O que é um processo de reflorestamento?

Home Madeiras O que é um processo de reflorestamento?

Reflorestamento é o termo utilizado para uma atitude ambiental que tem como principal objetivo a recuperação de áreas que foram danificadas por algum motivo, seja natural ou por atitudes humanas, perdendo parte de sua vegetação.

Existem diversas causas que fazem com que a vegetação de um local se perca, ou seja, prejudicada, como queimadas, por exemplo, onde toda a biodiversidade local sofre um impacto considerável e todo o ambiente passa a sofrer as consequências negativas deste tipo de ação.

Mas, para entender melhor sobre como recuperar as áreas afetadas e como o reflorestamento pode ser realizado, continue lendo a seguir e entenda mais sobre este tipo de ação.

Madeira de Reflorestamento

O que é um reflorestamento?

O reflorestamento é uma ação de recuperação de áreas naturais prejudicadas de alguma forma que, por sua vez, perderam grande parte de sua vegetação por diferentes motivos.

Dentre os principais motivos que levam à perda de vegetação, estão causas naturais ou até mesmo causadas pelo próprio ser humano, que tem se tornado o grande responsável pelos danos causados às florestas.

Neste sentido, os danos podem ser muitos, fazendo com que as florestas sejam impedidas de se recuperar de forma natural.

Portanto, para contribuir em um processo de recuperação, o reflorestamento tem como principal objetivo o plantio da vegetação nativa de um local e toda  a manutenção, reduzindo os impactos causados pela destruição anterior.

Tipos de Madeira de Reflorestamento

Mas, para que o plantio seja feito dentro desta região, é preciso priorizar e optar pelas espécies de vegetação que sejam de fácil plantio, para garantir um reflorestamento rápido e eficiente.

Segundo o IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, o recomendado para estes casos é a recuperação natural e espontânea da vegetação, para garantir que todas as espécies nativas da região retornem para o local que habitavam.

Porém, apesar disso, existem casos em que a ajuda humana se torna indispensável, para que toda a vegetação afetada possa ser analisada e recuperada da melhor maneira possível.

Quando há um caso em que um reflorestamento é necessário, o ideal é optar por algumas espécies que sejam nativas desta região e, com isto, o retorno da fauna local poderá acontecer de forma muito mais rápida.

Saiba qual é a importância do reflorestamento e os principais benefícios desta ação

Com o crescimento da urbanização, grandes construções foram se tornando ainda mais frequentes, como hidrelétricas, rodovias, a grande extensão da agricultura e todos os outros impactos que o crescimento da população tem trazido para a natureza em geral.

E, a pior parte de todo este desmatamento é que a sua grande maioria é realizado por meio de queimadas e, por isto, além dos danos à vegetação, também ocorre o aumento exponencial de gás carbônico liberado de forma muito danosa.

Vantagens da Madeira de Reflorestamento

 Analisando todos os danos que a vegetação brasileira vem sofrendo nos últimos anos, é possível compreender como o reflorestamento pode ser uma ótima opção para a recuperação, mesmo que de uma pequena parte, de uma região danificada.

Dentre os principais benefícios do reflorestamento, podemos contar com:

  • Redução considerável das grandes temperaturas

O aumento da temperatura em todo o mundo tem sido causado graças aos danos à natureza, sendo considerado um dos principais impactos e consequências.

E, por isto, o reflorestamento é considerado uma das principais alternativas, já que as regiões que apresentam um grande número de árvores podem reduzir a temperatura local em até 10 graus.

  • Manutenção de toda a biodiversidade

As árvores são consideradas elementos essenciais para a preservação e a biodiversidade local e, por isto, o reflorestamento é a peça chave para que o meio ambiente seja conservado.

  • Prevenção e controle de erosões ou acidentes causados por deslizamentos de terra

A vegetação local tem como objetivo proteger as regiões onde ela é inserida, seja em morros ou ao redor de nascentes e, dessa forma, elas podem ser a principal causa para o combate de assoreamentos e erosões.

  • Abrigo para toda a fauna local

As árvores são abrigos para espécies que dependem delas para a sua sobrevivência, já que são as responsáveis pelo seu alimento e segurança.

E, por isto, o reflorestamento é essencial para a recuperação total de toda a vida local.

 Dessa forma, é possível compreender a grande importância do reflorestamento para a natureza e todo o meio ambiente. 

Com isto, é possível visualizar um aumento de todos os recursos hídricos, uma redução completa de todos os prejuízos relacionados à agricultura e até mesmo a redução do efeito estufa, quando analisamos a longo prazo.

Importância da Madeira de Reflorestamento

Qual a importância de utilizar madeira legalizada de manejo sustentável?

A madeira legalizada de manejo sustentável pode ser chamada por este nome devido à forma com que é retirada do meio ambiente, onde todos os meios para sua remoção são considerados os mais corretos e respeitosos, garantindo assim a preservação da região.

Ou seja, as pessoas que optam pela utilização deste tipo de madeira, apoiam técnicas de remoção onde, quando uma árvore é cortada, outras árvores da mesma espécie são plantadas na mesma região, para garantir que o meio ambiente não seja danificado.

Espécies de Madeira de Reflorestamento

Dessa forma, podemos entender este processo como um ciclo contínuo, onde árvores mais velhas são extraídas para o uso e, enquanto isso, árvores mais novas e mudas são plantadas, para garantir que a espécie continue se desenvolvendo no mesmo local.

E, para que toda esta ação ocorra de forma consciente, é necessário contar com a autorização do Conselho de Manejo Florestal – FSC, que poderá autorizar ou não a exploração de uma região específica, de acordo com algumas regras e determinações.

Para entender os critérios dos órgãos de fiscalização basta apenas imaginar uma área que será explorada ao longo de alguns anos.

Neste caso, o ideal é dividi-la em algumas partes, para que cada uma delas seja explorada separadamente e, após este período, esta região será destinada apenas para a recuperação, não podendo ser explorada ao longo dos seguintes anos deste planejamento.

Manejo Sustentável da Madeira

Dessa forma, é possível contar com algumas vantagens deste manejo, para uma extração responsável e a preservação sustentável de acordo com os recursos necessários para manter o meio ambiente à salvo. 

Este tipo de manejo pode:

  • Reduz de forma considerável todos os principais desperdícios dos principais recursos naturais;
  • Protege as principais espécies que são extraídas do meio ambiente durante um tempo determinado;
  • Realiza um impacto de forma consciente, afetando minimamente a flora silvestre e a fauna;
  • Auxilia na preservação do futuro de toda a humanidade e das outras espécies de vida presentes em todo o meio ambiente.

Busque sempre contar com madeiras de manejo em sua casa ou em seus móveis, analisando sempre a procedência de todo o material que será utilizado.

E, além disso, para apoiar o uso de madeira de manejo, não compre ou incentive a extração ilegal de qualquer recurso natural.

Saiba como comprar madeira de manejo que conte com o selo de certificação

Como vimos, apoiar o uso e a compra de madeira de manejo sustentável pode ser uma ótima opção para apoiar uma extração consciente de um tipo de vegetação específica, minimizando os danos à fauna e à flora local.

Mas, antes mesmo de consumir madeira de forma legal e consciente, é preciso entender quais são os principais cuidados no momento de uma compra, reconhecendo formas de identificar a procedência da madeira.

Muda de Madeira de Reflorestamento

Por isso, o primeiro passo para comprar de forma inteligente uma madeira de manejo sustentável é entrando no CADMADEIRA – Cadastro de Comerciantes de Madeira no Estado de São Paulo. 

Estes dados estão disponíveis e podem ser facilmente encontrados no site da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, permitindo que o consumidor consiga visualizar uma lista de todas as empresas que realizam o comércio legal de madeira, contando com um estoque organizado e a emissão de notas fiscais de acordo com as exigências.

Além disso, ao visitar uma madeireira, o cliente pode ainda exigir o documento que mostre qual a origem de suas madeiras, analisando se há ou não o selo de certificação do Conselho Brasileiro de Manejo Florestal – FSC, onde a procedência legal é garantida pelos órgãos fiscalizadores.

O Programa Madeira Legal é uma iniciativa considerada recente e que tem como principal objetivo incentivar as madeireiras e a todos os interessados a utilizarem apenas madeiras de origem legal.

Por isto, a madeira que é certificada passa a se tornar ainda mais importante e os seus consumidores conseguem desenvolver um grande conhecimento sobre seu uso e sobre a sua origem.

Origem da Madeira de Reflorestamento

Dentro desta lógica, dentro de uma área separada apenas para extração de madeira, uma região pode ser explorada enquanto a outra se recupera, gerando este ciclo que se torna essencial para a conservação de toda a biodiversidade local.

Além disso, dentre deste consumo consciente, também é possível notar cuidados com todos os trabalhadores, onde é recomendada a utilização dos equipamentos essenciais de segurança.

Os trabalhadores que atuam em um manejo sustentável também contam com recursos e medidas extremamente necessárias para que o momento da extração não prejudique outros recursos naturais que estão ao seu redor.

O reflorestamento é essencial para garantir que o meio ambiente não seja prejudicado com os danos causados, sejam eles naturais ou feitos pelo homem.

É muito importante contar com recursos para a preservação do meio ambiente e, por isto, apoiar o manejo sustentável é tão importante para manter um ciclo natural e livre de extrações demasiadas.

Ao consumir e comprar qualquer tipo de madeira, procure se este é um recurso removido de forma legal e entenda se contém o selo oferecido pelos órgãos de fiscalização.

Apoiar a extração consciente e o reflorestamento é um dos principais passos para a preservação de espécies nativas, evitando que elas entrem em extinção, gerando impacto em todo o seu ambiente e nos seres vivos que habitam à sua volta.

Artigos Relacionados

 
×