Assoalhos, Pisos e Ladrilhos: Qual a diferença?

Home Madeiras Assoalhos, Pisos e Ladrilhos: Qual a diferença?

Assoalhos pisos e ladrilhos: Está reformando ou construindo e quer um novo revestimento?  Está se perguntando se escolhe ladrilhos ou assoalhos?

O piso tem um grande impacto na aparência de uma sala. Com a escolha de ladrilhos ou assoalho, você influencia significativamente o estilo e a atmosfera de vida do seu apartamento ou casa.

No entanto, os requisitos para o piso e a carga do piso também são importantes. O assoalho na cozinha é adequado? Também os critérios de preço diferem nessa situação. Qual é o melhor para a minha reforma?

Assoalhos, Pisos e Ladrilhos: o que é melhor?

Assoalho ou azulejos? Quando se trata do revestimento do piso de um imóvel, a decisão geralmente recai entre essas duas variantes, dependendo de como o cômodo é usado pelos membros da família.

Se o ladrilho ou o assoalho é a melhor escolha, depende das preferências subjetivas, das condições de espaço e das respectivas propriedades de cada material utilizado para a reforma.

Se você deseja comprar um assoalho, deve sempre ficar de olho nas variantes. Porque às vezes há diferenças perceptíveis na qualidade e durabilidade.

Qual a diferença entre assoalhos e ladrilhos?

Assoalhos, pisos e ladrilhos: Quais são as características dos pisos mais procurados? Em suma, cada opção tem os seguintes aspectos:

Assoalho

O assoalho é feito de várias camadas de madeira natural e uma camada superior de madeira exclusiva. Os tipos de madeira mais comuns são o pinho e o carvalho para esse estilo de piso.

O piso de madeira maciça consiste em uma mesa inteira em madeira natural e, portanto, é o que muitos consideram um piso de madeira “autêntico”.

As variações naturais da madeira proporcionam um piso único que dá um toque pessoal à casa. Se o tratar corretamente, ele só ficará mais bonito e ganhará mais personalidade com o tempo.

É possível comprar assoalho completamente não tratado, mas lembre-se de que a poeira e a sujeira são atraídas para um piso de madeira não tratada e ficarão sujas com o tempo. Dito isto, recomendamos pisos tratados.

  • Pode ser removido várias vezes

  • Tanto o pinho como o carvalho podem ser envernizados, oleados ou pintados

  • O carvalho é um tipo de madeira dura que suporta um uso mais difícil

Ladrilhos

Ladrilhos de cerâmica ou ladrilhos de pedra bruta são, para muitos, a primeira escolha natural para banheiros e outros ambientes úmidos.

O azulejo também é comum em cômodos como hall de entrada e cozinha. A colocação de ladrilhos é um trabalho um pouco mais demorado e avançado do que os sistemas de piso baseados em cliques ou o assoalho.

Muitos, portanto, optam por contratar especialistas para o trabalho.

Assoalho ou laminado? Onde está a diferença?

Assoalho e laminado estão entre os revestimentos de piso mais populares. Eles são semelhantes em muitos aspectos, especialmente em termos de aparência:

Quase ninguém consegue distinguir o laminado de alta qualidade com aparência de madeira do assoalho à primeira vista.

Em primeiro lugar, é claro, você não pode dizer que um piso é pior do que o outro – ambos os revestimentos de piso têm vantagens específicas e talvez desvantagens também.

Dito isto, trata-se muito mais de descobrir como as duas variantes de piso são estruturadas, o que isso significa para seu uso e qual piso é mais adequado para sua situação de vida individual – para que possa aproveitar seu novo revestimento de piso por muito tempo!

Assoalho ou ladrilhos – quais considerações são importantes?

Assoalhos, pisos e ladrilhos: A situação do assoalho ou do ladrilho é obviamente uma questão de gosto e ambos os pisos estão disponíveis em inúmeros designs, cores e faixas de preço, para que todos fiquem felizes.

No entanto, existem algumas características de ambos os tipos de piso que não deve ignorar, na hora da reforma:

  • O assoalho é mais quente do que os ladrilhos de pedra por causa da madeira. Há pessoas que acham o assoalho mais confortável.

  • Especialmente com piso aquecido, os ladrilhos podem até ser uma vantagem porque o piso armazena melhor o calor e é possível economizar nos custos de aquecimento, mas tratando-se Brasil, não faz sentido optar por ladrilhos só por causa desse aspecto.

  • A pedra retém melhor o calor, mas não aquece tão rapidamente. Isto pode ser importante dependendo da temperatura exterior e do tipo de aquecimento.

  • Os ladrilhos não riscam tão rapidamente quanto o assoalho, mas só acontece quando o mesmo não é tratado. Assim, a vida útil do parquet é considerada mais curta, embora também existam grandes diferenças de qualidade e durabilidade.

  • Muitas vezes, o assoalho é fácil de colocar. Os ladrilhos, por outro lado, na maior parte dos casos, exigem mais esforço. Um ladrilhador deve ser incluído no seu cálculo em determinadas circunstâncias.

Assoalhos, pisos e ladrilhos: qual eu devo escolher? Assoalhos e ladrilhos têm vantagens em certas áreas.

Enquanto os ladrilhos são mais brutos e difíceis de limpar, o assoalho tem uma limpeza mais fácil. Mas por outro lado, se não tratado corretamente, risca com mais frequência.

Pisos de madeira, como parquet ou laminado, são, portanto, adequados para quartos e salas de estar. É aqui que o calor deles se destaca.

Piso em ladrilhos: quais as vantagens?

Antigamente, os ladrilhos eram geralmente colocados apenas em cozinhas, banheiros, depósitos, despensas e corredores.

Nesse ínterim, no entanto, muitos proprietários projetam todo o seu espaço com ladrilhos. Isso não só parece moderno, mas também tem muitas vantagens, porque os ladrilhos são:

Higiênico e livre de combustão

Devido às superfícies lisas e de fácil limpeza, os ladrilhos são muito higiênicos. Isso os torna adequados para residências em que vivem pessoas alérgicas à poeira.

Por outro lado, todas as outras pessoas também se beneficiam do clima saudável nos quartos com azulejos.

Além disso, os ladrilhos não emitem poluentes no ar. Outros revestimentos de piso, por outro lado, podem conter solventes, plastificantes e outras substâncias nocivas.

Resistente

Os ladrilhos são impermeáveis ​​​​à água e à maioria dos outros líquidos. Eles podem ser rapidamente secos com um pano se você cometer um acidente.

A remoção de manchas de pisos de madeira ou carpetes costuma ser difícil e envolve muito esforço.

Os ladrilhos geralmente não são danificados pelo calor, como queimaduras de cigarro e, portanto, podem ser colocados em torno de uma lareira aberta.

Devido à sua resistência ao fogo, eles ainda melhoram a proteção contra incêndio em um edifício.

Piso em assoalho: quais as vantagens?

Durante o processo de escolha, muitas pessoas optam por um piso de madeira, mas a seleção de pisos de madeira é diversa e dificulta a decisão.

Além do fator custo, a decisão depende do tipo de uso. Por isso, a seguir, apresentamos alguns aspectos que conseguem te ajudar na hora de escolher o seu revestimento.

  • Ecológico, sustentável e natural

  • Durável e atemporal

  • Higiênico, fácil de limpar e adequado para quem sofre de alergias

  • à prova de som

  • Quente e adequado para piso radiante

  • Pode ser moldado, colorido e modificado até o último detalhe

  • Chique, nobre e valoriza os imóveis

100% natural, aparência elegante e durabilidade ao longo da vida. Qualquer um que aprecie esses recursos deve optar pelo assoalho.

Os revestimentos de piso costumavam vir apenas na forma sólida, com bastões de madeira maciça ou pequenas placas colocadas diretamente no contrapiso e depois lixadas.

Óptica nobre

Correções não são necessárias, a natureza fez um ótimo trabalho. A superfície irregular, mais ou menos granulada do assoalho é bonita, viva e nobre.

O óleo de madeira ou o óleo de cera fornecem um acabamento natural, a laca cria um brilho maravilhoso, acabando em pouco tempo com os riscos.

A madeira dura para sempre

Quanto mais dura a madeira (carvalho!), mais resistente é a superfície. Estiletes, pernas de cadeira ou garras dificilmente deixam marcas.

E se isso acontecer, depois de 15 anos é hora de lixar finamente e lubrificar ou pintar o assoalho. Com bom cuidado, a madeira do seu piso durará uma vida inteira, bem diferente dos ladrilhos.

Assoalhos, pisos e ladrilhos: Em geral, pode-se dizer que um piso feito de madeira é mais natural do que um revestimento de piso produzido artificialmente como os ladrilhos.

Sua casa fica muito mais original, aconchegante e rústica. É uma opção aumentar esse efeito com uma superfície adequada, por exemplo, com tábuas de casas de campo naturalmente oleadas.

Assoalhos Pisos e Ladrilhos de carvalho é atemporal

O piso de carvalho resiste ao teste do tempo no verdadeiro sentido da palavra. Os tapetes sofrem com o desgaste, os padrões de ladrilhos e linóleo desbotam com o tempo e seus designs saem de moda rapidamente.

Com um assoalho isso não é um problema. Devido ao seu apelo atemporal, pode equipar sua casa com piso de carvalho hoje e vendê-la 25 anos depois, e ainda assim o piso de carvalho nunca sairá de moda ou perderá seu apelo.

O acabamento da madeira é imponente

Além disso, o acabamento certo protege a superfície: com assoalho envernizado, a camada superior fica completamente selada e não permite que a água penetre na madeira.

Em contraste, uma prancha oleada parece mais rústica e enfatiza o original. A água também é mantida longe. No entanto, esse tipo de assoalho deve ser tratado com mais frequência.

Alguns mitos sobre os Assoalhos Pisos e Ladrilhos

Assoalhos, pisos e ladrilhos: Conforme mencionado no começo do artigo, existem muitas lendas sobre o assoalho, principalmente as negativas. E por esse motivo muitas pessoas ainda optam pelos ladrilhos.

Vamos dissipar alguns mitos:

Não pode ser usado no banheiro e cozinha

Isso, por exemplo, não é inteiramente verdade. Pelo contrário, existem tipos específicos de madeira que resistem bem à água.

Algumas madeiras são muito estáveis ​​como carvalho e ipê. Após algumas precauções, ditadas mais pelo bom senso do que por qualquer outra coisa, o assoalho é indicado para todos os cômodos.

Em suma, só é necessário secar a água que cair no chão depois de tomar banho ou arejá-la para evitar a condensação. Na cozinha, em vez disso, tome cuidado para não derramar panelas cheias de óleo no chão.

Não combina com pets

Não com todos os tipos de madeira, é verdade, mas com algumas sim. Apenas encontre uma madeira forte o suficiente ou trate a madeira para que ela possa ser restaurada se arranhada.

Imagine se todos com pisos de madeira não tivessem animais com garras afiadas. É verdade que a madeira normalmente é delicada e arranhada, mas soluções válidas conseguem ser encontradas.

Assoalhos, pisos e ladrilhos possuem suas vantagens e desvantagens. Contrapartida, os assoalhos são a melhor opção para quem busca um revestimento para o chão que nunca perca a sofisticação.

Artigos Relacionados

 
×