Floreiras De Madeira: Como Escolher A Sua?

Home Decoração Floreiras De Madeira: Como Escolher A Sua?

As floreiras de madeira são um charme absoluto para jardins e ambientes mais abertos. Se você é apaixonada por flores, então com certeza precisa ter uma ou mais floreira para agregar na sua decoração.

As flores combinam com absolutamente todos os estilos e com certeza você irá notar um charme especial depois de colocá-las em sua casa (ou até mesmo no escritório).

Se você já está decidido a colocar as plantinhas para enfeitar, então já fique sabendo que você pode optar por diversos tipos de floreiras. Cada qual tem o seu charme, difícil será escolher a mais bonita delas.

O que é uma Floreira de Madeira?

Primeiramente, você sabe o que realmente são floreiras de madeira? Na verdade, nada mais são do que vasos (que podem ser organizados em conjuntos) para colocar flores.

Não são simples vasinhos, mas suportes mais robustos que costumam caber mais de uma muda.

É ideal para quem gosta de bastantes flores em ambientes e normalmente elas ficam fixadas, ao contrário de pequenos vasos de flores que têm mobilidade.

As floreiras podem ser encontradas em plástico, mas com toda a certeza a versão em madeira é muito mais elegante e combina bem mais com flores, não é mesmo?

Então, se você quer um ambiente harmonioso, as floreiras de madeira são as opções ideais.

Floreira de Madeira

Floreira de Madeira de Chão

As floreiras de madeira no chão são as mais comuns no sentido estético.

Você pode fazer um canteiro com flores ou temperos espalhados pelo chão.

Uma ideia interessante é ir colocando as floreiras seguindo as paredes do quintal, assim você terá uma bordinha de flores ao decorrer do seu jardim.

É uma opção fácil e com certeza dará um toque especial, mas em questão de estética ela é muito comum e você pode perder um pouco do potencial que são as floreiras na decoração de uma casa.

Floreira de Madeira Vertical

Floreira de Madeira para Parede

Com toda a certeza esse tipo de floreira já traz um charme muito mais incrível. As flores ficam suspensas na parede, fazendo um mural verde que agrega muito em qualquer jardim.

É possível fazer as floreiras de madeira na parede de diversas formas, mas normalmente é feito uma grande de madeira e os vasos são presos com ganchos.

Entretanto, você também pode colocar pequenas estantes como suporte para os vasos.

O design da própria floreira também pode ser diverso.

Você pode encontrar vigas na horizontal ou intercaladas na diagonal (esquerda e direita se cruzando formando triângulos).

Uma ideia de decoração bem interessante é adicionar fios com pequenos pontos de LED para iluminar as plantas. Fica delicado e com toda a certeza dá um charme a mais.

Floreira de Madeira Vertical

As floreiras de madeira verticais são uma opção para quem tem pouco espaço e caem muito bem em apartamentos, por exemplo.

Elas podem ficar suspensas na parede ou em pequenas prateleiras com pouco comprimento horizontal.

Uma opção para quem tem pouco espaço é usar a floreira vertical para plantar temperos, pois eles são mais leves e pequenos.

Floreira de Madeira Vertical

Floreira de Madeira Rústica

As opções de madeira rústica combinam muito bem com jardins. A ideia de rústico varia bastante, mas normalmente são madeiras que não foram tratadas em detalhes (lixadas e envernizadas).

O grande problema disso é que a madeira pode estragar com maior facilidade e você terá que trocar a floreira em um período relativamente curto.

Há a opção de floreiras de madeira semelhantes aos paletes. Isso dá ao ambiente um estilo bem rústico, mesmo que as peças estejam devidamente lixadas e envernizadas.

Floreira de Madeira em formato de escada

Essa opção é muito charmosa e super fácil de desenvolver. As floreiras de madeira em formato de escada podem ser feitas de várias formas, como:

  • Escada única

É realmente uma escada apoiada na parede, mas ela é mais curta e os degraus maiores para caber os vasos.

  • Escada dupla

É uma escada cujas vigas formam um V invertido. Dessa forma você terá dois lados para colocar os vasinhos de flor

  • Escada dupla, mas com um degrau

É uma escada com uma viga reta e outra inclinada com degraus, é para quem deseja maior estabilidade.

Flores para a sua floreira

Agora, quais são as flores que iriam cair bem nas floreiras de madeira?

Existem várias espécies, sendo muito importante que você considere as características de cada uma antes de escolher.

Isso porque existem plantas e plantas. Algumas gostam mais de sol, enquanto outras preferem uma luz indireta. Também há a questão da quantidade de água.

É muito importante entender a necessidade de cada uma.

Floreira de Madeira Reta

Aqui nós temos uma listinha de algumas opções para você colocar em suas floreiras:

Maria sem vergonha

A Maria Sem Vergonha é uma opção bem famosa no Brasil e costuma se adequar bem fácil. Tem suas origens em Madagascar, África. O incrível dessa planta é que ela dá flores durante o ano todo.

Pode ser encontrada com flores vermelhas, laranjas, brancas, rosas e roxas. Pode ser cultivada em vasos e prefere solos mais úmidos com muito adubo.

Se você deseja floreiras de madeira bem coloridas, então a Maria sem Vergonha é uma ótima opção.

Lavanda

A lavanda é uma flor muito comum, mas normalmente as pessoas fazem relação com produtos de beleza ou aromáticos. Entretanto, a também conhecida por alfazema, pode ser plantada em sua casa.

Ela tem uma florzinha roxa delicada e perfuma o ambiente inteiro, além de possuir efeitos calmantes e relaxantes (com toda a certeza é ótimo para qualquer pessoa!).

As flores permanecem o ano todo e podem ser cultivadas em vasinhos também. Gosta de ambientes com luz mais moderada e também não é muito fã de água, então não precisa olhá-la todos os dias.

Orquídea

As orquídeas são, sem dúvida alguma, uma das plantas mais atraentes que você consegue cultivar dentro e fora de casa. São absolutamente lindas e nem parecem ser de verdade.

Você consegue encontrá-las em tons de azul, rosa, roxa, branca e muitas outras cores.

É uma planta que não se dá bem com muita água e é recomendado colocar cascalhos no fundo do vaso para criar um sistema de drenagem.

Begônia cerosa

Essa planta é perfeita para as floreiras de madeira, pois tem valor acessível e as flores também permanecem durante o ano todo.

Costuma ser encontrada nos tons de rosa, branco e vermelho.

Ela é relativamente fácil de cuidar, sendo necessário adubo orgânico e também regá-la diariamente.

Consegue se dar bem no sol ou na sombra, o que facilita o cuidado.

Floreira de Madeira com Planta

Faça um cantinho de temperos

Como já falado acima, você também pode usar as floreiras de madeira para temperos. É uma ótima ideia para quem ama cozinhar e preza por sabores nos pratos.

Nada melhor do que um tempero fresquinho – e de preferência sem agrotóxico – para as suas refeições diárias. Veja algumas opções de temperos para usar no dia a dia:

  • Salsinha
  • Cheiro Verde
  • Cebolinha
  • Alecrim
  • Pimenta
  • Manjericão
  • Tomilho
  • Hortelã

Essas opções cabem em vasinhos bem pequenos, mas você também pode investir em vasos maiores e colocar algumas folhas, como alface e rúcula, por exemplo.

Normalmente os temperos não exigem tantos cuidados, então é ótimo para quem não tem muito tempo também.

Como fazer boas floreiras

O primeiro passo para ter lindas floreiras de madeira é pensar em qual dos modelos você irá escolher.

Se você optar por um modelo mais simples, como o de escada, por exemplo, é possível que você mesmo construa a estrutura para as flores. Mas, claro, isso fica a seu critério.

Há opções de marceneiros que irão fazer todo o projeto para você de maneira pontual.

Isso é bem interessante, porque você terá o resultado personalizado e isso fica incrível em casa (mas o valor também é mais alto).

Também há a opção, que acaba sendo a mais comum, de comprar as floreiras de madeira nas lojas.

Você consegue encontrar os modelos mais convencionais para colocar em seus jardins.

Floreira de Madeira Especial

Onde encontrar uma boa madeira

Independente do modelo que você escolher, é imprescindível que a madeira das floreiras seja de extrema qualidade. A estrutura costuma ficar ao ar livre, reforçando ainda mais a necessidade de resistência e durabilidade.

Você irá notar que em uma breve pesquisa na internet retornarão diversos fornecedores de madeira ou floreiras, mas tome cuidado e certifique-se de que está escolhendo uma opção com bom custo x benefício.

A madeira não somente deve ser legal, como também ser de uma espécie adequada para ficar exposta ao ar livre. Além do mais, é importante que as peças passem por todos os tratamentos necessários.

Encontrar um fornecedor renomado no mercado é a maneira mais fácil de garantir que as suas expectativas serão atingidas.

Dito tudo isso, está na hora de você escolher qual modelo (ou quais!) de floreiras de madeira você deseja colocar em sua casa. Já comece a separar as mudinhas e os preparativos para ter um belo jardim.

Artigos Relacionados

 
×