma madeira de fácil manuseio, utilizada geralmente em construções civis.

Além disso, os moveis que são produzidos com este tipo de madeira tendem a oferecer uma alta resistência e durabilidade.

  • Cedro

A espécie de madeira chamada de Cedro, ou Cedrela brasiliensis, é conhecida por sua coloração que vai de um cor-de-rosa mais escuro, até uma tonalidade mais clara, dependendo de sua formação.

O seu odor é bem pronunciado no ambiente e esta madeira é conhecida por seu gosto levemente amargo.

Além disso, possui um aspecto ondulado, com um  brilho moderado, mas que, ainda assim, é capaz de apresentar uma superfície lustrosa.

Normalmente, as aplicações realizadas com este tipo de madeira podem variar de móveis, construções navais, alguns modelos de móveis compensados e estruturas de janelas, por exemplo.

Outro uso muito comum para esta madeira é para objetos decorativos, já que é um tipo muito fácil de ser trabalhado. É muito comum também encontrar instrumentos musicais e esculturas originadas deste material.

  • Cerejeira

A Cerejeira ou Amburana Caerensis é um tipo de madeira muito conhecida em todo o Brasil, principalmente devido às suas características marcantes, como seu odor semelhante ao de baunilha.

A sua aparência oferece ainda um brilho moderado e uma superfície com coloração irregular.

Normalmente, este tipo de madeira é utilizada na confecção de móveis com aparência mais fina, como artigos para decoração, algumas peças de construção e até mesmo instrumentos musicais.

Mas, em sua grande maioria, o uso desta madeira é utilizado para acabamentos internos, principalmente devido à sua capacidade de resistência.

  • Cumarú

A espécie de madeira chamada de Camarú ou Dipteryx Odorata é caracterizada por seu corte duro e sua coloração castanho-claro.

Além disso, sua superfície também chama atenção por sua textura lisa e seu pouco brilho aparente.

Normalmente, esta espécie de madeira é utilizada para construir estruturas com maior peso, como vigas, postes, estacas e produção de assoalhos.

Seu uso pode ser semelhante ao do Ipê.

  • Curupixá

A madeira chamada Curupixá ou Micropholis Venulosa possui uma coloração marrom claro e escura, dependendo sempre de sua estrutura.

Além disso, sua estrutura não possui odor e nem gosto que chamem atenção de alguma forma.

As aplicações mais comuns para este tipo de madeira são a produção de móveis e uso em construção civil, para as suas estruturas internas. Mas, além disso, é muito comum ainda encontrar objetos de decoração originados deste tipo de madeira.

  • Freijó

A madeira Freijó ou Cordia goeldiana chama muita atenção para sua coloração marrom acinzentado claro e, em alguns tipos, podem ser apresentados ainda manchas  enegrecidas.

Normalmente, a aplicação mais comum para este tipo de madeira é a de construção civil, muito utilizada na produção de portas, molduras, forros e painéis.

  • Goiabão

A madeira chamada de Goiabão ou Pouteria Pachycarpa possui uma coloração amarela clara e uma superfície lisa, com alguns anéis de crescimento aparentes.

Seu odor é imperceptível e sua aparência oferece um brilho moderado.

Normalmente, a sua aplicação é destinada para a confecção de assoalhos, moveis com a estrutura mais fina e algumas peças utilizadas na decoração.

Isto por que pode ser trabalhada com facilidade, oferecendo uniformidade e um acabamento muito bonito.

  • Ipê

O Ipê ou Tabebuia é um tipo de madeira que não possui um odor característico e além disso, apresenta uma coloração que pode variar entre o amarelo e o verde-oliva escuro.

Possui ainda uma superfície com pouco brilho e uma textura considerada média.

As principais aplicações para este tipo de madeira são para finalidade de assoalhos, implementos agrícolas, batentes e quadros de portas e alguns tipos de construções externas que necessitem uma estrutura mais fortalecida.

É um tipo de madeira muito recomendado para quem deseja perfurar ou aplicar diferentes tipos de ferramentas.

  • Jatobá

O Jatobá ou Hymenaea Courbaril possui uma coloração castanha-avermelhada e a sua tonalidade é considerada intensa, principalmente quando comparado com outros tipos de madeira.

Além disso, sua textura média e uniforme chama muito atenção para este tipo muito bonito de madeira.

O uso mais comum para o Jatobá é sobre a produção de assoalhos, alguns moveis mais resistentes e alguns materiais da construção civil, que necessitam uma estrutura mais fortalecida.

Portanto, este tipo de madeira é ideal para construções externas e moveis que irão permanecer ao ar livre, principalmente devido à sua resistência às condições climáticas.

Busque sempre um fornecedor de qualidade

Conhecer as espécies de madeira mais comuns no Brasil é importante, principalmente quando você busca um material de qualidade, com um valor menos acessível no mercado.

Busque sempre por uma carpintaria ou madeireira de qualidade, que lide com profissionais capacitados para oferecer o melhor atendimento para seus clientes e entendam como aplicar cada modelo de madeira em seu devido lugar.

Tonalidade das principais espécies de Madeira

Dessa forma, você poderá contar com a melhor recomendação de madeiras para seus usos específicos, aproveitando toda a beleza que este material pode lhe oferecer.

Além disso, é preciso sempre buscar por madeireiras que estejam autorizadas a desenvolver seu trabalho de forma segura, respeitando o meio ambiente e adquirindo suas madeiras conforme as exigências dos órgãos regulamentadores.

Conte com uma carpintaria de qualidade e veja como é possível ter os melhores resultados em sua construção, permitindo que sua casa ou seus moveis fiquem sempre lindos e estejam sempre muito bem conservados.

Conheça o trabalho da Carpintaria Rezende e viva a experiência de investir no melhor material para deixar sua casa sempre linda, confortável e segura, com criações incríveis, utilizando todo o charme e beleza da madeira.

Artigos Relacionados

 
×