A madeira mogno é um tipo que é muito conhecida em todo o mercado e pelos amantes de confecções em madeira, principalmente devido a sua beleza e toda a sua estrutura, que oferece grande resistência.
Mas, antes mesmo de comprar a sua, é preciso saber a forma correta de utilizá-la, quais são as recomendações, os preços médios e sua origem.
Todas estas informações poderão fazer a diferença na hora de escolher um fornecedor de qualidade e profissionais capacitados para desenvolver os mais lindos projetos com este tipo de madeira.
Portanto, continue lendo a seguir e saiba mais sobre os principais detalhes da madeira mogno, compreendendo qual a origem deste lindo material.
Entenda mais sobre a origem da madeira mogno
A madeira mogno é muito conhecida pela sua beleza e resistência, principalmente por ser uma madeira de lei. Mas, este fato faz com que este tipo de material seja mais difícil de ser encontrado, principalmente em boas condições.
O seu nome é utilizado para denominar alguns tipos de espécies de árvores que possuem características muito semelhantes.
Mas, o que se pode afirmar é que esta é uma espécie típica da região da Amazônia, no Brasil. Mas, apesar disto, pode também ser encontrada até nas regiões da América Central.
E, nas terras brasileiras, o mogno pode ainda receber outros nomes, como acaju, mogno-brasileiro, mogno-aroeiro, Mara e cedro-mogno.
Conheça as principais diferenças entre o mogno africano e o mogno brasileiro
O mogno é uma das principais madeiras utilizadas na construção e composição de imóveis, oferecendo uma grande riqueza em detalhes.
Mas, existe uma grande diferença entre os tipos de mogno e que devem ser considerados, para reconhecer o modelo de material em que seu investimento está sendo realizado.
O mogno africano, por exemplo, é o mais indicado para os casos de plantio, principalmente devido a sua resistência, durabilidade e toda a concorrência que existe em torno deste tipo de madeira, podendo se expandir em territórios nacionais e internacionais.
Neste caso, o mogno africano acaba se tornando mais valorizado que o mogno brasileiro, principalmente quando o assunto são pragas que afetam a sua estrutura.
Esta planta possui uma estrutura firme e capaz de aguentar desafios do tempo, se dando bem com diversos tipos de climas e sendo considerada uma árvore de cultivo simples e fácil.
E, além disso, esta primeira espécie também necessita uma capacidade hídrica menor, o que faz com que seus cuidados sejam menores em comparação ao mogno brasileiro.
Portanto, plantar o mogno africano pode ser um investimento que oferece grandes retornos econômicos garantindo, dessa forma, a certeza de que você terá em mãos uma das madeiras de maior valor de todo o mundo.
Saiba como identificar a madeira mogno através das suas principais características
O mogno é um tipo de madeira que possui uma coloração muito típica, podendo variar entre o marrom-rosado ao marrom-avermelhado. Mas, esta regra pode depender principalmente das condições e do local onde a árvore foi cultivada, realizando grande influência sobre seu crescimento.
Apesar de possuir um tom claro a princípio, é muito comum que este tipo de madeira vá escurecendo com o tempo, oferecendo uma aparência mais rústica, com um brilho sem comparação.
O mogno é muito conhecido por sua beleza e resistência, capaz de oferecer uma aparência incrível durante muitas décadas, sendo o modelo de material ideal para construção de projetos que necessitem uma alta durabilidade em sua estrutura.
Suas principais características podem ser:
- Beleza incrível e sem igual, capaz de chamar atenção de todos;
- Durabilidade excelente e muito resistente;
- Fácil de ser manuseada e trabalhada, de acordo com as exigências de diferentes projetos;
- É um tipo de madeira que oferece um acabamento de primeira.
Conheça as principais utilizações deste tipo de madeira
Como vimos, a madeira mogno é um tipo de material que oferece alta durabilidade e resistência para qualquer tipo de projeto. E, além disso, a facilidade em trabalhar com o mogno faz com que esta seja a madeira preferida para projetos que oferecem uma maior precisão em detalhes.
Por isso, é muito comum encontrar mogno em situações específicas, como:
- Elementos decorativos em uma construção;
- Composição de ambientes internos de uma casa.
É um tipo de madeira que fica excelente em:
- Construção de móveis;
- Detalhes e adornos para o interior;
- Adornos para o ambiente, como portas e afins.
Mas, ainda assim, é um material que pode ser muito incluído em detalhes para a construção civil, como portas e janelas, onde é necessária muita resistência.
Veja alguns exemplos de projetos que podem ser fabricados com mogno e entenda mais sobre a versatilidade deste material
Como vimos, a madeira mogno pode ser encontrada em sua grande maioria, no desenvolvimento de projetos mais finos e ricos em detalhes, principalmente devido à facilidade que há em trabalhar com este material.
Mas, para compreender melhor, veja a seguir alguns exemplos de projetos em que a madeira mogno pode ser utilizada com excelência:
Construção de barco de luxo
Neste caso, a madeira tem toda a sua beleza explorada em um elemento inusitado, onde ela se transforma em protagonista em toda a decoração.
Dessa forma, é possível ter um resultado fino e elegante, explorando ainda mais a beleza natural deste tipo de madeira.
Móveis planejados para a cozinha
Um grande diferencial do mogno é a sua durabilidade. E, por isto, é o tipo ideal de madeira para realizar a confecção de móveis planejados, que ficarão em sua casa por muito tempo.
Dessa forma, o ambiente em que o mogno for aplicado ganhará uma nova cara, obtendo um ar muito mais aconchegante e elegante.
Mogno na aplicação dos assoalhos de madeira
O mogno combina muito com a aplicação de assoalhos, mostrando que isto pode dar um ar ainda mais elegante para o ambiente, com o requinte que a sua casa merece.
Com isto, a sua casa ganhará um elemento muito aconchegante e que combina com diversos tipos de decoração.
Banheiros com detalhes em madeira
O mogno é considerado uma das madeiras mais resistentes de todo o mercado e, por isto, é o modelo de material ideal para a aplicação em banheiros.
O uso deste material neste caso pode ser explorado, utilizando na composição em volta da banheira ou até mesmo no interior do boxe.
Onde encontrar a madeira mogno com o melhor preço?
A madeira mogno pode possuir um preço elevado em alguns lugares, principalmente por ser considerada uma madeira de lei, que possui formas corretas de ser extraída, com o controle dos órgãos responsáveis pela sua fiscalização.
Mas, apesar disto, existem fornecedores que atuam de forma responsável e oferecem ainda um valor justo para que seus clientes possam desenvolver um projeto de qualidade utilizando o mogno como principal atuante.
Portanto, para um melhor atendimento, conheça mais sobre a Carpintaria Rezende, onde os projetos mais incríveis são desenvolvidos para que seus clientes sejam atendidos da melhor forma possível.
Dessa forma, você consegue os principais elementos originados a partir da madeira mogno em seu ambiente, através de um consumo consciente e certificado por todos os responsáveis.