O acabamento é um dos passos principais na hora de finalizar uma obra e o trabalho com diferentes materiais e, quando o assunto é stain para madeira, é possível afirmar que este é um dos produtos mais escolhidos para dar um ar de naturalidade.
Além disso, o stain tem ainda o poder de proteger a madeira dos tão temidos fungos, conservando seu estado original e permitindo que este tipo de material dure por muito mais tempo.
Veja a seguir e entenda o que é stain para madeira, como utilizar este produto e qual a melhor escolha na hora de realizar o acabamento de seu material.
Entenda o que é Stain para Madeira
A madeira pode ser considerada um dos principais materiais de construção, que compõem diferentes tipos de projetos e elementos em uma casa, móveis e ferramentas.
Mas, por ser um material de origem natural e orgânico, é preciso tomar alguns cuidados que são essenciais para evitar que a madeira se deteriore com o tempo.
E, por este motivo, foram desenvolvidas algumas técnicas para o acabamento do trabalho em madeira, utilizando alguns produtos que auxiliam em seu estado de conservação, como o Stain.
Utilizando o stain, é possível oferecer uma camada protetora resistente para a madeira, permitindo que sua cor seja mantida e ela se torne resistente à água, evitando que fungos tomem conta de sua estrutura.
Ou seja, o stand é responsável por oferecer uma espécie de película protetora para a madeira, capaz de manter este material com aparência mais natural e sem os danos causados pelo tempo.
Além disso, este produto faz com que a coloração natural da madeira seja realçada, trazendo sua beleza original para destaque.
Conheça os tipos de Stain
Como vimos, o stain é um produto utilizado para oferecer acabamento para a madeira, aumentando ainda mais seu estado de conservação.
Mas, existem dois tipos diferentes de stain disponíveis no mercado e, antes de comprar este produto, é preciso reconhecer a principal diferença entre eles e entender quando devem ser utilizados.
Estes dois tipos de stain pode ser diferenciados por:
Stain à base de água
É um tipo de stain que possui água em sua base de formulação e, com isto, sua secagem se torna muito mais rápida.
Dessa forma, é possível concluir seu projeto com mais facilidade, analisando rapidamente qual será a coloração final.
Além disso, este tipo de stein não possui nenhum tipo de odor.
Stain à base de solvente
Este tipo de stain à base de solvente, pode ser chamado também de “Stain impregnante à base de solvente”.
Apesar de ser um produto que oferece um tempo um pouco maior para sua secagem, seu acabamento proporciona camadas mais finas e homogêneas para a superfície da madeira.
Ou seja, dessa forma, é possível ter um resultado mais igual, impedindo que o grão de madeira mude seu formato e, com isto, dispensando o uso de lixa em seu acabamento final.
Como aplicar o stain nos diferentes tipos de madeira?
Existem diversos tipos de madeiras diferentes em todo o mercado e, com isto, é possível observar que cada uma delas é capaz de reagir de maneiras distintas à aplicação de stain em seu acabamento.
Confira qual é o desempenho e o tipo de acabamento para cada tipo de madeira mais utilizado em construções, para compreender a ação do stain nos diferentes casos:
Pinheiros ou Pinus
Este tipo de madeira oferece um grão natural desigual em sua densidade e, com isto, seu desempenho pode ser ainda melhor com o stain à base de solvente para o seu acabamento.
Carvalho
O carvalho é um tipo de madeira muito utilizado e considerado muito popular para as construções. E, para seu uso, é recomendada a utilização do stain em toda a sua superfície, havendo uma maior absorção e retenção deste produto, principalmente devido à grande quantidade de poros.
Mogno
Devido à coloração escura deste tipo de madeira, não é necessário utilizar o stain para realçar a sua aparência.
Mas, apesar disto, é recomendado o uso de stain para que a compatibilidade entre os óleos naturais seja mantida de maneira uniforme
Passo a passo para a aplicação do stain
Para aplicar o stain na sua superfície de madeira, é preciso analisar quais são as instruções passadas pelo seu fabricante, descritas no rótulo da embalagem.
Mas, para que o seu resultado final seja mais próximo de perfeito, é preciso seguir alguns passos, como:
Lixe
É comum que a superfície da madeira seja desigual ou ofereça algumas farpas e, para que isto não interfira no resultado de seu acabamento, é muito importante lixar muito bem, permitindo que a madeira fique uniforme e lisa.
Depois de lixar, basta passar um pano limpo e seco, removendo toda a sujeira e poeira da superfície.
Aplique o stain no sentido dos veios
Na hora de aplicar o stain, é muito importante realizar a sua aplicação no sentido dos veios.
É muito importante esperar pelo menos 24 horas antes de aplicar a segunda demão do stain na superfície da madeira.
Deixe o produto secando
Tenha cuidado no momento da aplicação e deixe o produto secar bem na superfície da madeira, evitando colocar qualquer tipo de objeto por cima.
O tempo de espera é de, em média, 48 horas até a sua secagem completa.
Qual o melhor valor de stain para madeira?
O valor do stain pode variar de acordo com seu fornecedor e, por isto, é muito importante realizar uma pesquisa completa sobre sua qualidade e qual o tipo ideal para a finalidade escolhida.
É muito importante pesquisar por lojas que sejam de confiança e que contem com um pessoal especializado, capazes de oferecer orientações corretas sobre o uso do produto e quais são as suas recomendações.
Dessa forma, é possível trabalhar a sua madeira da maneira correta e economizar no investimento de sua obra, utilizando produtos com um preço justo e eficiência esperada.
Faça um orçamento com a Carpintaria Rezende e conte com os profissionais mais experientes no assunto, recebendo as orientações corretas sobre seu uso e tire todas as suas dúvidas referentes a madeira.
Com isto, é possível saber tudo sobre construções em madeira e quais são os métodos mais eficientes, para que seu acabamento fique sempre lindo, conservando ainda mais o seu material.
A madeira é um material muito utilizado em construções e, devido ao seu uso constante, cada vez mais foram surgindo métodos que contribuíssem para que sua durabilidade fosse ainda maior.
O stain é um produto muito utilizado no processo de conservação da madeira, pois permite que a sua superfície fique protegida e se mantenha segura contra o tempo e o ataque de insetos.
Mas, é preciso saber qual a maneira correta de aplicar este produto e os métodos recomendados pelos especialistas, para que o resultado final seja incrível e perto do seu esperado.
Conte com a Carpintaria Rezende para receber as melhores dicas de acabamento e entenda a forma correta de aplicar o stain para madeira, reconhecendo todos os benefícios que este produto é capaz de oferecer.