A lareira-de-madeira, em particular, está passando por um verdadeiro retorno – e por boas razões.
À primeira vista, a boa e velha lareira dá a impressão de ser uma relíquia de tempos passados ou de apenas filmes norte-americanos – mas não se deixe enganar.
No nosso artigo, é possível ler o porquê é que uma lareira a lenha é sempre uma vantagem e quais são os principais motivos para adquiri-la em sua casa.
Para que serve uma lareira-de-madeira?
As vantagens são bastante numerosas – e não se deve subestimá-las. De longe, não se trata apenas do aspecto decorativo ou do conforto na sala de estar:
suporte de aquecimento valioso e, portanto, economia de custos significativa
fornecimento rápido de calor, especialmente no período de transição
aquecimento com um combustível totalmente neutro em CO2
Em termos de ecologia, eficiência energética e proteção de CO2, o aquecimento de biomassa (e, claro, também inclui a lareira-de-madeira, que é operado com lenha) está entre os métodos de aquecimento mais avançados.
A eficiência de uma lareira é de quase 90%, muitas vezes o combustível pode ser obtido de forma barata.
O aquecimento com madeira é sempre neutro em termos climáticos, uma vez que a madeira absorve e armazena CO2 do ar exterior à medida que cresce.
Apenas esse CO2 armazenado é liberado novamente durante o aquecimento – o aquecimento com madeira é um ciclo fechado de CO2 neutro para o clima.
Quais as vantagens da lareira-de-madeira?
- O aquecimento com madeira evita o estresse e reduz a pressão arterial
Observar as chamas dançantes e seu sussurro crepitante quando você aquece uma lareira consegue reduzir seus níveis de estresse e baixar a pressão arterial – especialmente se gosta dessa forma de terapia regularmente.
- A lareira como ponto de encontro social
Ao acender o lume na sua lareira-de-madeira, está também convidando a família a horas de descontração e convívio.
- O aquecimento com lenha é neutro em CO2
Quando você aquece a sua lareira corretamente, está fazendo um favor ao meio ambiente ao não liberar partículas nocivas. No entanto, é importante que aqueça com a madeira correta para não ter problemas.
- Lareira a lenha é fácil de manter
Uma lareira a lenha dura muitos anos e, com os devidos cuidados, requer o mínimo de manutenção.
- Aquecimento com madeira é barato
De fato, o aquecimento com madeira é cinco vezes mais barato do que a lareira com aquecedor eletrônico.
- A lareira cria uma atmosfera acolhedora na casa
Sentar-se em frente a uma lareira e observar as chamas têm um efeito meditativo e consegue induzir o relaxamento em todos.
- A lareira-de-madeira sempre fornecerá calor
Mesmo que a energia falhe, não é necessário ficar desesperado por não ter uma lanterna ou vela à mão. Porque a lareira-de-madeira não precisa de eletricidade para funcionar e é fácil de manusear.
Aliás, tem coisa mais aconchegante do que ver as chamas dançando quando o resto da casa está escuro?
- Uma lareira cria um bom clima interno
Uma lareira moderna de madeira renova constantemente o ar da divisão onde se encontra e contribui assim para um melhor clima de interior.
Também garante que as temperaturas da sala nunca sejam muito frias, evitando assim o mofo e umidade.
- Uma lareira faz da sua casa um lar
Uma lareira-de-madeira não é apenas um fogão a lenha, pois para muitas pessoas faz parte do interior como uma peça de mobiliário ou um elemento de design.
Aquecimento a lenha: é rentável?
A resposta é sim! O aquecimento a lenha é uma energia limpa. Os custos não estão sujeitos a conflitos internacionais ou conflitos geopolíticos como os combustíveis fósseis.
Além disso, o custo da madeira é muito inferior ao do gás natural ou mesmo do propano; a madeira passa a ser o combustível mais barato para comprar.
Ao optar por este tipo de aquecimento, você incentiva a economia e a mão de obra local. É uma possibilidade até economizar no preço da sua madeira comprando-a na primavera, se tiver a possibilidade de armazená-la.
Como a demanda é menos forte durante esta temporada, os preços costumam ser revistos para baixo. Além do baixo custo de funcionamento de uma lareira a lenha, ela funcionará mesmo em caso de falta de energia.
- A diversidade
Existe uma grande variedade de aparelhos de queima de madeira disponíveis no mercado. O mesmo vale para os tipos de combustível a serem usados ali.
Seja para aquecer toda a sua casa ou como um conceito de designer. Em particular, podemos encontrar lareiras a lenha para atender a todos os gostos.
Sua eficiência gira frequentemente em torno de 90% para um dispositivo de alto desempenho (os 10% restantes são perdidos no exterior, daí a razão para escolher um sistema à base de madeira de qualidade).
Os combustíveis são variáveis, diferentes tipos de toras, “briquetes” bem como grânulos ou “pellets”. Claro que existem em cada um dos seus combustíveis, diferentes níveis de qualidade. Em todos os produtos nomeados.
Aquecimento a lenha: é atrativo financeiramente?
A principal vantagem do aquecimento com lenha é o seu custo de compra notavelmente baixo em comparação com todos os outros combustíveis ou a eletricidade.
A madeira está disponível em todos os lugares, é facilmente encontrada e seu preço é bastante competitivo no país.
Tendo em conta o investimento inicial, a poupança anual nos custos de eletricidade permitirá reembolsar a sua compra em poucos anos e depois poupar décadas durante décadas.
É uma energia renovável que gera mão de obra e ajuda a economia local. Quando o aquecimento a lenha é feito com um eletrodoméstico recente e eficiente, encontramos baixo consumo de combustível, facilidade de uso e que polui pouco.
Por que escolher uma lareira-de-madeira?
Seja pela economia, pelo ambiente, pela capacidade de aquecimento ou pela diversidade de opções oferecidas, a lareira-de-madeira é uma ótima alternativa ao aquecimento elétrico.
Os padrões mudaram tanto que hoje o aquecimento a lenha é considerado uma escolha quase ecológica, além de usar um recurso renovável.
O aquecimento com madeira contribui menos para o aquecimento global do que o aquecimento com eletricidade.
O aquecimento elétrico emite entre 5 a 10% das emissões de uma usina a carvão devido ao metano liberado dos reservatórios hidrelétricos.
Aquecimento com lenha não afeta o efeito estufa
A atenção à sustentabilidade do nosso planeta é cada vez mais visível para todos, e a necessidade de reduzir as emissões poluentes torna-se fundamental para o combate às alterações climáticas (algumas já visíveis).
Se, por um lado, o petróleo e o carvão estão entre os combustíveis fósseis mais utilizados e prejudiciais para o planeta, por outro, a lenha é considerada biomassa, ou melhor, uma fonte de energia renovável que se regenera.
Além disso, a queima de madeira não tem impacto sobre o efeito estufa: a quantidade de dióxido de carbono produzida é a mesma que a madeira liberaria em qualquer caso devido à sua fermentação e decomposição naturais.
Por último, graças às tecnologias de última geração, a combustão de madeira continua a ser uma das menos poluentes:
As lareiras-de-madeiras mais modernas, por exemplo, são capazes de reduzir em até 90% as substâncias não queimadas liberadas na atmosfera.
Como limpar uma lareira a lenha ou pellets?
A manutenção das lareiras não se mostra exigente, não sendo necessário recorrer a intervenções especiais de limpeza, com exceção da chaminé ou duto de exaustão, que deve ser inspecionado e limpo pelo menos uma vez por ano.
No entanto, para aproveitar ao máximo os benefícios oferecidos por este sistema de aquecimento, é necessário realizar uma limpeza periódica, que pode ser realizada de forma totalmente independente:
Utilizando a pá, balde e uma esponja áspera, com adição arbitrária de sabão.
A limpeza não exige grandes esforços: para além de serem poucos, os componentes que necessitam de limpeza requerem uma intervenção bastante simples e muito semelhante àquela a que é submetida uma lareira tradicional.
Concretamente, é preciso limpar diariamente o entorno, utilizando uma esponja umedecida em água quente, e retirar as cinzas da combustão, usando a pá e balde, repetindo a limpeza a cada dois/três dias.
Madeira, uma energia renovável e ecológica
A madeira é uma energia renovável, pois sua fonte é restabelecida com relativa rapidez. O ideal é conseguir abastecer perto de sua casa para ter o melhor balanço energético possível.
O aquecimento com madeira é uma boa solução desde que haja espaço suficiente para instalar o mecanismo, seja ele qual for, bem como armazenar toras e cavacos.
Você também deve pensar no duto de exaustão de fumaça. Caso não exista, a instalação deve ser realizada de acordo com as normas de segurança para evitar qualquer risco de incêndio.
Quais são as lareiras de madeira mais caras? – lareira-de-madeira
Embora os custos variem consideravelmente de uma linha para outra, os aparelhos mais caros são geralmente as lareiras a lenha de formato muito grande.
Além do preço do próprio dispositivo, deve-se levar em consideração o preço de materiais de instalação e acabamento mais avançados.
Em contraste, a lareira a lenha mais acessível é provavelmente a lareira de alvenaria que consegue produzir calor em pouco tempo, apenas com a quantidade certa de madeira.
Toras de madeira: qual escolher?
A madeira é um recurso natural que vem sendo utilizado há muito tempo. Transformado, emite uma poderosa saída de energia. Ecológico e renovável, este sistema de aquecimento garante uma pegada de carbono neutra.
Dependendo do encaixe necessário para o seu interior, a medida das toras acabam tendo variações. Alguns são grandes demais para cortar, a norma é entre 55 cm e 60 cm.
Para obter um excelente rendimento, prefere-se a madeira de pallet, carvalho e nogueira. O pinheiro pega fogo imediatamente, mas não emite muito calor e suja a chaminé \duto de exaustão.
Quanto custa uma lareira? – lareira-de-madeira
Levando consideração certas características, é realmente difícil dizer quanto custa uma lareira-de-madeira, especialmente no que diz respeito à mão de obra para intervenções estruturais.
Uma lareira a lenha, feita e acabada e sem custos de instalação, não custa menos de R$1.000,00 e consegue facilmente chegar aos R$6.000,00.
Embora o preço máximo seja praticamente ilimitado em função dos materiais escolhidos, das dimensões, dos acabamentos e das personalizações.
Uma orientação é que sempre busque por suporte e conhecimento de quem entende do assunto. Lareiras são belíssimas, mas necessitam de certos cuidados na sua montagem, instalação e manutenção.