O Ipê Branco é um tipo de árvore que costuma ter variações de cores, aparecendo também nas cores amarela, rosa, roxo…
E, sem dúvida, é uma das árvores brasileiras que mais chama atenção, principalmente devido à sua aparência única e as suas flores, que colorem e encantam todos que as vêem.
Mas, para conhecer mais sobre a linda árvore Ipê Branco, continue lendo a seguir e entenda como reconhecer esta espécie brasileira que é responsável por embelezar diversas regiões do país.
Conheça a árvore Ipê Branco e saiba quais são as principais características desta linda espécie
Reconhecer um Ipê Branco pode ser uma tarefa fácil, já que esta árvore esbanja beleza e se destaca onde aparece.
E, por isto, em 1961 esta árvore se tornou um símbolo nacional, determinado pelo presidente da época, o Jânio Quadros.
Além disso, para provar a sua nacionalidade, basta analisar seu nome, originado da língua tupi, que tem como significado o termo “árvore cascuda”.
Mas, apesar disso, seu nome pode sofrer variações em algumas regiões do país, sendo conhecida também por “pau d’arco”, um termo que se originou principalmente dos povos indígenas, que utilizavam a madeira desta árvore para confeccionar elementos como o arco e flecha.
Além disso, na região do Pantanal, esta espécie de árvore também pode ser conhecida como Peúva, nome dado para simbolizar “árvore de casca”, na língua tupi.
E, por fim, podemos dizer ainda que em algumas cidades dos estados de Minas Gerais e Goiás, o Ipê recebe também o nome de Ipeúna.
Além do Ipê Branco, existem cerca de nove espécies dessa árvore, que oferecem tonalidades e cores diferentes.
É muito fácil encontrar este tipo de árvore próximo às florestas tropicais, mas apesar disso, também é vista em regiões de Cerrado e na Caatinga.
Mas, especialmente o Ipê Branco, pode ser encontrado mais no estado do Rio de Janeiro e em Minas Gerais.
Características técnicas do Ipê Branco
Como vimos, o Ipê Branco e as variações de sua espécie podem ser encontrados em diversas regiões do Brasil, sendo considerada uma das principais árvores capazes de representar o país.
Esta espécie é originária da família das Bignoniáceas, sendo a mesma da espécie Jacarandá e o seu gênero é o Tabebuia.
Além disso, é preciso reconhecer também sua grande altura, que pode chegar até 30 metros. Mas, apesar disso, as árvores mais encontradas chegam de aproximadamente 7 a 15 metros de altura.
As suas folhas são consideradas trifolioladas e, trazem consigo características como uma leve pubescência em suas ambas faces, com tamanhos de podem varias entre as menores, que levam de 6 a 11 cm e as maiores, que levam de 8 a 13 cm.
O seu tronco costuma ser ereto e pode trazer uma medida grandiosa de 40 a 50 cm em seu diâmetro, trazendo consigo uma casca suberosa e com fissuras consideradas superficiais.
No século XVII e XVIII, o Ipê Branco, assim como os outros tipos desta espécie, eram muito utilizados principalmente em construções, presentes nos telhados das casas, devido à sua grande resistência.
A madeira desta árvore tem a capacidade de se conservar em construções, sendo um material muito durável e escolhido para compor diferentes estruturas.
Mas, apesar de ter sido muito utilizada, principalmente em construções de igrejas, atualmente esta espécie pode ser encontrada principalmente na confecção civis e navais.
Qual é a época do ano em que o Ipê Branco desabrocha?
Normalmente, as lindas flores desta árvore que chamam a atenção de todos, começam a surgir logo no começo da primavera.
O seu florescimento acontece quando a planta tem toda a sua folhagem removida, por volta dos meses de junho a outubro, dependendo do ciclo e de seu desenvolvimento.
Mas, a sua época de frutificação também ocorre dentro deste período, sendo vista a partir de outubro.
E, além disso, quanto maior é frio e o clima está seco, mais intensa será a sua floração, com uma grande quantidade de flores capazes de colorir as ruas da cidade e se destacar de longe.
Assim que o processo de floração acontece, todas as suas folhas começam a cair dos galhos. Isto porque, devido à sua espécie caducifólia, esta árvore passa por este processo para que a sua estrutura não perca água.
Além de ser uma linda árvore, o Ipê Branco também é responsável por atrair animais de diferentes espécies e insetos polinizadores, como as borboletas e os beija-flores.
Esta espécie de Ipê é considerada uma das mais bonitas e exuberantes de todas, sendo encontrada em sua aparência totalmente branca durante apenas um pequeno período, já que a sua total floração não costuma durar mais que dois a três dias, que acontece no mês de agosto.
Mas, apesar disso, é possível encontrar a repetição de sua floração no mês de setembro, que ocorre de maneira linda, porém um pouco menos intensa.
A planta usada na cura
De acordo com estudiosos e especialistas nesta espécie, uma pesquisa realizada em camundongos provou que os animais que eram considerados hiperuricêmicos, foram tratados com um extrato retirado das folhas e da madeira da árvore Ipê Branco e, com o tempo e ao longo deste tratamento, o nível de ácido úrico de seu corpo foi reduzido.
Além de atuar nesta função, os extratos retirados desta planta também podem ser vistos como agentes anti-inflamatórios.
Por isso, de acordo com todos os estudos realizados, é possível reconhecer que, além de uma linda árvore, o Ipê Branco também pode ser utilizado como principal agente responsável pelo tratamento de gota.
Isto acontece não só porque esta planta atua diretamente na redução dos níveis de ácido úrico encontrados no sangue. Mas, além disso, é grande responsável por encontrar a resolução das principais complicações que podem estar associadas às inflamações.
O Ipê Branco utilizado em construções civis
A árvore Ipê Branco pode ser utilizada e apreciada de diferentes formas, sendo um grande símbolo de nosso país.
Seja para embelezar as ruas, para a medicina ou para a construção civil, esta árvore pode estar presente em diferentes aspectos, mudando a vida de todos e fazendo a diferença.
Mais, uma de suas principais características que mais chamam atenção é a sua madeira de grande qualidade, que pode ser usada facilmente na construção civil, em diferentes partes, como na estruturação do assoalho ou vigamentos.
Além disso, esta madeira também pode ser muito encontrada na construção naval ou em diversos tipos de obras externas, devido à sua grande capacidade de resistência.
É uma madeira muito utilizada como forma ornamental e é considerada uma espécie vista em reflorestamentos, por se adaptar em diferentes regiões do Brasil.
A sua madeira pode fazer toda a diferença em resultados de construções internas, oferecendo um acabamento lindo e totalmente resistente, com uma cor e aparência únicas.
Sua estrutura é considerada moderadamente pesada e possui uma superfície macia com aparência lustrosa, trazendo uma grande durabilidade para as mais diversas aplicações dentro da construção civil, sendo ideal para uso interno.
Esta árvore é considerada totalmente ornamental, não apenas pelo seu maravilhoso afloramento que costuma ocorrer algumas vezes por ano, mas também pela sua folhagem única e especial, com um verde azulado único.
Além de ser encontrada em construções, esta árvore pode ser uma ótima opção para o paisagismo de regiões urbanas, sendo um elemento essencial na arborização de diferentes ruas e avenidas mais movimentadas.
Isto porque, o seu porte permite ainda que regiões urbanas recebam esta espécie de árvore, já que a sua altura não é capaz de interferir em fios elétricos, causando algum contratempo.
Outro fator que chama atenção dos seus fãs, é que esta árvore tem a poderosa função de se adaptar mesmo em terrenos considerados secos e, por isto, é considerada a melhor opção para o reflorestamento em diversos tipos de ambientes.
O Ipê Branco é uma árvore tipicamente brasileira, que pode ser admirada por suas flores, a sua resistência, a capacidade de uso em construções civis e até mesmo pela sua cura.
A sua beleza encanta a todos e pode ser vista em florestas ou até mesmo em regiões urbanas, já que esta espécie é muito utilizada também em reflorestamentos, graças a sua capacidade de viver até mesmo nos ambientes mais hostis.
A sua capacidade de se reproduzir e ser plantada em solos secos e com muitas pedras faz com que as pessoas se surpreendam ainda mais com esta linda árvore.
A sua floração costuma acontecer duas vezes ao ano, no mês de agosto e de setembro e, as suas flores só começam a nascer quando esta árvore já perdeu todas as suas folhas.
Denominada a árvore símbolo do Brasil, o Ipê Branco, assim como os outros tipos de Ipês existentes, fazem parte da história do nosso país, recebendo diferentes nomes, dependendo da região onde é encontrada.
O Ipê Branco é uma linda árvore que é uma das preferidas pelos brasileiros, devido à sua beleza e a aparência única, sendo uma das árvores mais especiais.