Escolher uma porta, pode não ser algo tão simples para quem não entende muito sobre este assunto. A porta prancheta é uma das mais usadas nas construções em geral, porém, grande parte das pessoas não a conhece. Então, continue lendo, e saiba mais sobre ela.
Hoje em dia o mercado oferece inúmeras opções de portas de madeira para quem está construindo ou reformando.
Apesar de isso ser ótimo, pois atende a todas as necessidades, perfis e condições financeiras, por outro lado ter tantas opções pode deixar as pessoas confusas na hora de escolher o que é o melhor para cada tipo de ambiente.
Saiba mais sobre a porta prancheta
A porta prancheta é ideal para ser usada em ambientes internos. Ela pode ser encontrada facilmente, e também se adapta aos mais diversos tipos de ambientes, ajudando a dar uma cara mais sofisticada na decoração do local que ela for instalada.
Além disso, ela combina facilmente com qualquer tipo de decoração, pois possui uma tonalidade linda, que não interfere em outras cores que compõe o ambiente.
Exemplo de uma Porta Prancheta Lisa utilizada em Quarto ou Banheiro
Conheça os três tipos de porta prancheta:
Você já foi em várias lojas escolher a sua PORTA DE QUARTO ou banheiro e viu diferentes opções de portas de prancheta. A princípio, elas parecem ser todas iguais e escolhemos aquela “mais barata”.
Este é um erro comum que cometemos ao escolher uma porta prancheta. Porque a qualidade e durabilidade de uma porta prancheta esta no seu interior (lado interno da porta) não visível aos olhos.
Existem três tipos de portas pranchetas, o seu diferencial está na sua parte interior, que é chamada de estrutura interna.
Conheça abaixo os principais tipos de estruturas internas de uma porta prancheta e saiba as suas diferenças.
Porta Prancheta de Estrutura Oca
A porta prancheta de estrutura oca (também chamada de colmeia), possui a sua parte interna feita de papelão. Ela possui uma durabilidade menor do que as outras duas, e o seu preço também é mais em conta.
Porém, aqui nos deparamos com o menor custo benefício da porta prancheta, pois você vai pagar mais barato, porém terá que fazer a substituição da porta em um tempo menor de uso.
Em alguns ambientes, é possível usar a estrutura oca, sem que isso afete os demais cômodos, ela é indicada para locais que não necessite de muita resistência, e nem de isolamento acústico.
Porta Prancheta com estrutura interna no tipo colmeia
Porta prancheta de Estrutura Semi-Sólida
Já a porta prancheta de estrutura semi-sólida (também chamada de sarrafeada), tem a sua parte interna feita de sarrafos de madeira que possuem espaços entre si.
Ela possui um custo benefício muito bom, pois não tem o preço tão elevado, e a sua durabilidade pode ser de muitos anos, desde que ela receba os cuidados de conservação que são indicados pelo fabricante.
Porta Prancheta com Estrutura Interna Sarrafeada
Porta prancheta de Estrutura Sólida
A porta prancheta de estrutura sólida (também chamada de compactada), possui a sua parte interna compacta, com isso, ela consegue fazer um isolamento acústico muito bom, além de ser altamente resistente.
O seu valor é o mais alto dentre as três estruturas da porta prancheta, porém a sua durabilidade também é bem maior do que as outras duas, então, vale a pena o investimento feito nela. Ela é ideal para ser instalada em QUARTOS e banheiros.
Porta Prancheta com estrutura Interna Sólida
Escolha uma porta prancheta que atenda suas necessidades
Como podemos ver, os três tipos possuem as suas vantagens, o ideal é que ela seja escolhida de acordo com a necessidade de cada pessoa. Ela pode ser encontrada em diferentes tamanhos e designers, então, se encaixa perfeitamente a qualquer tipo de ambiente interno.
Ela propõe um ar de elegância e de sofisticação aos cômodos, fazendo um link harmônico com a decoração dos ambientes.
Conhecer as estruturas da porta prancheta e as suas diferenças, é fundamental para que se possa fazer uma escolha adequada para cada tipo de ambiente e também para cada demanda especifica.
Ela possui valores que cabem no bolso de todo mundo, então se a pessoa não pode fazer um investimento alto nas portas, ela pode optar pela estrutura oca, ou a semi-sólida, já as pessoas que podem investir um pouco mais, o ideal são as de estrutura sólida.
Algumas dicas na hora da escolha da Porta Prancheta
Fizemos uma lista com algumas dicas para escolher corretamente a sua porta prancheta. Confira!
- Verifique o Peso da Porta: uma porta prancheta “mais pesada” significa que possuí uma estrutura interna de melhor qualidade. Evite sempre comprar uma porta prancheta muito leve.
- Verifique se a Porta tem algum defeito: sempre verifique se a porta possuí algum defeito na lâmina como bolhas, ranhuras, mofo ou manchas de produtos químicos.
- Verifique o Fabricante da Porta: verifique sempre a marca da porta e em qual empresa foi produzida. Uma dica é escolha sempre uma empresa que possuí alguma certificação de qualidade como ISO9001 ou PME.
- Verifique se a madeira utilizada internamente na porta possuí tratamento conta cupins e outras pragas.
- Verifique o Valor da Porta: desconfie sempre de uma porta prancheta muito abaixo do valor de mercado. Pode ser uma porta de baixíssima qualidade e que vai trazer somente dor de cabeça para sua obra. Lembre-se, o barato saí caro.
Sendo assim, a porta prancheta pode ser uma boa opção para os mais diversos tipos de ambientes internos!