Como escolher uma Porta para DryWall?

Home Portas Como escolher uma Porta para DryWall?

O uso do DryWall é muito comum nas construções a seco, devido aos benefícios que ele traz para uma obra.

Existem muitos como de forros, e até mesmo de porta para DryWall que podem deixar a construção ainda mais perfeita. 

Uma porta para DryWall além de ter um acabamento impecável, é um tipo de porta que já vem pronta para instalação.

E possuem espessura padronizada por se tratar de um sistema industrializado, não dependendo da mão-de-obra humana para isso.

Podemos dizer que uma porta para DryWall vai alinhar desempenho e durabilidade, o que facilita muito na hora de escolher uma porta como esta, associada também a uma instalação super simples e fácil.

Porta para DryWall: Entendendo o que é uma parede DryWall?

Traduzida do inglês a palavra DryWall tem como significado “parede seca”, distinguindo-se da alvenaria, significa afirmar que ela não vai precisar da utilização de argamassa em sua construção.

Esse sistema trata-se de uma estrutura constituída de chapas de gesso associada a perfis de aço.

Onde o centro desta parede pode ser oco, tendo apenas fiação elétrica, materiais elétricos, sistemas hidráulicos e entre outros neste meio. 

Em alguns casos também podem ser preenchidas através de enchimentos de isolamento térmico ou acústico.

Porta para DryWall

As faces desta parede são fabricadas em papel cartão e o miolo de chapas de gesso, por isso as paredes de DryWall também são chamadas de gesso acartonado.

São paredes que vão possibilitar diversas personalizações, elas possibilitam bastante versatilidade, podendo fazer diferentes curvas, recortes e entre outros tipos de formatos. 

Algumas das grandes vantagens da utilização das paredes DryWall estão entre: 

  • O material em que são confeccionadas são de peso leve e de baixo custo; 
  • O transporte é econômico; 
  • Seus componentes são recicláveis, o que as tornam uma opção sustentável; 
  • Curto prazo de obra, tornando o mais rápido; 
  • O nível de sujeira é bem menor, se comparada às outras; 
  • Sua manutenção é muito simples; 
  • Deixa as reformas mais fáceis. 

Como todo sistema, apresenta algumas desvantagens, como por exemplo a resistência menor a impactos e possíveis problemas com acústica.

Contudo é preciso resolver fazendo uma parede DryWall um pouco mais espessa o que a vai tornar mais resistente. 

Alguns reforços também podem ser utilizados, como chapas metálicas, pedaços de madeiras, que vão torná-las mais fortes para receber objetos com um peso maior, como por exemplo uma bancada de mármore. 

Porta de Correr para DryWall

E para resolver a questão da acústica, o ideal é aplicar um enchimento de lã ou de vidro, principalmente em caso de ambientes como os quartos, que quanto menor for o ruído, melhor.

Basicamente existem no mercado os três perfis de tipos de espessura de parede DryWall que são mais comuns nas construções, que são: 48mm, 70mm e 90mm.

Caso o desejo seja saber a espessura total da parede, o que deve-se fazer é a soma das medidas das placas de gesso que tem 12,5 mm cada uma delas, vale ressaltar que são usadas duas chapas por parede, uma de cada lado. 

Geralmente faz-se o uso dessas duas chapas, com o intuito de melhorar a questão da acústica, como já citado anteriormente, ou em casos de paredes com uma altura maior que irão necessitar de maior firmeza, onde essas placas podem ser ainda mais espessas nessas situações. 

Existem também para grandes alturas, passagens tubulações ou até mesmo por outros motivos estruturais variações especiais de paredes DryWall que são mais espessas que as usadas tradicionalmente.

Se a intenção for pendurar peso em uma parede DryWall, o ideal será aumentar a resistência, então deve-se acrescentar o peso de cada objeto incluso no cálculo do projeto. 

Porta Camarão em Parede de DryWall

Em média podemos afirmar que o sistema DryWall pode suportar cerca de 50 quilos por metro quadrado, podendo variar de acordo com o material que foi utilizado.

Então o recomendado é fazer reforços no interior do investimento dessa parede e utilizar buchas especiais, ao pendurar eletrodomésticos, do tipo armário de cozinha, guarda-roupa aéreo e entre outros objetos que sejam mais pesados.

Qual modelo de porta utilizar em uma parede DryWall? 

A madeira é um material completamente versátil quando o assunto é sua aplicação, sendo possível a criação de diversos tipos de qualidades diferentes de portas, com tecnologias disponibilizadas hoje em dia.

Podemos citar como exemplo as portas de madeiras maciças, que são as mais caras e pesadas no mercado. Em contraposição de perspectiva existem as portas, pranchetas que são muito mais leves e são opções com melhor custo benefício e conseguem executar muito bem sua função.

No caminho entre esses dois modelos existem as portas sólidas, que são fabricadas da mesma forma que as portas pranchetas, porém o seu grande diferencial é ser totalmente preenchida, que vai resultar em um tipo de porta com uma resistência muito maior.

Ao construir ou reformar um local uma das maiores preocupações é com relação a decoração do ambiente, no entanto tudo na arquitetura está ligada ao equilíbrio. 

Onde utilizar uma Porta de Correr de DryWall

O equilíbrio na arquitetura significa dizer, que não adianta investir em apenas decoração e sim se preocupar também com as estruturas e os alicerces de toda obra. E consequentemente não comprometer a qualidade e a vida útil da mesma.

Por motivos como este, é de extrema importância ter associado estética e funcionalidade sempre caminhando juntos dentro de um projeto.

Perante a todas estas informações e o fato de que o sistema DryWall possui espessura menor do que as de alvenaria, o marco ou batente de uma porta para DryWall precisa obedecer a largura da parede.

E isso significa dizer que portas que vão precisar de de marcos mais grossos, como as portas maciças, por exemplo, não são recomendadas para esse sistema.

Por estas questões é um sistema mais para ser utilizado nas partes internas de uma casa, onde não exista a necessidade de uma resistência muito alta. 

Podemos dizer então que os modelos ideais de portas para um sistema DryWall, são: 

  • Portas pranchetas
  • Portas sólidas
  • Que possuam giro 
  • Ou que sejam de correr 

Porta de correr para parede DryWall? 

A porta de correr para uma parede DryWall é considerada uma excelente solução para esse tipo de sistema, pois se destaca por ser muito prática e economizar espaço no ambiente.

Porta para Parede de DryWall

Os únicos problemas dessa porta para DryWall está com relação ao custo-benefício, porque os valores são altos e a dificuldade de serem encontradas no mercado.

Em média um kit de porta para DryWall pode chegar a custar cerca de dois mil reais se levarmos em consideração que ainda existe o custo da mão-de-obra  para instalação, porém isso vai depender muito de quanto o cliente está disposto a desembolsar.

Alguns profissionais constroem seus próprios perfis DryWall, com uma estrutura para porta de correr embutida na parede, causando o barateamento de cerca de 50% do valor, além do profissional lucrar muito mais fazendo uma estrutura como esta, do que simplesmente instalando um kit já pronto do mercado.

Logicamente que é necessário que o profissional tenha conhecimento adequado acerca de um sistema DryWall para que a instalação seja bem feita e o cliente fique satisfeito.

Onde comprar uma porta para DryWall? 

Assim como as paredes DryWall foram desenvolvidas com intuito de serem práticas e versáteis nos ambientes, as portas vão trabalhar com a mesma ideia. 

Ao invés de buscar uma solução convencional, o recomendado é fazer a compra de um conjunto que venha com todas as peças.

Isso porque é um tipo de material onde suas dimensões estão nos formatos ideais para encaixar na construção de gesso.

Modelo de Porta para DryWall

E na hora de escolher o modelo, o ideal é levar em consideração aspectos relacionados a:

  • O tamanho do ambiente em que será instalada a porta; 
  • A estética deve ser levado em consideração, ou seja, a decoração do local; 
  • Quanto tempo de instalação vai levar, isto é, o tempo de montagem;
  • Verificar também se existe a necessidade de haver ou não um isolamento acústico. 

É possível encontrar modelos de portas para o sistema DryWall, que com certeza encontrará um modelo excelente e adequado à melhor opção do projeto de arquitetura. 

Construindo uma parede para porta DryWall

O ideal é que exista a  ajuda de profissionais que entendam do assunto para auxiliar nas etapas de uma obra como essa.

É necessário que haja também um cálculo prévio, para pensar o que vai ser pendurado nela, bem como as curvas recortes nichos embutidos nos demais detalhes que podem vir  no futuro alterar o projeto.

  • O primeiro passo é fazer a checagem se o teto e o chão estão bem  nivelados; 
  • Em seguida deve se marcar as guias no chão, paredes e teto com auxílio de um nível, que pode ser uma trena ou fita métrica, com auxílio de um lápis;
  • Utilizando um cordão de marcação desenhe a espessura da parede tanto no teto, quanto no chão, e corte as guias e os montantes no tamanho necessário;
  • Depois é necessário furar as guias deixando um espaço de cerca de 60 cm entre cada furo, inserir buchas e parafusos nos buracos;
  • O próximo passo é encaixar os montantes das extremidades até o meio e fixá-los com parafuso do tipo metal-metal de fora para dentro nas guias, deixando uma distância de 40 a 50 cm entre cada parafuso;
  • Depois deve-se colocar uma chapa e parafusar ela no montante de cima para baixo, deixando uma distância de 1 cm da borda da chapa e garantindo que esteja uma distância de 25 a 30 cm entre um parafuso e o outro;
  • Em seguida preencha o interior da parede com o que foi planejado instale chapas do outro lado da parede, iniciando de cima pra baixo;
  • Passe rejunte nas emendas das chapas, coloque uma fita microperfurada sobre essa demão inicial e cubra com outra camada de massa;
  • Quando secar, aplique mais uma demão;
  • O passo final é fazer uso de uma lixa e aplicar sobre o rejunte e fazer o acabamento que desejar.

Por fim, podemos concluir que a porta para DryWall pode ser é uma excelente opção para uma construção, basta saber escolher a ideal que irá se adaptar melhor com cada projeto arquitetado. 

Artigos Relacionados

 
×