Como evitar cupim de madeira?

Home Madeiras Como evitar cupim de madeira?

O cupim é um dos maiores receios de quem sempre desejou possuir móveis ou mesmo construir sua casa em madeira, não é mesmo?

Afinal de contas, não é fácil imaginar perder todo um investimento por conta de um inseto que realmente pode destruir o que é fabricado em madeira.

Por isso preparamos um texto com todas as informações sobre cupim e como é possível evitar esse problema, garantindo produtos e até casas em madeira que resistem a esse e outros ataques!

Saiba como evitar cupim de madeira!

Como Evitar Cupim de Madeira?

O que é Cupim de Madeira?

O cupim é um inseto que vive tanto em centros urbanos quanto em regiões mais rurais ou de florestas. Ou seja, o cupim, além de possuir potencial de devorar móveis, casas, vigas e tudo o que é feito de madeira, ainda é um inseto muito versátil e que existe praticamente em todos os lugares.

Por isso ele se torna o pavor de pessoas que possuem móveis ou que desejam construir casas e cômodos em madeira. Mas além de ser o terror da madeira, o cupim tem uma importante função ecológica, assim como todos os insetos.

Acontece, quando falamos em cupim estamos, na verdade, tratando de um inseto que já possui mais de 2000 variações catalogadas, ou seja, ainda por cima existem diferentes espécies de cupins, mas todas são famosas por atacar materiais feitos de celulose, ou seja, madeira.

Além dos ataques dos cupins às madeiras, esses insetos também são potenciais destruidores de lavouras e de alguns tipos de cultivos.

No entanto, nem todo cupim ataca madeira. Existem também os cupins subterrâneos, que vivem em túneis por baixo da terra ou em grandes montes de terra parecidos com formigueiros gigantes, porém com terras mais duras.

Tipos de Cupim

Tipos de cupim

Para saber como evitar cupim de madeira, primeiro é importante saber sobre os tipos de cupins existentes e quais realmente atacam seus móveis e até os telhados.

Embora a variedade desses insetos que existe catalogada seja grande, os mais comuns com os quais devemos nos preocupar são:

  • Cupim de madeira seca

Esses são os tipos de cupim que atacam móveis com umidade muito baixa, a típica madeira seca. Costuma se instalar por dentro de peças e móveis com essa característica, devorando telhados, batentes de portas e móveis.

As colônias dos cupins de madeira seca não são tão grandes, mas mesmo assim podem destruir peças em muito pouco tempo caso não sejam impedidos.

Um dos maiores problemas do cupim de madeira seca é que geralmente ele só é percebido quando o móvel ou viga de madeira está muito destruído. Isso ocorre porque os insetos comem a madeira do interior para o exterior.

  • Cupim subterrâneo

Esse tipo de cupim é o tipo que mais causa destruição em cidades porque não se alimenta exclusivamente de madeira, estendendo sua alimentação para qualquer outro material que seja feito ou contenha celulose em sua composição.

No entanto, diferente do cupim de madeira seca, o cupim subterrâneo necessita de locais úmidos para sobreviver.

Como esse tipo de cupim geralmente vive no solo, costuma atacar primeiro a madeira que está em contato direto com o chão, mas não se restringe a elas. Pode se instalar em todos os outros tipos de madeira, como as de alvenaria.

Importância ecológica dos cupins

Apesar de ser conhecido pelo seu poder de destruição, o cupim possui importância fundamental na natureza porque são consumidores primários e decompositores, sendo responsáveis por transformar matéria e energia.

São também elementos fundamentais para nutrição do solo e aeração, exatamente pela capacidade de cavar e se instalar em túneis.

Além do clima quente facilitar bastante a reprodução e o ataque dos cupins, é fato também que esses insetos atacam as cidades e casas porque seu habitat vem sendo destruído com a redução potencial das florestas.

Assim, o cupim passou a habitar ambientes onde anteriormente não eram tão vistos, como nos grandes centros urbanos, por exemplo.
Como evitar Cupim de Madeira

Como evitar cupim de madeira

O cupim geralmente não ataca locais ao ar livre e com boa incidência de luz solar. Um dos motivos que fazem com que uma casa seja atacada por cupins pode ser o excesso de umidade, além do armazenamento incorreto de madeira no local.

Quando há infestação de cupim, é possível que as colônias ataquem não só as madeiras do local, mas também outros materiais de celulose, como livros, carpetes e até papel de parede.

Uma das dicas para evitar a destruição em sua casa por cupim de madeira é contratar uma empresa especializada em combater esses insetos no ambiente urbano. No entanto, pode ser que você perceba o ataque tarde demais, quando um móvel ou utensílio que você goste já foi danificado ou até mesmo as vigas de seu telhado.

Cuidados ao comprar um imóvel

Sempre que for se mudar para um imóvel, seja alugado ou não, o ideal é realizar uma vistoria muito bem feita para verificar a existência de cupins. Se for comprar um imóvel, o cuidado precisa ser redobrado para não entrar em problemas graves e ver seu sonho destruído pelo inseto.

O ideal é vistoriar tudo o que possa ser atacado por cupins, como os rodapés em madeira, pisos, forros da casa e qualquer outra estrutura em madeira que seja passível de ataques dos insetos.

Em locais onde há maior incidência de cupins, as empresas especializadas costumam colocar telas especiais de proteção para evitar a entrada dos insetos que costumam vir voando em revoadas na época de reprodução.

Tratamento da madeira

Alguns tipos de madeira são mais resistentes e não costumam ser atacadas por cupim de madeira, já que esses insetos dependem de condições específicas para sobreviver. Em geral, as empresas que fabricam móveis e estruturas em madeira também costumam tratar a madeira para evitar que seus produtos sejam atacados posteriormente.

O tratamento da madeira é, na verdade, a aplicação de um poderoso inseticida na madeira antes das etapas finais do acabamento, como vernizes e pinturas. Existem ainda outros tratamentos que protegem a madeira de cupim e de outros insetos como as brocas, que são bastante comuns também em centros urbanos.

Descupinização

Caso você resida em um local com alta incidência de cupim de madeira é possível recorrer a um processo chamado descupinização, que nada mais é do que o tratamento de toda madeira de sua casa com inseticidas e a retirada dos cupins já existentes.

Esse procedimento pode compensar bastante para quem vive em regiões mais quentes e úmidas, portanto mais propensos aos ataques de cupins e não quer abrir mão de seus móveis e até da residência de madeira.

Mas o principal fator de prevenção do cupim de madeira é adquirir os produtos em uma carpintaria de confiança. Uma excelente ideia é procurar a Carpintaria Rezende, com mais de 35 anos de experiência na produção e venda de produtos e estruturas de madeira!

Comprando de quem realmente entende e trabalha com madeira de qualidade é possível evitar cupins e garantir a durabilidade dos móveis e produtos fabricados em madeira, além de adquirir produtos com excelente acabamento e os melhores preços do mercado. Acesse hoje mesmo o site da Carpintaria Rezende e confira o catálogo completo de portas, janelas e outros produtos feitos em madeira de alta qualidade!

Artigos Relacionados

 
×