A madeira compensada é um material muito utilizado na construção civil e se você está começando uma casa do zero ou até mesmo reformando, muito provavelmente você irá se deparar com esse material em algum momento.
Entretanto, ele tem uma variedade de aplicabilidades e conhecer mais sobre as suas particularidades poderá te abrir um mundo de possibilidades. É muito importante conhecer um pouco do material antes de adquiri-lo, principalmente quando o assunto é madeira.
Seja para a base da construção ou para a decoração, a madeira compensada é uma opção interessante, mas é preciso saber escolhê-la – não só por uma questão de propriedades mecânicas, mas, também, estéticas.
Nossa casa é o nosso lar e é nela que ficamos todos os dias, então, nada mais justo do que apostar no certo!
O que é uma madeira compensada?
A madeira compensada, também chamada de madeirite, trata-se simplesmente de uma fina folha de madeira sobreposta às outras. Ou seja, são várias lâminas que formam uma placa mais resistente.
Normalmente o material é associado ao uso de vedação provisório de obras, laje, vigas e semelhantes. Não é uma estrutura complexa, sendo, na realidade, bastante simples, mas não deixa de ser indispensável na construção civil.
Uma das suas principais características – e talvez por isso esteja tão presente nas casas e construções – é que o material possui um preço bem mais em conta do que a madeira maciça e em muitas situações se faz suficiente.
O compensado é amplamente utilizado na construção civil
Onde utilizar uma madeira compensada?
A aplicabilidade mais comum da madeira compensada é em canteiro de obras com o intuito de proteger a área, entretanto, há alguns casos onde o madeirite está sendo substituído pelas chamadas telhas trapezoidais de alumínio.
Mas, ainda, o compensado ainda é muito usado para fazer vigas, pilares e semelhantes.
O material costuma ser vendido com medidas pré-determinadas no que se trata de espessura, sendo facilmente encontrado no mercado opções de 6, 10, 12, 14, 18 e 20 mm.
As dimensões de largura e comprimento também possuem certas medidas mais facilmente encontradas no mercado, como a de 110 x 220 cm. Entretanto, obviamente é fácil encontrar fornecedores que façam medidas personalizadas.
A espessura da madeira compensada, bem como suas dimensões laterais, depende do uso. Se não requerer muita resistência mecânica, é possível escolher placas mais finas.
Agora, se o uso precisar de mais resistência e firmeza, então as lâminas mais grossas são mais recomendadas.
Outra grande aplicabilidade desse material são os móveis.
Na verdade, dificilmente você encontrará nas lojas de departamento modelos de móveis feitos em madeira maciça, sendo a grande maioria deles desenvolvida com compensado.
As madeiras compensadas estão ganhando o mercado de uma maneira surpreendente, pois realmente pode ser utilizado com diversas finalidades.
Exemplo de um móvel em compensado
Diferença de Madeira e Compensado
Entendendo do que se trata a madeira compensada fica mais fácil entender qual é a principal diferença da madeira maciça. Esta última opção é feita com partes concisas da madeira da árvore.
Os móveis, janelas, pisos e todas as outras coisas desenvolvidas em madeira maciça têm alta resistência e durabilidade, sendo muito mais adequados aos usos que exigem grande impacto.
Entretanto, como você pode imaginar, é uma opção bem mais cara no mercado. O compensado pode ser feito com diversos pedaços de madeira, tornando a oferta muito mais fácil.
Então, na verdade, ambos possuem os seus pontos fracos e pontos fortes. A madeira, claro, além das questões mecânicas, possui grande diferencial quando estamos nos referindo à estética.
Entretanto, é possível encontrar ótimos móveis feitos em madeira compensada mais grossa e resistente. É preciso saber escolher o material, pois dentro de ambos os universos existem produtos bons e ruins.
A Madeira compensada é uma ótima opção devido ao seu custo baixo
Madeira compensada Naval
Existem tipos diferenciados de madeira compensada e um deles é a modalidade Naval. É um produto realmente curioso, pois não sofre o ataque de agentes biológicos, como cupim ou fungo (um dos maiores culpados do apodrecimento da madeira).
E o que essas lâminas têm de tão especial? Elas são coladas, ou seja, prensadas com uma cola fenólica naval. O processo é feito em alta temperatura e o resultado é uma chapa resistente à umidade.
Essa característica abre um leque de possibilidades, pois as placas podem ser usadas em ambientes úmidos, como cozinhas, banheiros e lavanderias. O compensado feito com outros produtos apodrecem em contato com a água.
E se você está curioso em relação ao nome, a madeira compensada naval também pode ser usada em projetos navais, pois é leve, resistente à umidade e dependendo da espessura pode aguentar quantidades relativamente altas de impacto.
Exemplo de um compensado naval
Madeira compensada resinada
Outra modalidade interessante da madeira compensada é a versão resinada, que é muito usada na construção civil inclusive. As lâminas são prensadas com cola branca, que é pouco resistente à umidade (na contramão do tipo anterior).
Por conta disso, o compensado resinado costuma ser encontrado em ambientes internos que não tenham umidade, pois somente dessa forma ele irá se preservar.
Não é um material muito forte e também não consegue ser reaproveitado com facilidade. Dessa forma, seu uso se dá mais em situações temporárias e o seu benefício é o custo, que é bem em conta.
Outros tipos de madeira compensada
Há outras modalidades de madeira compensada que você pode encontrar no mercado:
Chapa OSB
A chapa OSB (Oriented Strand Board) é feita com três folhas em tiras prensadas. O material selante é a mistura de Resina MUPF, fluido que possui resina fenólica, ureia, formol e melanina na sua composição.
Pode ser feita com madeira de reflorestamento, o que traz uma característica sustentável ao seu uso. Possui particularidades estéticas únicas e bem interessantes, principalmente pelo fato de ser mais homogênea.
Por conta disso é bem usada em móveis e outras funcionalidades que envolvem questões estéticas (mas, claro, não se resume apenas a isso).
Compensado Fenólico
Assim como o compensado naval é feito com cola fenólica, sendo bem resistente à umidade e pode ser facilmente usado em obras e até mesmo palcos.
Madeira compensada Plastificada
Já a madeira compensada é uma versão que possui alguns diferenciais na versão original do compensado, cujas principais aplicações são em lajes ou concreto armado. Suas principais características são leveza, resistência e impermeabilidade.
As prensas são feitas com cola preta e, além disso, também recebe uma camada de material polimérico envolvendo as chapas (é isso que dá a “sensação” de plastificado). A quantidade de lâminas varia, mas costuma ser de 5 a 13.
Exemplo de um compensado plastificado
Vantagens de uma madeira compensada
Depois de tudo o que foi dito sobre a madeira compensada, quais são os seus reais pontos fracos e fortes?Confira:
Versatilidade
É um material muito versátil, que começou timidamente no ramo da construção civil, mas que já ganhou o mercado – principalmente de móveis. Como possui uma série de especificações, fica fácil encontrar a chapa ideal.
Os modelos que são resistentes à umidade também trazem um aspecto interessantíssimo ao produto.
Preço
Obviamente que o preço seria um fator determinante nas vantagens da madeira compensada, afinal, nem se compara com o valor da madeira maciça.
É bem mais em conta e dependendo da aplicação pode ser facilmente o substituto da madeira.
Estética
Hoje em dia existem produtos que passam muita elegância e sofisticação feitos em compensado.
Desvantagens de uma madeira compensada
Confira abaixo algumas desvantagens de uma madeira compensada:
Resistência
Mesmo as placas mais fortes não são tão resistentes quanto a madeira maciça.
Durabilidade
A durabilidade em relação à madeira também é menor. Os móveis feitos na versão maciça duram vários e vários anos, isso dificilmente ocorre com o compensado.
Qual o preço de uma madeira compensada
A essa altura do campeonato você deve estar se perguntando qual é o valor da madeira compensada.
Essa pergunta depende de uma série de fatores, entretanto, é possível estipular uma faixa de preço variando entre $10,00 até R$250 por placa. A diferença nos valores irá depender:
- Tipo de compensado
- Tamanho da largura e do comprimento
- Tamanho da espessura
- Qualidade do compensado
- Fornecedor
Então, para saber uma informação mais exata sobre o valor desse produto é conhecendo, primeiramente, quais são as suas principais características.
Entretanto, é preciso salientar que nem sempre o mais barato é a melhor opção. Muitas vezes o “barato sai caro” e a compra acaba não valendo a pena…
Isso vale para absolutamente qualquer aquisição, é preciso considerar a relação de custo x benefício para saber se o produto vale ou não vale aquele valor.
Porque, às vezes, você adquire uma madeira compensada no lugar mais barato do mercado, mas ela não atende o mínimo das suas expectativas. Ou seja, na verdade você apenas perdeu dinheiro.
Como escolher a madeira de forma adequada?
Sobre esse assunto de custo x benefício, se você está pensando em comprar madeira compensada ou madeira maciça, há algumas coisas que você deve saber para lhe ajudar na escolha:
Extração da madeira
Esse é um ponto importantíssimo que sempre vale ser falado: não compre madeira de distribuidores ilegais.
Infelizmente, no Brasil ainda há muita extração de madeira ilegal e isso não irá parar até que todos parem de adquirir esse produto. Ele pode até ser mais barato, mas são provenientes de crimes ambientais – e até mesmo sociais.
Sendo assim, sempre exija do seu fornecedor os certificados que provem a extração regulamentada.
Tipo de madeira
Isso vale bastante para a madeira maciça, onde cada tipo de tronco reflete em uma qualidade diferente do material (trabalhabilidade, durabilidade, resistência mecânica, resistência à umidade e muito mais).
Processo de secagem
Mesmo que a madeira compensada possua apenas lâminas da madeira, o processo de secagem das mesmas interfere totalmente no resultado. A retirada de umidade deve ser feita de forma adequada.
Lixamento
No caso da madeira maciça é fundamental que as etapas de lixamento sejam feitas cautelosamente para que a peça fique com boa aparência e sem farpas.
Selantes e colas
Os selantes ou colas são muito importantes para que a madeira adquira melhores propriedades, incluindo resistência e durabilidade.
Talvez você esteja se perguntando como verificar todos esses itens antes de comprar madeira maciça ou compensado… Bem, a forma mais fácil é adquirir de um comprador de confiança.
Escolha uma madeireira que tenha credibilidade no mercado e que ofereça boa relação de custo x benefício de seus produtos.
Importante sempre verificar o histórico do fornecedor antes de comprar o seu compensado
Conclusão
Concluindo, a madeira compensada é um bom material, possui diversas aplicabilidades e cada tipo possui as suas particularidades mais marcantes.
Não é tão resistente e durável quanto a madeira maciça, mas em muitos casos o material se mostra suficiente – incluindo no quesito estética.
Então, o primeiro ponto é decidir qual será a aplicabilidade para depois escolher o tipo, dimensão e outras características.
A madeira compensada tem pontos fortes e pode ser usada da construção da sua casa até a decoração interna. Mas, lembre-se: sempre aposte em um fornecedor de confiança!