A proteção de sua residência sempre deve ser prioridade.
Por isso, o trinco para porta é um componente importante, que deixará você mais aliviado na hora de proteger o seu lar.
O trinco para porta é uma peça básica, menor e discreta para decoração, porém muito eficiente quando é fechada uma porta.
Este acessório funciona como um mecanismo extra de segurança, sendo muito funcional e compacta.
O trinco é mais usado para fechar a porta de maneira mais resistente, impossibilitando que pessoas entrem apenas utilizando a chave.
Eles servem para qualquer cômodo, contudo usa-se mais na entrada da casa.
Seja de alumínio, madeira ou vidro, esse dispositivo, demonstra a mesma eficiência e força – sendo flexível em vários tipos de decorações.
Você sabe o que é um trinco para porta?
O trinco para porta é um dispositivo usado junto a fechaduras de embutir, que permitem ter mais uma alternativa de proteção.
Há diversos modelos de trincos disponíveis, então você deve escolher o que mais vai atender às suas necessidades, privilegiando a qualidade da matéria prima e a força de sua construção.
Nossa preocupação é sempre com relação à proteção da propriedade. Tanto em casa, no escritório, entre outros espaços, cuidar dos seus patrimônios e deixar a família protegida, precisa ser prioridade.
O trinco para porta é um componente que garante uma proteção a mais, sem prejudicar na decoração. Normalmente os trincos são pequenos, simples e suavemente deslizantes para abertura e fechamento de portas.
Além disso, também podem ser utilizados em janelas, servindo como uma segurança adicional no mecanismo de tranca convencional, pois o trinco impossibilita que alguém possa entrar apenas usando a chave.
Atualmente, se proteger é fundamental.
Por isso, vamos explicar para você, a praticidade que é a utilização de trinco para porta.
Onde usar
Frequentemente os trincos são usados em portas na entrada das residências, porém, podem ser aplicados em portas ou janelas que precisam de proteção adicional.
O sistema de trincos é eficiente e possui resistência, quando são instaladas em materiais como madeira, alumínio e até mesmo de vidro. Pela sua praticidade, passam despercebidas na decoração do cômodo.
Quais são os tipos de trincos para porta?
Trinco ferrolho chato leve
O trinco ferrolho chato leve, é indicado quando necessita-se fechar a porta de maneira mais forte, evitando que pessoas entrem usando chaves. Servem para qualquer espaço e estão disponíveis nas tonalidades douradas e azuladas.
Além disso, quando combinadas com uma bonita maçaneta, este trinco para porta, pode deixá-la muito mais charmosa.
Fecho ou ferrolho de trinco para portão
Em funções que necessitem de um fecho bem forte, este trinco com alça é a opção ideal para a sua porta.
Este tipo é uma boa alternativa para uso em janela, portão, porta e porteira.
Contém uma confecção mais rústica, podendo ser utilizada em várias direções. Com a finalidade de adicionar mais segurança, ela vem acompanhada de um porta cadeado.
Tranquetas para porta
O trinco tranqueta para porta, conhecido também como “Fecho Tranqueta”, é produzido em material de alta qualidade e resistência contra maresia, impedindo de enferrujar.
Ele é bem prático e fácil de instalar, pois, acompanha os parafusos para instalação.
Excelente para portas e portões, o trinco tranqueta para porta é indicado para pessoas que desejam praticidade ao fechar cômodos, evitando a passagem de crianças e animais.
Trinco de segurança para portas e janelas
A trava de segurança para porta, ou trinco de segurança para portas, ou janelas, são somadas à fechadura da porta no trancamento, protegendo o ambiente.
Fecho pega ladrão com trinco
O fecho pega ladrão, chamado também como trinco com corrente, possui como principal função, deixar a porta aberta parcialmente, sem que a mesma seja totalmente destrancada.
Este trinco geralmente trabalha conjuntamente com uma fechadura, pois se utilizado sozinho, ele não poderá fechar a porta completamente.
Este trinco de porta é muito útil para que você consiga ver e conversar com alguém do outro lado da porta e ainda assim ter segurança, pois ele impede uma entrada forçada, visto que, seu fecho é feito em Aço Carbono, um material muito resistente a tração (força aplicada).
O Aço Carbono, além disso, é resistente à corrosão, mas se for cuidado corretamente. Além de todos estes benefícios, ele é bem fácil de instalar e usar.
Corrente ou trinco de segurança
Conjuntamente com o olho mágico, existem outros dispositivos que são fundamentais para reconhecer visitantes mesmo com a porta fechada.
Assim, logo que você tiver uma ideia visual de quem está do outro lado da porta, por meio do olho mágico, conseguirá então ver com segurança sua identificação, mantendo a porta na corrente.
Trinco de segurança para portas embutido
Este modelo de trinco para porta, deve ser usado de maneira inteligente, e possui um belo acabamento em sua porta ou janela, proporcionando seu uso na borda da porta.
Trinco de pregar à face
Este trinco para porta possui dois componentes principais: um cilindro (o canhão) com uma barra de conexão ligada por uma chave do lado de fora da porta, e um sistema que é acionado por uma maçaneta pelo lado de dentro.
Trincos para armários
Para as portas de armários, existem trincos magnéticos, sendo alguns, muito fortes, podendo ser escolhidos com base no tamanho da porta.
Então, ao instalar um trinco para porta como esse, fixa o íman ao armário e a chapa à porta, de maneira que as duas partes entrem em contato quando a porta fechar.
A caixa do íman e a chapa possuem furos oblongos, permitindo ajustar o posicionamento das peças quando elas estiverem aparafusadas.
Nas portas dos armários, também pode montar-se trincos de esfera ou de cilindro.
Estes fechos contêm uma mola que aciona uma esfera ou um cilindro. Ao trancar a porta, a esfera ou o cilindro recolhem, empurrados pela chapa-testa.
Quando a porta é totalmente fechada, a mola empurra a esfera ou o cilindro para a devida caixa na chapa-testa, mantendo assim a porta bem fechada.
Trinco Para Porta De Madeira E Fechaduras
Estes itens estão presentes no interior de portas.
Tantos botões, chaves como alavancas são peças que podem ligar sua abertura.
É um tipo bem básico, portanto, possui um nível de segurança menor, sendo melhor utilizado em ambientes internos, como quartos, escritórios, despensas ou banheiros.
Trincos De Travamento E Fechaduras
Na realidade, a fechadura e trinco para porta de tratamento, representa um mecanismo de complemento. Por meio dele, é possível garantir maior segurança e tranquilidade para você e sua família.
Um bom exemplo desse tipo de mecanismo é a chave tetra. A operação é feita manualmente, usando somente o metal para seu desenvolvimento.
Trincos De Entrada E Fechaduras
As fechaduras e trincos de entrada são aqueles mais tradicionais, vistos em portas. Neles, é identificado a maçaneta do lado interno/externo e a chave, possibilitando que a porta seja trancada, garantindo mais proteção ao entrar e sair de casa.
Fechadura Encaixada
De caixa plana e retangular, esta fechadura é o tipo mais comum entre a fechadura e trinco para porta no Brasil.
Neste mecanismo, basta somente que a porta seja empurrada para que aconteça o trancamento pela parte interior. Mas se a pessoa estiver do lado interno, será necessário utilizar a maçaneta.
Fechadura De Superfície
Esta fechadura interna para porta de madeira, consegue ser ligada tanto por botão, alavanca, chave ou um movimento no próprio trinco.
Ela é uma ótima opção para usar nos ambientes da residência, como banheiros, quartos e escritórios. Dessa maneira, fica mais fácil abrir a porta, caso uma pessoa esteja presa em algum espaço da casa.
Tranca De Segurança
A tranca de segurança, faz parte da estrutura da fechadura externa para porta de madeira.
Sua instalação é feita na superfície interior da porta, para travá-la automaticamente ao ser fechada ou ligada por botões e chaves.
Porém, a segurança dessa trava é menor. Por isso, ela é mais recomendada para quem precisa impedir que portas batam com força quando estiver ventando.
Fechadura De Privacidade
Essa fechadura costuma ser utilizada em locais que necessitam de privacidade às vezes, contudo que não precisam ser trancadas, como porta de cozinha, quarto ou sala de estar.
Travamento E Mortiz
O travamento e mortiz é outro modelo de fechadura externa para porta de madeira. Neste conjunto, é acompanhado a trava do tipo mortiz e a trava tetra chave/deadbolt/deadlatch. É ideal para portas externas com bonitos puxadores.
Para Porta De Correr
As portas de correr são bastante usadas em casas que necessitam melhorar o espaço.
E por seu funcionamento ser diferente, a melhor fechadura para ela é a do tipo papagaio. Este modelo tem um tratamento especial, se abrindo quando entram no recesso usando a chave.
Portanto usar esta fechadura e trinco para porta de madeira, vale muito a pena, mantendo sua residência protegida e bem fechada no dia-a-dia.
Fechaduras Antigas
Você sabia que até mesmo as fechaduras devem combinar com o design da sua casa? Então, caso sua casa seja moderna, invista em tipos mais eletrônicos para sua fechadura interna.
Entretanto, em casas antigas ou com estilo vintage, você pode comprar fechaduras antigas e, para reforçar a segurança na parte da frente, inclua travas.
Diferenças entre trinco e ferrolho
O ferrolho é um item que fica acoplado a uma porta, com principal objetivo de evitar a entrada de pessoas em certos locais, como em casas ou empresas, por exemplo.
Mas este dispositivo também pode ser chamado como trinco ou fecho, ou seja, possuem a mesma funcionalidade. O ferrolho consegue ser aplicado em vários tipos de portas.
Instalação
Embora seja prático, instalar corretamente o trinco, garantirá que seu mecanismo funcione corretamente.
O trinco para porta deve estar bem firme e parafusado. A maioria dos modelos já acompanha a furação necessária, para fixá-los perfeitamente.
Utilize a broca no tamanho correto quando estiver manuseando a parafusadeira, evitando falhas e prejudicando a porta.
Manutenção
Para que o trinco para porta dure bastante, deixando seu deslizamento mais leve, você pode usar óleos lubrificantes.
Além de ser útil no cotidiano, o óleo oferece brilho ao metal e resistência, diminuindo o atrito.