Conheça as principais características da Madeira Freijó!

Home Madeiras Conheça as principais características da Madeira Freijó!
Madeira Freijó

Já pensou na chance de ficar ainda mais por dentro da madeira freijó?

Essa é mais uma das variadas versões de madeira comum no Brasil!

Essa é uma espécie de madeira bastante comum na região Amazônica e ainda pode ser encontrada facilmente em seu habitat natural em alguns estados.

A madeira freijó é bastante comum no estado do Amazonas, Amapá, Acre, Pará, Mato Grosso e ainda em Rondônia!

Porém, muitas pessoas a conhecem por outros nomes mais populares. Um deles é justamente o frei-jorge! Há ainda outros nomes comumente usados para sua identificação.

Os mais conhecidos são freijó-preto, freijó-branco, freijó-verdadeiro, louro-freijó e ainda o freijó-ralado!

Principais Características da Madeira Freijó!

Um ponto bastante curioso a respeito desse tipo de madeira é que há uma confusão com a chamada Corida frichotoma, que é mais comum nas regiões de Santa Catarina e também Bahia.

Porém, é importante reforçar que essas são espécies absolutamente distintas, sendo nesse caso o freijó da espécie Cordia goeldiana!

A madeira freijó que é produzida em território nacional é usada em uma escala bem substancial.

Vale salientar que seu uso não se restringe somente ao território nacional, sendo também bem difunda em outros países!

O motivo disso é que essa é uma madeira de grande excelência, sem contar de uma beleza realmente diferenciada – e que ainda agrega uma série de usos distintos!

Outro ponto interessante acerca de suas características, é que o cerne e o alburno dessa madeira possuem alguns diferencias. Isso se dá basicamente por conta de sua cor mais clara.

Nesse caso, o cerne da madeira pode ser reconhecido por um castanho claro, que beira o amarelado. Ele ainda pode possuir algumas estrias ou até manchas com tons escuros ou enegrecidos.

Secagem da Madeira Freijó
Pranchas de Madeira Freijó em Processo de Secagem Natural

E como é a superfície da Madeira Freijó?

A superfície dessa madeira, de maneira geral, é diferenciada por ser mais lustrosa, o que lhe compete uma beleza realmente interessante!

Outro detalhe interessante a respeito dela é que ela não apresenta cheiro e nem mesmo gosto perceptíveis, sendo assim uma madeira de baixa densidade.

Nesse caso, quando comparada a outros tipos de madeira ela pode apresentar uma menor resistência! Mas, mesmo assim, pode-se afirmar seguramente que ela é dona de uma boa durabilidade.

Todos esses aspectos, quando de fato levados em consideração, ajudam a confirmar que a madeira freijó pode ser apontada como uma das mais utilizadas do mercado!

Porta de Freijó Linheiro
Porta Interna com lâmina de madeira freijó linheiro

Conheça os principais atrativos da Madeira Freijó!

Um dos principais pontos de atração com relação a essa madeira, em linhas gerais, é que ela permite agregar uma excelente condição para ser trabalhada!

Isso porque estamos falando de uma madeira que pode ser facilmente serrada e que ainda tem um bom aceite do aplainamento e ainda no processo de colagem.

Tudo isso ajuda a favorecer e potencializar determinados trabalhos que dependam de acabamentos mais minuciosos e que ainda dependam de mais manobras.

Corte da Madeira Freijó
A Madeira Freijó é uma madeira relativamente fácil de se trabalhar

Como já citado anteriormente, o seu acabamento é liso, o que lhe compete ser uma madeira ideal para trabalhos que priorizem, acima de tudo, o visual.

Além disso, suas cores e mesclas são absolutamente agradáveis, o que a torna uma excelente opção para diversos tipos de finalidades, como no caso de pisos e até mesmo fabricação de móveis.

Por conta de sua densidade mais baixa ela não é tão indicada para usos que sejam configurados como mais pesados. Mas, isso não significa, de forma alguma, que se trata de uma madeira limitada.

De fato ela pode ser empregada em variados usos e setores, fazendo com que ela seja uma das melhores opções de mercado no final das contas!

Banco de Madeira Freijó
Exemplo de um banco de madeira freijó com verniz incolor

Usos mais comuns para a Madeira Freijó?

Confira abaixo alguns dos principais usos atribuídos a essa madeira:

  • No âmbito da construção civil a madeira freijó pode ser usada em PORTAS, ripas, mesas e em JANELAS.
  • Já quando se trata de decoração ela pode ser ideal para compor painéis, GUARNIÇÕES, FORROS, molduras, ESCADAS e pisos.
  • Ela ainda pode ter grande potencial no mercado de móveis, ela pode ser devidamente usada em opções de elevada qualidade, com um bom requinte, acabamento mais fino e até mesmo com uma proposta mais decorativa.
  • Muitas pessoas não imaginam, mas essa madeira pode ainda ser usada para a fabricação de brinquedos, bem como artigos esportivos, objetos para decoração, moldes diversos e até mesmo instrumentos musicais!

Móvel de Madeira Freijó
A madeira freijó é uma excelente opção para móveis

Propriedades Físicas da Madeira Freijó

Para poder entender mais a respeito da madeira freijó, é importante compreender sobre as suas propriedades físicas.

A densidade de massa da madeira – (r):

  • Ela pode ser mais evidente a 15% de umidade: rap 15 / 590 kg m³ (IPT, 1989 a
  • Também é básica – básica / 480 kg/m³

Contração:

  • Tangencial de 6,7%
  • Volumétrica de 9,1%
  • Radial de 3,2%

Outras Informações Relevantes!

Confira abaixo outras informações relevantes a respeito da madeira freijó:

  • Nome científico: Cordia goeldiana Huber, Boraginácea.
  • Outros nomes mais difundidos: frei-jorge, louro-freijó, freijó-preto, freijó-branco, freijó-rajado, freijó-verdadeiro.
  • Nomes usados em outros países: freijó laurel Blanco (América Central), pardilhão (Venezuela), salmwood (Grã-Bretanha).
  • Estados onde a madeira pode ser encontrada no Brasil: Amazônia, Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia.

Árvore de Freijó
Exemplo de uma árvore de freijó

Conclusão!

A madeira freijó é uma madeira realmente diferenciada por conta de sua beleza e que ainda agrega vantagens para ser trabalhada em diversos processos, principalmente para ser serrada!

De maneira geral, ela pode ser indicada como uma madeira de boa durabilidade. Nesse caso, vale salientar que a durabilidade é difundida como moderada ao ataque de determinados organismos.

Isso inclui, por exemplo, fungos e insetos. Para alguns especialistas no assunto ela pode ser vulnerável ao ataque de cupins, o que pode exigir maiores cuidados com relação ao tipo de uso e até mesmo no seu uso.

Alguns estudos indicam que a madeira freijó pode possuir uma duração inferior do que 12 anos, desde que em contato direto com o solo. Porém, isso é uma variável, ou seja, não deve ser visto como uma regra universal!

Agora que você já tem maiores conhecimentos a respeito da madeira freijó, que tal compartilhar esse conteúdo com outras pessoas a ajuda-las a ampliar seu conhecimento sobre o assunto?

Artigos Relacionados

 
×