As adegas de madeira são responsáveis por armazenar os vinhos e elas tem, de fato, uma origem quase tão antiga quanto a própria bebida.
Não é possível saber ao certo quem inventou o vinho nem mesmo quem inventou a primeira adega, inclusive, a adega mais antiga encontrada tem mais de 3.700 anos e foi encontrada na região de Israel.
Hoje em dia as adegas são fabricadas e comercializadas no mundo todo e elas possuem vários tamanhos e especificações. Existem as adegas ideias para os restaurantes, as adegas das próprias vinícolas e adegas para se ter em casa.
Se você está interessado em saber mais sobre as adegas de madeira e se está se perguntando onde pode encontrá-las, aproveite para conferir tudo a respeito nesta breve leitura que preparamos para você, a seguir:
O que são as adegas e como são projetadas
As adegas são os móveis ou compartimentos projetados especificamente para armazenar vinhos em condições ideais para que se preserve a qualidade dos mesmos.
Os vinhos são bebidas fermentadas e seu comportamento é influenciado pelo clima, temperatura e local de armazenamento.
Um vinho pode ter mais de 100 anos e ainda apresentar qualidades memoráveis se for armazenado nas condições certas.
Por isso muito se investe em tecnologias que garantam essa durabilidade e qualidade dos vinhos quando se trata de mantê-los em estoque.
As adegas são projetadas de forma que os vinhos possam ser guardados na posição propícia para evitar movimentação e aceleração da oxidação pelo contato do vinho com a rolha e também, para as adegas profissionais, com regulagem de temperatura para que o vinho não sofra alterações por ação do clima.
Mesmo alguns supermercados e lojas de especiarias podem ter adegas especializadas. É bastante comum que as adegas nesses locais sejam todas projetada com madeira e vidro.
As adegas de madeira são as mais comuns de serem encontradas. Tanto quando se trata de grandes adegas quanto as adegas de decoração ou de porte pequeno, feitas para armazenar alguns vinhos em casa apenas.
A madeira utilizada precisa ser uma madeira nobre e resistente. Ela deve suportar bem o peso e oferecer estabilidade de temperatura, mesmo para adegas que não climatizadas.
Confira mais sobre a importância da madeira escolhida para fabricar adegas de madeira:
A importância da madeira certa na hora de fabricar uma adega
A matéria-prima de um produto é determinante para a sua qualidade.
Quando se trata de utensílios criados à partir da madeira, essa premissa é muito fácil de ser verificada.
Móveis de madeira pedem um cuidado especial na hora de escolher qual a madeira e qual o tratamento que ela vai receber na hora de fabricar o produto.
As adegas de madeira pedem uma atenção especial justamente porque essas características da madeira terão de atender aos seguintes critérios:
- Peso suportado
- Suporte e instalação
- Viabilidade de climatização
- Estabilidade e segurança
- Durabilidade e resistência
- Neutralidade para não influenciar no vinhos (aroma, gosto, fermentação…)
- Facilidade na limpeza e manutenção
- Compatibilidade com o espaço e decoração
Dentre mais alguns critérios que podem variar de acordo com o tipo da adega e seu porte.
Na hora de adquirir uma adega algumas pessoas podem inclusive se preocupar em reconhecer até mesmo a origem da madeira.
Portanto, procurar fornecedores especialistas é importante uma vez que não se trata de um artigo que pode ser projetado e instalado por qualquer pessoa.
A qualidade da adega será determinante para o cumprimento de sua função, além disso, dependendo do tamanho da adega, altura e quantidade de vinhos armazenados, é imprescindível observar os critérios de segurança na instalação da mesma.
E o tipo da madeira também influencia nesse quesito.
Você está pensando em investir nas adegas de madeira?
Seja para o seu estabelecimento, se você atua na área de restaurantes e bares, seja para o seu escritório, se for propício; ou mesmo para ter mais sofisticação elegância na sua casa, além de ter o lugar correto para armazenar os seus vinhos, você estará investindo também em muito estilo e bom gosto!
Confira:
Estilo, elegância e bom gosto: motivos para adquirir uma adega de madeira
Vinhos são bebidas fantásticas e para os amantes e apreciadores desse espírito, possuir ou mesmo construir uma adega personalizada pode ser um sonho muito mais fácil de realizar.
Ao investir nas adegas de madeira, você estará com certeza investindo em um artigo de bom gosto e elegância para qualquer ambiente. Além de estar garantindo as condições ideais para os seus vinhos durarem e madurarem sem sofrer alterações com o clima ao longo do tempo.
Qualquer adega, seja grande ou pequena já demonstra um refinamento e uma preocupação que os responsáveis tem com os seus vinhos. E já é o suficiente para chamar atenção e atrair destaque para qualquer ambiente além de promover ares de luxo de sofisticação.
Você pode ter uma ambiente projetado e otimizado, específico para momentos sociais ou de lazer.
Vale a pena investir em belas taças e deixar tudo ainda mais charmoso.
É possível projetar uma adega para dentro da sua casa, em um espaço na sala ou na cozinha, ou mesmo um cômodo destinado apenas para isso.
Assim como é possível projetar adegas em ambientes externos, observando apenas a incidência da luz solar e as vias de controle da temperatura e climatização delas.
Se você é um amante de vinhos e deseja ter o local ideal para guardar as suas garrafas, as adegas de madeira são ideais para você!
E quando se fala em madeira…
Inspire-se para a decoração do seu espaço
Se está pensando em reformar o seu ambiente ou deixá-lo mais sofisticado e harmonizado, você pode utilizar a internet para se inspirar!
Existem alguns sites e plataformas específicas de fotos onde você pode selecionar o nicho de interesse!
Se você gosta de decoração e arte, além de vinhos, aproveite para conferir nas redes sociais os perfis de vinícolas e de decoradores de interiores!
Você com certeza vai encontrar idéias incríveis e as adegas de madeira perfeitas para você!