A madeira balsa é um material muito conhecido principalmente por ser leve e possuir uma baixa densidade, o que faz com que ela seja mais fácil para se trabalhar.
Mas, é preciso lembrar que as suas principais propriedades podem variar de acordo com o seu corte. Isto mostra que a sua estrutura pode ser ainda mais versátil, atuando em diferentes formas.
Para saber mais sobre os detalhes da madeira balsa, continue lendo a seguir e entenda quais são as principais curiosidades sobre esta madeira e conheça as suas características mais importantes.
O que é madeira balsa?
A madeira balsa é considerada um dos materiais mais versáteis e seu uso pode aparecer em diferentes tipos de produções.
Mas, antes de consumir este tipo de madeira, é preciso conhecer suas origens. O nome da árvore de balsa, que origina este tipo de madeira, é Ochroma pyramidale e, ela pertence à espécie Ochroma, da família das malvas.
Esta árvore é típica da América Central e da América do Sul, presente ainda no México, em algumas regiões do Sul da Flórida e até mesmo na Ásia, onde passou a ser cultivada.
Para as pessoas que se interessam por este tipo de material e desejam comprar a madeira de balsa, é possível encontrar em lojas presentes no Equador ou dos Andes, onde existem florestas de balsas ou suas plantações específicas para o comércio deste tipo de madeira.
É preciso levar em conta que a madeira de balsa é típica de regiões tropicais e as suas principais características são as suas folhas decíduas e sua grande coroa formada por suas folhagens.
Como a madeira de balsa é produzida?
A madeira de balsa é um dos tipos mais encontrados na importação, principalmente nos Andes equatorianos. Isto porque, nestas regiões, são encontradas plantações de árvores que chegam a 1000 metros.
Esta árvore é conhecida principalmente por seu crescimento rápido, que faz com que prontamente a sua estrutura alcance um grande diâmetro e altura.
Normalmente, para a comercialização deste tipo de madeira, as árvores chegam até sete anos e, para que seu envio seja possível, a árvore é serrada ou cortada em algumas outras.
Tudo poderá depender da forma com que a sua madeira será aplicada, podendo servir para confecção de cabos de vassouras, tábuas, molduras e outros itens que irão determinar o seu processo de corte.
O primeiro passo para o seu preparo é cerrar os troncos em escantilhões de formato quadrado. Depois deste processo, é comum que a madeira seja lixada e aplainada por algumas máquinas específicas para esta ação.
E, para que os compensados sejam feitos, é preciso que os troncos estejam descascados e serrados no formato de chapas muito finas. Estas chapas são coladas com adesivos e prensadas em um processo que eleva a sua temperatura em altos níveis.
Qual a densidade dessa madeira?
A madeira balsa é um tipo de material que possui uma densidade mais baixa, principalmente em comparação aos outros tipos de madeiras, podendo chegar a 40 a 340 kg por metros cúbicos.
Mas, apesar disso, os valores que envolvem a sua densidade podem variar de acordo com a forma com que ela é cortada.
E, por este motivo, a variação de sua densidade pode ser um fator muito importante para determinar qual será a sua aplicação e o seu uso final.
Por exemplo, quando a sua densidade é considerada média, com o valor de 150 kg por metros cúbicos, este material costuma apresentar uma baixa condutividade térmica, representando um isolamento recomendado para diversos tipos de uso.
E, por isto, neste caso, a madeira balsa pode ainda ser utilizada como material isolante.
Quais são as principais características da madeira balsa?
O seu aspecto é um dos fatores que mais chama atenção no momento da compra e, por isto, é possível dizer que a madeira balsa possui características muito marcantes para a sua aparência.
Com relação aos seus grãos, é preciso levar em conta que, ao contrário dos outros tipos de árvores, a madeira balsa apresenta anéis anuais muito pronunciados, que podem ser visíveis apenas em locais considerados menos otimizados.
Mas, apesar disso, os seus raios medulares e os principais sulcos vasculares são vistos de forma clara e com aparência muito ampla.
A sua cor também é muito característica, podendo variar de acordo com cada árvore. Mas, de modo geral, a madeira balsa apresenta uma coloração amarelo claro ou até mesmo branco.
Quais são as aplicações mais comuns da madeira balsa?
A madeira balsa é muito conhecida pela sua versatilidade de uso e, isto acontece devido às grandes diferenças entre as suas densidades, que permitem esta variação.
Normalmente, o seu uso principal é voltado para a confecção de barcos e jangadas. E, em alguns casos, é muito comum ainda encontrar a madeira balsa na produção de pranchas de surf.
A madeira balsa pode ainda ser encontrada em modelos de navios ou até mesmo aviões, podendo ser utilizada como o principal substituto para a cortiça.
Este tipo de madeira pode ser encontrado ainda dentro da produção de pás de rotor, muito utilizadas dentro do setor de energia eólica.
Outro uso muito recorrente para este tipo de madeira é a fabricação de tacos de tênis de mesa que, por muitas vezes, levam uma robusta camada de madeira de balsa.
Outros acessórios como os de pesca, podem conter também a madeira de balsa em sua fabricação, permitindo que a sua estrutura seja ainda mais fortalecida e o seu valor, seja mais em conta.
De modo geral, é possível considerar que a madeira de balsa pode ser encontrada em muitos usos e áreas de aplicação e, por isto, é considerada um dos melhores materiais utilizados na confecção de diversas produções.
Quais costumam ser os principais valores da madeira balsa?
Como vimos, a madeira balsa é considerada um dos materiais mais utilizados, principalmente devido à sua leveza, que permite que esta madeira tenha mais elasticidade e maciez em sua estrutura.
Mas, quando o assunto são os valores referentes a este tipo de madeira, é preciso levar em conta que eles são baseados em sua densidade e suas particularidades, o que permite que as suposições sobre seu preço sejam feitas da melhor forma possível.
Os valores técnicos podem variar, sendo eles:
- Densidade a granel – 0,38 gramas por centímetros cúbicos
- Densidade média – 150 kg
- Resistência à compressão – 3,5 a 38 newtons encontrados por milímetros quadrados
- Força flexural
Quando a madeira possui uma menor densidade bruta, assim como a madeira de balsa, é possível que ela seja capaz de absorver mais umidade e, dessa forma, é possível que ela encha com mais facilidade e mude o seu formato original.
Qual é o preço que a madeira balsa costuma receber?
A madeira balsa é um tipo de material que se encontra com uma faixa de preço considerada média, mas, quando comparamos com o abeto ou até mesmo com carvalho, o seu valor aparece superior.
Mas, é preciso lembrar que este tipo de madeira não costuma ser utilizado em projetos de grande porte, sendo ideal apenas para o seu uso em pequenas ou médias quantidades, dependendo da preferência dos seus compradores.
Normalmente, uma madeira já serrada pode custar em torno de 1700 a 1900 euros por seu metro cúbico. Este normalmente é o seu valor médio para o comércio de exportação.
Por que a madeira balsa recebe este nome?
A madeira balsa é o material originado da árvore de balsa, que recebe o seu nome devido ao seu grande uso para a confecção de jangadas.
Isto se derivou devido aos povos indígenas, presentes na América do Sul e América Central, que começaram a utilizar esta árvore e contavam com todas as suas principais propriedades e, com isto, começaram a desenvolver técnicas muito eficientes de construção de jangadas.
E, por isto, este tipo de madeira recebeu este nome pelos próprios povos indígenas, levando também uma influência espanhola, graças ao termo “balsa”, que faz parte deste idioma.
Quais são as coberturas que se encontram disponíveis para a madeira balsa?
É possível encontrar diferentes tipos de coberturas disponíveis para a madeira balsa e que podem aparecer fixadas na estrutura desta madeira, representando diferentes tipos de desenhos com graus de dureza variados.
Neste sentido, não é muito importante se a cobertura é considerada macia ou mais dura.
Mas, apesar disso, se torna possível fixar a sua cobertura diante da madeira, através de uma cola ou até mesmo através de um adesivo.
Isto por que, normalmente a madeira balsa não costuma apresentar uma boa aderência para pregos ou parafusos, evitando que eles se prendam à sua superfície.
Além disso, é possível colar de forma reforçada os vernizes ou folhas diante da madeira balsa, o que facilita o processo de diversos revestimentos, assim como as lâminas.
Estes materiais costumam ser utilizados principalmente na confecção de raquetes de tênis e até mesmo para a fabricação de outros tipos de produções, como aeronaves e navios.
A madeira balsa é um tipo de madeira que pode apresentar uma grande versatilidade, principalmente em seu uso, podendo ser aplicada de diferentes formas.
Ela foi inicialmente utilizada pelos povos indígenas, presentes em sua região de origem, na América do Sul e América Central, que utilizavam este material principalmente para construção de jangadas.
Isto porque a densidade dessa madeira permite que ela seja mais versátil em suas produções, além de ser considerada também mais leve e macia que outros tipos.
Mas, é preciso se atentar à sua densidade, para entender melhor qual poderá ser a forma de uso, já que este é um fato muito importante no momento de sua aplicação.
Esta é considerada um tipo de madeira tropical e, o seu valor de modo geral costuma apresentar um preço médio, principalmente em comparação aos outros modelos de madeiras que podem ser utilizadas para os mesmos fins.
Antes de comprar a sua madeira, é preciso sempre se atentar aos selos de qualidade, que mostram que ela é comercializada de forma legal e cultivada por órgãos autorizados.
Esta é uma forma de adquirir a madeira balsa através de uma maneira sustentável, podendo contar com todos os seus benefícios e forma de produção de acordo com todas as exigências dos órgãos especializados, para que seja um consumo seguro.