Conheça a Madeira Orelha-de-Macaco

Home Madeiras Conheça a Madeira Orelha-de-Macaco

Se existe uma madeira que tem ficado cada vez mais comum entre as construções civis espalhadas por todo país é a madeira orelha-de-macaco. Saiba algumas de suas informações mais importantes:

Seu nome científico é o Enterolobium schomburgkii, uma árvore de grande porte que algumas vezes pode até passar de 40 metros de altura. Pode ser encontrada em diferentes regiões como:

Amazonas, Pará, Acre, Amapá, Mato Grosso do Sul, Maranhão e Goiás. Internacionalmente pode ser encontrada em territórios da América Central, Guiana, Peru e Bolívia.

Seu crescimento inicial é bem rápido, o que faz com que a árvore seja muito procurada para o reflorestamento de áreas degradadas de preservação em plantios mistos.

Características da madeira orelha-de-macaco:

A madeira é considerada muito pesada e sua coloração é amarelada com castanho claro, a textura é mediana e o cheiro e gostos são indistintos. Possui diferentes nomes popularmente conhecidos como:

Cambuí-Sucupira, Fava-de-orelha-de-macaco, Orelha-de-Gato, Timbaúba, Timbó-da-Mata, Timborana, entre outros. Vai depender de cada região e como ela é conhecida.

Como a madeira orelha-de-macaco pode ser utilizada?

Muito utilizada na engenharia civil no geral como já comentamos, mas também muito procurada por quem faz carpintaria, marcenaria e acabamentos, portas, portões e janelas, entre outros.

Pode ser também utilizada para fabricar barcos e canoas, além de mesas e balcões que podem oferecer um belo design de decoração e ao mesmo tempo uma alta durabilidade e qualidade com o passar dos anos.

É muito fácil de ser manuseada para serrar, lixar e parafusar. Por isso pode ser procurada por quem realiza trabalhos manuais fazendo objetos de decoração ou detalhes na carpintaria.

Modelos de portão que podem ser feitos com a madeira orelha-de-macaco

São muito procurados pois tem como inspirações as casas de diferentes países internacionais ou que sempre vemos em filmes e séries, por isso é de extrema importância a qualidade para ter mais durabilidade e segurança:

Portão madeira com tela:

Esse modelo é muito simples mas não deixa de lado a elegância, mesmo sendo de fácil acesso você pode fazer a combinação com uma porta de área externa para manter a segurança do local.

Portão de madeira automático:

Uma boa opção para fazer com a madeira orelha-de-macaco pela simplicidade e agilidade sem deixar de lado o rústico, modelos mais pesados tendem a ser automáticos para melhor segurança.

Portão de madeira manual:

O modelo mais simples é destinado para quem quer economia de energia já que não necessita do motor para ser automatizado, além de ser o mais barato para manter a manutenção com frequência.

Portão de madeira para garagem:

É o que mais existe disponibilidade no mercado e o mais procurado também, afinal é mais simples e mesmo sendo manual oferece muita segurança também, além da economia de espaço.

Modelos de portas externas para se fazer com a madeira orelha-de-macaco:

Com objetivo de serem mais resistentes e combinar com o design do imóvel, existem as madeiras mais comuns como ipê, peroba e teca. Mas sempre procure impermeabilizar e proteger a madeira antes de instalar a porta.

  • Porta Americana:

Pode variar a opção entre porta interna e externa, seu formato é um quadro de madeira nas laterais e réguas de madeira verticais em seu centro. É 100% maciça para garantir a segurança e qualidade, além de ser uma opção para apartamentos.

  • Porta Americana Duas Bandeiras:

Com o mesmo modelo e material da porta citada anteriormente, a diferença é que essa unidade é mais recomendada para quem procura por mais espaço, deixando o ambiente ainda mais rústico, sendo uma boa opção com a madeira orelha-de-macaco.

  • Porta com 15 almofadas:

Um estilo tradicional que vai muito bem com a entrada da sua casa, a preferida por pessoas que tem um gosto por portas com modelos mais desenhados e detalhados com sua segurança garantida.

  • Porta com 4 almofadas:

O que diferencia da opção anterior é que essa contém menos almofadas, mas não deixa de ser tradicional com um visual mais moderno para quem procura por modelos de porta com a madeira orelha-de-macaco.

Porta Egito:

Com seus quadros de madeira formando um xadrez, também é uma boa opção para entrada de apartamentos, deixando o ambiente mais elegante e rústico, além de, claro, a segurança necessária.

  • Porta Lambaril:

Suas réguas de madeira em formato diagonal leva o charme sem deixar de lado a simplicidade que talvez você esteja procurando. É uma porta maciça como todos os outros modelos disponíveis nesta lista.

  • Porta Mexicana:

Pode ser o modelo mais comum de porta externa e que pode ser feita com a madeira orelha-de-macaco por ser simples e charmosa e está sendo cada vez mais usada em sítios e fazendas, por exemplo. É incluída na área interna por ter poucos detalhes que deixam o ambiente limpo.

  • Porta de Madeira e Vidro:

Essa mistura de vidro e madeira também se torna cada vez mais comum, pois sua grande vantagem é permitir a claridade natural do ambiente através dos vidros, também contém a opção de ter mais vidros na parte de baixo.

  • Porta Romana Duas Bandeiras

Seu estilo é muito marcante principalmente por possuir essas almofadas largas com suas grades de ferro que deixam o ambiente mais rústico, você também pode optar pela porta romana de uma bandeira caso o espaço seja pequeno.

  • Porta Balcão de Correr:

Essa opção é ótima para sacadas e varandas, o vidro deixa o ambiente mais claro e a veneziana garante a entrada de ar para manter o ambiente fresco, pode ser encontrada também na opção de porta balcão de abrir.

  • Porta Pantográfica:

Pode ser chamada também de “porta camarão” e não poderia ficar de fora dessa lista de porta de madeira externa, isso porque uma grande vantagem é permitir que o vão se abra por completo, se adequa em varandas e sacadas perfeitamente.

  • Porta de Vidro Panorâmico:

A porta ideal para quem quer aproveitar o visual externo, além de contribuir para a claridade natural do ambiente, pode se adequar ao tamanho exato que você preferir, além de ser uma ótima opção sugerida por arquitetos.

  • Porta de Vidro Panorâmico com Abertura Pantográfica:

O modelo é muito parecido com o citado anteriormente, a diferença é a abertura da porta que seu objetivo é oferecer mais espaço ao vão da porta sem deixar de ser rústico e elegante, ideal para sacadas e varandas também.

Madeira maciça:

Consideramos um dos melhores e mais indicados materiais para confeccionar portas e portões de madeira, principalmente se for a entrada de um imóvel. Isso porque ela é muito resistente e vamos te explicar a seguir:

Os fatores considerados eventos naturais como muita exposição ao sol e chuva podem fazer com que a madeira fique manchada ou tenha outros problemas. Então recomendamos também a madeira orelha-de-macaco para esses destinos.

Por isso a segurança fica em primeiro lugar e é o maior critério para escolher uma porta de madeira, é claro que também deve combinar com o ambiente para ter um melhor aproveitamento do espaço.

Portas e portões de madeira maciça garantem também isolamento acústico e térmico, mas esses modelos exigem um pouco mais de cuidado e mais frequência na manutenção com aplicação dos produtos adequados.

Optei por usar a madeira orelha-de-macaco para fazer um portão, como devo cuidar?

É muito importante preservar a qualidade com uma boa madeira e os produtos corretos, afinal exposição a longos períodos de sol e chuva requer uma atenção especial para manter a qualidade.

Então o primeiro passo é escolher a madeira ideal para que seja usada na área externa com um melhor aproveitamento e vamos falar sobre a madeira específica ao longo do artigo.

O verniz é o material e produto mais importante para manter a qualidade da madeira orelha-de-macaco mas não com exclusividade para portões, janelas e portas também exigem esse cuidado.

Alguns cuidados podem fazer total diferença, veja alguns deles a seguir:

  1. Faça uma verificação mensalmente da qualidade do portão e dos trilhos, as fechaduras também não podem ficar de fora nessa etapa e nem os motores dos portões automáticos.

  2. Os produtos específicos devem ser usados corretamente e com frequência de acordo com a instrução na embalagem, cada madeira possui um tipo diferente de verniz então procure o correto.

  3. Evite jogar somente água para realizar a limpeza de um portão de madeira orelha-de-macaco, assim como o verniz existem produtos específicos se estiver afim de garantir a qualidade principalmente dos ferros.

Como realizar a limpeza adequadamente?

Muitas pessoas já procuram empresas específicas que realizam a manutenção e limpeza, mas sabemos que não é uma opção viável para todo mundo. Então a limpeza deve ser leve e sem muitos materiais de limpeza.

Você pode utilizar espanadores, aspirador de pó e até mesmo uma vassoura para retirar folhas, teia de aranha e poeiras que podem ficar nos espaços da madeira orelha-de-macaco.

Uma boa opção também é água morna com uma pequena quantidade de sabão neutro, aplicando com a esponja macia apenas nos lugares que estiverem mais sujos, evite fazer essa limpeza no portão inteiro.

Para finalizar basta verificar se não ficou resquícios de sabão e retirar com um pano úmido sem jogar água, afinal em dias chuvosos ele vai receber uma grande quantidade que pode danificar infelizmente.

Os tipos de verniz e para que são indicados:

Sabendo do material necessário e qual a madeira mais recomendada para o seu portão, também é importante saber sobre o verniz para que você mesmo possa fazer a manutenção de acordo com os anos.

  1. O verniz marítimo é ideal para qualquer tipo de portão e portas, principalmente para a madeira orelha-de-macaco, já que pode ser utilizada na fabricação de embarcações e seu acabamento pode variar entre fosco e brilhante. Sua secagem é rápida além de possuir um bom acabamento e se adaptar ao clima.

  2. Verniz tingido é mais procurado para dar uma cor diferente para a madeira, podendo transformar a madeira sem coloração em diferentes tons de marrom dependendo da quantidade de vezes que aplicar.

  3. Verniz stain é bastante utilizado se o foco é aumentar a durabilidade e resistência da madeira, principalmente aquelas que serão expostas a sol e chuva praticamente o ano inteiro.

Depois de conhecer um pouco sobre a madeira orelha-de-macaco com dicas de como e com o que usar, fica mais fácil saber qual será a madeira correta para realizar aquele projeto que está pensando em colocar em prática.

Artigos Relacionados

 
×