Armário de cozinha de madeira, por quê? Pode parecer antiquado para você, mas a madeira está se tornando cada vez mais requisitada em nossos ambientes, além de painéis, o conceito de móveis de madeira voltou com tudo.
Piso, teto, terraços, este nobre e glamoroso material há muito negligenciado por ser considerado “ultrapassado,” está de volta no mundo da decoração de interiores.
E por um bom motivo, cada vez mais elaborado, confere ao seu ambiente um toque de elegância e originalidade, um ambiente cálido e imbuído de sofisticação e a mais pura elegância.
Armário de cozinha de madeira: um ambiente todo em madeira para mais modernidade
A madeira, com as suas inúmeras vantagens, convida-se a entrar na sua cozinha, conferindo-lhe um aspecto intemporal e original. Conheça neste artigo as vantagens de uma cozinha toda em madeira.
A primeira ideia que muitas vezes temos quando falamos do armário de cozinha de madeira é a sua aparência rústica e simplista. Se você é uma daquelas pessoas que pensa assim, bem, você está totalmente errado.
A madeira dá um design ao seu interior. Com uma paleta de espécies selecionadas e cores igualmente charmosas, as opções disponíveis para você em termos de cozinhas de madeira são limitadas apenas pela sua criatividade.
- Madeira para criar um layout
E se a madeira além das fachadas e do plano de trabalho fosse integrada ao mobiliário? Da pia às tábuas de corte, coloque o bilhete decorativo e saia do comum.
Se você não é um grande fã da aparência total, é possível integrar parcialmente a madeira em sua cozinha.
Rompa com os clássicos azulejos, pinturas, paredes de betão, e combine móveis de cozinha em madeira com outros acabamentos para criar um ambiente mais harmonioso.
Vidros, mármores, acabamentos claros, tons escuros, dão um toque de leveza à sua cozinha.
Estilos de cozinhas totalmente em madeira
A cozinha rústica, uma madeira de estilo campestre. A cozinha rústica contemporânea adota tons claros que vão do branco ao cinza claro.
Elementos sutis que lembram o lado vintage sublimam os cômodos, como puxadores ou eletrodomésticos.
- A cozinha de madeira minimalista
Uma cozinha minimalista é composta por pouquíssimos móveis e acessórios, tudo fica guardado ali para deixar o espaço mais espaçoso do que nunca.
Para uma cozinha de madeira minimalista, a madeira maciça é preferida graças ao seu efeito de design.
Que madeira usar para a sua cozinha?
- Carvalho
Este material, conhecido pela sua solidez, confere ao seu armário de cozinha de madeira um aspecto uniforme, próximo do natural.
Com veios muito marcados e abertos, e grande variedade de cores disponíveis (branco, vermelho, amarelo), o carvalho tem a vantagem de ser mais barato em comparação com outras espécies.
- Pinheiro
Esta é sem dúvida a mais acessível das madeiras. Madeira macia e de aspecto rústico, que não consegue trincar sob a ação de choques fortes.
- Bordo
Madeira nobre, apreciada por seu grão leve e sua resistência, confere um aspecto neutro e agradável.
- Cerejeira
Esta madeira é muito popular entre muitos proprietários. Se sua dureza, sua robustez e o charme de seu grão são sua força, seu preço pode, por outro lado, adiar mais de um.
Quais as principais vantagens dos móveis de madeira maciça?
Se ainda procura um motivo para investir em móveis de madeira maciça, eis um resumo das vantagens deste material que está em plena sintonia com os tempos.
O primeiro ativo para um armário de cozinha de madeira maciça é sem dúvida a sua estética que transmite um ar muito mais tênue.
Quer tenha acabamento com tinta ou verniz ou simplesmente crua, a madeira maciça dá brilho a um interior e tende a aquecer um ambiente graças ao seu aspecto natural.
Mas a madeira maciça também tem propriedades interessantes se você quiser manter seus móveis por muito tempo e em bom estado.
Na verdade, uma peça de mobiliário de madeira maciça sendo feita deste material muito denso, resiste ao desgaste e certos tipos de madeira são conhecidos por resistirem a insetos e fungos.
Por fim, a madeira maciça oferece inúmeras possibilidades de variações e consegue ser associada ao metal ou ao vidro sem qualquer nota falsa.
Assim e quaisquer que sejam os seus gostos em termos de decoração e o estilo atual do seu interior, encontrará móveis em madeira maciça adaptados aos seus desejos.
Onde colocar madeira na sua cozinha?
A madeira está muito na moda nas nossas cozinhas! Cobre as frentes dos seus móveis, as suas bancadas ou está no chão de parquet.
Como revestimento das frentes dos seus móveis de cozinha
As frentes de madeira trazem calor e autenticidade ao seu design de interiores. Eles dão o tom da sua decoração: madeira maciça escura, folheado de madeira clara…
Escolha-os de acordo com o estilo da sua cozinha, das suas portas, da sua mesa, das suas gavetas, da sua arrumação e dos seus armários.
Tampo: escolha uma madeira resistente
A bancada é a parte central da cozinha. Junto à mesa, está no centro da preparação das suas refeições.
Sua superfície deve ser suficiente, resistente e de fácil manutenção. Quer se trate de madeira maciça ou de um material laminado, verifique a solidez da sua bancada e a sua resistência a manchas e riscos.
Um piso de parquet para uma cozinha?
Embora os ladrilhos sejam frequentemente recomendados para o piso da cozinha, o piso de madeira é bem possível.
No entanto, será necessário escolher uma madeira dura e resistente, como faia, carvalho ou mesmo acácia.
Uma orientação: quanto mais escura a cor da madeira, mais ela é suscetível a arranhões ou desgaste. Pense nisso na hora de comprar!
Armário de madeira: qual material escolher?
Dependendo do estilo da sua cozinha, há inúmeras opções de armário de cozinha de madeira ou acabamentos para escolher.
Quais são os diferentes materiais utilizados na fabricação de móveis para o desenvolvimento de uma cozinha de madeira?
Carvalho: durável, tem uma superfície sólida e oferece boa resistência à água e às manchas.
Nogueira: robusta, pouco permeável e de cor contrastante.
Freixo: boa resistência à água e aos choques, tem uma boa longevidade.
Faia: dura e estética, é um material muito utilizado na cozinha porque oferece uma excelente relação qualidade/preço.
Madeira folheada ou compensado
Mais barato que a madeira maciça, o folheado tem uma aparência de madeira. Este material natural é constituído por uma folha fina de madeira, colada a um painel de partículas.
Ele vem em muitas cores para a cozinha. Entre as madeiras folheadas, encontrará amieiro, cerejeira ou freixo.
Melamina
A melamina é um dos materiais mais utilizados no interior das cozinhas para fachadas, arrumos ou portas.
Composta por um painel de partículas de madeira revestidas com resina, a melamina é lisa e reproduz o veio da madeira.
É infinitamente personalizável em loja, com uma grande variedade de efeitos, cores e acabamentos.
Qual madeira para qual estilo?
Este material combina bem com todas as decorações. Dependendo da sua cor (clara ou escura) e da sua essência, adaptar-se-á melhor a determinados estilos de design.
Uma cozinha industrial será adornada com madeira crua, misturada com elementos metálicos, um piso de concreto polido ou uma parede de tijolos vermelhos.
Uma cozinha de estilo escandinavo exibirá paredes brancas e pastéis, nas quais os elegantes móveis de cozinha em madeira clara trazem calor e suavidade.
Adicione algumas plantas, uma ilha central de madeira com alguns bancos altos para criar um verdadeiro casulo de inspiração.
Uma cozinha estilo campestre, com muita madeira, que pode até ser colorida. Pintadas em verde sálvia, por exemplo, para deixar a natureza entrar na cozinha, ou em cinza, uma das cores tendência do momento.
Quais as vantagens de um armário de cozinha de madeira?
O armário de cozinha de madeira tem certas vantagens:
- A madeira combina com tudo
Aço inox, vidro, concreto, metal, pedra… Em móveis de cozinha ou como revestimento de pisos, ela combina com todos os estilos.
- Material nobre e robusto
Na madeira maciça, conforme amadurece com o tempo, acaba adquirindo uma pátina, para uma aparência ainda mais autêntica.
A madeira é um recurso renovável com uma vida longa. Para a sua cozinha, escolha madeira proveniente de florestas geridas de forma sustentável.
- Higiênico
A acidez natural desse material retarda a proliferação de bactérias do seu armário de cozinha de madeira.
É fácil de limpar com água ou com poucos produtos. Um pano macio embebido em vinagre ou sabão é o suficiente na hora da faxina.
Os pontos fortes dos móveis de madeira
A madeira traz aconchego e simplicidade à sua cozinha. Macio ao toque, robusto, durável, sabe surfar nas tendências e se adapta a todos os estilos.
Nosso conselho? Na cozinha, opte por madeiras resistentes, boas e de fácil manutenção, principalmente nas bancadas e no chão.
Se os móveis de madeira despertam o interesse de cada vez mais famílias, é porque apresentam diversas vantagens.
Facilidade de adaptação a todas as estruturas
Uma das grandes vantagens dos móveis de madeira reside no fato deste material permitir adaptar-se a todos os móveis.
Todos os modelos conseguem ser construídos em madeira. Fora o fato de que tem a capacidade de se misturar facilmente com outros materiais como metal, vidro ou até mesmo o tecido.
Além disso, é muito fácil de trabalhar graças à sua grande flexibilidade.
Grande variedade de acabamentos
Como a madeira é muito fácil de manter, permite a realização de todos os modelos destacando muitos acabamentos.
Além disso, várias opções de essências estão à sua disposição. Variando de pinho a carvalho, você tem muitas opções quando se trata de aparência. É também possível escolher entre escuro e claro.
- Longa vida útil
Ao contrário do que se possa pensar, a madeira tem uma durabilidade muito alta, muitas vezes, atravessando gerações em uma única família.
Pode acompanhá-lo por muitos anos sem perder suas vantagens. Outro detalhe é que dar uma segunda vida aos seus móveis de madeira pode ser feito a qualquer momento.
- Ecológica e reciclável
A madeira é um material 100% onde a sua utilização não tem impacto na saúde ambiental. É reciclável e biodegradável. Por isso seu uso é altamente recomendado nos mais diversos setores.
Um armário de cozinha de madeira não só transmite um ar de imponência em seu cômodo, como também será o ponto chave para uma maior harmonia entre os outros contrastes de mobiliário.