Ideias de Banheiro Amadeirado

Home Decoração Ideias de Banheiro Amadeirado

Os banheiros residenciais costumam ser lugares úmidos, frios e sem vida, mas não precisa ser assim. O banheiro da sua casa também pode ser um lugar aconchegante e o banheiro amadeirado pode ser perfeito para isso.

Para dar ao seu espaço uma dose inconfundível de aconchego, adicionar elementos de decoração em madeira é o caminho certo a seguir. Neste post, compartilhamos algumas ideias diferentes de banheiros de madeira nas quais você pode se inspirar.

Como decorar um banheiro amadeirado

Uma das maneiras mais fáceis de introduzir calor no seu lavabo é optar por um banheiro amadeirado, seja com elementos de decoração ou paredes inteiras de madeira.

Os armários em madeira são maravilhosos para quem deseja elevar o fator de sofisticação de qualquer banheiro.

Você também pode usar outros elementos decorativos para contraste, como torneiras cromadas, enfeites em metal ou vidro para tornar o espaço do banheiro mais elegante.

Se você preferir o apelo estético atemporal da madeira apenas em locais pontuais, pode optar por prateleiras flutuantes de madeira.

Esta ideia de design de banheiro amadeirado também ajuda você a adicionar utilidade abrindo mais espaço de armazenamento em seu ambiente, ou apenas um local para adicionar itens de decoração.

A madeira dura faz maravilhas ao criar um apelo estético antigo e atemporal em qualquer espaço de banheiro.

Enfeites em madeira em seu banheiro, podem adicionar um contraste com os demais elementos, mas também se integram a qualquer estilo de decoração que decida aplicar.

Paredes de madeira e vegetação combinam muito bem, pois ambos são elementos naturais. A combinação desses dois elementos confere uma decoração mais rústica, mas que também pode ser bastante sofisticada a depender da composição geral.

Cuidados necessários com banheiro amadeirado

Os materiais naturais são inegavelmente luxuosos e elegantes. No entanto, ao contrário dos materiais tradicionais, o banheiro amadeirado também significa ter cuidados redobrados com a limpeza e manutenção, de forma a preservar sua beleza original.

Não se preocupe: tudo é uma questão de entender as características específicas do material e saber o que você precisa fazer para mantê-lo impecavelmente limpo diariamente sem risco de danificá-lo.

O grão natural, nós e textura irregular da madeira, e as características únicas e delicadas condições da madeira podem ser motivo de preocupação, mas mantê-los bonitos é mais fácil do que você imagina. Algumas recomendações gerais são:

  • limpe no sentido do grão, usando um pano de microfibra ou uma escova de cerdas macias;

  • Para a limpeza de rotina basta utilizar um pano úmido e água morna, e secar bem a superfície.

  • Com um pouco de cuidado e atenção diária (tendo sempre o cuidado de retirar totalmente os resíduos) não é preciso muito mais;
  • Para uma limpeza mais profunda pode adicionar um pouco de sabão neutro à água, lembrando-se sempre de que a superfície está bem seca.

Tampos folheados precisam exatamente do mesmo cuidado e atenção que os de madeira maciça.

Para sua conveniência, reiteramos as mesmas recomendações acima. Claro que pode sempre consultar as instruções de limpeza e cuidados contidas nos folhetos incluídos na embalagem do seu fornecedor de móveis.;

É recomendado que os móveis, paredes e demais itens do banheiro amadeirado sejam sempre processados e selados especificamente para essa finalidade.

Com uma superfície oleada intacta por meio de cuidados regulares e adequados, a água acumula e as manchas são reduzidas.

É uma propriedade natural da madeira absorver e liberar umidade.O selante ajuda a evitar que ela danifique o material.

A proteção ideal é fornecida por substâncias incorporadas em produtos específicos para este fim, normalmente na forma de resina, cera ou óleos.

As resinas penetram na madeira e aumentam a resistência da superfície da madeira e as ceras se combinam para formar uma película protetora estável e repelente à água na superfície.

Os óleos penetram profundamente nos poros da madeira, dando à superfície um gracioso efeito de profundidade.

Com limpeza e cuidados regulares, você garante desde o início que as manchas não ocorram.

Se a madeira for preparada de forma ideal para uso em condições húmidas e as superfícies forem cuidadas de forma regular e adequada, o material do seu banheiro amadeirado pode resistir por muito tempo.

É quase contra-intuitivo a prática de colocar um material como a madeira – que tem problemas de umidade e expansão – em um local que fica constantemente molhado, como um banheiro, cozinha ou até mesmo a parte externa de um prédio.

Mas com detalhamento cuidadoso e uma seleção cuidadosa de espécies adequadas, a madeira pode realmente ser um material ideal para praticamente qualquer local, úmido ou seco.

A verdade é que nem todas as madeiras são apropriadas para o revestimento em banheiro amadeirado, mas o grupo de espécies de madeira que chamamos de cedro é uma exceção comum.

O cedro é na verdade um grupo de mais de uma dúzia de espécies diferentes de árvores que pertencem a famílias diferentes e tendem a compartilhar características semelhantes de serem resistentes à podridão e à decomposição.

A resistência se deve a presença das “resinas” ou “extrativos” na madeira, que são substâncias químicas naturais produzidas pela árvore.

Isso significa que não há necessidade de tingir, pintar ou pré-tratar a madeira para torná-la resistente ao apodrecimento, embora ainda seja recomendado para aumentar ainda mais estas características naturais.

Estas madeiras embora resistentes ainda tendem a envelhecer e mudar de cor, envelhecendo para um tom mais acinzentado em oposição aos tons avermelhados ou marrons

Se a madeira for usada como acabamento de parede, piso ou teto em um banheiro – especialmente um com banheira ou chuveiro – você deve certificar-se de ter um ventilador instalado para ventilação adequada.

Isso também protegerá a madeira de empenamento e reduzirá a chance de crescimento de mofo ou bolor

Banheiras de Madeira

Por fim, chegamos ao maior mistério de todos: a banheira de madeira. Uma banheira de madeira parece que deve vazar sem parar ou inchar tanto que perde a forma.

Mas muitas culturas em todo o mundo produzem banheiras de madeira com sucesso há séculos: os japoneses usaram madeiras aromáticas como cedro e hinoki para fazer banheiras chamadas ofurô, enquanto teca e outras madeiras foram empregadas em banheiras nos países escandinavos.

O truque para fazer uma banheira de madeira funcionar é – como todos os usos da madeira – garantir que as espécies adequadas de madeira sejam selecionadas desde o início e que a madeira seja mantida regularmente.

A teca, por exemplo, era muito usada no convés dos navios e funciona bem como material para banheiras devido à sua resistência ao apodrecimento.

A maioria dos especialistas defende várias camadas de selante em banheiras de madeira para fornecer proteção contínua contra os ciclos úmidos e secos pelos quais as banheiras passam, o que muitas vezes pode tornar a madeira mais texturizada do que era inicialmente, fazendo com que o cabelo ou a pele fiquem presos nela.

A importância de escolher madeira e profissionais de qualidade

Se você está construindo ou reformando o banheiro e quer um projeto específico, tem inspirações em mente e não se importa de desembolsar a mais por isso, recomendamos uma carpintaria profissional.

Eles poderão auxiliá-lo com o desenho do projeto, escolha da madeira, otimização do ambiente e todos os demais fatores para que seu banheiro tenha exatamente a imagem que sonhou.

Para um banheiro amadeirado de qualidade comprovada e que esteja alinhado com suas expectativas, é importante escolher um profissional capacitado. Isso nem sempre é fácil.

A depender da complexidade do seu projeto, nem todos os carpinteiros serão indicados ou terão expertise suficiente para uma entrega satisfatória, por isso, sempre busque referências de trabalhos similares que já tenham realizado.

Os custos incluem não apenas os materiais, mas também o custo geral de todo o projeto.

Não importa o tamanho e escala do projeto. Você deve sempre certificar-se de obter uma cotação assertiva.

As cotações que você obteve podem ser comparadas (com precisão) umas com as outras.

Isso significa que você deve pedir a cada carpinteiro para citar exatamente a mesma coisa. Há três coisas básicas que você deve observar em sua cotação de vendas:

  • Custo dos materiais (os materiais devem ser iguais ou pelo menos semelhantes)

  • Trabalhos incluídos no escopo do serviço

  • Taxas de serviço (semelhantes, se houver)

Algumas pessoas podem se contentar com a cotação de venda mais barata que lhes é dada. Para algumas pessoas, eles podem ter restrição orçamentária.

No entanto, lembre-se de que, às vezes, a cotação de venda mais barata pode não garantir a qualidade do acabamento. Considere não apenas o acabamento, mas também a qualidade dos materiais usados na construção de sua casa.

Há momentos em que é mais barato escolher uma cotação mais cara, onde é feito um trabalho melhor. Cotação de vendas mais barata às vezes pode exigir trabalho refeito a longo prazo. Pense em manutenção!

Como o banheiro amadeirado em tese é algo que vai durar por muitos anos talvez um investimento maior inicial seja melhor do que gastar muito mais com manutenções futuras.

Se você preferir economizar,é possível ter um banheiro amadeirado optando por peças já prontas, mas perde-se o fator personalização.

Isso pode impedir a otimização do espaço, se o seu banheiro for muito pequeno um projeto específico para seu ambiente pode ajudar no melhor aproveitamento do espaço.

Além disso, pode tornar mais difícil encontrar peças prontas de tamanho adequado, por isso lembre-se sempre de ter as medidas do seu ambiente em mente antes de prosseguir com qualquer compra.

Conclusão

Dada a umidade constante em um banheiro, provavelmente não é a primeira escolha da maioria das pessoas quando se trata acabamento para este ambiente, especialmente quando os ladrilhos de cerâmica e outras superfícies não porosas estão disponíveis em uma ampla gama de cores e preços.

No entanto, devido à sua aparência orgânica e natural e calor ao toque, em oposição à sensação fria do azulejo, a madeira tornou-se uma escolha desejada.

A madeira natural confere personalidade aos móveis de banheiro com sua aparência, toque e textura ricos e aconchegantes e está cada vez mais encontrando seu caminho em decoração para banheiros e áreas de spa acessíveis ao público.

E com razão, porque proporciona um clima de bem-estar e um ar agradável em todos os ambientes. Com os cuidados certos, é possível desfrutar da estética natural do seu banheiro amadeirado por muito tempo.

Artigos Relacionados

 
×