Quando o assunto é madeira, várias dúvidas vão surgir pra fazer a escolha, principalmente para os leigos, já que hoje contamos com vários tipos de madeira no mercado.
A madeira quando é usada na decoração pode trazer vários aspectos diferentes, indo da sofisticação ao estilo rústico, ou seja, ela é muito versátil, e traz aconchego e conforto ao ambiente.
Aqui você vai saber tudo sobre a madeira naval e descobrir se ela vai ser a certa para o seu objetivo.
O MDF e o MDP já possuem naturalmente uma baixa resistência a água, assim como os compensados, mas dependendo da fabricação, podem até mesmo ser usados em navios, por isso o nome de madeira naval.
Isso porque a resistência à água está diretamente ligada a cola na fabricação, ou seja, em em como ela é aplicada na prensagem.
A madeira na decoração
A madeira vem como uma presença de peso na decoração moderna. Ela é um material versátil e é aplicada em fachadas, pisos, tetos, móveis e das mais variadas formas.
É um material neutro, e combina facilmente com outros elementos de decoração e até mesmo variação dela mesma, e é base para vários estilos de ambientação, seja clássico, contemporâneo, rústico, industrial… Sem contar que a madeira é um elemento que traz resistência e durabilidade.
A madeira sempre vai trazer conforto e aconchego pro ambiente, e isso casa muito bem com outros elementos que geralmente não trazem esse aspecto, como vidros ou concreto, ou seja, é uma escolha acertada trazer madeira junto com outros aspectos da sua casa para fugir de um projeto que pode se tornar repelente. A madeira traz uma ligação com a natureza, assim como as plantas, e harmoniza o ambiente.
O que é compensado
Um compensado é uma série de chapas finas que são sobrepostas uma sobre as outras, que então são coladas a partir de uma pressão exercida, assim elas vão se fixar e se transformar em uma madeira muito resistente.
É um produto muito utilizado por sua versatilidade.
Quando esse material é utilizado em áreas externas, ou com muita umidade, a melhor opção é o compensado naval, então ele é perfeito para cozinhas, banheiros e quintais.
O compensado tem suas divisões, sendo elas:
- Compensado laminado: a estrutura é feita de chapas finas que são coladas uma sobre as outras com os veios da madeira no sentido contrário a camada de baixo.
- Compensado laminado folheado: a estrutura é a mesma do compensado laminado, mas é feito acabamento em ambos os lados.
- Compensado sarrafeado: os sarrafos são colados com os veios indo no mesmo sentido, o que vai formar uma chapa.
- Compensado sarrafeado laminado: a produção é igual a do compensado sarrafeado, mas difere no acabamento, sendo que o laminado é feito o acabamento em lâminas.
Visualmente, o MDF, MDP e compensados podem parecer a mesma coisa, mas os MDF e MDP são feitos com madeira em pó ou uma serragem. É bem fácil confundir.
Diferenças entre MDF e MDP
- MDP é uma sigla do inglês, medium density particleboard, que traduz como partículas de média densidade. Ele é formado por três camadas de pedaços de madeira que é triturada, geralmente madeira pinus, sendo as duas camadas de fora mais finas, e a interna mais grossa.
Essa separação vai dar estabilidade dimensional, isolamento acústico e resistência conta deformações e empenamentos, o que faz o MDP ser ideal para móveis retilíneos e que não precisam de resistência mecânica, como mesas, balcões, armários, etc.
- MDF também é uma sigla do inglês para medium density fiberboard, que traduz como fibras de média densidade. O MDF é um material uniforme, ou seja, ele não possui várias camadas como o MDP. O MDF é um resultado de aglutinação de fibras de madeira com resina sintética. Ele permite que a madeira seja mais manuseada, ou seja, possibilita trabalhos de pintura, colagem de lâminas assim como vernizes. Peças curvilíneas também são geralmente fabricadas a partir de MDF.
Como é fabricada uma madeira naval?
Madeira não é tudo igual! Elas são divididas em dois grandes grupos: para construção civil e para fabricação de móveis. As madeiras para construção civil são mais duras, densas e pesadas, já as utilizadas para móveis, são mais leves e maleáveis.
No compensado naval, as lâminas de madeira são coladas com uma cola especial, onde primeiramente são sobrepostas em números ímpares para que o acabamento seja o mesmo dos dois lados.
Elas são altamente resistentes à água e à temperatura, e são utilizadas em várias funções. A temperatura e a pressão que são feitas na prensa também eliminam o risco de problemas com fungos ou cupins.
Também existem os compensados que são prensados com cola branca, ou seja, essas colas diluem em água, então só são utilizados em ambientes secos.
A seguir, todos os passos até que a madeira seja transformada em um compensado naval:
- Extração da madeira;
- Processo de cozimento no vapor por mais ou menos 5h – isso vai facilitar o processo de laminação;
- Torneamento da tora – nesse passo, são retiradas finas camadas de madeira, as lâminas;
- Secagem para remover toda umidade das lâminas;
- Aplicação de cola nas duas faces das lâminas;
- Montagem do compensado – nesse momento as lâminas serão sobrepostas de forma a ficarem firmes e resistentes;
- Prensamento – aqui as lâminas já estão com o padrão de fibras correto, então esse passo vai ajudar a ação da cola e a formação da chapa compensada;
- Corte da chapa;
- Calibração – aqui a chapa vai aderir a espessura correta.
Vantagens do compensado naval:
- Resistência: uma das principais características do compensado naval é seu tempo de vida útil, ele é muito indicado na utilização de projetos atemporais, inclusive para áreas úmidas e molhadas de fato, por ser altamente resistente a água, o que traz muita resistência no longo prazo, diferente de alguns outros materiais que só podem ser utilizados em áreas secas.
- Empenamento: placas de madeira e MDF estão muito sujeitas a esse problema, já com o compensado, isso é mais raro, já que a peça é resistente a água, o principal motivo de empenamento. Claro, pode acontecer, mas com os cuidados devidamente feitos, o compensado naval é feito para durar indefinidamente.
- Aderência: as placas de compensado são leves e tem a vantagem de maior aderência a pregos e parafusos, então elas se tornam as preferidas na confecção de móveis.
- Preço: o compensado geralmente traz um valor bastante atrativo quando se comparado a MDF e placas de madeira. Ele pode variar de acordo com a espessura, mas ainda assim, é bastante atrativo.
- Ecologicamente correto: as placas são ecologicamente corretas, já que tem origem de madeira de reflorestamento.
- Acabamento: além de ser muito versátil, as placas podem receber pintura, fórmica diferentes, o que é uma vantagem para se levar em conta em diferentes tipos de projeto.
Os diferentes tipos de compensados navais
- Compensado naval branco
O branco é muito utilizado em ambientes internos, traz bastante leveza pro ambiente, além de poder ser combinado com uma gama infinita de cores na decoração, o que não é o caso de madeiras mais escuras.
- Compensado naval 18mm
O compensado naval 18mm tem uma versatilidade gigantesca na criação de móveis e na construção em geral. Ele é resistente e imune a fungos e cupins.
- Compensado naval 15mm
Assim como o de 18mm, o compensado de 15mm é resistente e de alta qualidade, sendo sua única diferença a espessura. Sua escolha vai depender do uso da chapa, alguns tipos de móveis vão precisar de uma chapa mais fina pra garantir a delicadeza necessária ao projeto.
Compensado naval pode molhar?
No compensado naval, a forma de fabricação deixa super resistente a temperatura e umidade, e o acabamento também fica impecável. Sabe o problema de ter móveis de madeira estufando com o tempo por contato com água?
Nesse tipo de madeira, você não terá esse problema.
Além da alta resistência a temperatura e umidade, a forma com que a madeira é prensada para a formação de chapas elimina o risco de fungos e cupins.
Ela também é um material extremamente resistente, quando a madeira maciça é transformada em lâminas, coladas em alta pressão, o resultado é uma madeira bem rígida. Isso vai evitar torções e empenamentos no futuro.
Mesmo sendo um material altamente resistente, a madeira naval requer alguns cuidados para sua manutenção. Aqui vão cinco dicas para que a sua madeira continue resistente aos efeitos do tempo:
- Não usar o compensado como base para corte. Além de poder danificar o compensado naval, utilizar objetos cortantes pode cortar a superfície selante, e então, abrir caminho para umidade e outras coisas que podem prejudicar a sua madeira. Por exemplo, no caso de utilizar o compensado naval em cozinhas, utilize tábuas específicas para cortar alimentos e outras coisas;
- Evite deixar panelas e outros objetos quentes diretamente sobre a superfície da madeira. Há objetos específicos para esse fim, como descansos de panelas e outras opções;
- Evite arrastar objetos que são pontiagudos ou duros sobre a superfície do compensado e evite arranhões. Com o tempo, é esperado que surjam alguns arranhões pela utilização, mas isso pode ser prevenido com o bom uso no dia a dia;
- Comidas e bebidas ácidas como suco de limão, mostarda, vinho, perfumes, acetona, podem ser um perigo contra a sua madeira naval, pois há o perigo de reagirem corroendo o selador utilizado, o que vai expor e manchar a superfície da sua madeira. Temos que ficar atentos porque não só a madeira, mas outros materiais podem ser danificados se expostos a ácidos, então sempre utilizar só os materiais especificamente indicados para a limpeza, e segurança extra, como descanso de copos, pode fazer o seu material durar bem mais;
- Evite sabões e esponjas que podem ser abrasivas e danificar o selador, mais uma vez, reiteramos que a limpeza deve ser feita com produtos que sejam especificamente indicados para esse fim, a limpeza com um pano úmido é muito mais indicada nesses casos.
Onde comprar uma madeira naval
Não é difícil encontrar, seja na internet ou em lojas físicas, porém, é importante estar atento quanto a qualidade do produto.
O mais indicado é procurar uma madeireira que te transpareça confiança e que possa sanar as suas dúvidas, principalmente se a utilização vai ser em locais com contato com água, o que vai exigir uma preparação correta do produto.