Aprenda o que fazer para tornar sua casa sustentável

Home Decoração Aprenda o que fazer para tornar sua casa sustentável

Em algum lugar entre as praias cariocas, há milhares de pedaços de plástico flutuante. O nível do mar está subindo, e o clima agora está consistentemente fora de controle (basta olhar pelas janelas dos apartamentos em São Paulo).

Pode parecer uma situação intransponível – algo melhor deixado para nossos legisladores e políticos “confiáveis” – mas, na verdade, há algo que você pode fazer e, no conforto de sua casa.

E essas ações que você pode colocar em prática nem demandam tanto do seu tempo ou dinheiro. Claro, você pode instalar painéis solares, mas dá muito bem para começar de menos. Aqui estão algumas coisas que você pode fazer hoje à noite, amanhã ou neste fim de semana para tornar a sua casa um lugar mais ecológico.

1. Use mais panos e menos toalhas de papel

Não estamos dizendo para extirpar as toalhas de papel da sua vida, também porque essa mudança exigiria um compromisso sério. Estamos apenas falando de usar menos papel. Uma boa ideia é cortar camisas velhas para fazer trapos (assim como a sua avó fazia) e lave-os quando estiverem sujos para poder reutilizá-los sempre que necessário.

2. Limpe as bobinas do refrigerador

Pegue uma escova comprida e fina e use-a para esfregar suavemente qualquer fiapo e baba das bobinas embaixo da geladeira. Isso ajudará a usar menos energia para manter a comida fria.

3. E limpe também o filtro da sua secadora

A escova fina e comprida citada anteriormente também funciona como um limpador para a fenda do secador. Você ficará surpreso com o que sair de lá! E, novamente, agora esse instrumento de limpeza estará sendo utilizado com mais eficiência.

4. Compre itens vintage

Da próxima vez que você decidir atualizar um móvel, examine sites vintage ou um brechó local para ver se consegue encontrar algo que funcione para a sua casa. Pense que, assim, você estará contribuindo para que menos item vão para o aterro de lixo desnecessariamente.

5. Use água fria ao lavar as suas roupas

Quem mora em apartamentos no Rio de Janeiro, principalmente na Zona Norte da cidade, sabe bem dos transtornos relacionados às constantes interrupções de energia (e de água) por parte do Governo do Estado.

Levando esse ponto em consideração, a água quente, além de gastar mais energia, irá, na verdade, definir manchas, e a água fria deixará as suas roupas igualmente limpas e não demandará eletricidade para o seu aquecimento.

6. Tenha plantas na sua casa

Transforme um pouco do CO2 na sua residência em O2 apenas usando um Ficus ou Dracaena (e não se esqueça, claro, de cuidar bem delas).

7. Molhe as plantas usando água reutilizada

Aproveite a água que você lava os seus vegetais, ou a água que se acumula em um balde perto da sua porta durante uma tempestade para molhar as plantas da sua casa. Sim, a água da chuva pode ser recuperada e usada para várias tarefas domésticas, basta você usar a criatividade!

8. Tenha um bom filtro de água em casa

Além de um bom filtro, uma boa garrafa de água reutilizável também ajudará. Você vai rapidamente recuperar esses custos quando deixar de comprar um pacote de 24 garrafas de água toda vez que for ao supermercado.

9. Seja adepto da coleta seletiva de lixo

Não há estatísticas oficiais sobre este assunto, mas parece seguro dizer que você terá 100% mais chances de reciclar as suas garrafas de cerveja e frascos de temperos se realmente tiver um local designado para colocá-los, como em lixeiras separadas por cor de acordo com o tipo de resíduo que será colocado nelas.

10. E tenha uma caixa de compostagem no seu apê

Apague a imagem que se formou em sua mente – a compostagem pode ser limpa e arrumada e até sem cheiro. Recheie em um saco em seu freezer, ou em um escaninho de bancada elegante projetado para o efeito, e veja suas cargas de lixo ficarem menores. Além disso, você ainda ganha fertilizante grátis!

11. Ignore o elevador

Se você mora em um prédio de apartamentos, suba as escadas. É bom para economizar energia e para os glúteos também. Caso more em outros tipos de imóveis em São Paulo de dois ou mais andares, evite instalar elevadores internos. Se houver pessoas com deficiência na sua casa, prefira rampas a elevadores.

12. Encha a sua máquina de lavar louça até o fim antes de a executar

Se você não puder esperar até a sua máquina estar cheia para lavar a sua roupa, execute-a na configuração “lavagem rápida” em vez de fazer um ciclo completo apenas para quatro peças de roupa, por exemplo.

13. Ou evite usá-la em horários de pico

Se você configurar a sua máquina de lavar para iniciar durante os horários em que poucas pessoas estão usando a eletricidade, você estará reduzindo a demanda de energia máxima na rede – e possivelmente será menos cobrado na sua conta do fim do mês.

14. Adquira um termostato inteligente

Um termostato inteligente poderá dar a sua casa uma configuração que automaticamente reduzirá a temperatura quando você não estiver dentro da residência. É bom para o meio ambiente e bom para você também.

15. Obtenha um chuveiro de baixo fluxo

Basta procurar um modelo com boas críticas e que especifique um poderoso spray com o uso restrito da água e instalar em todos os banheiros da sua casa. Hoje em dia, há muitos imóveis no Rio de Janeiro que já utilizam esses tipos de chuveiros para economizar energia.

16. Conserte as torneiras que ficam vazando água

Este é um ponto que nem precisamos falar muito sobre, pois você e todo mundo sabe que se trata de um enorme desperdício.

17. Plante ervas nesta primavera

Mês que vem já se inicia a primavera e, para aproveitar a estação, não há necessidade de comprar salsa que teve de ser transportada de uma fazenda para o seu supermercado, quando você pode muito bem cortar alguns raminhos em uma pequena horta dentro de casa.

E olha que nem precisar de um grande quintal, você precisa. Hoje em dia, há como cultivar salsa, coentro e outros temperos dentro de casa mesmo, com todas as plantinhas suspensas em cantoneiras próximas de uma janela ensolarada.

18. Use painéis solares

Os painéis solares são um recurso essencial para qualquer casa ecológica e são certamente um investimento a longo prazo. Estimativas comprovam que levará cerca de 20 anos para você ter que trocá-los, independentemente de onde você more.

Mas lembre-se que isso não é apenas um investimento monetário – é uma oportunidade de ser ecologicamente correto.

19. Adote lâmpadas energeticamente mais eficientes

Ao administrar uma casa ecologicamente correta, uma das coisas mais importantes que você precisa fazer é investir nas lâmpadas certas. As LFCs (Lâmpadas Fluorescentes Compactas) são mais eficientes e alternativas melhores para lâmpadas incandescentes mais antigas.

Lâmpadas energeticamente eficientes existem há muito tempo, mas é preciso muito tempo para que muitas pessoas se acostumem com a ideia. Em última análise, porém, faz muito sentido fazer a troca.

Não só as lâmpadas energeticamente eficientes usam menos eletricidade, como também duram mais, o que significa que você não precisa gastar dinheiro substituindo-as.

20. Aposte em soluções arquitetônicas que diminuam a necessidade de uso do ar-condicionado

Hoje em dia há várias soluções arquitetônicas que você pode adotar na sua residência para diminuir a dependência do uso de aparelhos condicionadores de ar. Cortinas e persianas, por exemplo, não só são práticas, como podem te ajudar a fugir das altas temperaturas.

Vidros reflexivos são outra solução eficiente para o calor, pois possuem uma tecnologia que proporciona conforto térmico e ainda controla a luminosidade. Toldos também são uma boa escolha, pois impedem parcialmente a incidência de raios solares.

Curtiu as dicas? Então compartilhe-as nas redes sociais para que outras pessoas possam curti-las também!

 
×