Se tem uma coisa que resolve os grandes problemas com a falta de espaço (pois muitas casas atualmente estão cada vez mais pequenas) e o alto consumismo, são as cantoneiras.
Apesar das escalas crescerem para o lado errado, possuir uma cantoneira em sua residência, não é exatamente para pessoas que moram em locais com medidas menores ou quem ama comprar.
Estes acessórios são utilizados também para oferecer um atrativo a mais em casa, e ajustar vários objetos, desde souvenires de viagens, plantas, coleções de alguma coisa, livros, e até bibelôs.
Independentemente do que você deseja colocar nas prateleiras, o melhor é, antes de decidir um para comprar, deve-se pensar em qual espaço de sua residência você quer colocar o móvel.
Atualmente o mercado disponibiliza uma variedade de modelos, que podem estar em varandas, quartos, cozinhas… ou seja, em todos os ambientes!
As cantoneiras são tão práticas, que até as empresas de móveis planejados já se renderam a elas.
As cantoneiras podem ser de ferro, madeira, mdf, plástico, acrílico, de várias cores, tamanhos e formatos diferentes.
Com certeza você vai achar a ideal para a sua residência, mas hoje falaremos especificamente sobre a cantoneira de madeira.
Cantoneira de madeira: O que é e para que serve?
Os acabamentos atuam para aprimorar sua finalização, deixando a decoração do espaço perfeita.
Alguns tipos de acabamentos à disposição para que os profissionais em arquitetura consigam utilizar em seus trabalhos, são inúmeros.
Um desses pontos específicos utilizados que deixam o ambiente único até em pequenos detalhes, é a cantoneira.
Por não ser um item de decoração bastante conhecido, a cantora, porém, consegue dar um diferencial na decoração, levando um ar mais bonito ao lugar.
Mas se for uma cantoneira de madeira, então, essas diferenças se ampliam mais, pois ganham muita flexibilidade e delicadeza que apenas este material pode oferecer.
Por ser muito usada para decoração em designs rústicos, a cantoneira de madeira talvez seja o tipo que você está buscando para seu espaço.
A cantoneira originalmente, era utilizada como um objeto de decoração para levar mais elegância, dando um ar mais bonito para esquinas e quinas de paredes ou mobiliário.
Normalmente a cantoneira era produzida de metal em formato de L.
Mas atualmente, existe a possibilidade de encontrá-lo em diversas outras peças, como a madeira.
Durante um tempo, a cantoneira, passou a ser também utilizado para determinar as prateleiras e nichos, em formato de L, que é instalado em cantos.
Então dessa maneira, podemos ter estes dois modelos de objetos que geralmente são conhecidos como cantoneiras.
Cantoneira de madeira
Muito presente em decorações clássicas e modernas, a cantoneira de madeira é um ótimo item para quem procura um design bonito, e até mesmo luxuoso, sem perder a funcionalidade.
Normalmente, vemos esse modelo sendo usado como apoio para plantas e objetos mais naturais, já que o material utilizado diz muito a respeito desse modelo de adereço decorativo.
Além disso, conseguimos encontrar facilmente a cantoneira de madeira em acabamentos de portas produzidas no mesmo material, que permitem uma unicidade visual maior para o cômodo.
Para quinas de paredes e escadas, a cantoneira de madeira é também um dos modelos mais utilizados, pois trazem maior segurança, criando um estilo que cai super bem em paredes decoradas com quadros, e outras aplicações.
Também, para pessoas que possuam pisos laminados, essa cantoneira é a melhor opção, pois ela utiliza um material eficiente, deixando seu acabamento uniforme e equilibrado numa visão mais macro.
Para que serve?
Para cada tipo de cantoneira, existe uma aplicação diferente. Veja abaixo qual é a utilidade de alguns modelos:
- Cantoneira em paredes: A cantoneira utilizada em paredes possui como objetivo principal, levar mais beleza e elegância para a quina do cômodo. Além disso, é uma boa maneira de delimitar melhor os espaços, mostrando claramente onde termina o ambiente.
- Cantoneira em mobiliário: Caso a cantoneira seja utilizada em pontas no mobiliário, ela possuirá funcionalidade estética e de proteção, deixando o móvel preso, sem correr o risco de desmontar. Essa cantoneira raramente é vista atualmente, porém era bem popular em anos anteriores. Normalmente este item era metálico, sendo utilizado em móveis de madeira, dando destaque e durabilidade para o mobiliário.
- Cantoneira em forma de prateleira: Este modelo em forma de prateleira, é bem conhecido e usado nos dias atuais. Elas são nada mais do que suportes ou nichos em formato de L, colocados especialmente em um cruzamento do local. São excelentes para decorar o cômodo. Contudo, também podem ter a funcionalidade de armazenar e otimizar o espaço disponibilizado, ou seja, é excelente para pessoas que querem aproveitar, exatamente, cada cantinho do espaço.
Quais são seus diferenciais?
Quando falamos particularmente em cantoneira de madeira, suas diferenças principais são:
- Possuem beleza: A cantoneira já é um objeto decorativo perfeito para levar mais encanto ao ambiente. Porém, caso ela seja de madeira, é proporcionado ainda mais beleza para a decoração no local.
- Versátil: Por ser um material versátil, a madeira tanto pode combinar com inúmeros espaços, como também ser utilizado em estilos de decorações diferentes.
- Durável: Um outro detalhe importante desse material que apenas agrega bastante para as cantoneiras é a sua resistência. A madeira é um objeto resistente que se mantém por muito tempo, sem deixar de apresentar sua beleza.
Tipos de cantoneira de madeira
Agora que já falamos um pouco sobre cantoneiras, cada modelo disponível, e suas diferenças, vamos explicar com mais detalhes cada um dos tipos de cantoneiras, para você entender e saber utilizar em vários ambientes:
Para Forros De Lambri
Para forros em lambril, geralmente são utilizadas cantoneiras, que vão oferecer suporte e terminar adequadamente, quando for instalada a madeira usada no revestimento.
Para Mobiliário
A cantoneira para mobiliário, embora não seja muito usada atualmente, acrescenta um atrativo a mais para os móveis, proporcionando também muito mais durabilidade.
Neste caso, normalmente não é a cantoneira que é produzida de madeira, entretanto, o móvel no qual será feita sua instalação.
Na maior parte dos casos, a cantoneira é de ferro ou alumínio.
Cantoneira Para Madeira
A cantoneira de madeira para quina de parede, é ótima para marcar os cômodos ou destacar algum canto particular do ambiente.
Cantoneira Como Prateleira
Prateleiras em formato de L instaladas nos cantos dos ambientes, é uma boa maneira de melhorar os cômodos e trazer mais pontos de decoração.
Estes suportes, com certeza, são aqueles modelos de objetos decorativos, com capacidade para proporcionar mais equilíbrio ao local.
Para Prateleiras
Além do item citado anteriormente disponível no mercado, há um tipo de cantoneira de parede que é feita a instalação no canto em L, nos cômodos, mas servindo como apoio para instalar prateleiras.
Sugestões de locais onde você pode utilizar uma cantoneira de madeira
Os lugares mais tradicionais e populares para utilizar uma cantoneira de madeira, especialmente as de formato em prateleiras ou nichos são:
Para Cozinhas
Nesta parte da casa, a instalação da estante como cantoneira é uma boa alternativa para guardar os itens utilizados na cozinha, por exemplo, batedeira, liquidificador, entre outros.
Portanto, além de estarem como itens de decoração, também será mais fácil de segurar para utilizá-los enquanto você estiver preparando uma comida.
Prateleira Cantoneira Na Sala De Estar
Já neste ambiente da casa, a prateleira cantoneira geralmente é utilizada como uma maneira de decoração trazendo itens pessoais, como, por exemplo, fotos, memórias, presentes e objetos de família, que podem ser colocados nestes suportes para destacá-los.
Cantoneira Camuflada Em Um Móvel
Um imóvel, produzido em marcenaria sob medida, funciona como divisória e organizador do ambiente. A cantoneira de madeira, camuflada pelo design em L, é excelente para ter objetos grandes, como vasos de plantas, por exemplo.
Sala De Jantar Com Cantoneira
Assim como falamos anteriormente, a cantoneira é muito usada para decoração de um ambiente. Dessa maneira, alguns objetos como vasos de plantas, e quadros podem ser instalados na sala de jantar, trazendo mais beleza e elegância para o cômodo.
Prateleiras Cantoneiras Em Quartos
O quarto, assim como qualquer outro cômodo, precisa passar a imagem dos moradores.
Então, as prateleiras cantoneiras utilizadas em um quarto são para guardar objetos íntimos ou decorar o espaço com itens que possuam a personalidade das pessoas que estão morando ali. Isso é claro, dependerá do objetivo que se quer oferecer ao mobiliário.
Cantoneira de madeira para parede
Utilizar a cantoneira de madeira para quinas de paredes é um dos pontos fundamentais para pessoas que buscam um ótimo acabamento na decoração.
Sua função não somente impede que idosos e crianças se machuquem em eventuais quedas e esbarrões, como também oferece ao ambiente uma característica mais uniforme, caprichada e até mesmo luxuosa, pois um excelente espaço, é aquele onde sua decoração é pensada também nos pequenos detalhes.
Portanto, sempre escolha por uma cantoneira para parede, que seja de um material que combine com a decoração.
Caso seu design seja mais atual, a cantoneira de madeira para parede, pode ser a melhor opção, valendo também para decorações tradicionais e cantoneiras de aço e carbono.
Bem como várias outras características da decoração, o acabamento pode ser realizado, pensando no tipo e finalidade que você queira oferecer aos cômodos.
Por que este acessório é a melhor opção?
As cantoneiras são acessórios importantes para móveis e casas.
Podendo ser resistentes ou versáteis, esses itens são utilizados para produzir o acabamento e também transição em revestimentos, pisos, escadas e paredes.
As cantoneiras são bastantes essenciais e conseguem, especialmente, preservar as peças de revestimento, pisos e quinas de impactos no dia-a-dia.
Por fim, além de oferecer mais segurança para você e sua família, conseguem aumentar a durabilidade do seu acabamento.
Então agora, que você já entendeu tudo sobre cantoneiras que existem no mercado, como a cantoneira de madeira, por exemplo, está mais fácil escolher a opção correta.
A cantoneira de madeira possui os mais diversos tamanhos e funções, são muito úteis quando você instala um móvel ou uma prateleira, e, além disso, são bem discretas, conseguindo aguentar muito peso.
Mas lembre-se de observar a largura e espessura que melhor se encaixa com seu tipo de trabalho, e o propósito que se quer dar ao ambiente.