A divisória de madeira é uma opção de estrutura que irá promover a qualquer cômodo muito charme, privacidade e melhor layout do ambiente.
É uma das opções para não fazer grandes construções.
Para quem já tem uma casa ou escritório pronto, fazer uma parede como divisória é, realmente, um transtorno considerável. Nessas situações as divisórias em madeira se destacam, mas não é somente neste momento.
Mesmo que você esteja construindo uma casa agora, já optar por essas divisórias pode ser muito interessante. Isso se torna ainda melhor se você está em busca de uma casa funcional e cheia de personalidade.
O que é uma divisória de madeira?
Bem, a divisória de madeira nada mais é do que uma estrutura que busca separar ambientes. A maioria das casas leva as paredes como únicas opções, mas as divisórias – mesmo as provisórias – são opções interessantes.
A estrutura nada mais é do que placas ou ripas de madeira que dividem dois ou mais ambientes.
É realmente uma alternativa para as paredes convencionais. Além de mais charmosas, acabam sendo bem mais práticas.
Elas podem ser encontradas de diversas formas e, também, em diversas madeiras. O tipo irá depender do local em que a divisória será instalada.
A divisória de madeira pode ser encontrada em diversos estilos e com certeza haverá uma forma de tornar a decoração e estilo de sua casa com modelos de divisórias.
Apesar de muitas pessoas pensarem em uma placa de madeira (já que estamos comprando com uma parede), a opção mais comum acaba sendo a madeira ripada.
Divisória de madeira ripada
A divisória feita com madeira ripada nada mais é do que uma estrutura feita em vigas. Ou seja, a divisão não é feita por uma placa.
Isso promove maior estilo, além de outras características (falaremos mais adiante em VANTAGENS).
Por conta de serem várias partes para formar uma divisória acaba sendo possível criar diferentes estruturas. Algumas são mais espaçadas, outras mais juntas, há aquelas que possuem vigas alinhadas bem retas, outras não…
A escolha da divisória de madeira, seja em ripa ou não, depende de cada um, mas não se esqueça de que o estilo ganha muito.
Divisória de madeira para separar Ambientes
A divisória de madeira para ambientes é bem universal, podendo ser colocada em qualquer cômodo. A única opção que acaba sendo mais restrita é o banheiro.
Isso porque ambientes úmidos e madeira não combinam tão bem assim. É claro que é totalmente possível, mas será preciso escolher uma madeira que seja muito resistente ao calor e umidade.
O mesmo se aplica quando a divisória for colocada em ambientes externos, o que é muito comum. Nesses casos é possível criar vários ambientes em jardins, sendo as vigas mais grossas as mais utilizadas.
Mas, de modo geral, a divisória de madeira consegue se adequar a qualquer lugar.
Não somente casas, mas escritórios, lojas e assim por diante.
Como é possível fazer diversas combinações e diferentes tipos de estrutura, então é possível desenvolver estruturas que caiam bem desde o banheiro até enormes quintais.
Divisória de madeira para sala
Uma das opções mais comuns de divisória de madeira é na sala. Normalmente elas não são “apenas” uma divisória, mas um móvel integrante da decoração.
Por exemplo, as divisórias podem muito bem se comportar como uma estante. Você terá uma divisão de ambientes e, também, um móvel funcional. É uma ótima forma de investir em decoração e economia de espaço ao mesmo tempo.
É muito comum utilizar essa estrutura para dividir a sala de TV com a sala de jantar.
A abertura dá a impressão de que o ambiente é maior, mas também consegue fazer essa divisão entre a hora do lazer e a hora de refeição.
Outros pontos positivos de usar este tipo de divisória é a questão da ventilação e luminosidade, como será discutido mais adiante.
Na sala você pode usar e abusar de estilos mais modernos, pois dará outra cara para todo o ambiente.
Lembrando que você também sempre pode usar a divisória lisa e, neste caso, ela pode servir até mesmo de suporte para a televisão.
Divisória de madeira para quarto
Outra opção que vale destaque é a divisória de madeira para os quartos.
É uma boa opção para quem tem um quarto muito grande ou quando o ambiente é dividido entre duas pessoas.
Isso acaba tirando muito a privacidade de ambos, mesmo sendo irmãos (que é na maioria dos casos).
As divisórias ajudam a criar um ambiente mais particular para cada um deles.
Normalmente os estilos mais modernos ficam mais em salas, nos quartos as estruturas mais clássicas são as mais comuns.
Além disso, dê preferência para vigas mais claras nesse caso, pois pesa menos o ambiente.
Divisória de madeira para banheiro
Caso você deseje uma divisória em madeira para o seu banheiro, saiba que você precisará escolher uma madeira bem resistente à umidade.
Normalmente o uso em banheiros se dá quando o cômodo é maior, dando um charme para o ambiente. Também serve para fazer uma espécie de vestuário no ambiente.
Nesses cômodos a divisória costuma ser móvel, visto que a durabilidade pode ser menor e a necessidade de troca pode ser mais frequente.
Vantagens da divisória de madeira
Depois de conhecer um pouquinho do estilo da divisória de madeira e como ela pode ficar bem em cada ambiente, vamos a um compilado de vantagens que essa estrutura irá proporcionar:
Privacidade
Se você não tem um quarto ou espaço somente para você, as divisórias são uma ótima forma de delimitar uma área que seja destinada para a sua privacidade.
O home office, que se tornou tão comum por conta da pandemia, causou uma reviravolta na vida das pessoas e nem todos tinham um ambiente privado para trabalhar. As divisórias são a solução perfeita.
Praticidade
Com toda a certeza, uma divisória de madeira é muito mais prática do que uma parede ou estrutura mais robusta. Em apenas algumas horas você já terá em sua casa todas as vigas instaladas.
Sem sujeira, transtorno e sem necessidade de fazer disso um evento. Um bom sábado de manhã já é suficiente para organizar tudo.
Locomoção
Dependendo da divisória que você vai colocar em sua casa ou escritório é possível ter mobilidade. Os modelos mais leves podem ser transportados para onde você desejar sem muito esforço.
Isso é ótimo para escritórios, por exemplo, ou até mesmo casas onde a divisão pode não ser tão interessante a todo o momento.
No caso do home office elas podem ficar montadas apenas enquanto estiverem trabalhando.
Luminosidade
Ambientes como salas devem ter grande iluminação e com toda a certeza uma parede irá diminuir a luz natural do cômodo. Uma divisória vazada é ótima para trazer luz natural e ainda dividir os cômodos.
Ventilação
O mesmo vale para a ventilação. Ao optar pelas vigas você terá maior circulação de ar. Isso é ótimo em todos os sentidos, principalmente para quem mora em lugares mais quentes.
Decoração
A divisória de madeira e qualquer outro produto feito em madeira será, com toda a certeza, atemporal. O material cai bem em qualquer ambiente e com qualquer estilo.
Tem uma personalidade muito forte e não passa despercebido, mesmo sendo cheio de elegância. As divisórias podem ser encontradas em diversos estilos, indo de peças rústicas até as mais sofisticadas do mercado.
Você consegue agregar a divisória de uma forma mais clássica, mas também estruturas muito modernas que se tornaram a atração da casa.
Com criatividade, design e boas madeiras, a divisória de madeira será uma peça fundamental para o charme do ambiente.
Custo x benefício
O melhor de tudo isso é o custo x benefício que essa opção oferece.
Com toda a certeza é muito mais barato do que erguer uma parede no meio da sala ou quarto, não é mesmo?
E não é somente pelo material, é pela praticidade de instalação e economia com mão de obra.
É, sem dúvida alguma, algo que você deve considerar.
Como escolher a madeira para a divisória
A escolha da madeira para a divisória é algo essencial e que deve ser muito bem pensado, principalmente em estruturas que pretendem ficar fixas.
A madeira é um material durável e resistente, mas para garantir essas características é preciso encontrar um fornecedor que realmente atenda às suas expectativas.
Primeiramente, é fundamental considerar a extração do material, pois – infelizmente – ainda há muito caso de madeira ilegal no Brasil. Certifique-se de que o fornecedor realiza uma extração legal.
Além disso, todo o processo de tratamento (corte, secagem, lixamento, dentre outros procedimentos) deve ter alto padrão de qualidade.
O barato pode sair caro, nunca deixe de considerar o custo x benefício da operação.
Isso tudo irá garantir que a divisória não seja somente bonita, mas também que tenha alta durabilidade e resistência. Lembrando que é necessária manutenção periódica para que a madeira mantenha sempre com aspecto de nova.
Tendo uma divisória de madeira de qualidade e bom gosto, com toda a certeza sua casa ficará mais funcional e muito mais bonita. É um investimento de ótimo custo x benefício.