Muito popular por ser uma das madeiras mais utilizadas em território brasileiro a madeira Tatajuba possui uma coloração de cor clara e por possibilitar uma acabamento impecável é considerada uma madeira muito versátil.
Pode ser utilizada para diversos fins, pois possui uma resistência natural a fungos e cupins, o que vai tornar os projetos mais duráveis ao serem produzidos por esse tipo de madeira.
Durante esta leitura vamos acompanhar tudo a respeito dessa madeira que faz tanto sucesso dentro do mercado madeireiro nos dias atuais.
Acompanha até o final para saber mais!
O que é a madeira Tatajuba?
A árvore responsável por dar origem à madeira Tatajuba é conhecida pelo nome científico Bagassa guianensis e que pode chegar a ter cerca de 15 metros a 25 metros de altura.
Esta árvore é pertencente à família botânica denominada Moraceae, que possuem como características a presença de látex que está distribuído por todo seus tecidos parenquimatosos.
A árvore da Tatajuba é semidecídua, heliófila ou até ciófita, seletiva xerófita, característica e exclusiva da floresta pluvial Amazônica. De modo geral apresenta uma frequência considerada de moderada a elevada, não muito distante de descontínua e irregular ao longo de sua área de distribuição.
Além de apresentar uma excelente regeneração em áreas abertas e em capoeiras, acabaram tendo preferência por terrenos bem drenados, férteis e filmes situados em elevações do terreno.
Durante o ano possui uma quantidade moderada de sementes viáveis, prontamente disseminadas pela fauna de forma abrangente.
Para fazer o reconhecimento dos frutos no chão sob a árvore, deve ser feito logo após a maturação e queda que se dá de forma completamente espontânea.
Em seguida é muito importante deixar as sementes amontoadas em sacos plásticos até que por fim apodreçam a polpa com o objetivo de tornar mais fácil a remoção das sementes através da lavagem em água corrente através da utilização de uma peneira fina que fará a seleção.
Posteriormente ao processo de secagem das sementes que deve ser realizado na sombra em torno de vinte e quatros horas, que significa que após este processo estarão prontas para serem semeadas. Em médias é possível dizer que um quilograma de sementes contém cerca de 165 mil unidades.
Um fato interessante sobre as árvores que dão origem a madeira Tatajuba para que as mesmas gerem mudas é preciso colocar as sementes para germinação logo que colhidas em canteiros bem ensolarados e que contenham em sua composição o substrato arenoso.
Após esse procedimento o odeiam cobri-las com uma fina camada do substrato peneirado.
Dependendo da região em que for encontrada a madeira Tatajuba pode ser apelidada de outros nomes como: amarelo, amarelão, bagaceira, cachaceiro, garrote e amaparana.
Algumas das características da madeira Tatajuba são:
Cerne amarelado
O cerne desta madeira se apresenta amarelo logo em seguida ao corte ser realizado e em alguns momentos com faixas mais escuras, entretanto ao ser exposto à luz solar converte-se em uma coloração pardo-queimado.
O alburno é estreito e notoriamente distinto do cerne. A grã regular, a entrecruzada de desenhos que vão valorizar ainda mais a beleza desta madeira. A textura média, em suas superfícies longitudinais, o brilho é alto, com cheiro impossível de perceber.
Madeira com alta durabilidade
A madeira é do tipo pesada, sua resistência mecânica é muito alta e com relação a retratibilidade volumétrica é baixa. Trabalhar com essa madeira é fácil, independentemente de ser através de ferramentas manuais ou mecânicas, vai apresentar excelente acabamento.
Por se tratar de uma madeira que não aceita pregos com facilidade em sua estrutura, o mais recomendado é fazer a perfuração de maneira prévia a utilização de pregos.
Resistência ao ataque de fungos
O cerne da madeira Tatajuba apresenta forte resistência a possíveis ataques de fungo de podridão-branca e parda, além de possuir uma defesa moderada ao ataque de perfuradores marinhos.
E quando está em contato com solo pode apresentar vida útil que pode ultrapassar mais de 25 anos, dependendo da conservação em que se encontra.
Valor estético agregado
Uma das principais características pelas quais essa madeira é escolhida está na relação do seu valor estético associado a uma ótima resistência, isto significa combinar beleza e funcionalidade.
Aspectos como estes fazem com a madeira Tatajuba esteja presente nas principais produções de que possuem alta durabilidade, como decks, assoalhos, esquadrias dos mais variados estilos e móveis para os mais diversos tipos de modelos e gostos.
Na construção civil, são madeiras que podem ainda ser utilizadas para fabricação de vigas, caibros, ripas, marcos e batentes, forros, lambris, rodapés, estruturas externas como, por exemplo, os postes, os estacas, mourões, as cruzetas e entre outros.
As vantagens da madeira Tatajuba
Podemos considerar como algumas das principais vantagens de escolher a madeira Tatajuba, as seguintes afirmações:
- A textura dessa madeira é média e uniforme;
- Possui um bom brilho completamente natural;
- A madeira não apresenta nenhum tipo de odor;
- A sua durabilidade natural é altamente resistente a possíveis ataques de insetos;
- A trabalhabilidade desta madeira é considerada muito boa, ainda que se trate de uma madeira dura, porém é fácil de ser trabalhada;
- Pode ser trabalhada tanto com ferramentas manuais quanto mecânicas.
Apesar de todas essas vantagens, a secagem da madeira ao ar é bastante lenta, entretanto não corre nenhum risco de defeitos.
Agora quando se trata de secagem em uma estufa, vai ser necessário alguns cuidados durante o processo que atuaram a fim de evitar possíveis empenamentos e outros efeitos que possam ser causados.
Conhecendo as propriedades físicas da madeira Tatajuba
Podemos dizer que a densidade de massa dessa madeira aparente é 15% de umidade equivalente a 820 quilos por metros cúbicos.
A sua contração radial está em cerca de 5,5%, tangencial em 7,1% e a volumétrica em 11,4%.
Agora quando falamos nas propriedades mecânicas da madeira, a resistência da madeira verde equivale a 100,0 MPa. A madeira com 15% de umidade está em 79,7 MPa.
Sendo que a madeira verde tem um limite de proporcionalidade de 71,3 MPa. E com relação ao modo de elasticidade da madeira verde de está em 17304 MPa.
As aplicações da madeira Tatajuba
Nas construções civis, na parte pesadas externas, geralmente são utilizadas em dormentes ferroviários, cruzetas, estacas e defensas.Enquanto na parte pesada interna é usada em tesouras, vidros e caibros.
Ao nos referimos em parte leve interna sãos as esquadrias, estamos falando de batente de janelas. Enquanto a parte leve interna é decorativa e trata-se de painéis, lambris, forros e etc.
São frequentemente aplicadas em assoalhos nas tábuas, tacos e parquetes.
No mobiliário, sempre são empregadas naqueles que são considerados de alta qualidade que são os móveis decorativos.
Também são empregadas em lâminas decorativas, decoração e adorno, também em peças torneadas, nas embarcações e em cabos de ferramentas.
Podem atuar também como substituto de madeiras usadas na construção pesada externa, interna, ou também na construção leve decorativa, tais como os angelins, jatobá, louro-vermelho, muiracatiara e sucupira.
Descrevendo a madeira Tatajuba de forma anatômica e macroscópica
Com relação a para que parênquima axial, podemos afirmar que são praticamente invisíveis a olho nu, em linhas finas, numerosas, aproximadas, espaçadas de forma regular, formando os raios praticamente uniformes.
Os raios também são pouquíssimo visíveis a olho nu no topo, na face tangencial é visível apenas com auxílio de uma lente.
Já os vasos são visíveis a olho nu, são médios em pouca quantidade, porosos difundidos, solitários e alguns múltiplos de três a quatro.
As camadas de crescimento são diferentes, individualizadas através de zonas de fibrosas tangenciais e mais escuras.
Onde encontrar madeira Tatajuba?
São madeiras frequentemente encontradas de maneira comum nos estados do Amazonas, Pará, Amapá, Rondônia, Mato Grosso e Maranhão, por se tratarem de regiões que são caracterizadas por matas com terras firmes.
A madeira Tatajuba também pode ser encontrada em países do exterior pertencentes a extensão da América do Sul, como as Guianas e Suriname.
Essa madeira é um tipo que possui alto valor comercial, seus troncos são grossos com diâmetros que variam de 1,4m e 2m nos exemplares que já são adultos. A árvore da Tatajuba é considerada uma espécie rara e adora estar exposta à luz solar e tem um crescimento muito rápido.
Quando formos nos referir ao investimento em valores na madeira Tatajuba podemos dizer que isto vai variar de acordo com as dimensões desejadas e os detalhes e particularidades que cada projeto possui em si.
Por este motivo, o ideal a se fazer é entrar em contato com uma empresa especializada neste assunto, a fim de descobrir o melhor valor de acordo com cada necessidade exigida, pois hoje no mercado vão existem várias peças com os mais variados tamanhos e inclusive as peças que são feitas sob medida.
Durabilidade e tratamento da madeira Tatajuba
Como já citado acima, o cerne desta árvore que dá origem a esta madeira é muito resistente quando existe um ataque de fungos de podridão, seja ela branca ou parda.
O fato é que durante alguns ensaios de campo com a madeira Tatajuba, realizados pela EMBRAPA que significa Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) que foi criada na década de setenta e está vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), realizou tal pesquisa no Estado do Amazonas.
Onde foi possível poder fazer a demonstração da capacidade de durabilidade natural deste a madeira superou ao equivalente a sete anos.
E também foi considerada moderada a sua resistência ao ataque de supostos perfuradores das regiões marinhas e como já dito anteriormente, quando em contato com o solo, pode apresentar uma vida útil com mais de vinte anos.
A forma de tratamento de uma madeira como a Tatajuba é considerada difícil de realizar este tratamento com soluções preservantes, ainda que seja em processos que sejam executados sob pressão.
Pois a madeira Tatajuba vai apresentar baixa permeabilidade quando o assunto for às soluções preservantes feitas de creosotos, que é um tipo de óleo solúvel, mesmo em processo sob pressão.
Por fim, conclui-se que o uso da madeira Tatajuba nos projetos, podem se apresentar como uma excelente solução, pois trata-se de uma maneira de excelente qualidade, além de possuir uma estética extremamente incrível e agradável aos nossos olhos!