Modelos de Armário de Madeira

Home Outros Modelos de Armário de Madeira

A madeira sempre foi utilizada para a confecção de todo o tipo de utensílios, desde itens para proteção, quanto para o conforto. É o material natural que é mais fácil de manusear e de realizar a manutenção. Podendo facilmente ser conservada e em perfeitas condições. Veja Armário de Madeira.

Os móveis, principalmente os armários de madeira, são capazes de levar bem estar, luxo, requinte, conforto e qualidade aos ambientes.

A história nos remonta ao tempo que o homem passou a fixar sua morada, passando a ter novos hábitos, utilizando recursos naturais existentes ao seu redor com a intenção de facilitar um pouco a sua vida.

Há registros de mobiliários antigos datados de 8 a.C, na Turquia. Foram encontradas mesas e estantes. No Egito antigo, se deu em 1550-1200 a.C. E na Grécia, em 2000 a.C.

Os móveis e todo o mobiliário na Idade Média, eram feitos de carvalho, na sua maioria e por isso eram muito pesados. Já no século 19, os estilos foram mudando e os móveis foram evoluindo, sofrendo influências do movimento da Art Nouveau, Neoclassicismo e Gótico.

Já no século XX, os móveis começaram a ganhar influência da arte pop. Nessa época, os móveis agradavam os gostos mais tradicionais e os mais modernos. Os principais responsáveis por essas influências foram os designers Finn Juhl, Arne Jacobsen, George Nelson, Charles e Ray Eames.

Com o avanço do consumo, degradação do meio ambiente e exploração das florestas de forma irresponsável, foi criado o Ecodesign. Que tem como propósito, influenciar os grandes consumidores, empresas, governo e mercados uma nova mentalidade em relação ao consumo, um consumo mais sustentável.

Além de rever o modo de pensar, utilizar e criar os móveis. O Ecodesign também estimula a utilização de novos materiais, e a reutilização daqueles já produzidos. A partir de reformas que possibilitem tal ação.

Os armários do século IX

Somente no século IX que começaram a ser criados os armários de madeira verticais, eram feitos em mogno maciço e muito bem trabalhados e cheios de detalhes. Antes disso, as pessoas da época guardavam seus pertences em baús horizontais.

Foram criados primeiramente, com a intenção de guardar os armamentos e outros itens parecidos. Daí o nome “armário”.

Seu uso como estrutura para guardar roupas, e outros utensílios só aconteceu ao fim do século X. Com estruturas de madeira pura, repleta de detalhes. O nome guarda-roupas se deu através de um cargo na época do Brasil Colonial, onde um funcionário da monarquia tinha a responsabilidade de guardar as roupas reais em um armário.

Os Armários no século XXI

Com a popularização dos armários, este passou a ter diversos usos. De guardar armas, em séculos passados. A guardar alimentos, roupas e utensílios da vida cotidiana nos dias atuais.

Os modelos são os mais variados, criados por designers de diferentes partes do mundo e vários materiais possíveis. Muitos chamam atenção pelo estilo, praticidade e seus detalhes. Mas, mesmo com o passar dos anos e toda evolução na área, os armários de madeira ainda continuam sendo os preferidos do público.

Tipos de armários de madeira e seus usos

Hoje, no século XXI, os armários de madeira ainda são muito utilizados. Lógico que com um tratamento muito diferente ao que era dado antigamente, com mais consciência ambiental e designs diferenciados. Veremos aqui alguns tipos de armários de madeira e para que são utilizados.

Armários de madeira para dormitórios

São estruturas e muito frequentemente, pequenos cômodos do ambiente que servem para guardar objetos pessoais, roupas, sapatos, dentre outras coisas. É comumente feito de madeira, devido a sua capacidade de resistência, usinagem e durabilidade. Também associado a outros materiais.

Além da utilidade de guardar coisas, eles podem aumentar o uso do espaço. Já que no seu interior possui gavetas, prateleiras, cabideiros e outros nichos. Como algumas vezes são incorporados ao ambiente de forma fixa, geralmente são retangulares com ângulos de 90º.

Se tratando de closets, a melhor opção para quem quer um armário de madeira, é o pinus. É mais sustentável que os outros tipos, além de ser mais barato.

Armários de madeira para salas

São grandes estruturas, a depender do tamanho do ambiente, que são frequentemente utilizadas para colocar objetos de decoração, aparelhos de som e tv, livros e esculturas.

Geralmente são altas e largas, associado a madeira com outros materiais. Como o vidro ou metais. E são feitos sob medida, para poder aproveitar o espaço do ambiente por completo.

Para confeccionar este tipo de armário de madeira, são recomendados: O cedro, que é fácil de lixar e dar acabamento, leve, versátil e bem resistente à umidade, sem falar do bom custo benefício.

Já o pinus, é bom, bonito e barato. Madeira de reflorestamento, que é muito boa para estantes, racks, prateleiras e muito mais.

Armários para banheiros e áreas com umidade

Apesar da grande opção de itens no mercado, a madeira ainda é a preferida quando se trata de decoração. E com o banheiro não seria diferente.

A ideia de colocar armários de madeira em banheiros ou outros locais com umidade, sempre assombrou muita gente. Mas é possível fazer isso, escolhendo a madeira certa para o projeto.

As madeiras que resistem bem à umidade do dia a dia são: Cumaru, jatobá, ipê, peroba-rosa e sucupira. Além de ter a maior durabilidade, sua densidade não muda muito ao perderem ou ganharem umidade. Mas ainda assim é preciso impermeabilizá-las.

Armários de madeira para cozinha

Os armários da cozinha, é um dos itens mais básicos e importantes do cômodo. Além de contribuir com toda a organização do espaço, é também parte da decoração. Por isso é muito importante escolher corretamente os materiais e o modelo.

O tamanho ideal vai se adequar a necessidade dos moradores e ao tamanho do cômodo, além de ser funcional. Os armários de madeira e aço são os mais populares no mercado.

São comumente feitos com MDF e MDP, deixam o cômodo mais acolhedor e têm uma ótima durabilidade. E a depender do design escolhido, deixa o cômodo mais moderno ou tradicional.

Entretanto, não apresentam uma boa resposta à umidade excessiva, devendo manter o mínimo de contato possível com líquidos.

Armários de madeira para garagens e áreas externas

É indiscutível a praticidade, estilo e organização que os armários oferecem. Seja para guardar os itens da garagem ou objetos de fora da casa, um armário de madeira bem escolhido faz toda diferença.

Como as garagens e áreas externas estão sujeitas a muitas intempéries, as madeiras mais indicadas para esses armários são: Cumaru, Maçaranduba, Muiracatiara, Pau-amarelo, Tatajuba, Ipê, e madeiras de demolição.

Todas elas evitam o apodrecimento, ataque de fungos. Tendo em mente que é necessário passar o verniz ou impermeabilizante de tempos em tempos.

Modelos de armários de madeira

Depois de ter uma noção de quais madeiras aplicar em cada espaço da casa, é necessário escolher quais modelos serão utilizados. Confira a seguir os mais requisitados.

Armário de madeira clara

Os mais escolhidos são feitos de pinus e carvalho, que é uma grande concorrente. Possuem cores quentes, e são bem claras. Dando um ótimo contraste com as bancadas de pedra escura.

Armário de madeira com estilos misturados

É possível fazer um mix de estilos quando se quer renovar na decoração, se afastando daquele estilo mais tradicional. Armários com cores diferentes remetem à tradicionalidade e ao moderno.

Armário de madeira urbanista

Com armário nessa configuração, o ambiente se torna mais contemporâneo. Feitos comumente de madeira de carvalho escuro, dá a possibilidade de criar diversos contrastes que remetem ao urbano popular.

Armário de madeira com ilha de madeira

A ilha numa cozinha traz versatilidade, mobilidade e modernidade. Ela pode ter várias utilidades, desde apoio na hora de preparar as refeições até para utilizar como mesa.

Armário de madeira clássico branco

O branco nunca sai de moda quando o assunto é armário de madeira. Mas apostar nos detalhes faz toda diferença, principalmente para afastar aquela imagem de ambiente hospitalar.

Como o branco combina com tudo, a imaginação nessa hora corre solta. Podendo usar combinações de cores e estilos.

Armário de madeira estilo fazenda

Esses armários de madeira são maciços na maioria das vezes, com cores fora do padrão, acabamento rústico e com toques de antiguidade. Seus detalhes e estilo remetem à fazenda, com detalhes de objetos vintages e madeira crua exposta.

O problema da extração de madeira sem controle

A madeira é um recurso importantíssimo na confecção mobiliária, pois é utilizada em quase todos os móveis de uma casa. Como possui muita resistência e versatilidade, ela passou a ser muito utilizada e cobiçada.

O que fez com que muitos começassem a extração de forma ilegal e descontrolada, impactando diretamente na vida de todos.

É preciso repensar o consumo voraz no qual a sociedade vive, e mudarmos alguns hábitos. É bem possível termos os tão sonhados, por muitos, os armários de madeira maciça. 

Mas há também as opções de madeira de reflorestamento, madeiras de demolição e sem falar nos móveis que podem ser reformados e revendidos. As opções para um consumo sustentável são incontáveis e valem muito a pena.

Além do consumo sustentável, é preciso também pensar no replantio visando a qualidade de vida das sociedades futuras.

Quanto custa um armário de madeira?

O custo de um armário de madeira pode variar muito. Vai depender das suas dimensões, do uso, da madeira escolhida, da quantidade de detalhes, do uso conjunto de outro tipo de material.

É importante contratar uma empresa séria, com bons profissionais para que possa fazer o melhor plano para o cliente, mostrando todas as opções disponíveis e mais sustentáveis. Que agregue conforto, estilo, segurança, confiabilidade, durabilidade e qualidade.

Quanto mais nobre a madeira, mais alto será o valor. Por isso, vale a máxima do custo-benefício e sempre atrelado à qualidade.

Artigos Relacionados

 
×